O infográfico abaixo foi produzido pela Awareness, confira as informações:

Estatísticas de Mídias Sociais que podem mudar as estratégias online da sua empresa.

  • 95% dos posts no Facebook não são respondidos pelas marcas.
  • A maioria dos usuários gastam 20 minutos por visita no Facebook.
  • 13% dos consumidores seguem uma marca em canais sociais por causa de seu conteúdo.
  • 20% das buscas diárias do Google nunca foram feitas antes.

É importante lembrar que estes dados não são do Brasil, por isso olho para estes dados com um olhar diferente.

Dados que me chamaram a atenção

Apenas 13% dos consumidores acompanham uma marca nas redes sociais devido ao seu conteúdo?

Este foi o único dado que me causou um certo estranhamento. Ouvimos a todo instante sobre a importância da qualidade do conteúdo, do tão falado “conteúdo relevante”, e este mesmo só é responsável por 13% das pessoas que acompanham a marca?

Eu, particularmente, acredito na força do conteúdo e sei da sua importância. Embora nem todas as empresas consigam investir (não apenas dinheiro) no desenvolvimento de conteúdo de qualidade, muitas delas deveriam.

Ouvir cases de sucesso nas redes sociais de grandes marcas já consolidadas no mercado, exceto os casos onde o produto/serviço oferecido é muito ruim (como no caso das operadoras de telefonia), é mais comum do que no mundo das pequenas e médias.

Me lembro de uma pequena empresa da qual tive oportunidade de trabalhar como consultor de marketing digital estruturando um planejamento: a Creative Cópias. Uma “pequena” loja virtual situada no interior de MT, que adotou como uma das principais estratégias fornecer conteúdo em vídeo no Youtube que auxiliasse e educasse outras empresas do segmento de troca/recarga de toners e cartuchos.

Em pouco tempo sua exposição cresceu de maneira muito significativa e seus vídeos a ajudaram a se posicionar como umas das principais lojas fornecedoras de suprimentos para impressão. Seu canal do Youtube que possui visualizações na casa dos milhões e já é referência no segmento por ensinar como realizar as recargas de acordo com cada marca e modelo de impressora.

Uma estratégia simples de fácil execução, totalmente focada no desenvolvimento de conteúdo de qualidade. Nos dias de hoje o copy/paste está tão difundido na internet que simplesmente fica fácil “gerar conteúdo”. Copia um post daqui, mistura com outro texto dali e pronto! Estamos presos a era do volume de informação em excesso e qualidade do conteúdo em declínio. A exemplo disso, a própria fan page da Gina Indelicada que foi repudiada por cometer tal prática.

Em tanto se falar na importância de se gerar conteúdo, as empresas começaram a criar conteúdos fracos e rasos, porém em grande volume. As atualizações recentes do algoritmo do Google não nos deixa mentir. Ela veio para punir estes que continuam a produzir conteúdo irrelevante na base do copia/cola.

Pense em como ajudar seu cliente por meio do conteúdo

A exemplo do caso que citei acima, educar o mercado é uma ótima forma de gerar conteúdo relevante. Aconselho também a leitura do livro da Kristina Halvorson, Estratégia de conteúdo para a Web. E você? Concorda com as informações do infográfico?