Adivinhar o que os clientes individuais querem, pesquisando grandes populações demográficas, não é mais uma tendência de marketing. Agora, algumas das maiores empresas de tecnologia, como a Amazon, Facebook e Google estão investindo dinheiro em aprendizado de máquinas e Inteligência Artificial para prever o que cada um de seus clientes quer, mesmo antes que eles saibam. E com o consumidor mais conectado em mais dispositivos em todos os momentos do dia, não há mais dados disponíveis para coletar e analisar.

Os marqueteiros de hoje têm mais oportunidades de analisar o conteúdo e dados para oferecer campanhas que beneficiam o comerciante, mas, o mais importante, o consumidor. Estratégias de marketing mais inteligentes também devem abrir espaço para os serviços mais personalizados oferecidos ao consumidor. Criar opções de oportunidades relevantes que não interferem nos espaços digitais privados e respeitar o tempo e consideração do consumidor será uma demanda que só vai aumentar.

Convergência de assistentes virtuais e publicidade baseada em Inteligência Artificial

Os profissionais de marketing podem melhor atingir seu público através de assistentes virtuais que vão aprender muito sobre os clientes. A integração da Inteligência Artificial no assistente virtual permitirá uma visão inteligente, enquanto as pessoas compram em seus aplicativos favoritos. Por exemplo, o recurso de “produtos relacionados” em aplicativos móveis vai se tornar uma nova oportunidade para as marcas, em que elas serão capazes de agregar e analisar como, quando e qual cliente atingir entendendo seus interesses com mais precisão.

Construir a confiança em publicidade via assistentes virtuais

Existirão novos assistentes virtuais para tornar a vida dos consumidores mais organizada, para que ele possa melhor aproveitar os descontos, ou receber alertas quando estiverem atingindo seu limite de gastos mensais. Usando um aplicativo de assistente virtual para a publicidade, o aplicativo pode funcionar de maneira educativa para os consumidores ao invés de ser invasivo, como outras formas ultrapassadas de publicidade, transformando a plataforma em um valioso serviço para o cliente.

Vai levar um tempo para a publicidade se tornar tão madura e consciente assim, mas a Inteligência Artificial é uma ferramenta chave para o futuro.