4Ps do Marketing

Os 4Ps do Marketing, também chamados de Mix de Marketing, são um norte para a tomada de decisões no planejamento de marketing digital.

Os 4Ps do marketing, também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, são parte da teoria básica para qualquer estratégia na área.

Este artigo faz parte do Curso Planejamento de Marketing Digital. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

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É muito importante entender como aplicar os 4Ps no seu marketing para conseguir criar um projeto que realmente satisfaça as necessidades da empresa. Para isso, vamos te ajudar a entender um pouco melhor o assunto neste artigo.

O que são os 4Ps do Marketing

Os 4Ps do marketing são um conceito que lista os quatro pilares básicos da estratégia no setor. Isso quer dizer que cada um dos quatro tópicos é um campo de batalha onde você precisa ter um planejamento sobre suas ações.

Entender o conceito dos 4Ps do Marketing é muito importante. Principalmente pelo fator dele envolver a atuação do negócio, é preciso compreender o posicionamento da empresa em cada P antes de começar a traçar planos de ação e análises sobre os serviços.

4 Ps do Marketing
4 Ps do Marketing

Mix de Marketing

Abaixo, vamos nos aprofundar sobre o Mix de Marketing, explicando cada um dos 4Ps de forma aprofundada. Entretanto, cabe à você estudar e entender como cada um deles se aplica no seu negócio.

1. Produto

O que a empresa oferece? Essa é a própria definição de produto. O produto pode tanto ser um bem material quanto um serviço. Portanto, qualquer coisa que um negócio entrega como parte de uma negociação é um produto.

Assim, é preciso tentar compreender o que se passa com o produto oferecido pela empresa para começar a pensar no Mix de Marketing. Isso passa por diversas questões:

  • Qual a forma como o produto se apresenta ao público?
  • Em quais formatos o produto está disponível?
  • Quais problemas e necessidades dos clientes o produto resolve ou satisfaz?
  • Qual a diferença entre ele e os concorrentes do mercado?

Uma ferramenta poderosa para compreender melhor a posição estratégica dos produtos é a Matriz BCG.

2. Preço

O próximo passo para entender os 4Ps do Marketing é o Preço. Enquanto ele não se separa tanto da questão do Produto, o Preço continua sendo uma questão que vale ser estudada por conta própria.

Portanto é preciso entender a relação do Preço com a entrada de valores na empresa. Isso é primordial para o sucesso de qualquer negócio. Principalmente ao se responder questões como:

  • Qual o peso do Preço no bolso do comprador?
  • Como o seu Preço se compara ao dos concorrentes?
  • Como alterações do preço se relacionam de forma estratégica a um aumento dos lucros?
  • Qual a reação do público com relação ao Preço? Por exemplo: eles costumam considerar um bom negócio ou precisam de tempo para pensar na negociação?

Tenha em mente que nem sempre o preço mais baixo vende mais. Só para ilustrar: o detergente Ypê é um campeão de mercado mesmo com preço maior do que a concorrência por ser percebido como campeão de qualidade.

3. Praça

A tradução de Placement para Praça talvez tenha dificultado o entendimento deste ponto. Isso porque no original fica mais clara a função principal: estudar onde o produto é encontrado pelo consumidor.

O ponto principal ao se discutir a Praça é como o produto se relaciona com o público e vice-versa. Por exemplo:

  • Quais os tipos de estabelecimento onde o público procura seu produto (virtual, físico ou ambos)?
  • No caso de estabelecimentos físicos, quais especificamente?
  • E no caso de estabelecimentos virtuais?
  • Como melhorar a distribuição do produto?
  • Como tornar seu produto mais acessível pelo público alvo?

4. Promoção

Chegamos agora à Promoção, o ponto dos 4Ps do Marketing que lida com promover a marca e os produtos. Isso quer dizer trabalhar para que mais pessoas conheçam o que você oferece.

Portanto, a Promoção não está relacionada com uma redução de preços e sim com reconhecimento da marca e do produto. Sem dúvida o melhor momento para ser lembrado pelo cliente é quando ele está procurando uma solução.

Em princípio é interessante responde algumas perguntas:

  • Como passar adiante de forma eficiente a mensagem sobre seu produto e negócio?
  • O produto é sazonal (ovos de páscoa, enfeites de natal)? Se sim, quais os momentos do ano para divulgar o produto?
  • Quais mensagens tendem a ser efetivas na comunicação com o cliente?
  • Quais canais de comunicação seu público-alvo utiliza e portanto são mais eficientes para a promoção?

O que torna os 4Ps do Marketing importantes?

No marketing e na administração, é importante ter embasamento para tomar decisões. Portanto, o Mix de Marketing é mais do que uma lista de análise, se tornando importante como fonte de informações.

Pense nos 4Ps como uma bússola que norteia o marketing. Isso porque os 4 pontos ajudam não só a vender mais, mas também a conquistar os clientes.

Os pontos do Mix de Marketing ajudam a entender como seu negócio se relaciona com clientes e se apresenta como uma boa alternativa na hora da compra.

Os outros 4Ps do Marketing

Além dos 4Ps do marketing tradicionais, outros 4 pontos são muito discutidos. Assim se formam os chamados 8Ps do Marketing, uma nova teoria que já é muito aceita internacionalmente e é muito aplicada no Brasil.

O primeiro dos novos 4Ps de marketing é o Processo. Ele diz respeito a como os produtos são gerados, o fluxo de trabalho e as metodologias da empresa. Isso porque a fora como o produto é feito é essencial para cativar o cliente.

Em seguida temos Pessoas. É neste ponto que você deve analisar a forma como seu cliente se comporta e se comunica. Portanto, se torna necessário permitir que a comunicação aconteça em ambas as direções. Deste processo podemos retirar ferramentas como as buyer personas.

Em seguida temos Palpabilidade. Esta é um reflexo de como os processos e pessoas se relacionam. É neste ponto que se analisa o posicionamento estratégico da marca ou produto. Por consequência, é um momento de tomar decisões sobre como o produto se relaciona com a percepção dos clientes.

Por fim, temos Performance. Isso quer dizer literalmente uma análise dos resultados gerais da empresa para encontrar formas de se tirar mais resultados. No marketing digital, isso é facilitado pela obtenção de dados.

Os 4Cs do Marketing

Além dos 4Ps do Marketing, existe um outro conceito que pode ser associado ao Mix de Marketing. São os 4Cs, criados por Robert F. Lauterborn na década de 90.

A ideia de Lauterborn era criar um processo menos centrado no produto e mais no cliente. Além disso, a intenção era modernizar os conceitos do Mix de Marketing para um mercado que havia mudado desde a criação da teoria.

Para isso, ele passou a considerar os 4Cs do Marketing como uma ramificação das pessoas interessadas em comprar. Com isso, temos os seguintes pontos:

1. Clientes

Nos 4Cs, o Cliente é o centro da análise. Portanto temos um processo muito mais humanizado. Em princípio, a ideia é conhecer profundamente o público-alvo e as buyer personas.

O principal é analisar os problemas que atingem seus clientes e como você pode resolvê-los de forma ativa.

2. Custo

O conceito de Custo é o substituto do Preço nesta versão do Mix de Marketing. Apesar disso, existem algumas diferenças. Por exemplo: enquanto o Preço se foca na comparação com concorrentes, o Custo fala mais sobre a percepção de valor dos clientes.

É possível comparar o Custo com uma combinação entre o Preço e a Palpabilidade, presentes dos 8Ps de Marketing.

3. Conveniência

A Conveniência é o análogo da Praça nesta teoria. Isso quer dizer que ele expande o conceito de acessibilidade do produto para se preocupar com um ponto ainda mais específico: a facilidade de obtenção do produto pelo cliente.

Ao analisar a conveniência do seu produto, foque-se em perceber o quão urgente é para o cliente a obtenção dele uma vez que o problema surge e se você consegue suprir essa urgência.

4. Comunicação

A Comunicação é uma modernização da Promoção. Enquanto o conceito dos 4Ps do Marketing se foca mais em falar do produto, nos 4Cs a preocupação é manter o canal de diálogo aberto.

Isso quer dizer que além da comunicação sobre seu produto com o cliente, é importante obter feedbacks e também se comunicar com clientes que ainda não estão prontos para a decisão de compra.

O próximo passo…

Agora que você já começou a se aprofundar no Mix de Marketing, é preciso entender um pouco mais dos conceitos básicos de marketing que se relacionam aos 4Ps.

Para trabalhar o Produto, por exemplo, recomendamos que você entenda melhor a Matriz BCG e a Análise SWOT.

Se você quer entender melhor de praça e de e-commerce, temos um artigo sobre marketing digital no e-commerce.

Sobre Promoção, você pode começar a entender melhor o conceito de Marketing Digital e os canais de comunicação que ele permite.

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