Análise de Marketing da Empresa

Análise de Marketing da Empresa

Entenda o que analisar no marketing digital para conhecer o que está sendo feito ou não dentro da empresa.

Ao fazer a análise de marketing da empresa, é preciso saber onde olhar e o que você está procurando. Por isso é importante ter um checklist de locais importantes para avaliação.

Este artigo faz parte do curso de Planejamento de Marketing Digital da Mirago. Se você quiser ler mais sobre o assunto, visite a página do curso.

Neste artigo, nós vamos te ajudar a entender o que avaliar em cada um dos espaços que marketing que sua empresa pode ocupar. Enquanto você faz a análise, pode encontrar também insights de soluções inteligentes para a empresa. Vamos lá?

O que avaliar na análise de marketing da empresa?

Os próximos tópicos são praticamente um checklist do que você precisa ter em mente ao fazer uma análise de marketing da empresa. Por isso é importante não esquecer nenhum dos tópicos ao tentar entender sua presença nas marcas.

Acompanhe abaixo cada um dos tópicos da avaliação.

1. Site

O seu site é seu principal ambiente de marketing. Portanto é também o primeiro que você deve considerar ao realizar a análise de marketing da empresa nas mídias digitais.

O site tem o papel de servir como cartão de visitas, ancorar landing pages e também atrair fluxo orgânico através do SEO. Certamente isso tudo contribui para que o seu site seja a espinha dorsal do seu marketing digital.

Para que o site da sua empresa esteja de acordo com o necessário, ele precisa ao menos:

  • Ser construído com foco no SEO;
  • Ter uma navegação amigável que permita acesso fácil às suas páginas mais importantes;
  • Ajudar na captação de leads através de landing pages e formulários;
  • Facilitar conversões em anúncios de pesquisa e redes sociais que usem direcionamento para página própria.

2. Redes Sociais

As redes sociais são responsáveis pela maior parte do tempo dos usuários na internet atualmente. Portanto é essencial que sua marca esteja presente nelas de alguma forma.

Entretanto, existem muitas confusões sobre como trabalhar as redes sociais de forma correta. Por isso é importante dar uma atenção especial a este canal de comunicação quando fizer a análise de marketing da empresa.

Ao avaliar as mídias sociais da empresa, preste atenção nas seguintes perguntas:

  • Estou conversando com meu público-alvo nas redes sociais que eles mais frequentam?
  • Estou publicando com uma frequência que ajude a alcançar meu público?
  • O conteúdo que eu publico nas mídias sociais serve apenas para venda ou também auxilia o meu público e gera engajamento?
  • Estou trabalhando o funil de vendas nas minhas publicações?

3. Blog

O blog é o melhor aliado do seu site ao trabalhar o SEO. Isso porque as publicações facilitam o trabalho com palavras-chave e ajudam a ter conteúdos em todos os estágios do funil.

Entretanto, ao trabalhar os textos do seu blog, você precisa seguir corretamente um planejamento de conteúdo que leve em conta as personas.

É importante também que os textos do blog estejam sendo feitos com base nas melhores práticas de webwriting e escaneabilidade.

4. E-mail Marketing

A coluna vertebral do seu e-mail marketing é uma boa base de leads. Por isso é importante começar por ali sua análise de marketing da empresa com relação a e-mail diretamente lidando com a base.

A base de leads saudável precisa ter um bom engajamento, taxa de abertura e pouca taxa de rebound dos e-mails. Se você estiver trabalhando o seu e-mail marketing corretamente, mandando os conteúdos de forma segmentada e trabalhando com um funil de vendas bem planejado, então provavelmente sua base estará saudável.

5. Conteúdo

O conteúdo é uma parte essencial do marketing. Diferente dos tópicos anteriores, que são focados em canais de comunicação, esta é uma análise mais direcionada ao que a empresa oferece através destes canais.

O marketing de conteúdo é o conjunto de práticas que melhoram a forma como você lida com seu conteúdo. Para isso é preciso mais do que saber escrever textos a serem aplicados em um blog corporativ, é preciso também:

  • Saber criar estratégias de conteúdo;
  • Planejar conteúdos multimídia e em vídeo;
  • Saber trabalhar conversões;
  • Trabalhar a distribuição do conteúdo para o público de forma eficiente.

Para trabalhar corretamente um planejamento de conteúdo, é preciso começar pelo básico. Que tal traçar um território de marca como ponto de partida?

O próximo passo…

Agora que você já aprendeu o que é preciso analisar do seu marketing em geral, que tal aprender mais sobre como a análise SWOT e a análise da concorrência podem ajudar a entender melhor a situação da empresa?

Camila Kawachiya

Graduada pela USP em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduada em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela ESPM. Passou também pela IULM (Libera Università di Lingue e Communicazione) de Milão na matéria de Novas Mídias. Atua há 10 anos com Planejamento de Comunicação, acumulando passagens pela Ed. Abril e agências multinacionais. Já realizou projetos para: Colgate, Koleston, SulAmérica, SENAC Rio, GSK, Açúcar União, Bradesco, Pfizer, Toddynho e Pirelli. Hoje é proprietária da Marketing com Resultado, uma consultoria de Inbound Marketing.
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