Boas Práticas no Google Ads: melhore o seu desempenho

Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
Conheça as boas práticos no Google Ads e aprenda a tirar os melhores resultados dos seus anúncios.

Existem boas práticas no Google Ads que ajudam a conseguir os melhores resultados com seus anúncios. Afinal, estas práticas já foram testadas diversas vezes por profissionais do mercado e ajudam seus anúncios a trazer mais resultados.

Este artigo faz parte do Curso Google Ads – Rede de Pesquisa. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

A seguir, você confere as boas práticas no Google Ads, com dicas de como implementá-las. Confira!

Boas práticas no Google Ads

Na lista a seguir, você confere seis boas práticas para anúncios no Google Ads. Não esqueça de conferir também o nosso Curso de Google Ads – Rede de Pesquisa para mais informações.

1 – Conheça os formatos dos anúncios do Google Ads

O Google Ads conta com especificações máximas para os anúncios. Isto quer dizer que tanto para o tamanho das imagens quanto para o dos textos, existe um limite que deve ser respeitado.

Conhecer as configurações máximas do Google Ads é essencial para criar anúncios mais eficientes. Apenas assim você pode planejar os anúncios e criar o texto do tamanho correto, com foco no seu copywriting.

O tamanho dos textos aceito pelo Google Ads para cada parte do seu anúncio é:

  • Títulos 1, 2 e 3 – 30 caracteres cada;
  • Descrições 1 e 2 – 90 caracteres cada;
  • URL final – 2076 caracteres;
  • Caminho – /15 caracteres/15 caracteres.

Lembrando que você não é obrigado a trabalhar todos os títulos nem todas as descrições.

É importante destacar que uma prática muito recomendada é que as palavras do título do seu anúncio tenham sempre a primeira letra em caixa alta. Entretanto, você pode deixar conectivos de fora desta recomendação.

Abaixo, você confere um exemplo de anúncio com títulos 1, 2 e 3, duas descrições e um caminho planejado para ser user friendly na URL.

Títulos: Seguro Automotivo | Saia de Casa com Segurança| As Melhores Condições do Mercado

Caminho: www.seguradora.com > seguro-automotivo > melhores-condicoes

Descrições: Faça seu seguro automotivo com as melhores condições do mercado. Não fique mais um segundo sem proteção contra sinistro.

2 – Utilize um planejador de palavras-chave

Fazer uma pesquisa de palavras-chave para Google Ads é essencial para ter certeza de que o anúncio irá ser veiculado nos termos certos. Além disso, um planejador de palavras-chave pode ajudar muito.

O mais recomendado é que você use como ferramenta o próprio Google Keyword Planner, ou então escolha uma ferramenta que ajude com isso, como o SEMRush.

3 – Segmente a campanha por dispositivo

Segmentar as campanhas por dispositivo é uma opção. Entretanto, seguir por este caminho é considerado uma das boas práticas no Google Ads quando o produto depende dela.

Isto porque muitos produtos são feitos especificamente para acesso através dos celulares, como aplicativos. Além disso, existem produtos que são muito complicados e precisam ser acessados por navegador. Por exemplo: sistemas de gestão financeira.

4 – Use chamadas para ação

A melhor forma de tirar resultados dos anúncios é trabalhado as Call To Action (CTA). Para isso, é preciso trabalhar um direcionamento para o cliente através de uma frase curta que usa um verbo de ação. Por exemplo:

  • Ligue agora;
  • Aproveite;
  • Solicite um orçamento;
  • E outras do tipo.

Uma das boas práticas do Google Ads é aproveitar as CTAs no texto do anúncio. Um bom formato é aproveitar para incluir uma frase destas como um Título 3 no anúncio.

5 – Use palavras-chave negativas

Existem muitas opções de formato de uso de palavras-chave, mas uma que é muito esquecida pelos anunciantes é a correspondência negativa. Afinal, a função dela é garantir que seu anúncio chegue apenas a quem realmente tem interesse pelo assunto.

Digamos por exemplo que você esteja anunciando seu serviços de maquiagem. Pode ser interessante negativar assuntos como “curso de maquiagem” ou “maquiagem para compra”, evitando impactar um público com pouco interesse no seu produto.

6 – Use a segmentação de geolocalização

Se o seu anúncio for para algo dependente de posicionamento geográfico, é importante ativar a segmentação por geolocalização.

Por exemplo: digamos que você está anunciando uma loja de materiais de construção na cidade de Salvador nos termos “material de construção” e “tinta Suvinil”. Provavelmente você não vai gostar de gastar com cliques de pessoas de São Paulo ou do Rio de Janeiro, certo?

A geolocalização ajuda a ter certeza de que seu estabelecimento pode atender os clientes que clicam no anúncio.

O próximo passo…

Agora que você conheceu algumas das boas práticas para o Google Ads, que tal aprender um pouco mais sobre palavras-chave de correspondência?

Além disso, pode ser interessante entender um pouco melhor o que são palavras-chave. O artigo faz parte do nosso Curso de SEO Básico Gratuito e Online.

Professor

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco. Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL. Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
O curso

Curso Google Ads – Rede de Pesquisa

Entenda como Utilizar a Rede de Pesquisa do Google Ads para gerar mais Tráfego, Conversões e Vendas. Melhore a Performance das suas Campanhas. Inscreva Já!
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.