Anúncios para Google Ads: como trabalhar na Rede de Pesquisa

Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
Entenda como fazer um anúncio do Google Ads desde o zero.

Fazer anúncios para Google Ads na Rede de Pesquisa é uma das atividades mais importantes do marketing digital. Por isso é muito importante entender o passo a passo da criação de um anúncio e investir o dinheiro corretamente.

Este artigo faz parte do Curso Google Ads – Rede de Pesquisa. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

A seguir, você encontra diversas informações que podem te ajudar a fazer os anúncios do zero. Vamos lá?

O que é o Google Ads?

A primeira parte é entender o que é o Google Ads. Criado no ano 2000, na época com o nome Google Adwords, ela sempre foi uma plataforma de anúncios com base na pesquisa do Google.

Posteriormente, o Google Ads passou a disponibilizar também que os anunciantes trabalhassem com o que hoje é chamado de Rede Display, composta por produtores de conteúdos que desejam receber por anúncios em suas páginas.

Hoje, o Google Ads é a principal ferramenta de anúncios do mundo. Após anos e anos de aperfeiçoamento, hoje ele conta até mesmo com aprendizado de máquina para otimizar os resultados para os usuários e anunciantes.

Quais tipos de anúncios podem ser feitos no Google Ads?

Existem, basicamente, cinco possíveis anúncios a serem feitos através do Google Ads. Os dois principais são as chamadas Rede de Pesquisa e Rede Display. A seguir, iremos descrever um pouco cada uma delas.

Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa é aquela que você imagina quando pensa no Google Ads. Afinal, ela é responsável pelos anúncios em buscas não apenas para a pequisa principal do Google, mas também para buscas de Imagens e outras.

Fazer anúncios na Rede de Pesquisa é uma excelente forma de atingir o público que está com uma demanda. Por isso é importante conhecer técnicas que ajudam a trabalhar pesquisas e Jornada de Compra, como o Inbound Marketing.

Rede Display

A Rede Display é uma ferramenta do Google Ads que permite fazer anúncios em sites de conteúdos, notícias e blogs em geral. Isso porque ela é composta tanto pelo Google Adsense como redes de terceiros.

Portanto, a Rede Display é um excelente local para anunciar na hora de tentar gerar demanda e alcançar uma audiência consumindo conteúdo. Além disso, é através dela que você pode fazer anúncios no YouTube.

Google Shopping

O Google Shopping é a plataforma de produtos do Google. Embora o Google não funcione (ainda) como um marketplace, ele conta com este espaço onde as pessoas podem ir buscar diretamente o que querem comprar.

Pense nisso: o Google Shopping é uma busca onde as pessoas encontram diretamente o produto que desejam. Vale ou não vale a pena anunciar por aqui?

Vídeo

Os anúncios em vídeo, sejam para YouTube ou sites parceiros da rede de conteúdo do Google, são uma possibilidade no Google Ads. Afinal, esta é a mídia mais consumida no momento em toda a internet.

Para fazer um anúncio bem feito em vídeo, existem muitos caminhos. Entretanto, se você está em dúvida, pode partir da seguinte estrutura:

  • Gancho – é um trecho curto, no começo do vídeo, que busca segurar o público;
  • Contexto – dar um contexto sobre o que está sendo oferecido, falar sobre as dores que o produto ou serviço resolvem;
  • Desenvolvimento – fale sobre os benefícios do produto;
  • Conclusão – encerre deixando uma chamada à ação.

Universal para apps

Esta é uma ferramenta excelente para quem quer anunciar de forma mais rápida. O próprio Google Ads prepara potenciais anúncios a partir das suas ideias de texto e testa os resultados até que a melhor opção apareça.

Passo a passo para fazer anúncios de pesquisa para Google Ads

A Rede de Pesquisa é a principal rede de anúncios do Google Ads. Por isso é importante conhecer o passo a passo para criar anúncios neste Rede do Google Ads.

É importante que você não pule etapas e entenda que boa parte deste processo até que o domine por completo.

1 – Saiba seus objetivos

Existem muitos possíveis objetivos com uma campanha no Google Ads. Assim como pode estar procurando vender um produto específico, você também pode estar procurando trazer atenção para uma promoção com várias possibilidades.

Além disso, pode estar procurando atrair ligações ao invés de visitas ao sites. Existem muitas possibilidades, por isso é importante saber exatamente onde você quer chegar antes de começar o anúncio.

2 – Tenha uma conta cadastrada

Este passo é um tanto quanto óbvio, mas vale a pena falar dele. Se você ainda não tem uma conta cadastrada, basta visitar o site do serviço de anúncios e clicar em “Começar Agora”.

Na página que diz “Bem-vindo ao Google Ads!”, basta inserir seu site e seguir a configuração guiada.

3 – Crie uma campanha

Antes de criar os anúncios, é preciso que você tenha uma Campanha. A campanha é o local onde você vai administrar as metas e a verba que seus anúncios terão para rodar.

4 – Configure sua campanha

Após criar uma campanha, escolha a Rede de Pesquisa. Agora é hora de configurar algumas questões da Campanha

Em primeiro lugar, selecione os locais em que o anúncio vai ser veiculado. Esta é uma excelente forma de atingir apenas o público que pode ser atendido pelo que está sendo anunciado.

Depois disso, é hora de selecionar o Idiomas, que podem ir além do Português dependendo do produto anunciado.

Em terceiro lugar, é hora de decidir como funcionarão os Lances para cada anúncio. Entretanto, recomendamos que você comece com a opção Maximizar Conversões, uma forma de automatizar os lances que serve de “piloto automático” para quem está ainda está se familiarizando.

Após determinar o formato de Lances, é hora de escolher o Orçamento Diário. Isso porque este é o valor que pode ser usado pelo Google Ads por dia em anúncios. Caso ele se esgote, nenhum anúncio será mais exibido pelo dia.

Por fim, é preciso configurar qual serão as Datas de Início e Término da Campanha.

5 – Tenha uma pesquisa de palavras-chave

O próximo passo é ter uma pesquisa de palavras-chave para anúncios do Google Ads. Afinal, antes de criar os anúncios é preciso saber onde eles serão veiculados.

Por isso, faça um planejamento específico, já pensando em reunir os grupos de anúncio. Também é importante que você procure por potenciais palavras-chave negativas e pense em como vai usar as correspondências.

6 – Configure os grupos de anúncios

Configurar os grupos de anúncio é o mesmo que juntar palavras-chave relacionadas para que elas sejam alvos dos mesmos anúncios.

Basicamente, o que se faz é separar palavras-chave em grupos de maior afinidade. Por exemplo: um cursinho pré-vestibular pode juntar anúncios para palavras-chave relacionas a medicina em um grupo e as relacionadas a engenharia para outra.

7 – Faça o anúncio

Ao criar um anúncio, você basicamente só precisa preencher alguns espaços. Entretanto, a rigor o processo vai muito além de preencher as caixas de texto.

A primeira das caixas é a URL final. Este é o local onde você deve colocar a página do seu site para onde o anúncio do Google Ads deve encaminhar o público.

Em seguida, temos os Títulos. Aqui temos três espaços, cada um com 30 caracteres, que serão a linha de frente do anúncio e servirão para atrair a atenção do público.

Também temos a opção Exibir Caminhos. Este espaço diz respeito ao caminho que você quer mostrar para o público que pode ser feito dentro do seu site para chegar na mesma página que ao anúncio. Além disso, ele conta com dois espaços de 15 caracteres.

Por fim, temos as duas Descrições, cada uma com capacidade para 90 caracteres. Este é um passo importante do anúncio. Enquanto os Títulos atraem a atenção, as descrições são o que convencem o publico a clicar.

Depois de preencher todos os espaços obrigatórios e aqueles opcionais que decidir usar, é hora de clicar em Salvar e Continuar. Caso você tenha respeitado as Políticas do Google Ads, eles serão salvos no Grupo de Anúncios.

Depois de ter criado os anúncios que deseja fazer no Google Ads, basta ativar o Grupo de Anúncios. Pronto, seu anúncio está rodando.

O próximo passo…

Existem muitas ferramentas que ajudam a fazer melhores anúncios do Google Ads.

Isto quer dizer que é importante prestar atenção nas Extensões de Anúncios do Google Ads. Elas são uma forma de chamar a atenção do público de forma mais ativa.

Além disto, é importante conhecer bem as possíveis Correspondências de Palavras-Chave. Aplicar as correspondências da forma correta ajuda a melhorar o desempenho dos anúncios.

Professor

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco. Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL. Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
O curso

Curso Google Ads – Rede de Pesquisa

Entenda como Utilizar a Rede de Pesquisa do Google Ads para gerar mais Tráfego, Conversões e Vendas. Melhore a Performance das suas Campanhas. Inscreva Já!
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.