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Brand Persona

Brand Persona

Entenda o que é e qual a importância de criar uma brand persona para sua marca se comunicar com sua audiência.
brand persona

Você já ouviu falar no termo Brand Persona? Aplicar esse tipo de persona na estratégia de comunicação da sua marca pode trazer grandes benefícios. Esse é um termo já existente há um certo tempo no Marketing Digital e que tem ganhado cada vez mais destaque e relevância.

Hoje podemos afirmar certamente que, uma das chaves para o sucesso de uma estratégia de branding é ter uma comunicação eficaz. E, para isso, é preciso conhecer profundamente sua marca e seu público-alvo, além de contar com um bom planejamento. 

No artigo de hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre Brand Persona, do que é até como aplicar. 

Boa leitura! 

O que é Brand Persona?

A Brand Persona é um conceito em marketing, usado para construir um conceito de marca, ou seja, construir a identidade com base na personalidade e tom de voz abordados nas campanhas. Podemos traduzir a Brand Persona como a essência que a empresa irá transmitir ao se comunicar com o seu público-alvo. 

A Brand Persona é uma personificação dos valores da marca e tem a ver com a forma que a empresa deseja ser percebida pela sua audiência e consumidores.

Negócios com um grande propósito, como sustentabilidade, educação, cruelty free e veganismo, por exemplo, podem tirar grande proveito dessa “carta na manga” que a Brand Persona pode proporcionar. 

Essa vantagem é possível graças à identificação do público com a marca, uma vez que os consumidores buscam, cada vez mais, consumir e se relacionar com empresas que estejam alinhadas com seus valores, visão de mundo, costumes e até mesmo com sua personalidade, por exemplo. 

Logo, o principal objetivo da Brand Persona é aproximar e estreitar a comunicação com o público e determinar qual linguagem utilizará em toda a comunicação. São tópicos muito importantes para qualquer empresa, pois possuem o propósito de estreitar o relacionamento marca/cliente, fazendo com que os consumidores se tornem quase “amigos íntimos da marca”, com uma relação de troca entre os dois. 

Buyer Persona vs Brand Persona 

Muitas pessoas podem acabar se confundindo, por serem termos semelhantes. Mas, acredite, há diferenças entre Brand e Buyer Persona!  

A Buyer Persona representa o público ideal de uma marca, através de um personagem semi fictício. É através dele que a marca irá se comunicar com a audiência e direcionar os seus esforços de marketing para atingir de maneira mais certeira esses clientes. 

Já a Brand Persona é um personagem pensado para representar o tom de voz da marca e seus valores. Com a ajuda dessa técnica, é possível criar uma personalidade para a empresa para gerar maior identificação do público com a marca. É importante ressaltar que não necessariamente a Brand Persona seja apresentada ao público.

Por que as marcas devem ter uma Brand Persona?

A Brand Persona é importante e benéfica para todo tipo de empresa. Para as empresas menores que estão iniciando agora, essa estratégia se torna fundamental para solidificar um reconhecimento de marca para com o público e também para mostrar às pessoas a existência da empresa.

Para empresas mais experientes, a Brand Persona ajuda na construção de um posicionamento mais estruturado, fazendo com que as pessoas se lembrem da marca com recorrência.

Essa estratégia se faz importante também ao preservar os valores e princípios da marca, fazendo com que a empresa seja reconhecida pelos sentimentos, personalidades e características que transmite. 

Ao utilizar a Brand Persona da maneira correta, as marcas poderão aumentar consideravelmente as chances de conversões e fidelização dos clientes, criando um relacionamento duradouro. 

Como construir sua Brand Persona? 

Ao iniciar a construção da sua Brand Persona, é importante montar um planejamento e olhar para alguns tópicos fundamentais: 

Planejamento de Brand Persona

Confira alguns pilares fundamentais na construção de sua brand persona:

Pilares da marca

Considerado o ponto de partida, os pilares da marca são pontos-chave que incorporam a marca e são extremamente importantes para determinar a abordagem das comunicações com a audiência.

Esses pilares devem estar presentes em toda e qualquer fase de criação das estratégias. Portanto, se sua empresa ainda não tiver isso definido, agora é o momento de fazê-lo.

Essência da marca

A essência da marca é outro tópico importante. Podemos defini-la como o que realmente a marca quer transmitir para o seu público, como seus valores, causas e emoções, além de demonstrar preocupação com o que os clientes pensam. 

A essência é determinada pela identidade do seu negócio e é comum que esse aspecto da marca seja definido por cerca de 3 palavras. Se faça a seguinte pergunta: como você quer que a sua marca seja percebida pelo público e como você quer que a marca seja reconhecida no mercado em que atua? 

Promessa da marca

Podemos definir a promessa da marca como aquilo que ela tem a oferecer para o seu público. O que a empresa promete entregar para atender as necessidades e desejos dos consumidores? 

A promessa pode ser tangível, como qualidade do produto, ou intangível, como uma sensação, sentimento ou mesmo o despertar de uma ação. Essas características se tornam promessas que a marca pode proporcionar através do que oferece, seja serviço ou produto.  

Não é necessário que a marca se comprometa com promessas revolucionárias, apenas que essas promessas sejam verdadeiras e que estejam alinhadas com o que a marca é ou deseja ser, reforçando a empatia e compromisso com seus consumidores. 

Construção da Brand Persona: Mão na massa

Com as importantes etapas do planejamento redondinhas, é o momento de construir a Brand Persona, de fato! Para iniciar esse desenvolvimento, liste todas as características da sua marca.

Para ajudar nesse processo, você pode fazer isso pensando na marca como o personagem de uma história. Também listamos algumas características comuns de serem levantadas nesse processo: 

características de uma brand persona

Outro ponto fundamental após o levantamento dessas questões é a realização de testes com o público-alvo e ver quais são as respostas que mais se relacionam e se identificam com a marca e a persona. Depois é só implementar o que mais deu certo, considerando, claro, o que o público assimilou que mais faz sentido para a sua marca.

Confira um exemplo de Brand Persona na prática: 

exemplo de perfil de uma brand persona

Como grandes marcas usam a Brand Persona para se conectar com os clientes?

Como vimos anteriormente, a Brand Persona é uma poderosa ferramenta para mostrar a essência da marca e estreitar seu relacionamento com os clientes. Vejamos, a seguir, algumas marcas que usaram sabiamente essa estratégia em sua comunicação:

Magazine Luiza

A criação da Brand Persona Lu foi um grande acerto pela loja Magazine Luiza. Essa personagem foi inspirada em Luiza Helena Trajano, fundadora da marca, personificando os valores da marca. 

A Lu está à frente do atendimento do Magazine Luiza nos canais digitais, usando uma linguagem educada e próxima, com muita empatia. Também conta com um tom de voz educado e amigável ao se relacionar com a audiência no site e nas redes sociais.

É uma personagem que constrói um relacionamento sólido e próximo com os clientes, agregando um grande valor humano para a marca, contribuindo para a intensificação das vendas do e-commerce.  

exemplo de brand persona da magazine luiza nas mídias sociais

Nubank

O Nubank, apesar de não trabalhar com um personagem humanoide, possui uma Brand Persona bem estruturada. A marca conta com uma comunicação bem estreita com o público. 

Considerando que trata-se de um banco, os clientes esperam um relacionamento mais frio, uma linguagem mais distante e séria. No entanto, recebe o oposto. 

O Nubank aposta em uma comunicação mais jovem, o que faz com que seus clientes se sintam mais à vontade e conectados com a marca, apostando na empatia, no descontraído e no humor, ainda se mantendo educado, reforçando o posicionamento e valores da marca. 

Frequentemente envia “mimos” para os clientes, reforçando o valor da marca e a empatia para com o problema do consumidor. 

Por exemplo, o caso do cachorro que comeu o cartão da dona e a marca enviou um brinquedo mordedor e uma cartinha escrita à mão, além de um novo cartão.

caso do cachorro que viralizou nas redes sociais: brand persona do nubank respondeu e deu alguns mimos ao cliente
Foto: Reprodução Hypeness

Ou mesmo esse outro caso, em que o cliente teve um problema ao comprar ingressos para o cinema e a Nubank também logo tratou de solucionar o ocorrido e de trabalhar esse relacionamento com o cliente. 

post no twitter de cliente satisfeito do nubank com a resposta e os mimos recebidos
Fonte: Reprodução Seu Credito Digital

Netflix

Outra marca que usa sabiamente a Brand Persona é a Netflix. Assim como o Nubank, o streaming reforça os valores da marca e conta com um relacionamento muito próximo com seus assinantes. A marca abusa do humor jovem, memes e da linguagem informal. 

Se a marca fosse uma pessoa, ela seria bem-humorada, divertida, moderna, entre muitas outras características! Mais do que saber dos lançamentos, os assinantes da Netflix querem se relacionar com a marca, aproveitando toda essa personalidade. 

Confira alguns exemplos: 

exemplo da brand persona da netflix nas mídias sociais

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Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
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