Busca Orgânica ou Busca Paga: qual é melhor?

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Entenda as diferenças entre usar a busca orgânica e a busca paga para fazer sua marca estar em evidência.

Seja na busca orgânica ou na busca paga, o mais importante é estar em evidência. Ainda assim, é preciso estudar as vantagens e desvastagens delas para saber o momento certo de usar cada uma.

Este artigo faz parte do Curso Google Ads – Rede de Pesquisa. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Para entender a integração entre busca orgânica e busca paga, o primeiro passo é entender ambas separadamente e depois trabalhá-las em conjunto. Por isso é importante começar por um estudo básico sobre o assunto.

Busca Orgânica ou Busca Paga: entendendo as diferenças

Existem situações em que a busca orgânica é melhor do que a paga é vice-versa. Por isso vamos tentar entender primeiro como cada uma delas pode ajudar ou servir de obstáculo antes de decidir quais delas devem ser usadas em cada momento.

O que é Busca Orgânica?

A busca orgânica são os resultados naturais que o Google apresenta em qualquer pesquisa feita em seu site. Portanto, são os resultados que são considerados mais relevantes e próximos de responder as dúvidas das pessoas.

A exata forma como o Google calcula quem deve aparecer em primeiro na busca orgânica é desconhecida. Apesar disso, é possível influenciar o posicionamento de uma página do seu site usando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

O que é Busca Paga?

A Busca Paga são os anúncios do Google Ads na pesquisa. Portanto são os links que pagam para aparecer no topo das pesquisas por termos específicos. Esta é uma forma do Google de lucrar com seu serviço.

A busca paga é um tópico influenciado por vários fatores, como o Leilão do Google Ads e também os fatores de relevância do site.

Vantagens e Desvantagens

A principal vantagem de se investir na busca orgânica é o fato do investimento ser baixo para um grande retorno. Entretanto, o orgânico conta sempre com a desvantagem de demorar muito mais tempo para apresentar resultados do que a opção paga.

Já a busca paga tem como principal vantagem ter um retorno rápido, com cliques acontecendo em pouco tempo. Entretanto, os custos são maiores, o que pode ser uma desvantagem a longo prazo.

Combinando as diferentes estratégias

O ideal, na verdade, é uma combinação das estratégias de busca orgânica e busca paga. Afinal, ambas podem auxiliar em diferentes momentos da jornada do comprador.

Por exemplo: para conquistar uma grande quantidade de cliques, é interessante investir em SEO e na busca orgânica. Assim o resultado será mais escalável, com muitos cliques por um investimento baixo.

Por outro lado, você pode investir mais na busca paga em termos que estão mais próximos da decisão de compra do cliente. Desta forma você estará investindo dinheiro nos clientes em um momento que o retorno estará mais próximo.

Na verdade, existem muitas formas de combinar busca orgânica e busca paga. O importante é você se aprofundar nos estudos de ambas para encontrar os momentos em que cada uma funciona melhor para a marca que está trabalhando.

O próximo passo…

Agora que você entendeu um pouco melhor as diferenças entre busca orgânica e busca paga, é hora de entender como escolher as melhores palavras-chave para o Google Ads.

Professor

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco. Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL. Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
O curso

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