Curso Facebook Ads e Instagram Ads > Campanhas do Facebook

Campanha de Engajamento no Facebook: O que é e como fazer

Campanha de Engajamento no Facebook: O que é e como fazer

Entenda o que é e como criar uma campanha de engajamento no Facebook na prática. Entenda os diferentes tipos de engajamento possíveis.

Quer saber tudo sobre o que é e quando usar uma campanha de engajamento no Facebook Ads? Então este artigo vai te ajudar!

Antes de tudo, vamos entender o básico: O que é engajamento? 

A palavra engajamento é muito utilizada no ambiente de marketing digital e mídias sociais. Mas o que significa isso afinal? O engajamento está relacionado sempre a uma ação, ao envolvimento de uma pessoa em relação à algo. 

No contexto que estamos falando (campanhas no Facebook e Instagram), o engajamento nada mais é do que uma ação específica que um usuário faz ao ser exposto a um anúncio nestas plataformas. 

Daniel Galvão
Curso Facebook Ads e Instagram Ads
Aula: Campanha de Engajamento no Facebook: O que é e como fazer
09:03

O que é uma campanha de engajamento no Facebook Ads?

Uma campanha de engajamento no Facebook Ads vai priorizar a entrega de seus anúncios para pessoas com maior probabilidade de se engajarem com suas campanhas no Facebook, Instagram ou Audience Network. Esse maior engajamento envolve estimular ações como: 

  • Reações à publicação (curtir, amei, força, haha, uau, triste, grr)
  • Comentários
  • Compartilhamento
  • Salvamento
  • Visualização de vídeo (no mínimo 3 segundos)
  • Cliques no Link

Para que consiga veicular anúncios com este objetivo de campanha em vista, você deverá escolher o objetivo de engajamento (antigo envolvimento).

campanha de engajamento no facebook

Quais os tipos de engajamento disponíveis? 

Ao escolher o objetivo de engajamento você terá três opções a escolher: 

tipos de engajamento disponíveis

Engajamento com a publicação

Este é o mais comum e geralmente o mais utilizado nas campanhas de engajamento. Ao criar uma campanha deste tipo você deverá receber mais mensagens, cadastros, visualizações de vídeo e até ligações. 

Você pode utilizar este objetivo tanto para pessoas que já conhecem sua marca (ex. seguem sua página) quanto para novas pessoas que não tiveram contato com seu conteúdo. No primeiro caso você amplia a distribuição de seu conteúdo para quem já te acompanha e no segundo atinge potenciais novos seguidores e consumidores.

Curtidas na Página

Você poderá criar uma campanha de engajamento no Facebook com o objetivo de gerar mais curtidas em sua página. Você pode alcançar novas pessoas com esta estratégia, sobretudo para negócios iniciantes que possuem poucos seguidores.

Participações no Evento

Ao escolher esta opção você poderá promover seu evento (presencial ou online) no Facebook estimulando as pessoas a confirmarem sua participação nele. 

Este tipo de engajamento, além de ajudar a aumentar o número de pessoas confirmadas, ajuda a: 

Aumentar o reconhecimento do seu evento:

Mais pessoas (que já te acompanham – ou não) poderão tomar conhecimento do evento e saber mais sobre ele. Mesmo que algumas pessoas não se interessem por aquele conteúdo específico, o anúncio servirá como um sinal que sua empresa “está se mexendo, criando coisas novas, trazendo novas oportunidades” na cabeça de seu prospect: o que, convenhamos, é bastante positivo.

Vender mais ingressos:

Se o seu evento for um evento pago, este tipo de anúncio poderá ajudar sua empresa a encontrar pessoas que estejam dispostas a participar (o algoritmo buscará em sua base pessoas que possuam este perfil histórico). 

Concluindo

As campanhas de engajamento no Facebook podem ser utilizadas de maneira estratégica dentro da jornada de compra de seu consumidor. Entenda a fundo sua persona e sua jornada e entenda se faz sentido utilizar este tipo de campanha para impactar sua audiência e impulsionar seus negócios. 

Quer se aprofundar em como anunciar no Facebook e Instagram? Então conheça o Curso de Facebook Ads e Instagram Ads da Mirago. Um curso completo que vai te ajudar a gerar muito mais resultados e otimizar seu investimento. Confira!

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.3
4.3/5
(12 avaliações)

Você vai aprender a gerar tráfego qualificado, aumentar a visibilidade de sua marca e vender muito mais usando o todo o poder do Facebook Ads e Instagram Ads.

Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago. Comece agora!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática