Campanha no Facebook: O que você precisa saber antes de criar a sua

Campanha no Facebook: O que você precisa saber antes de criar a sua

Entenda o é e como criar uma Campanha no Facebook e Instagram com as melhores práticas para ter sucesso e atingir seus objetivos.

Você deseja obter mais resultados em ações de marketing digital para seu negócio? Então fazer uma campanha no Facebook Ads ou Instagram Ads pode ser uma excelente opção. 

O Facebook Ads é uma plataforma que possibilita empresas e pessoas físicas criarem campanhas dentro da própria rede social, para divulgar, por meio de anúncios, a sua marca, produto ou serviço. 

Se você se interessou nesse assunto, continue lendo esse artigo para saber mais!

Daniel Galvão
Curso Facebook Ads e Instagram Ads
Aula: Campanha no Facebook: O que você precisa saber antes de criar a sua
09:03

O que é uma campanha?

Uma campanha é uma estratégia utilizada no Marketing Digital para gerar conversões, alcance, engajamento, tráfego ou receitas para uma determinada empresa. 

Uma campanha sempre parte (ou, ao menos, deveria partir) de um objetivo de marketing e deve ser criada a partir de um amplo entendimento da persona. Além disso, uma campanha pode ser anunciada em diferentes veículos. Ou seja, são ações direcionadas ao público-alvo, a fim de aproximar a marca da sua audiência. 

No entanto, para que a sua campanha tenha sucesso e atinja de maneira assertiva o seu público, é necessário seguir três etapas fundamentais. São elas:

1. Planejamento

O primeiro passo para criar uma campanha da maneira correta é realizar um planejamento logo no início. Tenha em mente que ele será um guia para que todas as ações possam ter eficiência. 

Para criar o seu planejamento, será preciso responder algumas perguntas, como:

  • o que você deseja ao criar uma promoção na internet?
  • qual o público que estou direcionando esta campanha? Tenho clareza sobre ele?
  • ele será voltado para sua marca em geral ou para um produto/serviço específico?
  • ele ficará no ar por um período sazonal, em uma estação do ano ou por um longo período?

Depois de ter essas perguntas respondidas, chegou o momento de estabelecer em quais canais a campanha será veiculada e o orçamento disponível para investir. 

Por fim, não se esqueça de mapear quais são as metas que você deseja atingir com essas campanhas. Fazer uma análise dos resultados, é fundamental para entender se as ações foram efetivas ou não. 

2. Execução

É nesta etapa que você irá tirar tudo do papel e colocar em prática. No entanto, é fundamental que você siga à risca tudo que foi colocado no planejamento. Tomar decisões de última hora e mudar a rota pode colocar o sucesso da sua campanha em risco. 

Principalmente, se o orçamento estipulado para sua campanha for alto, é de extrema importância que não exceda os limites. Assim, você terá oportunidade de investir em novos anúncios. 

De nada adianta colocar os esforços realizando um planejamento, se no momento de implementar você não seguir o que foi planejado, não é mesmo?

3. Análise

A análise é a última etapa da criação de uma campanha, porém ela já pode ser iniciada na fase de execução, como forma de monitoramento dos resultados. 

É nesta fase que você saberá se as suas ações foram efetivas e se os anúncios atingiram o público ideal. Com isso, é possível entender quais foram os principais erros, se houveram, e quais pontos podem ser replicados em outras campanhas. 

Realizar uma campanha e não analisar e medir os resultados, é a mesma coisa de começar a fazer exercício e não avaliar se o objetivo que você deseja foi alcançado, certo?

A principal dica nesse momento é fazer uma campanha de cada vez, planejar, executar e avaliar, para depois ir em busca de novos desafios. 

Agora que já sabemos o que é uma campanha e quais os primeiros passos para realizá-la, chegou a hora de descobrir quais são os canais que você pode usar para alcançar os seus objetivos. 

Conheça a característica de cada um deles. 

  • redes sociais: esses são excelentes canais de comunicação com o seu público-alvo, podendo interagir e se aproximar de maneira mais “íntima”. As principais são: Facebook, Instagram Linkedin, Twitter, Pinterest;
  • e-mail: esta é uma das primeiras ferramentas utilizadas para comunicação digital com os consumidores e possíveis clientes. Diferentemente do que muitos pregam por aí, o e-mail está longe de morrer. 62% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para atendimento de empresas e marcas¹;
  • tráfego direto: neste caso, o consumidor chega ao site de maneira direta, ou seja, sem passar por outras páginas na internet, digitando diretamente seu endereço no navegador. Isso significa que ele já conhece a sua marca, demonstrando autoridade diante desse público;
  • mídia paga: este canal atua dentro de outros canais tais como buscadores e mídias sociais, a fim de conseguir que o seu percentual de tráfego aumente de modo considerável. Ele pode ser realizado no Facebook, Instagram e Google, por exemplo. 

Todos os canais de comunicação capazes de realizar campanhas podem ser extremamente úteis para o seu negócio. No entanto, é fundamental que você saiba qual é o ideal para atingir o público certo e seu principal objetivo. 

Diante disso, vamos falar especificamente da campanha no Facebook.

Como criar uma campanha no Facebook?

Como já vimos anteriormente, o Facebook é um dos principais canais para realizar campanhas de veiculação de anúncios. 

No segundo trimestre de 2021 foi divulgado um relatório pelo Facebook que revela que haviam 2.76 bilhões de usuários ativos mensalmente em suas redes em todo o mundo².

Diante dessas informações, fica claro a importância de criar uma campanha no Facebook ou Instagram e expor o seu produto ou serviço a um grande número de pessoas e potenciais clientes da sua marca. 

Veja a seguir o passo a passo para criar uma campanha no Facebook Ads. 

1. Acesse o gerenciador de anúncios

O primeiro para criar uma campanha no Facebook é acessar o gerenciador de anúncios, onde você poderá visualizar todos os seus anúncios, organizá-los, alterá-los e sempre acompanhar para garantir que estão funcionando corretamente. 

Para começar, basta clicar no botão verde “criar”. 

criar campanha no facebook

2. Defina o seu objetivo

É nesta etapa que você vai definir se irá criar uma campanha do zero ou usar uma já existente. Normalmente, para novos empreendedores ou profissionais que estão iniciando a sua jornada no Marketing Digital, a opção mais adequada é começar uma nova campanha.

Depois disso, chegou o momento de definir o objetivo da sua campanha, ou seja, qual resultado você deseja atingir ao veicular esses anúncios. 

Entre as opções existentes existem três categorias que englobam todos os objetivos de campanha no Facebook. Entre elas estão:

  • reconhecimento: reconhecimento de marca, alcance;
  • consideração: tráfego, envolvimento, instalação de aplicativo, visualização de vídeo, geração de cadastros, mensagens;
  • conversão: conversões, venda de catálogo, tráfego de estabelecimento.

objetivos de campanha no facebook

Cada um dos objetivos representa um caminho pelo qual o seu público alvo irá percorrer para realizar a ação desejada por você. Sendo assim, entenda as suas características resumidamente:

  • reconhecimento de marca: o objetivo principal é que um grande número de pessoas lembre de sua marca após algum período da veiculação;
  • alcance: o intuito é exibir seus anúncios para o maior número de pessoas possível;
  • tráfego: o objetivo é direcionar o maior número de pessoas para seu site ou landing page, por exemplo;
  • envolvimento: é direcionado para gerar interações e envolvimento com seus criativos;
  • instalação de aplicativo: visa incentivar o usuário a fazer download de um determinado aplicativo;
  • visualização de vídeos: é ideal para buscar o maior número de visualizações;
  • geração de cadastros: recomendado para para a captação de leads qualificados que possuem interesse na sua marca;
  • mensagens: utilizado pelas empresas que desejam ter a interação do seu público por meio do Messenger, WhatsApp ou Direct no Instagram;
  • conversões: este objetivo é direcionado a aumentar o potencial número de conversões em seu site, e-commerce ou landing page (uma conversão pode ser um lead ou uma compra, por exemplo).
  • vendas do catálogos: recomendado para fazer diferentes ofertas e atualização dos produtos da marca;
  • tráfego no estabelecimento: ideal para despertar o interesse das pessoas a visitar a loja física. 

Dito isso, após selecionar o objetivo que mais se encaixa na sua marca e no momento que ela está vivendo, é preciso configurar a página, otimizando o orçamento, sendo diário ou vitalício e tendo a possibilidade de configurar um teste A/B caso haja necessidade. 

3. Segmente o público

A segmentação de público é a terceira etapa para a criação de campanhas no Facebook. Para isso, será necessário decidir qual o público que você irá direcionar os anúncios, de maneira que ele se sinta atraído pelo seu produto ou serviço. 

Sendo assim, você precisará avaliar diferentes fatores que podem influenciar na sua segmentação, como:

  • localização;
  • faixa etária;
  • gênero;
  • dados demográficos;
  • interesses. 

segmentação no facebook

Essa é uma das etapas mais importantes da criação de campanha no Facebook. Isso porque, conhecendo profundamente a sua persona, será possível ter elaborar criativos personalizados, tendo mais assertividade nos interesses daquele público. 

Lembre-se que, além das opções já mencionadas, você pode lançar mão de estratégias como públicos personalizados ou públicos semelhantes para impactar sua audiência em diferentes momentos de sua jornada de compra.

Esta questão da segmentação é fundamental e determinante para o bom desempenho de suas campanhas no Facebook e Instagram.  

4. Escolha o posicionamento do seu anúncio

Na mesma página da segmentação do público, você poderá escolher o posicionamento do seu anúncio. Ou seja, direcioná-los para a pessoa no lugar certo. 

Como assim? Você deve estar se perguntando…

Existem duas opções de posicionamento de anúncio: automático e manual. Na primeira, o próprio Facebook vai definir as melhores posições de acordo com o seu orçamento, sendo o mais recomendado. No posicionamento manual, é você quem escolhe os locais.

posicionamentos em campanhas no facebook

Além disso, é possível definir em qual rede social vincular o anúncio, como somente o Instagram, por exemplo. 

5. Estabeleça o controle de gastos

Nesta etapa, você poderá estabelecer o quanto quer gastar e por quanto tempo você deseja que os seus anúncios sejam exibidos. 

Essa fase é de extrema importância para a sua campanha. Além de ser o momento de colocar o seu planejamento em prática, é necessário entender qual o melhor prazo para veicular o seu criativo. 

Entre as opções estão: orçamento diário ou vitalício, sendo duas funcionalidades diferentes. 

No orçamento diário, o valor escolhido é o teto máximo de gastos, sendo ideal para que você tenha mais controle sobre os seus gastos. Já em vitalício o valor total é distribuído pelo período em que a campanha estiver ativa, onde o gerenciador de anúncio entregará os conteúdos conforme a performance do dia. 

orçamento e programação de campanha no facebook

Além disso, existem diferentes possibilidades na cobrança dos anúncios:

  1. CPA (Custo Por Ação): cobra com base na ação do usuário;
  2. CPC (Custo Por Clique): cobra por clique no seu CTA;
  3. CPM (Custo Por Mil): cobra a cada mil exibições do seu anúncio.

6. Elabore o seu criativo

Para finalizar, a fase de elaboração do seu criativo é a última parte, mas não menos importante. É neste momento que você irá analisar toda a sua campanha, lembrar de todo o planejamento realizado e criar um anúncio personalizado e direcionado para a sua persona. 

A parte que antecede a veiculação do anúncio, não é mostrada para o seu público. Por isso, é fundamental que seja demonstrado por meio dos criativos, a personalidade da sua marca e as técnicas que irá utilizar para impactar os possíveis clientes. 

Confira algumas dicas para criar um anúncio de sucesso:

  • seja criativo;
  • use gatilhos mentais: escassez, urgência, antecipação, prova social, etc;
  • seja claro e objetivo;
  • faça um CTA atraente.  
  • tenha mensagens alinhas entre os anúncios e sua página de destino (se for o caso)

Campanha no Facebook — criação guiada vs criação rápida

Você sabia que é possível criar uma campanha no Facebook de duas maneiras? Entre elas estão: criação guiada e criação rápida. Existem algumas particularidades entre elas, sendo necessário entender antes de começar a criar a campanha. 

A criação rápida é uma solução para quem possui muita experiência em anúncios na rede social. Ela permite que você configure a campanha da maneira que desejar e crie os anúncios posteriormente.

Já a criação guiada é indicada para quem tem pouca experiência em anúncios. Ela dá instruções e te apresenta um passo a passo para criar a campanha completa. 

Gostou desse artigo? Para saber mais tanto sobre esse tema quanto para anunciar de maneira geral nestas plataformas, confira nosso Curso de Facebook Ads e Instagram Ads!

¹Fonte

²Fonte

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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