Quer criar uma campanha de mensagens no Facebook Ads direcionando os usuários para seu WhatsApp, Messenger ou no Direct do Instagram? Então você está no lugar certo, acompanhe o artigo completo!

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Você vai aprender a gerar tráfego qualificado, aumentar a visibilidade de sua marca e vender muito mais usando o todo o poder do Facebook Ads e Instagram Ads.

O que é a Campanha de Mensagens no Facebook

O objetivo de mensagens nas campanhas do Facebook é o objetivo de campanha que permite que você direcione o usuário que interage com seu criativo para um aplicativo de conversas. Atualmente você tem 3 possíveis escolhas: 

  • WhatsApp
  • Messenger
  • Direct do Instagram

Ao escolher este objetivo, o Facebook procurará exibir seus anúncios para pessoas com maior probabilidade de iniciarem conversas nestes canais. 

Importante: Para campanhas de mensagens você poderá escolher três objetivos possíveis: Mensagens, Tráfego ou Conversões. Recomendamos a escolha do objetivo de Mensagens, para aumentar suas chances de gerar mais conversas em seus canais.

Vantagens de uma Campanha de Mensagens

Pode ser bem interessante criar uma campanha de mensagens no Facebook pois este tipo de anúncio estimula uma ação do usuário. Ao ver que existe a opção de uma conversa com a empresa muitas pessoas podem considerar fazê-lo. 

Alguns dos usos e objetivos mais comuns para empresas na utilização de campanhas de mensagens no Facebook Ads são: 

  • Aumentar as vendas 
  • Iniciar relacionamento com seu time comercial
  • Oferecer suporte 
  • Responder perguntas e tirar dúvidas das pessoas interessadas
  • Gerar novos cadastros

Como criar uma Campanha de Mensagens no Facebook e Instagram

Dependendo do canal escolhido (Instagram, Messenger ou WhatsApp), podem haver diferenças na criação. Aqui iremos mostrar somente a criação dos anúncios baseados no Objetivo de Mensagens para os 3 canais. 

Campanha de Mensagens no WhatsApp 

Para criar uma campanha de mensagens que direcione o usuário para seu WhatsApp, siga o passo a passo a seguir: 

  1. Antes de tudo: Você vai precisar do WhatsApp Business. Se ainda não tem, baixe-o aqui
  2. Conecte sua conta do WhatsApp Business à sua Página do Facebook
  3. Navegue até sua Página comercial do Facebook.
  4. Clique em Configurações.
  5. Na coluna à esquerda, clique em WhatsApp.
  6. Escolha o código do país. (o código do Brasil é 55)
  7. Digite seu número do WhatsApp e clique em Enviar código.
  8. Insira o código recebido em seu celular e clique em Confirmar.
  9. Vá até o Gerenciador de Anúncios e Crie uma nova Campanha
  10. Escolha seu objetivo (Mensagens)
  11. Escolha o orçamento da sua campanha e clique em Avançar.
  12. Em Tipo de anúncio, selecione Clique para enviar mensagem.
  13. Na seção Aplicativos de mensagens, selecione WhatsApp.
  14. Escolha Público, Posicionamentos, Orçamento e Programação e clique em Avançar.
  15. Selecione o formato do anúncio e conclua a configuração dele.
  16. Clique em + Criar para criar o seu fluxo. Clique em Salvar e concluir ao terminar.
  17. Clique em Publicar para publicar o anúncio.

Para facilitar também temos um tutorial em vídeo mostrando como criar uma campanha de mensagens no Facebook Ads que direcione o usuário para o WhatsApp: 

Pegou? Agora vamos para o segundo tipo de campanha de mensagens voltada ao Instagram Direct.

Campanha de Mensagens no Instagram Direct

Para criar uma campanha de mensagens que direcione o usuário para o Direct de seu Instagram você precisará criar uma conta comercial na plataforma. Para isto, clique no link anterior que ali você terá o passo a passo de como fazer isso. 

  1. Antes de tudo: Conecte sua conta de Instagram à sua Página do Facebook
  2. Abra sua Página do Facebook.
  3. No menu à esquerda, selecione Configurações.
  4. Selecione Instagram.
  5. Selecione Conectar conta. Neste processo certifique-se que a opção “Permitir acesso a mensagens do Instagram na Caixa de Entrada” esteja ativada e clique em Continuar. 
  6. Insira o nome de usuário e a senha da sua conta do Instagram e selecione Entrar.
  7. Acesse seu Gerenciador de Anúncios e Crie uma Nova Campanha.
  8. Selecione o objetivo de Mensagens.
  9. Na seção Destino das mensagens, selecione Instagram Direct.
  10. Edite Público, Posicionamentos, Orçamento e Programação. Depois, clique em Avançar.
  11. Selecione o formato do anúncio e conclua sua configuração.
  12. Em Modelo de mensagem, escolha a opção “Criar novo”.
  13. Clique em + Criar para criar seu fluxo. Clique em Salvar e concluir quando tudo estiver concluído.
  14. Termine a edição do anúncio. Para publicá-lo, clique em Publicar.

Campanha de Mensagens no Messenger do Facebook

Em comparação aos demais, a criação de campanha de mensagens direcionando o usuário ao Messenger é o mais simples, já que não exige nenhuma integração prévia. Vamos ao passo a passo: 

  1. Acesse seu Gerenciador de Anúncios e Crie uma Nova Campanha.
  2. Selecione o objetivo de Mensagens e clique em continuar
  3. Na seção Destino das mensagens, selecione Messenger.
  4. Escolha o Nome da Campanha e orçamento clique em avançar
  5. Em Tipo de anúncio, selecione “Clique para enviar mensagem”.
  6. Na seção Aplicativos de mensagens, selecione Messenger.
  7. Escolha o público, os posicionamentos e os controles de custo. Em seguida, clique em Continuar.
  8. Selecione o formato do anúncio e conclua a configuração dele.
  9. Em Modelo de mensagem, escolha Criar novo modelo ou Usar modelo existente.
  10. Ao criar um novo modelo, você pode optar por Iniciar conversas ou por Gerar cadastros.
  11. Ao optar por Iniciar conversas, as pessoas poderão selecionar alguns comandos interativos para serem tocados dentro de uma conversa do Messenger, como uma espécie de árvore de decisão.
  12. Ao optar por Gerar cadastros, você coleta informações no Messenger de pessoas interessadas na sua empresa usando um fluxo de perguntas e respostas. 
  13. Clique em + Criar para criar seu fluxo. Ao finalizar, clique em Salvar e concluir.
  14. Conclua a edição do anúncio e clique em Confirmar.

Fizemos a separação aqui para facilitar o entendimento, mas é importante que saiba que é possível veicular uma campanha utilizando os 3 canais simultaneamente (WhatsApp, Messenger, Instagram Direct). 

Onde os anúncios serão veiculados? 

Imagine que você escolheu os três destinos possíveis para sua campanha de mensagens. Neste caso, ocorre que o orçamento investido será compartilhado entre os canais que você escolheu. O Facebook exibirá o melhor canal de acordo com a maior probabilidade de gerar uma conversa.

Neste sentido, os posicionamentos e veiculações ficam desta forma: 

  • Os anúncios direcionados para o Messenger poderão ser exibidos no Facebook, Instagram e no Messenger;
  • Os anúncios direcionados para o Instagram serão mostrados no Instagram;
  • Os anúncios direcionados ao WhatsApp poderão ser exibidos no Facebook e no Instagram. 

Boas práticas em campanhas de Mensagens

Ao criar uma campanha de mensagens no Facebook Ads para qualquer destes canais é importante observar que algumas boas práticas poderão fazer toda diferença na experiência do usuário. Veja as principais:

1. Experiência de Boas Vindas

É essencial pensar na experiência do usuário ao entrar em contato com sua marca por qualquer um destes três canais. Neste sentido, faça um exercício consigo mesmo e pergunte-se: “Como eu gostaria de ser atendido(a)”? 

A partir do momento em que o usuário postou sua mensagem, configure uma boa experiência para ele desde o início. Traga uma saudação envolvente (conheça bem sua persona para acertar aqui) de maneira que a pessoa se sinta incentivada a iniciar e continuar uma conversa com sua marca.

2. Treinamento do time de atendimento

Outro ponto importante é capacitar o time comercial ou de atendimento para que responda brevemente as mensagens. Mesmo que o fluxo desempenhe bem seu papel, invariavelmente algumas conversas acabarão com pessoas de seu time (e isso é ótimo). Pelo fato destes aplicativos de mensagem possuírem uma característica de mais rapidez nas respostas (ou, pelo menos, a expectativa do prospect vai neste sentido), demorar para responder pode tornar a experiência frustrante. 

Portanto, demonstre a importância para seu time de um rápido e bom atendimento nestes canais e tenha formas de mensurar a satisfação dos prospects para entender onde e como melhorar.

3. Preste atenção aos horários de atendimento 

Nada impede que você tenha uma campanha de mensagens rodando 24 horas por dia, 7 dias por semana, no entanto, se você não amadureceu muito bem esta operação de atendimento aos clientes, inicialmente talvez faça mais sentido veicular este tipo de campanha nos horários em que seu time é capaz de atendê-los.

Concluindo

Utilizar o objetivo de mensagens em suas campanhas no Facebook e Instagram pode ser bastante útil e trazer bons resultados, dependendo de seu tipo de negócio. Procure fazer testes e descobrir o que funciona (ou não para você). 

Se quiser saber tudo sobre como anunciar no Facebook e Instagram, confira nosso Curso de Facebook Ads e Instagram Ads

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.