Como criar um Formulário no WordPress

Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
Saiba como criar um formulário e permitir que seus visitantes entrem com contato por meio dele.

Você quer conseguir informações dos clientes através do uso de formulário no WordPress? Existem algumas formas diferentes de conseguir criar um espaço que possa ser preenchido por usuários.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Completo Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Neste artigo, vamos falar sobre porque você precisa de formulários no seu site e como criá-los de formas práticas e simples. Confira conosco.

Porque fazer um formulário no WordPress?

Criar um formulário no WordPress é a única forma dos visitantes do seu site poderem deixar suas informações para serem incluídos na sua base de contatos. Isso pode ser necessário por diversos motivos, desde recebimento de currículos até o uso de páginas de conversão para um material rico.

Confira a seguir alguns dos principais motivos para criar formulários. Com certeza seu site se encaixa em um deles.

Criar uma base de contatos para e-mail marketing

Se o site é para um negócio que pretende trabalhar com Inbound Marketing, e-mail marketing e outros processos que usam o Funil de Vendas, então você precisa de uma base de contatos.

Criar uma base de contatos própria é essencial. Isso porque a facilidade de simplesmente comprar um DVD com mais de mil e-mail esconde os problemas que isso pode causar, como ter seu domínio listado com spam.

Criar sua própria base envolve captar leads através de uma landing page. E um aspecto importante das páginas de conversão é o formulário.

Receber feeedback sobre produtos

O formulário também pode ser uma forma de receber feedback sobre o seu produto ou serviço. Os contatos positivos sobre o seu trabalho pode ser usados em landing pages como prova social, enquanto os negativos servem para você aperfeiçoar seu negócio.

É importante entender que atrair informações sobre como as pessoas se relacionam com o que você vende ou oferece é sempre importante para qualquer negócio.

Traçar o perfil do seu público

Outra questão muito importante que pode ser resolvida através de formulários é conseguir mais informações demográficas do seu público. Isso significa que você vai ter uma noção maior de idade, escolaridade e outras informações relevantes.

Se você perguntar outras informações relevantes para seu negócio e deixar um espaço para comentários, pode usar essas informações para criar suas Buyer Personas, por exemplo!

Existem, claro, muitos motivos para se fazer um formulário no WordPress. Independente de qual for seu motivo, você precisa saber como colocá-lo no ar. Vamos lá?

Criando um formulário de WordPress

Existe um caminho muito simples para a criação de um formulário no WordPress: o uso de uma programa de automação de e-mails ou CRM que ofereça a criação de forma automatizada.

Algumas das várias opções disponíveis para isso são MailChimp, Active Campaign e RD Station. Além deles, você pode encontrar essa ferramenta em praticamente qualquer aplicativo de CRM ou Automação de E-mail.

Se você ainda está estudando se vale a pena fazer uso de um aplicativo ou se deseja criar direto na página, o formulário pode ser feito com muita facilidade com um plugin.

O plugin que indicamos para criação de formulário no WordPress é o Contact Form 7. Basta instalar e ativar o plugin no seu site para que ele comece a possibilitar o uso.

O Contact Form 7 cria uma aba de Contatos no menu do administrador do WordPress. Nesse espaço você poderá criar diferentes formulários, personalizados com diversos tipos de preenchimento e nome personalizado.

Copiando o shortcode de cada formulário, você poderá incluí-lo nas páginas que desejar. Um mesmo formulário pode estar em mais de uma página ao mesmo tempo.

Existem muitas possíveis personalizações dos formulários. Se quiser entender melhor como trabalhar cada uma, confira a nossa aula!

Professor

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
O curso

Curso WordPress Completo Online

Cansou de fazer o básico no WordPress? Nesse curso você vai aprender a trabalhar com SEO, Google Analytics, Pixel do Facebook e muito mais no WordPress.
Dúvidas
Ricardo Bufalo
Ricardo Bufalo3 anos atrás

Configuração de mensagens automáticas

Ludy, tem como alterar o tamanho e cor das mensagens automáticas? Existe algum plugin para isso? No meu site, logo depois de preencher o formulário, aparece a frase "Mensagem enviada com sucesso" num tamanho muito pequeno e com uma cor azul que não dá leitura...

Ricardo Bufalo
Ricardo Bufalo3 anos atrás

Erro no campo "To"

No mail (2) coloquei no campo "To": [your-email] e apareceu o erro abaixo:
This field has syntax errors. How to correct this?

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.