Bio do Instagram: 4 perguntas que irão ajudar a criar a sua

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Entenda como criar uma Bio do Instagram que seja eficiente em comunicar muito em pouco espaço.

A Bio do seu Instagram é uma excelente forma de se apresentar e de ser encontrado. Além de resumir rapidamente o que cada perfil oferece, ela serve também para ajudar a gerar conversões!

Este artigo faz parte do Curso Instagram Marketing. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Este artigo faz parte do Curso de Instagram Marketing da Mirago. Para mais informações sobre como trabalhar perfis comerciais e de negócios nesta mídia social, visite a página do curso.

Para entender melhor como funciona uma Bio de Instagram bem feita e que ajuda a converter negócios, vamos entender melhor o passo a passo para criar uma para o seu perfil.

1. Pense no que você deseja da sua Bio do Instagram

O primeiro passo é traçar um objetivo concreto sobre o que precisa ser feito com a sua Bio do Instagram. Por exemplo: sua ideia é atrair mais pessoas para o seu site? Fazer as pessoas chegarem a uma landing page de produto? Ou simplesmente convencer as pessoas a seguir seu perfil?

Tudo isso depende também do que você deseja do seu perfil. Além de servir como canal de comunicação e oferta de conteúdo para pessoas que podem virar negócios para você, é preciso pensar em qual papel esta mídia social tem no seu marketing digital.

2. Como você quer ser conhecido?

Quem é você e o que você faz?

A pergunta acima é uma excelente forma de começar a pensar numa Bio do Instagram eficiente. Entretanto, é preciso entender o que significa pensar na forma como você quer ser conhecido.

Existem muitos fatores para serem levados em conta neste processo. Por exemplo: você tem uma brand persona? Você traçou seu público-alvo e buyer personas como base para conseguir se comunicar com o público?

Pense que muitas vezes o seu perfil vai ser a forma como alguém do seu público vai conhecer você ou sua marca após engajar com um conteúdo postado. Portanto, é importante ter uma Bio do Instagram que passe bem a imagem que você deseja ter.

3. Como você quer ser lembrado

Por que você quer ser conhecido?

A ideia aqui é mostrar como você quer se posicionar perante ao mercado para que você possa ser lembrado pelos motivos certos. Não basta falar de você, é preciso falar sobre como você acrescenta na vida do público.

A combinação entre um conteúdo relevante e uma bio do Instagram que mostre seu interesse em ajudar é um excelente combo para converter as pessoas a seguir seu perfil.

4. Ninguém compra o que você vende, eles compram o por quê

Qual seu slogan, mantra ou motivação?

Sua empresa tem um slogan?

Sim? Chegou a hora de usá-lo.

Não? Foque nos diferenciais ou naquilo que motiva a sua empresa a fazer o que faz.

O Instagram oferece pouco espaço em sua Bio. Portanto, é essencial entender como aproveitar ao máximo esse espaço. Focar nos diferenciais da sua marca é um passo importante para que a descrição curta contenha o máximo de valor.

Mesmo assim está difícil? Veja esse vídeo do Golden Circle do Simon Sinek para que possa repensar os por quês da sua empresa.

5. Eles vão querer falar com você

Como entrar em contato com você?
Mesmo que você já tenha um perfil corporativo no Instagram vale a pena deixar a mostra seus principais canais de contato, ex: endereço de e-mail, telefone, endereço físico, etc.

Por que fazer isso se no perfil corporativo ele já apresenta botões (call to action) específicos para isso?

Inserindo essas informações diretamente na Bio, você aumenta a visibilidade dessa informação. Querendo ou não, ao utilizar os botões, os contatos da sua empresa ficam “escondidos” e não ficam aparentes ao primeiro olhar.

Abaixo você pode conferir as dicas que o professor Fernando Souza, do Curso de Instagram, deixou sobre esse tema.

# Bônus: Link na Bio

Muitas marcas querem divulgar links em suas postagens do Instagram, mas esse recurso ainda não está disponível. Uma forma de contornar esse problema é utilizando o linktr.ee.

O linktr.ee é uma ferramenta gratuita que te permite divulgar apenas um link na sua Bio, mas que ao ser clicada exibe uma lista de vearios outros links que podem ser gerenciados na sua conta.

# Bônus 2: use Emojis

Os emojis dão um toque mais humano para sua Bio, além de serem uma ótima forma de abreviar palavras e economizar caracteres. Por exemplo, na hora de inserir seu telefone, você pode colocar um 📞 ao invés de escrever “Tel:”.

Exemplos de Marcas com Bio bacana no Instagram

Clique na imagem para ampliar.

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
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