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Leilão do Google Ads: entenda como ele funciona

Leilão do Google Ads: entenda como ele funciona

Entenda a forma como funciona o leilão do Google Ads e como aproveitá-lo para pagar menos ao anunciar.

Entender como funciona o leilão do Google Ads é essencial para conseguir os melhores resultados com os anúncios. Afinal, nem sempre o maior valor de pagamento irá garantir a primeira posição entre os anunciantes.

Para tirar o melhor resultado, é preciso entender o funcionamento do Google Ads e como tirar o melhor resultado dele. A seguir vamos explicar como ele funciona e como melhorar seus resultados.

Como funciona o leilão do Google Ads?

O leilão do Google Ads tem como base os valores que os anunciantes se comprometem a pagar para aparecer entre os resultados de busca. Entretanto, existem outros fatores que influenciam o resultado e tornam ele um pouco mais complicado.

Abaixo, vamos explicar passo a passo o que cada um dos fatores do leilão significa, e por fim explicar como eles se relacionam.

Valor do lance (CPC máximo)

Os lances do leilão são feito com base em quanto cada anunciante está disposto a pagar por clique. Esse Custo Por Clique Máximo (CPC Máximo), é a base do processo. Ele diz respeito ao maior valor que o Google irá cobrar de cada pessoa interessada em investir em anúncios.

Índice de Qualidade (IQ)

O Índice de Qualidade do leilão do Google Ads é um fator muito importante na hora de determinar quem o Google irá colocar em primeiro lugar entre os anunciantes. Afinal, ele diz respeito à quão relevante o seu link é para quem está procurando.

Um exemplo de anúncio que terá um IQ baixo é se você tem um site de viagens para a Europa e tenta posicionar anúncios de viagem para a Itália em uma pesquisa de quem está buscando por “passagens para o Chile”. Existe uma baixa relação entre os fatores, então a qualidade do link é considerada mais baixa.

Já se você produz muito conteúdo e valor referente ao assunto do anúncio, pode ter certeza que vai contar com um IQ mais alto.

Classificação do Anúncio

A classificação do anúncio é um valor obtido quando multiplicamos o CPC Máximo pelo Índice de Qualidade.

Digamos, por exemplo, que em um dado leilão do Google Ads você oferece um CPC Máximo de R$ 3,00, enquanto seu site conta com um IQ também de 3. Portanto, a sua Classificação do Anúncio será de 9.

Enquanto isso, seu concorrente ofereceu um CPC Máximo de R$ 4,00. Entretanto, a página deste concorrente conta com um IQ de apenas 2. Portanto, o valor da Classificação do Anúncio será de 8.

Neste exemplo, o valor da classificação do concorrente está abaixo do seu, portanto o seu anúncio irá aparecer acima do dele. A ordem dos anúncios segue rigorosamente a classificação do anúncio.

CPC Pago

O CPC Pago diz respeito a quanto realmente será pago por cada anunciante participando do leilão do Google Ads para cada clique feito em sua página. Este valor depende dos seus concorrentes.

A fórmula para determinar o CPC Pago por um dado anúncio é uma simples divisão da Classificação do Anúncio posicionado logo abaixo pelo Índice de Qualidade do próprio anúncio.

Vamos seguir com o exemplo que demos acima. Se o seu adversário conta com uma Classificação de 8 e o seu Índice de Qualidade é 3, basta fazer a divisão. O valor será de R$ 2,66 por clique.

Como conseguir melhores resultados no Leilão do Google Ads

A melhor forma de conseguir melhorar seu desempenho no Leilão do Google Ads é trabalhando diretamente sobre o Índice de Qualidade. Afinal, este é um valor que irá influenciar não só a Classificação do seu anúncio como também o quanto você irá pagar por clique no final das contas.

Existem muitas formas de melhorar o Índice de Qualidade. Entretanto, todas elas estão relacionadas à produção de mais conteúdos e na criação de mais páginas relevantes sobre os assuntos relacionados aos anúncios.

O próximo passo…

Agora que você sabe como o leilão do Google Ads funciona, é hora de aprender a fazer melhores anúncios e subir seu Índice de Qualidade.

Que tal, por exemplo, entender como fazer um melhor anúncio ao entender como trabalhar melhor a Correspondência de Palavras-Chave ou então compreender como usar as Extensões de Anúncio?

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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