Para instalar o WordPress diretamente na hospedagem você pode optar por dois caminhos. A instalação pode ser feita: com instaladores automáticos ou manualmente.

Se o que você procura é a instalação do WP em seu computador, veja como instalar o WordPress localhost. Uma vez que já vimos aqui no Curso de WordPress Gratuito que existem vantagens e desvantagens em ambos os tipos de instalação (local ou na hospedagem), é importante que você escolha com sabedoria.

Reproduzir vídeo
4.9
4.9/5

(508 avaliações)

Crie seu site com o poderoso WordPress. Aprenda a instalar, configurar e administrar seu site com todos os recursos nativos do WP. Curso 100% gratuito e online!

Instalação automática

A instalação automática do WordPress pode ser feita por meio de ferramentas disponibilizadas pela hospedagem. Esse é o método mais fácil e rápido, por isso é o mais recomendado para iniciantes.

A maioria das hospedagens oferece instaladores do WordPress bem simplificados, já que eles permitem a instalação do WP de maneira rápida e em poucos cliques.

É importante lembrar que cada empresa de hospedagem pode oferecer uma ferramenta de instalação diferente ou até mesmo não oferecer ferramenta alguma. Mas, nos dias de hoje isso é bem difícil acontecer, visto que muita gente precisa instalar o WordPress.

Confira abaixo como instalar o WordPress de acordo com a hospedagem:

Instalação manual

Para instalar o WordPress manualmente na sua hospedagem, basta seguir os mesmos passos da instalação local do WordPress.

No entanto, a diferença será que os arquivos devem ser enviados via FTP e o banco de dados criado diretamente na hospedagem.

Para enviar arquivos via FTP você vai precisar de um software específico. Por isso recomendamos o uso do Filezilla, que é gratuito e bem simples de utilizar.

Manualmente Instalar WordPress na Hospedagem com o Filezilla
Interface do Filezilla – Estabelecendo uma conexão FTP

Uma vez instalado, o Filezilla permite que você estabeleça uma conexão entre o seu computador o servidor que contratou na hospedagem. Para estabelecer essa conexão no Filezilla, você vai precisar de algumas informações da sua hospedagem:

  • Endereço FTP (host FTP)
  • Usuário de FTP
  • Senha do FTP
  • Porta utilizada (geralmente é a 21)

Uma vez que você pegou essas informações, preencha os campos do Filezilla e clique no botão Conexão Rápida. O software então vai tentar se conectar com o seu servidor.

Conexão FTP com Filezilla

Com a conexão estabelecida, você poderá enviar arquivos do seu computador para o seu servidor e vice versa. Perceba que no Filezilla, você encontrará os arquivos do seu computador no lado esquerdo. Já no lado direito, você encontrará os aqruivos da sua hospedagem.

Para realizar o envio de arquivos, basta selecioná-los com o mouse e clicar com o botão direito, selecionando a opção Upload.

Hospedagens para WordPress

Existem muitas empresas de hospedagens para WordPress. Vamos separá-las em 3 grupos: hospedagens especializadas, internacionais e nacionais.

Hospedagens especializadas

Essas são empresas que fazem a hospedagem somente de sites WordPress. Geralmente possuem um operação inteira otimizada para o WP. Em outras palavras, isso quer dizer que desde o vendedor até o cara do suporte, todos são especializados no WordPress.

Pressable

Uma excelente opção para agências e empresas que possuem mais de um site.

Prós: tem um preço super acessível (a partir de 5 sites), foi adquirida pela Automattic (empresa que detentora do wordpress.com), serviço e suporte de qualidade e ainda oferece um plano Premium do JetPack para cada site hospedado lá.

Contras: não oferece e-mail, limita a utilização de acordo com a quantidade de pageviews, suporte apenas em inglês e pagamento em dólares.

WP Engine

Essa é uma das principais hospedagens para WordPress no mundo. Famosa pela qualidade do serviço e do suporte, a WP Engine é uma das referências.

Prós: qualidade de serviço e suporte. Ferramentas para criar ambientes de staging (testes), sistemas de cache, painel de fácil utilização.

Contras: não oferece e-mail, limita os pageviews, suporte apenas em inglês, pagamento em dólares e valor mais elevado.

Kinsta

Kinsta é uma empresa de hospedagem especializada em WordPress, conhecida pela sua preocupação com performance e velocidade.

Prós: usa a infraestrutura Google Cloud o que te permite escolher a região dos seus servidores, incluindo servidores no Brasil. Além disso oferece muitos recursos interessantes como: CDN inclusa, integração nativa com New Relic, um sistema próprio de cache, ambiente de staging, Redis (cobrado a parte) e Elasticsearch (cobrado a parte).

Contras: não oferece e-mail, limita pageviews, suporte apenas em inglês e pouco esforçados em realmente ajudar (costumam enviar links de artigos), pagamento em dólares e valor elevado.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.