Quer aprender na prática? Conheça o Marketing Digital Expert
Dias
Horas
Min
Seg

Como instalar o WordPress na hospedagem?

Se você já possui uma hospedagem e quer instalar o WordPress nela, siga esse passo a passo.

Para instalar o WordPress diretamente na hospedagem você pode optar por dois caminhos. A instalação pode ser feita: com instaladores automáticos ou manualmente.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Conheça o curso

Se o que você procura é a instalação do WP em seu computador, veja como instalar o WordPress localhost. Uma vez que já vimos aqui no Curso de WordPress Gratuito que existem vantagens e desvantagens em ambos os tipos de instalação (local ou na hospedagem), é importante que você escolha com sabedoria.

Instalação automática

A instalação automática do WordPress pode ser feita por meio de ferramentas disponibilizadas pela hospedagem. Esse é o método mais fácil e rápido, por isso é o mais recomendado para iniciantes.

A maioria das hospedagens oferece instaladores do WordPress bem simplificados, já que eles permitem a instalação do WP de maneira rápida e em poucos cliques.

É importante lembrar que cada empresa de hospedagem pode oferecer uma ferramenta de instalação diferente ou até mesmo não oferecer ferramenta alguma. Mas, nos dias de hoje isso é bem difícil acontecer, visto que muita gente precisa instalar o WordPress.

Confira abaixo como instalar o WordPress de acordo com a hospedagem:

Instalação manual

Para instalar o WordPress manualmente na sua hospedagem, basta seguir os mesmos passos da instalação local do WordPress.

No entanto, a diferença será que os arquivos devem ser enviados via FTP e o banco de dados criado diretamente na hospedagem.

Para enviar arquivos via FTP você vai precisar de um software específico. Por isso recomendamos o uso do Filezilla, que é gratuito e bem simples de utilizar.

Manualmente Instalar WordPress na Hospedagem com o Filezilla
Interface do Filezilla – Estabelecendo uma conexão FTP

Uma vez instalado, o Filezilla permite que você estabeleça uma conexão entre o seu computador o servidor que contratou na hospedagem. Para estabelecer essa conexão no Filezilla, você vai precisar de algumas informações da sua hospedagem:

  • Endereço FTP (host FTP)
  • Usuário de FTP
  • Senha do FTP
  • Porta utilizada (geralmente é a 21)

Uma vez que você pegou essas informações, preencha os campos do Filezilla e clique no botão Conexão Rápida. O software então vai tentar se conectar com o seu servidor.

Conexão FTP com Filezilla

Com a conexão estabelecida, você poderá enviar arquivos do seu computador para o seu servidor e vice versa. Perceba que no Filezilla, você encontrará os arquivos do seu computador no lado esquerdo. Já no lado direito, você encontrará os aqruivos da sua hospedagem.

Para realizar o envio de arquivos, basta selecioná-los com o mouse e clicar com o botão direito, selecionando a opção Upload.

Hospedagens para WordPress

Existem muitas empresas de hospedagens para WordPress. Vamos separá-las em 3 grupos: hospedagens especializadas, internacionais e nacionais.

Hospedagens especializadas

Essas são empresas que fazem a hospedagem somente de sites WordPress. Geralmente possuem um operação inteira otimizada para o WP. Em outras palavras, isso quer dizer que desde o vendedor até o cara do suporte, todos são especializados no WordPress.

Pressable

Uma excelente opção para agências e empresas que possuem mais de um site.

Prós: tem um preço super acessível (a partir de 5 sites), foi adquirida pela Automattic (empresa que detentora do wordpress.com), serviço e suporte de qualidade e ainda oferece um plano Premium do JetPack para cada site hospedado lá.

Contras: não oferece e-mail, limita a utilização de acordo com a quantidade de pageviews, suporte apenas em inglês e pagamento em dólares.

WP Engine

Essa é uma das principais hospedagens para WordPress no mundo. Famosa pela qualidade do serviço e do suporte, a WP Engine é uma das referências.

Prós: qualidade de serviço e suporte. Ferramentas para criar ambientes de staging (testes), sistemas de cache, painel de fácil utilização.

Contras: não oferece e-mail, limita os pageviews, suporte apenas em inglês, pagamento em dólares e valor mais elevado.

Kinsta

Kinsta é uma empresa de hospedagem especializada em WordPress, conhecida pela sua preocupação com performance e velocidade.

Prós: usa a infraestrutura Google Cloud o que te permite escolher a região dos seus servidores, incluindo servidores no Brasil. Além disso oferece muitos recursos interessantes como: CDN inclusa, integração nativa com New Relic, um sistema próprio de cache, ambiente de staging, Redis (cobrado a parte) e Elasticsearch (cobrado a parte).

Contras: não oferece e-mail, limita pageviews, suporte apenas em inglês e pouco esforçados em realmente ajudar (costumam enviar links de artigos), pagamento em dólares e valor elevado.

Professor
Dúvidas
Fórum de dúvidas disponível apenas para assinantes.

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Mirago a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.