Conceitos de SEO

Conceitos de SEO

É hora de desmistificar o SEO e saber como realmente funciona o trabalho de otimização de um site para os mecanismos de busca.
conceitos de seo

É hora de desmistificar os conceitos de SEO e saber como realmente funciona o trabalho de otimização de um site para os mecanismos de busca.

No texto a seguir, iremos te ajudar a entender o que é verdade e mentira sobre o SEO, esta importante estratégia de marketing digital que ajuda as empresas a conquistarem tráfego orgânico qualificado.

Fatia de mercado do Google

Esse nosso Curso Básico de SEO irá se focar em explicar a aplicação das técnicas para o Google. Isso porque, apesar de diversos buscadores existirem e terem fatias relevantes do mercado, a porção acompanhada pelo Google é muito maior.

Segundo a Statscounter, 97% das pesquisas realizadas em Março de 2019 no Brasil foram através do Google e suas plataformas. A pesquisa aponta que os maiores concorrentes são o Bing e o Yahoo, com 1,8% e 1,6% respectivamente.

O Google é adaptativo

Um dos conceitos importantes no SEO é o de que o Google não segue um único padrão. Dependendo do assunto, muita coisa pode mudar nos resultados.

As possibilidades que o Google apresenta são variadas de acordo com o tipo de procura que você realiza. Por isso, se a pesquisa que você faz costuma gerar mais cliques em vídeos, ele irá mostrar esses vídeos em destaque. O mesmo vale para imagens, compra de produtos e outras possibilidades.

Experimente, por exemplo, procurar pelo elenco de um filme como o Titanic. Esse tipo de pesquisa acaba resultando em uma lista de atores no topo. Por isso dizemos que o Google é adaptativo.

Google é um banco de intenções

Você já percebeu como mesmo quando você não sabe bem o que está procurando, o Google consegue de certa forma te entender? Isso acontece porque o Google se tornou um banco de intenções.

banco de intenções

Mas o que quer dizer afirmar que o Google é um banco de intenções? Basicamente, quer dizer que ele observou o comportamento de milhões de usuários até chegar em um algoritmo que o permite adivinhar o que você está procurando com poucas informações.

Evolução do Google

O Google não é a mesma plataforma que foi lançada em 1998. Ele sofreu alterações e sua forma de ranqueamento foi se alterando com o tempo.

Sendo assim, os conceitos de SEO do passado não são os mesmos no dia de hoje.

OBS: para entender melhor o que foi explicado na aula, você pode ver o vídeo disponível para download na aba Materiais.

Um conceito de SEO que nunca muda: empatia

Desde sempre o Google se preocupa em oferecer experiências incríveis aos seus usuários.

Se tem um conceito que nunca mudou desde o primeiro dia em que o Google nasceu é: foco no usuário.

O Google tem uma missão:

“Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.”

Se a missão do Google é realmente fornecer informações úteis e acessíveis, de maneira organizada, adivinha quem ele vai querer exibir nas primeiras posições?

Exato. Aqueles que entenderem isso e conseguirem enxergar no conteúdo que produzem uma forma de ser útil.

SEO não é só aparecer em primeiro

Você sabe que o significado da sigla é Search Engine Optimization, mas da onde surge essa otimização? Em geral, nós associamos simplesmente com estar entre os primeiros da pesquisa, mas na verdade é preciso pensar isso além.

Quando você apenas se coloca em primeiro nas pesquisas sem pensar muito nos critérios, você pode acabar atraindo um público não qualificado. Isso significa ter que atender pessoas que não estão, na verdade, interessadas no seu produto.

A qualificação do público que chega até o seu canal é um conceito importante de se manter na cabeça.

O próximo passo…

Agora que você começou a entender os conceitos de SEO mais básicos, que tal entender um pouco mais sobre o assunto?

Você pode começar lendo o nosso e-book SEO Descomplicado, um verdadeiro guia que serve tanto como glossário quanto como base para saber por onde começar a estudar.

Além disso, é preciso começar a entender como o SEO se relaciona com sites. Nós podemos te ajudar com o SEO para WordPress, caso você tenha interesse em um site mais eficiente para as pesquisas.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.9
4.9/5
(1602 avaliações)

Use o SEO (Search Engine Optimization) para Otimizar seu Site e ganhar mais Vibilidade na Busca Orgânica. Curso de SEO 100% Gratuito e Online. Comece Já!

Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago. Comece agora!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática