Configurações de Escrita do WordPress

Acesse essa aula GRATUITAMENTE Já possui uma conta?
Entenda como funcionam as Configurações de Escrita do Wordpress.

As configurações de escrita do WordPress são uma das mais simples. No entanto, vimos aqui no Curso de WordPress Gratuito o quão importante é fazer todas as configurações do WP corretamente.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Algumas telas de configuração do WordPress exigem várias alterações e ajustes. Por outro lado, as configurações de escrita não requerem nenhum tipo de intervenção ou modificação.

Configurações de Escrita do WordPress
Configurações de Escrita do WordPress

Opções de Configuração de Escrita no WordPress

Embora não tenha muito o que fazer nesta tela, existem algumas opções que podem ser úteis. Confira:

Categorias padrão de post

Selecione uma categoria padrão aqui e toda vez que criar um post no WordPress, essa categoria já estará selecionada.

Formato padrão do post

Selecione um formato e ao criar um novo post, ele sempre estará marcado no formato padrão. Os formatos de post foram inspirados no Tumblr e poder dar um ar diferente para seus post, uma vez que o seu tema pode (ou não) apresentar um layout diferente para cada formato.

Publicar por e-mail

Esta configuração não costuma chamar muita atenção, já que não é algo extremamente útil para a maioria dos usuários WordPress. Ele possibilita que você crie posts no WP a partir de e-mails.

A lógica é a seguinte: você cria um endereço de e-mail secreto, que ninguém, além de você, conheça. Em seguida, cadastra as informações de acesso a esse e-mail no WordPress, que por sua vez acessará esse e-mail para checar novas mensagens.

Dessa forma, toda vez que ele receber um novo e-mail, o WP automaticamente pega o conteúdo do e-mail e publica ele como um post.

Ok, mas quem precisaria disso não é mesmo? O WordPress já tem aplicativo para Android/iOS e o painel admin pode ser acessado pelo smartphone. Em outras palavras, é muito fácil publicar conteúdo no WordPress.

Em algumas circunstâncias esse recurso pode ser bem interessante. Por exemplo: imagine que você é jornalista e está cobrindo uma área de guerra. Talvez passe boa parte do seu dia em momentos difíceis e sem condições de carregar um notebook. Uma simples mensagem de e-mail pode render um furo importante.

Já é sabido que esse recurso deve ser descontinuado em breve, mas se quiser utilizá-lo certifique-se de usar um endereço de e-mail bem difícil e não divulgá-lo em nenhum lugar. Caso contrário, qualquer mensagem enviada e esse endereço será automaticamente publicada em seu WordPress.

Para utilizar esse recurso preencha os campos abaixo.

  • Servidor de e-mail: endereço do servidor POP3 do seu e-mail.
  • Porta: a porta para conexão pop3.
  • Nome de usuário: geralmente o endereço de e-mail completo. Procure criar um endereço de e-mail bem complexo e difícil de descobrir, por exemplo: [email protected]
  • Senha: insira a senha do seu e-mail.
  • Categoria de e-mail padrão: em qual categoria as mensagens por e-mail serão publicadas no WordPress.

Serviços de atualização (Ping)

Os serviços de atualização basicamente oferecem uma forma do seu site enviar um ping, após a criação de um novo conteúdo. Dessa forma, a cada novo post ou atualização de post, seu WP enviará um ping para esses serviços avisando que tem conteúdo novo em seu site.

Por padrão, o WordPress já vem configurado com o serviço de ping mais famoso o Ping-o-Matic. Por isso, você encontrará uma caixa com o endereço abaixo já preenchido.

http://rpc.pingomatic.com/

Além do endereço do Ping-o-matic, você também pode incluir outros endereços. Vale citar aqui o endereço do sistema de ping do Google Brasil:

http://blogsearch.google.com.br/ping/RPC2

Abaixo segue uma lista completa de serviços de ping internacionais:

http://rpc.twingly.com
http://api.feedster.com/ping
http://api.moreover.com/RPC2
http://api.moreover.com/ping
http://api.my.yahoo.com/RPC2
http://api.my.yahoo.com/rss/ping
http://www.blogdigger.com/RPC2
http://www.blogshares.com/rpc.php
http://www.blogsnow.com/ping
http://www.blogstreet.com/xrbin/xmlrpc.cgi
http://bulkfeeds.net/rpc
http://www.newsisfree.com/xmlrpctest.php
http://ping.blo.gs/
http://ping.feedburner.com
http://ping.syndic8.com/xmlrpc.php
http://ping.weblogalot.com/rpc.php
http://rpc.blogrolling.com/pinger/
http://rpc.technorati.com/rpc/ping
http://rpc.weblogs.com/RPC2
http://www.feedsubmitter.com
http://blo.gs/ping.php
http://www.pingerati.net
http://www.pingmyblog.com
http://geourl.org/ping
http://ipings.com
http://www.weblogalot.com/ping
http://blogsearch.google.com/ping/RPC2

Você pode cadastrar todos eles se quiser, mas lembre-se sempre de cadastrar seu site no Google Search Console. Em seguida gere seu sitemap XML no WordPress e envie para o Search Console.

Faça isso se quiser realmente ter um cuidado maior com a indexação do seu conteúdo.

Conclusão sobre as configurações de escrita do WordPress

As configurações de escrita não apresentam nenhuma configuração super importante. Geralmente não se altera muitos as configurações por aqui, mas se quiser você pode incrementar sua indexação configurando alguns serviços de ping.

Lembre-se de revisar todas as configurações do WordPress: Configurações Gerais, Leitura, Discussão, Mídia, Links Permanentes e Privacidade.

Professor

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
O curso

Curso WordPress Básico – Gratuito e Online

Crie seu site com o poderoso WordPress. Aprenda a instalar, configurar e administrar seu site com todos os recursos nativos do WP. Curso 100% gratuito e online!
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.