A Consideração de Solução é a penúltima etapa da jornada de compra.

Nesta etapa, o consumidor já entendeu que ele tem um problema a ser resolvido (ou oportunidade a ser aproveitada). Ele já mapeou algumas soluções para seu problema e passa a avaliar cada uma delas.

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O que o consumidor quer fazer durante a Consideração de Solução?

Nesta etapa o consumidor está buscando alternativas para resolver seu problema.

  • Que alternativas eu tenho para resolver meu problema?
  • Quais são as melhores alternativas?
  • Quais alternativas não atendem minhas necessidades?

O que sua marca deve fazer durante a Consideração de Solução?

Sua empresa deve marcar presença e aparecer para pessoas que já estão em busca de soluções. A ideia é ajudar o consumidor a entender que seu produto/serviço é uma boa alternativa para resolver o problema dele.

Lembre-se de explorar seus principais diferenciais e apresentar de forma clara sua proposta de valor. É muito importante deixar claro quais problemas seu produto/serviço atende.

Outro ponto importante é dar senso de urgência, para que o consumidor não postergue a decisão ou então pesquise muitas outras opções disponíveis no mercado.

Exemplo na jornada de compra

Durante a jornada de compras, Pedro identificou que precisava estudar mais a fundo o tema marketing digital, e encontrou algumas escolas, dentre as quais, a Mirago foi uma delas.

Quando acessou o site da Mirago, percebeu que aquele texto lá do início, que abriu para ele uma nova perspectiva na carreira, era exatamente do site da Mirago.

Ele entrou em contato com várias escolas que ofereciam cursos sobre marketing digital. Começou a avaliar todas as opções e viu que precisava de um curso que lhe desse a oportunidade de aprender na prática.

É importante entender que durante a consideração de solução você não está competindo apenas contra os concorrentes diretos.

Neste exemplo, a Mirago não está competindo apenas com outras escolas de marketing digital, mas também com outras formas de melhorar financeiramente. Isso inclui investimentos, escolas profissionalizantes de outras áreas e até a possibilidade do cliente comprar um pequeno negócio!

Aqui é o momento de mostrar ao seu consumidor o quão boa a sua solução é para resolver os problemas dele. Depois, é hora de discutir a decisão de compra.

O próximo passo…

Agora que você está trabalhando a consideração de solução, precisa se aprofundar no seu marketing de conteúdo. Uma forma de entender quais conteúdos são melhores para essa fase é tendo um mapa dos territórios de marca do seu negócio.

Além disso, é preciso entender que esse é um momento importante do fechamento de um negócio. Se o seu produto exige um alto investimento, então pode valer à pena aprender um pouco sobre vendas por telefone. Que tal assistir nosso curso de Inside Sales?

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.