Ganhar seguidores no Instagram

Tópicos
Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
Descubra como ganhar seguidores no Instragram de forma prática e eficiente para cada negócio.

Ganhar seguidores no Instagram é essencial para ampliar sua audiência. Entretanto, não adianta pegar atalhos como compra de seguidores para alcançar um público relevante.

Este artigo faz parte do Curso Instagram Marketing. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Vamos descobrir como você pode ganhar seguidores no Instagram com qualidade e qualificação. Vamos lá?

1. Conecte seu Instagram a outras redes

O Instagram pode ser conectado a outras redes sociais, como o Facebook (que é propriedade da mesma empresa), o Twitter, o Tumblr e mais. Além de ser uma forma de melhorar a comunicação entre seus diferentes canais de comunicação, isso ajuda a ganhar seguidores no Instagram por aumentar o alcance das postagens.

Para ativar as conexões com outras redes basta ir até as opções no aplicativo do Instagram e procurar por “contas vinculadas”.

2. Descubra as melhores hashtags para seus conteúdos

Usar hashtags pode ser mais complicado do que parece à primeira vista. Em muitos sentidos, elas são semelhantes às palavras-chave usadas no SEO e Google Ads.

Para escolher melhor as hashtags para o seu conteúdo no Instagram, é preciso fazer uma pesquisa. Antes de postar uma imagem com uma determinada hashtag, tente procurar pela tag na pesquisa da rede social.

Além de ajudar a encontrar as hashtags com mais movimentação e fluxo, essa pesquisa pode ajudar a entender também com qual tipo de conteúdo a tag está associada. Portanto é uma excelente forma de evitar que seu conteúdo atinja um público que não tem interesse por ele.

3. Não use apenas imagens de estoque

Imagens dos serviços de estoque de fotos são uma forma rápida e prática de conseguir exatamente o que você precisa. Entretanto, pode ser negativo se o seu perfil for dominado por elas. Afinal, uma das coisas mais importantes para os clientes é a personalização.

Tente mesclar o uso de imagens e vídeos comprados com fotos produzidas internamente, vídeos gravados pela própria empresa e infográficos. Sobretudo faça uso de conteúdo feito de forma profissional dentro do próprio negócio. Além disso, evite imagens formadas principalmente por texto.

4. Marque presença de verdade

Não adianta só postar no Feed e nos Stories: é preciso participar. Afinal, de outra forma você será apenas uma marca distante e fria para o seu público.

Existem várias formas de se aproximar do público com interação. Por exemplo:

  • Responder os comentários feitos no seu perfil;
  • Compartilhe no seu Stories quando alguém marcar seu perfil em um stories próprio;
  • Interaja com potenciais clientes e procure ativamente por oportunidades de estabelecer diálogos com as pessoas;
  • Crie conteúdo que incentive engajamento.

5. Use posts patrocinados

Se você tiver verba para expandir seu canal do Instagram, é melhor investir em postagens patrocinadas do que comprar seguidores. Por exemplo: que tal usar o público semelhante do Gerenciador de Negócios para compartilhar um conteúdo com pessoas que tenham perfil semelhante a quem já curtiu sua página?

Esse é um excelente caminho para ganhar seguidores e é completamente legal. Além disso, o resultado é um público realmente ativo e interessado no que você tem a dizer, diferente do que acontece quando se compra seguidores.

6. Crie conteúdo variado

Se o seu conteúdo tiver sempre a mesma cara, então provavelmente você vai perder a atenção do seu público. Portanto seu engajamento irá diminuir e você aparecerá para menos usuários novos. Isso quer dizer que você não conseguirá muitos novos seguidores.

Jornada de Compra e Territórios de Marca

Entretanto, ao variar seu conteúdo você terá chances muito maiores de ter uma audiência engajada e que compartilha. Uma excelente ferramenta para fazer conteúdo bem variado é traçar um território de marca que sirva de base para escolher os assuntos e depois aproveitar para varias os formatos entre imagem, carrossel e vídeo.

7. Analise a concorrência

Fazer uma análise da concorrência pode ser útil em diversas áreas do marketing digital. Uma das principais é nas mídias sociais.

Para fazer uma análise da concorrência do Instagram, identifique os perfis dos concorrentes e faça uma análise completa. Sobretudo, faça esses questionamentos:

  • Com que frequência os concorrentes publicam?
  • Que tipo de conteúdo dos concorrentes tem mais engajamento?
  • Como os concorrentes trabalham os Stories?
  • Quais as principais diferenças entre o seu perfil e o dos principais concorrentes?

8. Use ferramentas que ajudem a gerenciar a conta

Existem muitas ferramentas que ajudam a gerir sua conta de Instagram e tirar mais informações estatísticas sobre ela. Além de ajudarem a agendar as publicações, essas ferramentas também permitem que você consiga insights sobre o que está fazendo.

Existem muitas opções de ferramentas que você pode usar para isso. Uma dica é começar com o Hootsuite, que tem uma boa quantidade de postagens no gratuito. Depois você pode passar para o mLabs ou o Etus.

9. Tenha um calendário de publicação

Publicar com regularidade é essencial para que o publico possa se antecipar aos conteúdos que gosta mais. Criar um calendário de publicação significa ter uma data certa para publicar formatos e assuntos específicos.

Modelo de calendário editorial
Modelo de calendário editorial

Por exemplo: você pode separar as quartas-feiras para publicar vídeos sobre um determinado assunto. Dessa forma você conseguirá atrair mais público do que se publicar aleatoriamente. Além disso, vai conseguir determinar melhor os horários ideais para publicação.

10. Crie uma brand persona

A brand persona é uma voz fictícia que a marca usa para atingir o público de forma menos fria. Apesar de ser um conceito que precisa ser planejado e construído, ela deve ser uma extensão natural da marca.

Criar uma brand persona é uma questão de pesquisa e foco em branding. Além disso é preciso que a linguagem da brand persona tenha apelo com o público-alvo.

Público alvo vs Buyer Persona
Público alvo vs Buyer Persona

Um bom exemplo de brand persona bem aplicada é o da Netflix, que age como uma pessoa fissurada em audiovisual que indica séries e filmes nas redes sociais.

11. Interaja para atrair engajamento

Atrair engajamento é uma questão de estar em evidência. Uma boa forma de trabalhar neste sentido é interagindo com outras marcas.

Se você estiver seguindo as dicas que demos acima, vai perceber que engajar com outras marcas tem uma forte conexão com ter uma brand persona.

12. Mantenha um olho nos dados

Durante toda a produção de conteúdo para as mídias sociais, é importante manter sempre um olho nos dados estatísticos. Afinal, eles indicam o que está dando certo ou errado no seu processo.

Acompanhar os dados estatísticos é muito importante para ganhar seguidores no Instagram. Afinal, esse é uma forma de acompanhar em tempo real o que está dando certo ou errado. Assim você pode corrigir o rumo da sua situação caso as coisas saiam do controle no meio do processo.

Por fim, é importante analisar os dados ao fim de determinados ciclos. Isso pode ajudar a encontrar mais informações sobre o que repetir e o que deixar de fazer em relação ao seu Instagram.

13. Acerte os horários de publicação

O público não está o tempo todo no Instagram. Por exemplo: a madrugada é um péssimo momento para programar postagens, já que seu público vai estar dormindo. Entretanto, cada audiência tem seus próprios horários melhores.

A única forma de descobrir a melhor forma de postar é através de testes. Isso significa postar em vários horários aleatórios e comparar os resultados. Depois, basta ir testando e comparando os resultados dos horários que tiverem melhores desempenhos até entender melhor o comportamento do seu público.

14. Faça um perfil atraente

Não adianta nada postar pensando em ganhar seguidores no Instagram se o seu perfil não for atraente. Mas o que significa ter um perfil atraente?

Em resumo, tornar um perfil atraente significa misturar um conteúdo relevante e bem variado com um perfil bem resumido. Existem ferramentas que podem ajudar a direcionar seu público para mais links através do link da Bio. Por exemplo: o Linktree permite a criação de um hub de links para direcionar para mais páginas interessantes.

É importante também fazer uma boa Bio do Instagram para convencer o público a seguir seu perfil.

15. Abuse do geotagging

O geotagging é uma ferramenta do Instagram que permite que o sua foto tenha uma localização geográfica associada. Além de ajudar a atrair maior interesse para locais importantes para sua marca, como uma loja ou sede, esse também é um caminho excelente para criar empatia para a marca.

16. Promova seu perfil em outros canais de comunicação

Se você tem outros canais de comunicação eficientes, é importante falar sobre seu perfil do Instagram neles para que a audiência possa ter esse conhecimento.

Digamos, por exemplo, que você tenha um canal de YouTube relativamente popular. É importante usar essa capacidade de comunicação para falar do seu perfil de Instagram para ganhar seguidores.

Entretanto, não adianta tentar migrar uma audiência de um canal para outro se eles oferecerem rigorosamente o mesmo conteúdo. Se o seu conteúdo variar entre os canais, fica mais fácil que a audiência se interesse em acompanhar você em todos os grupos.

17. Faça muitos Stories

Os Stories tem uma excelente taxa de entrega e geram muito interesse no público. Por isso é mais do que permitido que você abuse dessa ferramenta no Stories.

Se você aproveitar o formato do Stories para produzir conteúdo relevante e que gere compartilhamentos, com toda certeza irá conseguir ganhar seguidores no Instagram.

18. Faça Postagens em colaboração

Fazer parcerias de conteúdo é uma técnica antiga e que continua muito usada por um motivo: ela funciona. Portanto é interessante identificar potenciais parceiros de conteúdo e oferecer colaborações para que o público dele venha também para seu perfil.

Identificar um potencial parceiro de conteúdo é simples. Basta que ele siga uma certa restrição:

  • Procure por perfis que tenham audiências semelhantes ao seu públic-alvo;
  • Evite concorrentes direto que oferecem soluções para os mesmos problemas que você;
  • Crie conteúdo que faça sentido para ambos os perfis.

19. Aprenda a fazer legendas mais atraentes

Fazer legendas para o Instagram é uma questão de aprendizado. Existem muitas técnicas eficientes, mas poucas são tão reconhecidas quanto o copywriting.

O copywriting é uma técnica de escrita que foca em escrever textos mais atraentes ao público. Como o Instagram oferece pouco espaço para escrever e a audiência espera mais conteúdo visual que escrito por lá, é preciso desenvolver habilidades de escrita curta.

20. Entenda como usar CTAs

As Call to Actions são frases que ajudam a direcionar a audiência a realizar certas ações. Elas são uma aplicação específica do copywrite e podem ser usadas para levar seu público a fazer algo que te interessa.

Por exemplo: se você tiver um bom conhecimento do seu público e de CTAs, pode fazer frases que levam as pessoas a seguir seu perfil.

21. Nunca compre seguidores!

Em seu objetivo de ganhar seguidores do Instagram, provavelmente você via ficar tentado a comprar seguidores nos vários serviços do tipo que existem pela internet. Nunca faça isso!

Existem vários motivos que tornam pouco recomendável a compra de seguidores. Por exemplo:

  • Seguidores reais comprados tem pouco interesse no seu conteúdo e não irão engajar ou interagir;
  • Muitos serviços oferecem seguidores reais, mas boa parte trabalha secretamente com bots;
  • Contas falsas usadas para inflar esses serviços são constantemente deletadas pelo Instagram, então seu investimento pode acabar gerando zero retorno;
  • Mesmo que os seguidores comprados sejam pessoas reais, dificilmente eles irão comprar seu produto ou serviço.

22. Aprenda mais sobre Instagram Marketing

Existe muito para se aprender sobre Instagram Marketing e como aproveitar melhor as técnicas de ganhar seguidores. Por exemplo: você pode querer entender melhor como criar anúncios no Instagram, como planejar seu conteúdo ou como atrair interações.

Por isso é importante estar sempre estudando Instagram Marketing e aprofundando seus conhecimentos nos assuntos relacionados a essa rede social que continua em crescimento.

Curso Instagram Marketing
Curso Instagram Marketing

A Mirago conta com um curso de Instagram Marketing que pode servir de base para você começar a se aprofundar no assunto. Confira o curso no link!

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
O curso

Curso Instagram Marketing

Utilize o Instagram para contar a história da sua Marca. Entenda como é possível criar uma Estratégia que une Branding e Performance. Inscreva-se!
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.