Conta Comercial no Instagram: O que é e como criar a sua?

Conta Comercial no Instagram: O que é e como criar a sua?

Entenda se a conta comercial do Instagram é para você ou não. Saiba tudo sobre suas vantagens e como obtê-la.

Você sabia que ter uma conta comercial no Instagram pode ser uma boa estratégia para ter mais sucesso nas suas campanhas? É isso mesmo!

De acordo com dados da companhia Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de países com mais usuários conectados no Instagram diariamente, chegando a mais de 119 milhões de IGs ativos. 

Além disso, com base em uma pesquisa feita pela Opinion Box, empresa que oferece soluções de pesquisa de mercado online, foi descoberto que:

  • 82% seguem alguma marca ou empresa;
  • 52% já comprou produto ou serviço que descobriu no Instagram;
  • 49% já comprou produto ou serviço indicado por alguém no Instagram;
  • 42% já usaram o Instagram para tirar dúvidas ou reclamar com empresas;
  • 22% tem conta comercial;

Diante dessas informações, fica claro que ter a sua empresa ativa no Instagram ou utilizar a rede social para aumentar os resultados de seu cliente é uma excelente opção. 

Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo o artigo!

Daniel Galvão
Curso Facebook Ads e Instagram Ads
Aula: Conta Comercial no Instagram: O que é e como criar a sua?
09:03

O que é a conta comercial no Instagram?

Criar uma conta comercial no Instagram é uma estratégia muito utilizada por empresas, seja de pequeno ou grande porte e, ainda, por pessoas que desejam crescer o seu perfil, analisando as métricas disponibilizadas pela rede social.  

Se você ainda não conhece esse recurso e acredita que a sua empresa tem a necessidade de conhecer melhor o seu público-alvo presente no Instagram, além de entender o que está fazendo para melhorar a sua comunicação, este é o lugar certo. 

A conta comercial no Instagram é uma função disponibilizada pela rede social, capaz de avaliar e proporcionar melhores resultados para sua empresa. 

Com ela, você poderá obter insights para as novas publicações e entender quais são os pontos de melhoria daquelas que já estão postadas. Ou seja, se você precisa atingir um público específico e acredita que as suas campanhas não estão surtindo efeito, analisar as métricas oferecidas por esse recurso, poderá te ajudar a entender quais os principais erros e acertos. 

Funcionalidades da conta comercial no Instagram

Além de ser uma grande fonte de entretenimento, educação e informação nos dias de hoje para muita gente, as redes sociais possibilitam que as empresas tenham mais visibilidade, aumentando o seu número de conversões. 

O Instagram, principalmente, é uma excelente oportunidade de atingir seu público de maneira frequente, com o objetivo de construir um relacionamento com estas pessoas e, eventualmente, vender produtos e serviços a elas.

Em razão disso, é fundamental que você conheça as principais vantagens dessa função, podendo ser crucial para o crescimento do seu negócio ou o aumento das vendas do seu cliente. Veja a seguir:

Acessar as métricas

Com a conta comercial do Instagram, você pode acompanhar as métricas, entender e otimizar os resultados da sua estratégia na rede social.

Entre as métricas que podem ser analisadas no Instagram comercial estão:

  • alcance: indica o número total de usuários que visualizaram as suas publicações, sejam elas no feed ou nos stories;
  • impressões: diz respeito a quantidade de vezes que um mesmo post foi visto pelos usuários;
  • atividades dos seguidores: mostra o tempo médio que os seguidores passam no Instagram, os horários mais acessados e os dias da semana que estão mais ativos;
  • visualizações de vídeos: quantas vezes o seu vídeo foi visto pelos usuários;
  • cliques do link na bio: número de usuários que acessaram seu link na bio;
  • posts salvos: mostra o número de usuários que salvaram uma determinada publicação;
  • respostas de stories: quantas pessoas viram o vídeo e enviaram uma resposta via direct;
  • dados demográficos: faixa etária, gênero e localização;

As métricas são de extrema importância para entender os acontecimentos do passado e também para projetar o futuro das suas campanhas. 

No marketing digital, sempre que definimos um objetivo, devemos definir quais serão as principais métricas que vão nos indicar se estamos sendo eficientes ou não.

Conhecer o seu público

As métricas vão te ajudar a conhecer melhor seu público, construir e otimizar suas buyer personas e até definir ICP (Ideal Customer Profile), ou seja, potenciais clientes que possuem o perfil e as características ideais para serem atendidos pela sua empresa. 

A conta comercial é capaz de mostrar diversas informações sobre o seu público, como:

  • seguidores: número de pessoas que seguem aquele perfil e a evolução de ganho vs perda ao longo do tempo;
  • localização: o país, cidade, bairro ou estado que o seu público mais está presente;
  • faixa etária: a idade dos seus seguidores em geral  ou separada por sexo;
  • gênero: o sexo dos seus seguidores.
  • dia/hora de acesso: quais dias e horários seus seguidores estão mais ativos no Instagram.

Ter essas informações facilita a tomada de decisão, indicando quais as melhores ações a serem feitas, a fim de atingir de maneira mais assertiva o seu público. 

Otimizar sua estratégia

Ter uma conta comercial no Instagram é uma forma de otimizar as suas estratégias de Marketing Digital, medindo os resultados e podendo ajustar a rota quando necessário. 

Imagine que você investiu em ações para trazer mais clientes para a sua empresa, como a divulgação diária de conteúdos relacionados ao tema de produtos para higiene pessoal. No entanto, essas postagens estão tendo pouca visualização e números baixos em alcance e impressões. 

O que você vai fazer neste momento? Com a conta comercial, você poderá avaliar qual o perfil de público que está mais interagindo, visualizando e clicando no link que está na bio (ou links das postagens nos stories), para conseguir mudar a estratégia e mudar o foco das publicações. No entanto, sem esse recurso, você estaria “no escuro” e, provavelmente, iria demorar mais tempo para perceber, perdendo oportunidades de vendas. 

Por isso, otimizar as suas campanhas é fundamental para ter mais resultados no fim do mês e ainda ter uma comunicação mais assertiva com os clientes que já conhecem a sua marca há algum tempo. 

Utilizar os botões interativos – CTA (Call to Action)

Outra função do perfil comercial no Instagram é inserir, além do link na bio, botões interativos com chamadas para ação, com o objetivo de direcionar os usuários para alguma página específica, como o WhatsApp, por exemplo. 

Esse recurso possibilita iniciar conversas diretas fora do Instagram e adicionar a pessoa como um contato no celular. 

O botão pode ser utilizado em perfis comuns e contas empresariais que desejam oferecer o WhatsApp como forma de contato para seus seguidores na rede social. 

Para que isso seja possível, é necessário realizar o procedimento de autenticação, sendo  enviado um código de verificação por mensagem para liberar o recurso no perfil.

Promover seus posts

Suas publicações não estão atingindo um número de usuários significativos com base na quantidade de seguidores do seu perfil? Essa é uma dificuldade encontrada não só para as empresas, mas também para as contas pessoais.

Para que o seu post tenha um bom número de visualizações, impressões e cliques nos links, uma ótima opção é promovê-lo, sendo possível fazer isso por meio do Instagram Ads

Você vai poder promover suas publicações segmentando o público e ter acesso aos dados e relatórios de cada post patrocinado ou impulsionado.

Além disso, é possível utilizar todas as funções de plataformas de agendamento, calendário editorial, entre outras. 

Entre as funcionalidades, também é possível definir o orçamento que será investido nesse anúncio, ou seja, qual o valor disponibilizado para ter essa publicação alcançada por mais pessoas. Esses valores podem variar de seis a mil reais e a estimativa de alcance mudará de acordo com o dinheiro investido. 

E por fim, o período de duração do anúncio também pode ser estipulado na conta comercial no Instagram, podendo ser apenas um dia ou até o mês inteiro, por exemplo. 

Ter um catálogo de produtos

Se você possui um e-commerce, com certeza o recurso de catálogo de produtos será bastante útil. 

Com ele é possível taguear os produtos em suas postagens do Instagram, conhecido como o ícone da sacolinha. Ao clicar sobre a foto, seus seguidores poderão conferir quais produtos foram marcados naquela publicação, sendo direcionados para a página do seu e-commerce.

Essa função facilita a visualização de preços e demais informações sobre aquele determinado produto, permitindo que você tenha mais acessos à sua loja virtual, por pessoas que tenham realmente interesse em comprá-lo. 

Com essa informação, você poderá direcionar as suas campanhas com base no interesse desse público, aumentando ainda mais a possibilidade de vendas. 

O diferencial é que não se trata apenas de algo informativo, é também uma pequena loja que a marca pode criar no seu perfil no Instagram.

Além disso, serve para atender a quem deseja uma experiência otimizada, visitando o perfil apenas para buscar um produto específico e realizar a compra.

Como mudar para conta comercial no Instagram? Confira o passo a passo!

De maneira simples e prática, você poderá mudar o perfil da sua empresa ou da página do seu cliente para uma conta comercial no Instagram. Você poderá usufruir dessa estratégia a qualquer momento, apenas com alguns cliques. 

Para facilitar ainda mais, listamos um passo a passo para que você não tenha nenhuma dúvida para mudar a sua página. Veja a seguir:

  1. Acesse as configurações do seu perfil no Instagram

    Clique em sua foto de perfil (canto inferior direito). Em seguida clique sobre o menu hamburguer (ícone com 3 linhas), no canto superior direito, e por fim no item “Configurações” (parte inferior).

  2. Clique em “Conta”

  3. Clique em “Mudar para conta profissional”

    No fim da lista você encontrar um link na cor azul.

  4. Escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo” ou “Empresa”

  5. Selecione  uma categoria que descreve melhor o que você faz

  6. Escolha as opções de exibição do perfil

  7. Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta se tornar pública

Não se preocupe, caso queira mudar para uma conta pessoal novamente, o processo também é fácil e pode ser feito em qualquer situação. 

Basta acessar o menu de configurações novamente, clicar em “conta” e selecionar o link azul no final da página, que diz “mudar para conta pessoal”. 

Vantagens de ter uma conta comercial no Instagram

Assim como o Facebook Business e o LinkedIn, o Instagram também é uma rede social que pode trazer bons frutos para o seu negócio. 

Além de ser um grande hobbie para as pessoas, onde passam muito tempo do seu dia logados, ele conecta marcas e usuários, transmitindo sentimentos e atendendo a necessidade deste público. 

No entanto, para que ele sirva como uma estratégia eficiente para as empresas, é fundamental que ele seja uma conta comercial, trazendo diversas vantagens, como:

  • fornecimento de dados analíticos sobre o perfil dos clientes;
  • recursos personalizados para campanhas e anúncios patrocinados;
  • possibilidade de conectar outros canais de atendimento, como o WhatsApp;
  • recurso totalmente gratuíto;
  • análise diária de resultados;
  • facilidade de exibir produtos;
  • atrair consumidores com maior potencial de compra;
  • determinar a região de alcance das suas publicações pagas;
  • ter dados específicos sobre os usuários para as próximas campanhas. 

Se você ainda têm dúvidas se a conta comercial no Instagram é uma boa opção para a sua empresa, é fundamental ter em mente que todos estes recursos e vantagens ajudarão seu negócio a ter melhores resultados como um todo (pensando numa estratégia global de marketing). Neste sentido, o maior risco está em não utilizar todo este potencial a favor de seu melhor desempenho.

No entanto, é importante saber que se utilizado da maneira incorreta, não otimizando as estratégias, analisando as métricas e mudando a rota quando necessário, essa função não será tão eficiente quanto o esperado. 

Então, se você deseja que a sua marca ganhe visibilidade e as suas campanhas tenham resultados satisfatórios, é essencial que seja dada a devida atenção ao recurso de conta comercial no Instagram. 

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Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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