Curso WordPress Completo > Formulários de Contato

Contact Form 7: aprenda a usar todos os recursos

Contact Form 7: aprenda a usar todos os recursos

Aprenda a usar todos os recursos do plugin de formulários mais popular do WordPress.

Você quer conseguir informações dos clientes através do uso de formulário no WordPress? Existem algumas formas diferentes de conseguir criar um espaço que possa ser preenchido por usuários.

Neste artigo, vamos falar sobre porque você precisa de formulários no seu site e como criá-los de formas práticas e simples. Confira conosco.

Porque fazer um formulário no WordPress?

Criar um formulário no WordPress é a única forma dos visitantes do seu site poderem deixar suas informações para serem incluídos na sua base de contatos. Isso pode ser necessário por diversos motivos, desde recebimento de currículos até o uso de páginas de conversão para um material rico.

Confira a seguir alguns dos principais motivos para criar formulários. Com certeza seu site se encaixa em um deles.

Criar uma base de contatos para e-mail marketing

Se o site é para um negócio que pretende trabalhar com Inbound Marketing, e-mail marketing e outros processos que usam o Funil de Vendas, então você precisa de uma base de contatos.

Criar uma base de contatos própria é essencial. Isso porque a facilidade de simplesmente comprar um DVD com mais de mil e-mail esconde os problemas que isso pode causar, como ter seu domínio listado com spam.

Criar sua própria base envolve captar leads através de uma landing page. E um aspecto importante das páginas de conversão é o formulário.

Receber feeedback sobre produtos

O formulário também pode ser uma forma de receber feedback sobre o seu produto ou serviço. Os contatos positivos sobre o seu trabalho pode ser usados em landing pages como prova social, enquanto os negativos servem para você aperfeiçoar seu negócio.

É importante entender que atrair informações sobre como as pessoas se relacionam com o que você vende ou oferece é sempre importante para qualquer negócio.

Traçar o perfil do seu público

Outra questão muito importante que pode ser resolvida através de formulários é conseguir mais informações demográficas do seu público. Isso significa que você vai ter uma noção maior de idade, escolaridade e outras informações relevantes.

Se você perguntar outras informações relevantes para seu negócio e deixar um espaço para comentários, pode usar essas informações para criar suas Buyer Personas, por exemplo!

Existem, claro, muitos motivos para se fazer um formulário no WordPress. Independente de qual for seu motivo, você precisa saber como colocá-lo no ar. Vamos lá?

Criando um formulário de WordPress

Existe um caminho muito simples para a criação de um formulário no WordPress: o uso de uma programa de automação de e-mails ou CRM que ofereça a criação de forma automatizada.

Algumas das várias opções disponíveis para isso são MailChimp, Active Campaign e RD Station. Além deles, você pode encontrar essa ferramenta em praticamente qualquer aplicativo de CRM ou Automação de E-mail.

Se você ainda está estudando se vale a pena fazer uso de um aplicativo ou se deseja criar direto na página, o formulário pode ser feito com muita facilidade com um plugin.

O plugin que indicamos para criação de formulário no WordPress é o Contact Form 7. Basta instalar e ativar o plugin no seu site para que ele comece a possibilitar o uso.

O Contact Form 7 cria uma aba de Contatos no menu do administrador do WordPress. Nesse espaço você poderá criar diferentes formulários, personalizados com diversos tipos de preenchimento e nome personalizado.

Copiando o shortcode de cada formulário, você poderá incluí-lo nas páginas que desejar. Um mesmo formulário pode estar em mais de uma página ao mesmo tempo.

Existem muitas possíveis personalizações dos formulários. Se quiser entender melhor como trabalhar cada uma, confira a nossa aula!

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.9
4.9/5
(19 avaliações)

Cansou de fazer o básico no WordPress? Nesse curso você vai aprender a trabalhar com SEO, Google Analytics, Pixel do Facebook e muito mais no WordPress.

Aprenda nos cursos da Mirago. Comece agora mesmo!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática