Conteúdo para Instagram

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Entenda nessa aula os principais formatos utilizados no Instagram e quais são boas práticas utilizadas na plataforma em cada um desses formatos.

Fazer conteúdo para o Instagram não é simplesmente falar dos seus produtos e tentar vender. Também não é tão simples quanto usar fotos compradas com frases motivacionais.

Este artigo faz parte do Curso Instagram Marketing. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Este artigo faz parte do Curso de Instagram Marketing da Mirago. Para mais informações sobre como trabalhar perfis comerciais e de negócios nesta mídia social, visite a página do curso.

Vamos conversar sobre como criar conteúdo para Instagram que realmente seja eficiente para seu público e o passo a passo para criar material realmente relevante.

1. Comece conhecendo seu público

Antes de começar a se comunicar, é preciso saber com quem você está se comunicando. Por isso é importante realizar alguns estudos para determinar seu público-alvo e também para traçar as buyer personas.

Existem muitas ferramentas para conhecer seu público online, como por exemplo os Insights dentro do Gerenciador de Negócios do Facebook. Possuindo mais informações e um perfil das pessoas com quem está falando fica muito mais fácil criar conteúdo.

2. Planejando os conteúdos

Criar conteúdos quer dizer ter um planejamento que preveja não só o que vai ser dito, mas também como a mensagem vai ser passada.

Em primeiro lugar, você pode traçar um mapa dos territórios de marca para saber quais assuntos abordar no seu conteúdo. De fato, esse é o caminho mais recomendado para traçar os assuntos que você deseja falar no seu perfil.

Territórios de Marca
Territórios de Marca

Em segundo lugar, é importante variar os formatos em que os conteúdos serão postados. Afinal, são várias as opções disponíveis no Instagram. Por exemplo:

  • Fotos – o básico do Instagram, são apenas imagens acompanhadas de legendas;
  • Vídeos – formato mais eficiente, mas ligeiramente mais complicado para produzir;
  • Carrossel – várias imagens enfileiradas;
  • IGTV – formato de publicação de vídeos mais longos que é favorecido pelo Instagram em termos de alcance;
  • Lives – um excelente formato para conversar diretamente com o público através de vídeos;
  • Stories – vídeos curtos e imagens sequenciais, excelentes para conteúdo documental sobre o dia a dia da empresa.

3. Acompanhe o conteúdo para Instagram dos concorrentes

Seus concorrentes provavelmente estão produzindo conteúdo também. Portanto vale à pena acompanhar o que eles estão fazendo ou falando e procurar tirar lições disso.

Esse tipo de análise da concorrência pode ser beneficial. Entretanto, a intenção não é copiar o seus concorrentes, mas apenas descobrir o que eles estão fazendo que pode ser adaptado e aproveitado no seu próprio planejamento.

4. Distribua seu conteúdo para Instagram

Todo conteúdo para Instagram tem um custo de produção. Portanto, se você fizer uma publicação que seja pouco lida, estará perdendo dinheiro. Isso quer dizer que você precisa descobrir as melhores formas de fazer seu conteúdo atingir o público.

Existem muitas possíveis formas de fazer seu conteúdo para Instagram chegar até o público. Assim sendo, vamos falar de algumas técnicas de divulgação abaixo.

Hashtags

Usar corretamente as hashtags é essencial para a divulgação. Afinal, as pessoas seguem ativamente estes termos e acompanham diretamente o que é publicado. Por isso esse é um dos formatos mais eficientes de alcançar uma audiência nova com as publicações.

Se você quiser fazer melhor uso das hashtags, então o melhor caminho é estudar a intenção de uso de cada uma, acompanhando quais conteúdos são mais engajados dentro de cada tag.

Distribua o conteúdo por diversos canais

O Instagram conta com 3 canais próprios para distribuição de conteúdo:

  • O Feed;
  • O IGTV;
  • E o Stories.

Um mesmo vídeo pode ser publicado no IGTV e depois divulgado por Stories e Feed para atingir o máximo de audiência possível. Além disso, você também pode divulgar a publicação de conteúdo no Instagram através de outros canais de comunicação, como Twitter, Facebook e blog corporativo.

Crie conteúdo colaborativo para Instagram

Você pode colaborar com influenciadores ou outras marcas para produzir conteúdo que transpasse um único perfil e atraia o máximo possível de audiência para ambos.

Este tipo de colaboração precisa ser bem planejado, mas pode ser altamente eficiente. Para começar, pesquise quem fala com o mesmo público que você mas não oferece soluções para as mesmas questões. Depois, basta se aproximar com uma oferta de conteúdo que faça sentido para ambos os perfis.

Além do conteúdo…

O Instagram é uma rede social muito importante na atualidade. Portanto o bom uso de um perfil exige uma série de conhecimentos que vai muito além da produção de conteúdo.

Este artigo é parte do nosso curso de Instagram Marketing. O curso faz parte do Plano PRO, sistema de cursos por assinatura da Mirago, mas você pode acessar diversos artigos escritos gratuitamente a partir da página do curso. Por exemplo:

  • Como ganhar seguidores no Instagram;
  • O que é preciso para gerar engajamento no Instagram;
  • Quais as métricas a serem observadas no Instagram?
  • E muito mais…
Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
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