Como criar a conta no Google Perfil da Empresa (Meu Negócio)

Como criar a conta no Google Perfil da Empresa (Meu Negócio)

Antes de explicar como criar a sua conta no Google Perfil da Empresa (Meu Negócio), vale a pena esclarecer sobre a nomenclatura deste serviço. 

No final de 2021, o Google anunciou uma série de atualizações na seção Perfil da empresa na plataforma em que os empresários e empreendedores podem reivindicar uma conta para aparecerem na pesquisa Google e no Maps. Antes o serviço se chamava “Google Meu Negócio” e passou a se chamar “Perfil da empresa no Google”.

As atualizações tinham como objetivo facilitar o processo de verificação das empresas. Seguindo esta mesma ideia, o Google resolveu simplificar o nome do serviço deixando-o mais direto.

Neste artigo, você confere quais os tipos de conta que o Perfil da empresa no Google possui e um passo a passo de como criar a conta da sua empresa. Vamos lá?

Ludy Amano
Curso Google Perfil da Empresa (Meu Negócio)
Aula: Como criar a conta no Google Perfil da Empresa (Meu Negócio)
09:03

Quais os tipos de conta que você pode criar no Google Perfil da Empresa?

Existem dois tipos de conta disponíveis para você criar no Perfil da Empresa no Google: o perfil Empresas e o perfil Agências. Mas qual é a diferença? Confira abaixo:

Empresas

O Perfil Empresas é criado pelo dono ou responsável imediato por ela. Ou seja, digamos que você possui um negócio (como um restaurante, salão de beleza, loja de roupas, etc), então você pode criar este tipo de conta para poder administrá-la.

Neste caso, a conta deve ser criada a partir da página business.google.com na qual você insere as informações comerciais que aparecerão na ficha da sua empresa para os usuário do Google.

Agências

Já o Perfil Agências destina-se a prestadores de serviços que administram diversos perfis de empresas de pequeno e médio porte. Este tipo de perfil é chamado de conta da organização e possui uma série de recursos para gerenciar e promover empresas de terceiros.

Para criar uma conta desse tipo é preciso entrar em um link diferente do Perfil Empresas. O processo de cadastro de um Perfil de Agência também é diferente. 

Neste artigo, vamos apresentar o passo a passo de criação da conta para empresas que você confere no próximo tópico.   

.

Passo a passo para criar sua conta no Google Perfil da Empresa

Agora vamos para a parte prática. Veja a seguir como criar a conta da sua empresa no Google:

1. Crie uma conta Google

O primeiro passo é criar uma conta Google para a sua empresa, caso você ainda não tenha. É a partir dessa conta que seu Perfil da Empresa será criado.

Você pode utilizar a conta do G Suite que é o serviço pago do Google voltado para empresas. Além das ferramentas de trabalho, o G Suite permite que você tenha um domínio personalizado. Isto é, em vez de aparecer “gmail” depois do arroba (@), o seu e-mail terá o nome da sua empresa.

Outra possibilidade é utilizar o serviço gratuito do Gmail. 

Com a conta Google criada e com o logada no Google Chrome, acesse o site do Google Perfil da Empresa e clique em “fazer login”

2. Cadastre o nome da sua empresa

Em seguida, você será direcionado para a configuração do Perfil da sua Empresa no Google

  • Insira o nome da sua empresa no campo indicado e clique em “Continuar”.

3. Selecione o tipo da sua empresa

Na próxima tela você terá que escolher o tipo da sua empresa. São três opções: Varejo on-line, Loja física e Serviços locais. 

  • Selecione as opções que descrevem o que a sua empresa faz. Lembre-se de que é possível selecionar uma, duas ou todas as alternativas, se for o caso.
  • Clique em “Próxima”.

4. Defina uma categoria de negócios

O próximo passo é definir a sua categoria de negócios, ou seja, se é um restaurante, uma concessionária de automóveis, imobiliária, etc. As categorias são pré-definidas pelo Google, ou seja, você não consegue cadastrar uma categoria nova.

  • No campo indicado, digite a categoria do seu negócio e o Google apresentará uma série de opções mais específicas para ela.
  • Selecione a opção que melhor descreve o seu negócio.
  • Clique em “Próxima”.

5. Cadastre o endereço da empresa

Neste passo, você vai cadastrar o endereço físico da sua empresa. 

  • Comece com o campo “Estado” para que você possa selecionar a cidade em seguida.
  • Depois de todos os dados preenchidos, clique em “Próxima”.

6. Verifique se sua empresa já está cadastrada

Depois do cadastro das informações anteriores, o Google vai apresentar uma tela para conferir se a sua empresa já foi cadastrada anteriormente. Esta etapa serve para evitar que existam páginas duplicadas, pois as vezes pessoas podem esquecer que já criaram uma conta ou ainda que outra pessoa já o tenha feito.

  • Se não for o seu caso, clique em “Nenhuma das opções”.
  • “Próxima”.

7. Adicione o número do seu telefone

Adicione um número que esteja funcionando e que as pessoas realmente possam entrar em contato com a sua empresa. Isto é importante porque este número pode ser usado para verificação. Além disso, o número cadastrado aparecerá na ficha de informações da sua empresa no Google.

8. Coloque sua empresa no mapa

A última tela é a conclusão do seu cadastro. Ela explica brevemente o que você pode fazer com o seu perfil:

  • Permitir que as pessoas encontrem sua empresa no Maps;
  • Responder as avaliações da sua empresa no Google;
  • Gerenciar as informações da ficha da sua empresa. 

Por fim, terá apenas uma opção para você autorizar o Google a enviar alertas e dicas de gerenciamento da sua página. 

  • Clique no box para autorizar e em “Continuar”.

Pronto! Agora você possui um Perfil de Empresa no Google!

Conclusão

Preste muita atenção em todas as informações que você estiver cadastrando na criação da conta da sua empresa. Elas são fatores que influenciam na busca Google. Então, se você quer ser encontrado facilmente por seus clientes, as informações devem estar corretas.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
Índice
Curso Google Perfil da Empresa (Meu Negócio)
essa aula faz parte do
4.7
4.7/5
(20 avaliações)

Leve mais clientes até seu estabelecimento físico com a ajuda do Google Perfil da Empresa. Neste curso você entende como aparecer para potenciais clientes no momento exato em que estão te procurando.

Aprenda , nos cursos da Mirago. Comece agora mesmo!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática