O que é CRO?

O que é CRO?

O marketing digital é cercado de muitas métricas, taxas e estratégias e o CRO está atrelado a uma taxa muito importante em seu site: a taxa de conversão. 

Neste artigo você aprenderá os conceitos necessários para colher todos os benefícios que a estratégia de CRO vai proporcionar ao seu negócio. Boa leitura! 

O que é CRO no Marketing Digital?

CRO significa Conversion Rate Optimization, ou em português, Otimização da Taxa de Conversão. O CRO é uma estratégia que consiste em uma série de ações que visam aumentar as conversões de um site, por exemplo, sem grandes mudanças de estratégia e/ou investimentos. 

Ou seja, o CRO aproveita o tráfego que o site já recebe, seja via mídia paga ou orgânica, e melhora uma determinada conversão. 

Veja um exemplo: imagine que seu site possua uma landing page para divulgação de um material rico. Essa página atrai 1000 visitantes por mês e 100 deles tornam-se leads ao converter no formulário de download. No próximo mês, após aplicar as técnicas de CRO, o número de conversões aumenta para 130, por exemplo. Note que não foi necessário criar outra landing page, apenas otimizar esse conteúdo já existente. 

O que são conversões?

Afinal, o que são conversões? As conversões são algum tipo de ação que o usuário realizou, seja em um site, uma página específica, como landing pages ou mesmo aplicativos. As conversões são divididas em duas subcategorias: Micro Conversões e Macro Conversões.

Micro Conversão

As micro conversões, são pequenas e isoladas ações que não geram uma venda em si, mas que sinalizam a conclusão de uma etapa, movimentando o usuário do topo do funil de vendas em direção ao fundo. 

Por exemplo: se inscrever na newsletter, seguir ou engajar com seu perfil nas redes sociais, adicionar um produto no carrinho de vendas, solicitar um orçamento, fazer download de um material rico, entre outros. 

Macro Conversão

Podemos considerar as macro conversões a meta final do funil de marketing. É uma ação grandiosa atrelada a um tipo de compra, como se tornar assinante de um conteúdo pago, uma compra de um produto em seu e-commerce ou a contratação de seus serviços de forma geral. 

Quais ferramentas usar para medir as taxas de conversão

Para medir e acompanhar a taxa de conversão do seu site, você pode utilizar diversas ferramentas de marketing digital disponíveis. Separamos 6 excelentes ferramentas que te proporcionarão uma análise de alta qualidade de métricas: 

  1. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta básica gratuita do Google para você conseguir ter um panorama geral de diversas métricas do seu site e poder se basear em números para tomar decisões e fazer análises.

  1. Google Optimize

Também uma ferramenta gratuita do Google, o Optimize te possibilita realizar Testes A/B de forma rápida e fácil em páginas de seu site ou landing pages.

  1. Unbounce

O Unbounce é uma ferramenta paga, mas você pode testá-lo gratuitamente por 14 dias. Ele é ideal para você que já utiliza landing pages, pois o site oferece, já de forma nativa, a opção de Testes A/B.

  1. Hotjar

Muito interessante, a Hotjar possui a capacidade de mapear o que as pessoas fazem no seu site. É possível assistir a uma gravação, onde visualizamos por onde o usuário navega ou onde clica, por exemplo. Mesmo na versão mobile é possível observar a direção do rolamento de tela, entre muitos outros comportamentos. É uma excelente ferramenta para gerar insights, pois você consegue analisar, com base no comportamento dos usuários, possíveis pontos de melhorias. É uma ferramenta paga, porém contém uma versão gratuita.

  1. Google Search Console

O Search Console é uma ferramenta gratuita, muito utilizada para SEO mas que também pode ser bem aproveitada no CRO. Ela contém métricas relacionadas à indexação de páginas do seu site no Google. Tendo esses dados em mãos, você pode também mapear ações para otimizar o conteúdo do seu site e consequentemente também melhorar sua taxa de conversão nessas páginas específicas.

  1. Anúncios pagos

Qualquer plataforma de anúncios pagos, seja ela do Google, Facebook, Instagram, TikTok, entre outros, também é uma interessante fonte de métricas e que podem te ajudar a adotar uma boa estratégia de CRO e aumentar sua taxa de conversão. Com a campanha rodando ou finalizada, você consegue analisar eventos de conversão de forma mais direta e incisiva. 

Como aumentar a taxa de conversão do meu site?

1. Realize um diagnóstico

A primeira coisa que você deve fazer é averiguar quais métricas você deseja atacar. Entre nas ferramentas que mencionamos acima e observe onde há gargalos de conversão. Qual etapa do funil de vendas você está com mais dificuldades em converter? Onde podem ser aplicadas melhorias para obter um melhor resultado? Lembre-se que há taxas de conversão em todo o seu funil, então podemos aplicar otimizações em cada etapa.

Depois de identificar a etapa de aplicação do CRO, é importante compreender o caminho que o usuário percorre para chegar ao fundo do funil. Por exemplo, no topo do funil, uma possibilidade de processo é: o usuário tem contato com sua landing page, que divulga um material rico. Ele acessa essa página, lê o conteúdo e converte em lead ao preencher o formulário para receber o download. Olhe para esse processo e esmiúce quais são as possíveis variáveis a ajustar nesse caminho. 

2. Teste hipóteses

Levante hipóteses para testar, com o seguinte questionamento em mente: o que pode estar impactando na métrica escolhida? Anote todas as hipóteses levantadas e execute esse plano, realizando o teste com uma alteração por vez.

Uma ferramenta imprescindível na hora dessa execução é o uso do teste A/B para validar se a hipótese escolhida está, de fato, performando melhor ou se a versão original apresentou melhores resultados. 

2.1. Como fazer testes A/B

Para realizar um teste A/B é necessário manter uma versão desse documento original e realizar a versão testes simultaneamente. Dessa forma, você consegue um comparativo de qualidade. 

Você pode aplicar essa técnica em campanhas de tráfego pago (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, TikTok ads), landing pages, sites, e-mails, entre outros. Para isso, você precisará de ferramentas que abrem essa possibilidade. A maior parte das ferramentas de e-mail marketing já possuem uma sessão nativa para isto, ou mesmo algumas das ferramentas citadas anteriormente. 

Se a ferramenta escolhida não possuir esse recurso disponível, você pode montar por conta própria. Para isso, você deve dividir um segmento específico de público em duas partes que sejam o mais semelhantes o possível uma da outra. Depois, basta enviar cada alternativa para um dos segmentos.

2.2. O que você pode testar

inúmeras variáveis que você pode testar e analisar o quanto essas mudanças impactam na sua taxa de conversão. Exemplificamos algumas possibilidades abaixo: 

  • Alterar o CTA: seu posicionamento, texto, tamanho e cores, transformá-lo apenas em um link no meio do conteúdo ou fazer um botão dedicado somente para isso. 
  • Títulos de blog;
  • Aspectos da landing page, como campos do formulário, títulos, cores de botões;
  • Assuntos de e-mail marketing;
  • A cor de fundo das imagens de anúncio, o texto das peças;
  • Entre outros

3. Implemente as alterações

Após o período de hipóteses e testes, é a hora de verificar qual versão obteve maior sucesso e implementá-lo como oficial. Lembre-se que nem sempre uma hipótese irá se confirmar. 

Comparativamente, pode ser que a versão original esteja performando melhor do que a versão teste ou não, pode ser que você de fato comprove sua hipótese. Por isso é tão importante fazer essa rodada de testes! Você pode ainda usar a mesma página para realizar quantos testes forem necessários, a fim de aumentar a taxa de conversão em seu site. 

4. Documente os testes e resultados

Documente todas as hipóteses, testes e resultados. Essa prática fará toda a diferença na hora de analisar o histórico do que foi testado e que se comprovou proveitoso ou ineficaz na hora de otimizar essas métricas. É muito fácil se perder quando realizado um número maior de testes A/B. Ter esse controle também será muito útil quando algum novo colaborador entrar na sua equipe e você tiver que passar um overview do que já foi executado.

Conclusões 

A implementação do CRO é uma técnica de grande valia e que irá melhorar a taxa de conversão da sua empresa. Neste artigo pudemos destrinchar melhor o que são conversões e como aplicar passo a passo essa estratégia para obter resultados e crescimento na sua empresa. É importante frisar que o processo de otimização de métricas e de conversões deve ser constante, para sempre alcançar melhores resultados. 

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Phelipe Xavier

Phelipe é Marketing Manager na BT Créditos e foi co-founder da Growth Labs. Já mentorou Growth para startups na ACE + Google Launchpad (Elevator). Já ministrou aulas em escolas como Tera, Yurah e IEBS School Portugal.
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