Dark Post no Facebook e Instagram: O que é e como usar?

Dark Post no Facebook e Instagram: O que é e como usar?

Entenda o que é e como criar um dark post no Facebook Ads e saiba quando utilizá-lo como estratégia de divulgação em suas mídias sociais.

Você sabe o que é e como criar um dark post no Facebook e Instagram? Aprenda a utilizar esta estratégia para divulgar seus conteúdos, produtos e serviços. 

Se você anunciar no Facebook Ads e não conhece a estratégia de dark post, pode perdendo algumas oportunidades interessantes. Vamos entender o porquê disso neste artigo, confira!

Daniel Galvão
Curso Facebook Ads e Instagram Ads
Aula: Dark Post no Facebook e Instagram: O que é e como usar?
09:03

O que é um Dark Post?

Um dark post no Facebook ou Instagram nada mais é do que um anúncio que não aparece em seu feed de publicações. 

Como assim? 

Um dark post é exibido aos usuários que você desejar, no entanto, ao navegar pelo seu próprio perfil do Instagram ou Página do Facebook, não encontrará esta publicação lá. 

Por isso recebem este nome de “dark”, em inglês (algo como obscuro, no português). 

Você poderá optar por uma segmentação no Facebook específica que entregue seu anúncio a determinado público e não necessariamente as pessoas que te seguem verão este post. Ou seja, você apenas consegue publicar um dark post no Facebook ou Instagram por meio de anúncios e não de forma orgânica.

Qual a vantagem de publicar um dark post no Facebook ou Instagram?

Ora, se um dark post é um anúncio, então qual a real vantagem em utilizá-lo? A principal vantagem de um dark post é determinar, por meio da segmentação, quem vai (e, sobretudo, quem não vai) ver o seu anúncio. 

Vamos a um exemplo para facilitar o entendimento: Imagine que você é o gestor de tráfego de uma franquia que possui unidades espalhadas em todo o Brasil. Na próxima semana haverá um evento específico em comemoração ao aniversário da cidade X e a sua franquia estará aberta com promoções e descontos em toda a loja nesta cidade. 

Neste caso específico, pode fazer sentido criar um dark post para divulgar esta ação somente para pessoas daquela região (e não para pessoas de todo o Brasil que seguem a marca). O mesmo vale para empresas de varejo, instituições de ensino e outros tipos de empresas que possuem unidades espalhadas geograficamente.

Além da questão geográfica, faz sentido utilizar dark posts para outros tipos de segmentação, como, por exemplo, por tipo de produto/serviço que sua empresa oferece. Ex. Uma universidade tem diversos cursos de graduação e pós graduação. Ela poderia criar dark posts específicos para cada curso e segmentar sua audiência de maneira a entregar suas campanhas para quem, potencialmente, tem mais interesse em determinado assunto.

As vantagens, portanto, podem ser resumidas em: 

  • Ser mais assertivo na segmentação e entrega de sua mensagem
  • Reduzir chance do público visualizar mensagens repetidas ou com conteúdos similares (e se cansar disso) 
  • Anunciar para diferentes localidades específicas sem que tenha que inserir um post em sua timeline
  • Segmentar seu público por tipos de produto/serviços/ oferecidos ou mesmo interesses específicos

Dark Post tem a ver com segmentação e personalização

Desta forma, podemos entender que a utilização de dark post no Facebook e Instagram em sua estratégia de marketing digital tem como objetivo entregar mensagens personalizadas a pessoas que tenham maior interesse sobre determinado assunto. 

A personalização, aliás, será cada vez mais o nome do jogo no ambiente da publicidade digital. Portanto, ao ser capaz de utilizar bem esta estratégia, você poderá se comunicar com as pessoas certas, no momento certo e com a mensagem certa e, consequentemente, ter muito mais resultados com suas campanhas no Facebook e Instagram. 

Como criar um Dark Post no Facebook e Instagram? 

Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens de um dark post, vamos ver na prática como criar um no seu gerenciador de anúncios do Facebook.

  1. Acesse seu Gerenciador de Negócios do Facebook
  2. Clique em Gerenciador de Anúncios
  3. Clique em +Criar
  4. Defina seu objetivo de campanha no Facebook e Instagram e opte por uma campanha de Engajamento no Facebook
  5. Escolha a opção engajamento com a publicação

engajamento com a publicação
  1. No nível do conjunto de anúncios, defina sua segmentação (demográfica, interesses, etc)
  2. Ainda no conjunto de anúncios, defina o posicionamento e o orçamento. 
  3. No nível de anúncio, crie um novo anúncio, no formato que desejar
  4. Clique em publicar.

Para facilitar, criamos um mini tutorial para você entender, na prática, como prosseguir:

Dark Post sozinho não faz milagre

É importante dizer que, apesar de ser uma estratégia interessante, o dark post por si só não é capaz de mudar o “nível de seu jogo” quando olhamos para uma estratégia macro de marketing. 

Sim, é preciso tê-lo como uma opção dentro de um planejamento de marketing e mídias sociais, mas, sem perder de vista que somente um profundo entendimento da persona e um bom conteúdo serão capazes de trazer bons resultados no médio e longo prazo.

Conclusão 

Entender como funcionam as diversas opções de anúncios nas mídias sociais é essencial para que você possa lançar mão das melhores estratégias quando precisar. O dark post no Facebook e no Instagram é mais uma delas. 

Quer entender tudo sobre como anunciar no Facebook e Instagram? Então confira nosso Curso de Facebook Ads e Instagram Ads. Um curso completo para você obter muito mais retorno de seu investimento. 

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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