Diagnóstico de Marketing Digital

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O diagnóstico de marketing é o passo anterior ao planejamento. Entenda porque começar por ele.

O diagnóstico de marketing é o primeiro passo ao se pensar no planejamento de marketing. Isso porque ele ajuda a entender a base sobre a qual qualquer plano será construído.

Este artigo faz parte do Curso Planejamento de Marketing Digital. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Neste artigo, iremos ajudar a entender o passo a passo para um diagnóstico de marketing eficiente. Além disso iremos explicar a importância do diagnóstico como primeiro passo do planejamento. Vamos lá?

O que é o diagnóstico de marketing?

O diagnóstico de marketing é um processo de análise sobre o atual momento do marketing de uma marca. Portanto, é também o primeiro passo na construção de um planejamento de marketing.

Para a realização de um diagnóstico de marketing, é necessário realizar uma série de estudos sobre diversas áreas do marketing. Assim como no diagnóstico médico, no marketing é necessário a realização de testes e análises para entender quais ações precisam ser tomadas.

Por que começar pelo diagnóstico de marketing?

Vamos seguir com a metáfora do diagnóstico médico. Digamos que você esteja se sentindo indisposto, com muita tosse e respiração difícil. É provável que você tome um remédio para tratar a doença sem antes consultar um médico, mas isso dificilmente irá ser uma solução definitiva.

Seria muito mais inteligente visitar um médico para que ele possa fazer testes e comparar os sintomas com o de doenças conhecidas. Depois que ele tenha realizado os testes e descoberto o problema, os tratamentos indicados irão resolver com maior facilidade as questões.

Por isso é importante realizar um processo de testes e diagnósticos antes de tomar decisões. Desta forma é possível ter uma base mais sólida de fatos para decidir o que fazer com sua estratégia de marketing.

Acima de tudo, é importante ter informações nas quais se basear ao traçar um planejamento de marketing. Por isso é recomendado que o diagnóstico seja feita antes que as decisões sejam tomadas.

Passo a passo para o diagnóstico de marketing

Para fazer um diagnóstico, você pode seguir a sequência abaixo de passos. É importante que cada etapa seja contemplada para que o diagnóstico seja bem sucedido.

1. Observe os objetivos

Nesta etapa, sua missão é revisar onde a empresa quer chegar. Apesar de parecer banal, mas ter uma noção da direção para a qual a empresa deseja se mover é muito importante para o diagnóstico.

2. Foque na identidade

A empresa também conta com uma identidade, composta da cultura interna e da imagem externa. Embora sejam duas coisas diferentes, é importantes que elas estejam alinhadas.

Ter a identidade bem definida vai ser importante na hora de tomar decisões relacionadas ao seu marketing.

3. Analise os resultados

Se a empresa já existe a algum tempo, com certeza já empregou algumas estratégias. Este é o momento do diagnóstico de marketing em que se deve olhar para trás e definir se elas foram bem sucedidas, os porquês dos sucessos e fracassos e quais deram maior retorno.

4. Saiba o posicionamento da marca

Não adianta nada trabalhar sua marca se ela não tiver um significado para o público. Afinal, um bom posicionamento da marca para público e mercado é um dos bens mais valiosos da empresa.

Neste quarto passo do diagnóstico de marketing, sua missão é documentar o posicionamento. Se ele é positivo, como pode ser melhorado? Se é negativo, como reverter a situação?

5. Entenda sua segmentação

Seus produtos com certeza tem maior apelo com grupos específicos de pessoa. Por isso é importante saber fazer sua comunicação de forma segmentada.

Neste momento, você precisa analisar se os segmentos do público com o qual está se comunicando são aqueles que tem maior interesse no produto. Também é importante analisar se a comunicação atual é a ideal para seus segmentos.

6. Questione a reputação da marca

Este é o momento de abrir a caixinha de reclamações. Como anda a reputação da sua marca? Este é o momento de analisar se o seu boca a boca está sendo positivo ou negativo.

Para fazer essa análise, é interessante usar a internet. Comece monitorando menções à marca nas mídias sociais, blogs e sites. Também é interessante fazer uma visita a sites que medem a reputação da marca, como o Reclame Aqui.

Se achar as informações insuficientes, então complemente com pesquisas de mercado.

7. Documente todo o diagnóstico de marketing

Nada do processo de diagnóstico vai fazer qualquer sentido se você não documentar suas descobertas para depois transformá-las em estratégias, táticas e ações.

O ideal é que você tome notas ao longo de todo o processo e ao fim dele escreva um relatório completo e abrangente.

Depois de fazer o diagnóstico de marketing…

O diagnóstico é importante, mas é apenas o primeiro passo. Depois de realizar uma análise completa sobre a situação do marketing da empresa, é hora de gerar estratégias.

Para isso, comece criando um plano estratégico de médio ou longo prazo. Depois, pense no plano tático e em como cumprir os objetivos determinados. Por fim, pense em planos de ação que ajudem em certos pontos do caminho.

Professor

Camila Kawachiya

Graduada pela USP em Publicidade e Propaganda e Pós-Graduada em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing pela ESPM. Passou também pela IULM (Libera Università di Lingue e Communicazione) de Milão na matéria de Novas Mídias. Atua há 10 anos com Planejamento de Comunicação, acumulando passagens pela Ed. Abril e agências multinacionais. Já realizou projetos para: Colgate, Koleston, SulAmérica, SENAC Rio, GSK, Açúcar União, Bradesco, Pfizer, Toddynho e Pirelli. Hoje é proprietária da Marketing com Resultado, uma consultoria de Inbound Marketing.
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