Diagnóstico de Marketing Digital

O diagnóstico de marketing é o passo anterior ao planejamento. Entenda porque começar por ele.

O diagnóstico de marketing é o primeiro passo ao se pensar no planejamento de marketing. Isso porque ele ajuda a entender a base sobre a qual qualquer plano será construído.

Este artigo faz parte do Curso Planejamento de Marketing Digital. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Neste artigo, iremos ajudar a entender o passo a passo para um diagnóstico de marketing eficiente. Além disso iremos explicar a importância do diagnóstico como primeiro passo do planejamento. Vamos lá?

O que é o diagnóstico de marketing?

O diagnóstico de marketing é um processo de análise sobre o atual momento do marketing de uma marca. Portanto, é também o primeiro passo na construção de um planejamento de marketing.

Para a realização de um diagnóstico de marketing, é necessário realizar uma série de estudos sobre diversas áreas do marketing. Assim como no diagnóstico médico, no marketing é necessário a realização de testes e análises para entender quais ações precisam ser tomadas.

Por que começar pelo diagnóstico de marketing?

Vamos seguir com a metáfora do diagnóstico médico. Digamos que você esteja se sentindo indisposto, com muita tosse e respiração difícil. É provável que você tome um remédio para tratar a doença sem antes consultar um médico, mas isso dificilmente irá ser uma solução definitiva.

Seria muito mais inteligente visitar um médico para que ele possa fazer testes e comparar os sintomas com o de doenças conhecidas. Depois que ele tenha realizado os testes e descoberto o problema, os tratamentos indicados irão resolver com maior facilidade as questões.

Por isso é importante realizar um processo de testes e diagnósticos antes de tomar decisões. Desta forma é possível ter uma base mais sólida de fatos para decidir o que fazer com sua estratégia de marketing.

Acima de tudo, é importante ter informações nas quais se basear ao traçar um planejamento de marketing. Por isso é recomendado que o diagnóstico seja feita antes que as decisões sejam tomadas.

Passo a passo para o diagnóstico de marketing

Para fazer um diagnóstico, você pode seguir a sequência abaixo de passos. É importante que cada etapa seja contemplada para que o diagnóstico seja bem sucedido.

1. Observe os objetivos

Nesta etapa, sua missão é revisar onde a empresa quer chegar. Apesar de parecer banal, mas ter uma noção da direção para a qual a empresa deseja se mover é muito importante para o diagnóstico.

2. Foque na identidade

A empresa também conta com uma identidade, composta da cultura interna e da imagem externa. Embora sejam duas coisas diferentes, é importantes que elas estejam alinhadas.

Ter a identidade bem definida vai ser importante na hora de tomar decisões relacionadas ao seu marketing.

3. Analise os resultados

Se a empresa já existe a algum tempo, com certeza já empregou algumas estratégias. Este é o momento do diagnóstico de marketing em que se deve olhar para trás e definir se elas foram bem sucedidas, os porquês dos sucessos e fracassos e quais deram maior retorno.

4. Saiba o posicionamento da marca

Não adianta nada trabalhar sua marca se ela não tiver um significado para o público. Afinal, um bom posicionamento da marca para público e mercado é um dos bens mais valiosos da empresa.

Neste quarto passo do diagnóstico de marketing, sua missão é documentar o posicionamento. Se ele é positivo, como pode ser melhorado? Se é negativo, como reverter a situação?

5. Entenda sua segmentação

Seus produtos com certeza tem maior apelo com grupos específicos de pessoa. Por isso é importante saber fazer sua comunicação de forma segmentada.

Neste momento, você precisa analisar se os segmentos do público com o qual está se comunicando são aqueles que tem maior interesse no produto. Também é importante analisar se a comunicação atual é a ideal para seus segmentos.

6. Questione a reputação da marca

Este é o momento de abrir a caixinha de reclamações. Como anda a reputação da sua marca? Este é o momento de analisar se o seu boca a boca está sendo positivo ou negativo.

Para fazer essa análise, é interessante usar a internet. Comece monitorando menções à marca nas mídias sociais, blogs e sites. Também é interessante fazer uma visita a sites que medem a reputação da marca, como o Reclame Aqui.

Se achar as informações insuficientes, então complemente com pesquisas de mercado.

7. Documente todo o diagnóstico de marketing

Nada do processo de diagnóstico vai fazer qualquer sentido se você não documentar suas descobertas para depois transformá-las em estratégias, táticas e ações.

O ideal é que você tome notas ao longo de todo o processo e ao fim dele escreva um relatório completo e abrangente.

Depois de fazer o diagnóstico de marketing…

O diagnóstico é importante, mas é apenas o primeiro passo. Depois de realizar uma análise completa sobre a situação do marketing da empresa, é hora de gerar estratégias.

Para isso, comece criando um plano estratégico de médio ou longo prazo. Depois, pense no plano tático e em como cumprir os objetivos determinados. Por fim, pense em planos de ação que ajudem em certos pontos do caminho.

Professor
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.