Curso Mídias Sociais > Introdução às Mídias Sociais

Qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais?

Qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais?

Entenda a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais e porque essa diferenciação importa.
redes sociais ou midias sociais

A diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais é menos óbvia do que parece. Por isso é importante entender o conceito antes de se aprofundar no assunto.

Esse artigo é parte do curso de Mídias Sociais da Mirago. Para mais conteúdos relacionados, visite a página do curso.

Para entender as diferenças entre ambos os conceitos , precisamos discutir primeiro o que cada um significa em separado. Vamos lá?

redes sociais

Redes Sociais

As Redes Sociais são qualquer agrupamento de pessoas que se engaje em atividades sociais regularmente. Uma família, turma de escola ou equipe de trabalho é uma rede social.

As primeiras redes sociais eram pequenas comunidades de caça e colheita, formadas antes mesmo dos seres humanos criarem pequenas vilas de colheita.

mídias sociais

Mídias Sociais

As mídias sociais são canais de comunicação que permitem interatividade. Com a criação da internet, se tornou muito mais simples criar uma mídia que permita a criação e a interação entre usuários.

Antes da criação das mídias sociais, os canais de comunicação analógicos funcionavam todos por um processo centralizador. Apenas os escritores de um jornal conseguiam se comunicar com o público, mas a audiência não podia interagir entre si.

Diferença entre redes sociais e mídias sociais

Podemos afirmar que as mídias sociais contém milhares de redes dentro de si. Como cada agrupamento de interação é uma rede social, as mídias as contém.

Dentro das mídias sociais como o Facebook temos uma série de possibilidades para formar redes sociais:

  • Grupos de discussão;
  • Eventos;
  • Conexão entre usuários;
  • E muito mais.

Isso é recorrente e acontece em todas as mídias sociais. Na verdade, a conectividade e a facilitação da formação de redes é uma base para a formação de uma mídia social.

Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.7
4.7/5
(19 avaliações)

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!

Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago. Comece agora!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática