Posts e Páginas no WordPress: qual a diferença?

É muito comum não saber ao certo a diferença entre posts e páginas no WordPress. Embora muita gente não saiba explicar a diferença exata, muitos usuários acabam utilizando da maneira correta.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Antes de tudo, precisamos lembrar que o WordPress é um CMS (Content Management System), portanto sua função principal é gerenciar e organizar o conteúdo.

O conteúdo pode aparecer em muitos formatos diferentes dentro do WordPress: textos, fotos, vídeos, áudios, etc.

Além do formato do conteúdo, o tipo de conteúdo pode variar. Dentro do WordPress existem alguns tipos de conteúdo, sendo os mais conhecidos: páginas e posts.

Para acabar de vez com a confusão, vamos entender o que é cada um deles.

Páginas

As páginas do WordPress são utilizadas para inserir conteúdo, em sua maioria conteúdos mais estáticos. Seu uso mais comum é para criar conteúdos institucionais como:

  • Home (página inicial)
  • Quem somos
  • Serviços
  • Blog (uma página que exibe posts)
  • Contato

Posts

Por outro lado, os posts no WordPress são mais utilizados para criar conteúdos dinâmicos. Por isso, são frequentemente utilizados no blog, na área de notícias, portifólio e por aí vai.

Geralmente eles são utilizados em forma de lista e podem ser listados de acordo com diversos critérios diferentes. Por exemplo, se você acessar o blog da Mirago, verá uma lista de posts em ordem cronológica (mais recente para o mais antigo).

Outro recurso presente nos posts são as taxonomias. Elas permitem classificar e organizar melhor o conteúdo do seu WordPress. Por padrão, o WordPress apresenta duas taxonomias: categorias e tags.

As categorias e tags permitem que você organize seu conteúdo de maneira clara e consistente. Isso facilita o trabalho do usuário, que ao navegar no site deseja encontrar mais conteúdos de um determinado assunto.

Diferenças entre Páginas e Posts

Raramente você vai encontrar, no WordPress, uma listagem de páginas. Por outro lado, uma listagem de posts é o que mais se encontra no WordPress.

É comum que um site WordPress possua muito mais posts do que páginas, a não ser que ele seja um site meramente institucional (sem blog). Uma vez que um dos principais benefícios do WP é ajudar na otimização do site para a busca orgânica do Google, é raro encontrar um site WordPress que não tenha um blog.

Professor
Dúvidas
Avatar
Marcelo Lauriano2 meses atrás

Categoria e Tags?

Estou entrando no mercado digital como afiliado de produtos digitais. Minha dúvida: Se montar um site ou blog e dividir cursos e produtos em categorias e tags, seria correto este formato? Isto é, categoria Empreendedorismo, cursos tag x,y,z, todos em um local, categoria Gastronomia, tag cursos a,b,c em outro. Estaria montando corretamente?

Avatar
Andrea Amadeo1 ano atrás

Como colocar posts em uma página?

Tenho 15 posts já feitos e gostaria de inseri-los em uma página já criada.

Envie sua dúvida

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.