Quer aprender na prática? Conheça o Marketing Digital Expert
Dias
Horas
Min
Seg

Posts e Páginas no WordPress: qual a diferença?

É muito comum não saber ao certo a diferença entre posts e páginas no WordPress. Embora muita gente não saiba explicar a diferença exata, muitos usuários acabam utilizando da maneira correta.

Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Conheça o curso

Antes de tudo, precisamos lembrar que o WordPress é um CMS (Content Management System), portanto sua função principal é gerenciar e organizar o conteúdo.

O conteúdo pode aparecer em muitos formatos diferentes dentro do WordPress: textos, fotos, vídeos, áudios, etc.

Além do formato do conteúdo, o tipo de conteúdo pode variar. Dentro do WordPress existem alguns tipos de conteúdo, sendo os mais conhecidos: páginas e posts.

Para acabar de vez com a confusão, vamos entender o que é cada um deles.

Páginas

As páginas do WordPress são utilizadas para inserir conteúdo, em sua maioria conteúdos mais estáticos. Seu uso mais comum é para criar conteúdos institucionais como:

  • Home (página inicial)
  • Quem somos
  • Serviços
  • Blog (uma página que exibe posts)
  • Contato

Posts

Por outro lado, os posts no WordPress são mais utilizados para criar conteúdos dinâmicos. Por isso, são frequentemente utilizados no blog, na área de notícias, portifólio e por aí vai.

Geralmente eles são utilizados em forma de lista e podem ser listados de acordo com diversos critérios diferentes. Por exemplo, se você acessar o blog da Mirago, verá uma lista de posts em ordem cronológica (mais recente para o mais antigo).

Outro recurso presente nos posts são as taxonomias. Elas permitem classificar e organizar melhor o conteúdo do seu WordPress. Por padrão, o WordPress apresenta duas taxonomias: categorias e tags.

As categorias e tags permitem que você organize seu conteúdo de maneira clara e consistente. Isso facilita o trabalho do usuário, que ao navegar no site deseja encontrar mais conteúdos de um determinado assunto.

Diferenças entre Páginas e Posts

Raramente você vai encontrar, no WordPress, uma listagem de páginas. Por outro lado, uma listagem de posts é o que mais se encontra no WordPress.

É comum que um site WordPress possua muito mais posts do que páginas, a não ser que ele seja um site meramente institucional (sem blog). Uma vez que um dos principais benefícios do WP é ajudar na otimização do site para a busca orgânica do Google, é raro encontrar um site WordPress que não tenha um blog.

Professor
Dúvidas
Fórum de dúvidas disponível apenas para assinantes.

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Mirago a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.