A diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais é menos óbvia do que parece. Por isso é importante entender o conceito antes de se aprofundar no assunto.

Esse artigo é parte do curso de Mídias Sociais da Mirago. Para mais conteúdos relacionados, visite a página do curso.

Para entender as diferenças entre ambos os conceitos , precisamos discutir primeiro o que cada um significa em separado. Vamos lá?

redes sociais
Reproduzir vídeo
4.6
4.6/5

(8 avaliações)

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!

Redes Sociais

As Redes Sociais são qualquer agrupamento de pessoas que se engaje em atividades sociais regularmente. Uma família, turma de escola ou equipe de trabalho é uma rede social.

As primeiras redes sociais eram pequenas comunidades de caça e colheita, formadas antes mesmo dos seres humanos criarem pequenas vilas de colheita.

mídias sociais

Mídias Sociais

As mídias sociais são canais de comunicação que permitem interatividade. Com a criação da internet, se tornou muito mais simples criar uma mídia que permita a criação e a interação entre usuários.

Antes da criação das mídias sociais, os canais de comunicação analógicos funcionavam todos por um processo centralizador. Apenas os escritores de um jornal conseguiam se comunicar com o público, mas a audiência não podia interagir entre si.

Diferença entre redes sociais e mídias sociais

Podemos afirmar que as mídias sociais contém milhares de redes dentro de si. Como cada agrupamento de interação é uma rede social, as mídias as contém.

Dentro das mídias sociais como o Facebook temos uma série de possibilidades para formar redes sociais:

  • Grupos de discussão;
  • Eventos;
  • Conexão entre usuários;
  • E muito mais.

Isso é recorrente e acontece em todas as mídias sociais. Na verdade, a conectividade e a facilitação da formação de redes é uma base para a formação de uma mídia social.

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital há mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.