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Entendendo o comportamento de busca do seu consumidor

SEO se trata de entender as pessoas muito bem e como elas utilizam os mecanismos de busca para conseguirem o que querem. Nessa aula vamos descobrir como é possível ter um entendimento melhor do comportamento de busca dos nossos potenciais clientes e usar essa informação a nosso favor.

Entender o comportamento de busca do consumidor (ou também conhecida como jornada de compra) é fundamental na atividade de SEO pois isso irá facilitar demais no momento de você montar as bases para sua estratégia de otimização.

Como você irá notar nessa aula um bom entendimento do comportamento de busca do consumidor lhe ajudará não só a realizar uma boa pesquisa de palavras-chave, na produção de conteúdo como também em várias outras atividades do marketing digital. Portanto, é fundamental debruçar-se sobre esse tema com atenção.

Comportamento de Busca do Consumidor e Pesquisas no Google

1. Busca Informacional

Nesse caso o consumidor está buscando informações sobre algo e não está pensando em consumir nada naquele momento. Um exemplo é uma pessoa que está buscando informações sobre casamento com uma busca: “quanto custa um casamento”. Podemos inferir a partir dessa busca que a pessoa deseja ter mais informações acerca dos custos de um casamento. Não necessariamente ela está querendo consumir algo naquele momento, apenas está buscando por mais informações.

quanto custa um casamento

2. Busca Transacional

Nas buscas transacionais o consumidor tem uma clara intenção de compra. Por exemplo, quando um consumidor digita no Google o termo: “lente canon”, podemos inferir que esse usuário está com a intenção de comprar esse produto. O próprio Google já mostra os resultados com Lojas e Preços dos produtos:

 


lentes canon

3. Busca Navegacional

Na busca navegacional o comportamento de busca do usuário está ligado a uma busca para encontrar um site específico. Por exemplo, ao digitar: “site oficial luan santana” a intenção dessa busca é claramente descobrir o endereço de um site.

site luan santana

4. Busca Local

Por fim, o último comportamento de busca do consumidor no Google está ligado à uma busca local. Esse tipo de busca é por produtos e serviços localizados próximos ao usuário. Ex: Pizzarias, Salões de Beleza, Pet Shops, Escolas etc. Por exemplo, numa busca: “pizzaria vila mariana” a intenção de busca é muito clara.

pizzaria vila mariana

Portanto, é muito importante que você olhe para o seu mercado e entenda o comportamento de busca do seu consumidor pois isso irá lhe orientar e ajudar no momento de realizar a pesquisa de palavras-chave do seu site e posteriormente a criação de conteúdo.

Com o auxílio desses quatro tipos de buscas, tente imaginar como seu cliente poderia procurar pelo seu negócio no Google. Qual ou quais tipos de buscas ele usaria? Apenas uma? Mais de uma? Fique atento à esses detalhes ao estudar o comportamento de busca de seu cliente.

Rodrigo Santana Rodrigues2 anos atrás

Domínio

Olá Ludy boa tarde,
Minha dúvida é, eu já tenho um domínio que criei para divulgar determinado produto, no caso cosméticos, pois eu trabalhava como revendedor de tais produtos. É possível eu continuar usando este domínio, que tem vencimento em Novembro de 2017, para trabalhar com marketing digital, divulgando para outro tipo de persona? Por exemplo para divulgar cursos online e outros tipos de infoprodutos? É possível, utilizando o SEO eu conseguir aparecer entre os primeiros anúncios no Google, mesmo com este domínio?
Obrigado

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