Esquenta Black Friday

30% OFF até 23/10/20

Dias
Horas
Min
Seg

Use o cupom:

Palavras-chave vs Intenção de busca

SEO se trata de entender as pessoas muito bem e como elas utilizam os mecanismos de busca para conseguirem o que querem. Nessa aula vamos descobrir como é possível ter um entendimento melhor do comportamento de busca dos nossos potenciais clientes e usar essa informação a nosso favor.

Entender o comportamento de busca do consumidor (ou também conhecida como jornada de compra) é fundamental na atividade de SEO pois isso irá facilitar demais no momento de você montar as bases para sua estratégia de otimização.

Este artigo faz parte do Curso SEO Básico – Gratuito Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Conheça o curso

Como você irá notar nessa aula um bom entendimento do comportamento de busca do consumidor lhe ajudará não só a realizar uma boa pesquisa de palavras-chave, na produção de conteúdo como também em várias outras atividades do marketing digital. Portanto, é fundamental debruçar-se sobre esse tema com atenção.

Comportamento de Busca do Consumidor e Pesquisas no Google

1. Busca Informacional

Nesse caso o consumidor está buscando informações sobre algo e não está pensando em consumir nada naquele momento. Um exemplo é uma pessoa que está buscando informações sobre casamento com uma busca: “quanto custa um casamento”. Podemos inferir a partir dessa busca que a pessoa deseja ter mais informações acerca dos custos de um casamento. Não necessariamente ela está querendo consumir algo naquele momento, apenas está buscando por mais informações.

2. Busca Transacional

Nas buscas transacionais o consumidor tem uma clara intenção de compra. Por exemplo, quando um consumidor digita no Google o termo: “lente canon”, podemos inferir que esse usuário está com a intenção de comprar esse produto. O próprio Google já mostra os resultados com Lojas e Preços dos produtos:


3. Busca Navegacional

Na busca navegacional o comportamento de busca do usuário está ligado a uma busca para encontrar um site específico. Por exemplo, ao digitar: “site oficial luan santana” a intenção dessa busca é claramente descobrir o endereço de um site.

4. Busca Local

Por fim, o último comportamento de busca do consumidor no Google está ligado à uma busca local. Esse tipo de busca é por produtos e serviços localizados próximos ao usuário. Ex: Pizzarias, Salões de Beleza, Pet Shops, Escolas etc. Por exemplo, numa busca: “pizzaria vila mariana” a intenção de busca é muito clara.

Portanto, é muito importante que você olhe para o seu mercado e entenda o comportamento de busca do seu consumidor pois isso irá lhe orientar e ajudar no momento de realizar a pesquisa de palavras-chave do seu site e posteriormente a criação de conteúdo.

Com o auxílio desses quatro tipos de buscas, tente imaginar como seu cliente poderia procurar pelo seu negócio no Google. Qual ou quais tipos de buscas ele usaria? Apenas uma? Mais de uma? Fique atento à esses detalhes ao estudar o comportamento de busca de seu cliente.

O próximo passo…

Agora que você já se aprofundou no entendimento sobre o comportamento de busca, é hora de entender melhor como escrever páginas que prendem o leitor e aumentam o tempo visitado por página.

Para isso, comece estudando os conceitos de Escaneabilidade e Webwriting, duas partes importantes da Redação SEO.

Professor
Dúvidas
Jose Paz Desiderio De Amorim
Jose Paz Desiderio de Amorim PRO1 semana atrás

Quantidade de palavras?

Ainda é valido a quantidade de palavras, ouvi dizer que 500 palavras já não faz nenhum efeito!

Avatar
Felipe Nascimento Proença PRO3 semanas atrás

SEO para Ecommerce

Estou com um projeto onde quero montar um loja virtual, usando a ideia de conteudo para atrair o publico alvo baseado nas palavras chave e intenção, como seria para colocar isso nas paginas de produto? ou seria melhor colocar em um blog na pagina ou subdomino?

Tem algum curso especifico de SEO para ecommerce na Mirago?

Avatar
Gleice Rodrigues3 meses atrás

Palavra chave

É correto usar o nome do concorrente em suas palavras chaves?

p-gabriel-duarte
pedro duarte6 meses atrás

VOLUME DE BUSCAS

Ludy, qual a fonte dos dados apresentados sobre volume de buscas por tipo e qual a data de aferimento dessas informações?

Avatar
Alanys Fabra11 meses atrás

Busca navegacional

Posso considerar o exemplo "nome do fulano do filme X" como uma busca navegacional? Ou é só site?

Avatar
Enio Xisto1 ano atrás

identificando tipos de busca

Já que não são necessárias palavras específicas para cada tipo de busca, como que o Google identifica se uma busca é informacional, transacional, navegacional ou local?

Avatar
Rodrigo Santana Rodrigues4 anos atrás

Domínio

Olá Ludy boa tarde,
Minha dúvida é, eu já tenho um domínio que criei para divulgar determinado produto, no caso cosméticos, pois eu trabalhava como revendedor de tais produtos. É possível eu continuar usando este domínio, que tem vencimento em Novembro de 2017, para trabalhar com marketing digital, divulgando para outro tipo de persona? Por exemplo para divulgar cursos online e outros tipos de infoprodutos? É possível, utilizando o SEO eu conseguir aparecer entre os primeiros anúncios no Google, mesmo com este domínio?
Obrigado

Envie sua dúvida

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Mirago a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.