Quer aprender na prática? Conheça o Marketing Digital Expert
Dias
Horas
Min
Seg

Palavras-chave vs Intenção de busca

SEO se trata de entender as pessoas muito bem e como elas utilizam os mecanismos de busca para conseguirem o que querem. Nessa aula vamos descobrir como é possível ter um entendimento melhor do comportamento de busca dos nossos potenciais clientes e usar essa informação a nosso favor.

Entender o comportamento de busca do consumidor (ou também conhecida como jornada de compra) é fundamental na atividade de SEO pois isso irá facilitar demais no momento de você montar as bases para sua estratégia de otimização.

Este artigo faz parte do Curso SEO Básico – Gratuito Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Conheça o curso

Como você irá notar nessa aula um bom entendimento do comportamento de busca do consumidor lhe ajudará não só a realizar uma boa pesquisa de palavras-chave, na produção de conteúdo como também em várias outras atividades do marketing digital. Portanto, é fundamental debruçar-se sobre esse tema com atenção.

Comportamento de Busca do Consumidor e Pesquisas no Google

1. Busca Informacional

Nesse caso o consumidor está buscando informações sobre algo e não está pensando em consumir nada naquele momento. Um exemplo é uma pessoa que está buscando informações sobre casamento com uma busca: “quanto custa um casamento”. Podemos inferir a partir dessa busca que a pessoa deseja ter mais informações acerca dos custos de um casamento. Não necessariamente ela está querendo consumir algo naquele momento, apenas está buscando por mais informações.

2. Busca Transacional

Nas buscas transacionais o consumidor tem uma clara intenção de compra. Por exemplo, quando um consumidor digita no Google o termo: “lente canon”, podemos inferir que esse usuário está com a intenção de comprar esse produto. O próprio Google já mostra os resultados com Lojas e Preços dos produtos:


3. Busca Navegacional

Na busca navegacional o comportamento de busca do usuário está ligado a uma busca para encontrar um site específico. Por exemplo, ao digitar: “site oficial luan santana” a intenção dessa busca é claramente descobrir o endereço de um site.

4. Busca Local

Por fim, o último comportamento de busca do consumidor no Google está ligado à uma busca local. Esse tipo de busca é por produtos e serviços localizados próximos ao usuário. Ex: Pizzarias, Salões de Beleza, Pet Shops, Escolas etc. Por exemplo, numa busca: “pizzaria vila mariana” a intenção de busca é muito clara.

Portanto, é muito importante que você olhe para o seu mercado e entenda o comportamento de busca do seu consumidor pois isso irá lhe orientar e ajudar no momento de realizar a pesquisa de palavras-chave do seu site e posteriormente a criação de conteúdo.

Com o auxílio desses quatro tipos de buscas, tente imaginar como seu cliente poderia procurar pelo seu negócio no Google. Qual ou quais tipos de buscas ele usaria? Apenas uma? Mais de uma? Fique atento à esses detalhes ao estudar o comportamento de busca de seu cliente.

O próximo passo…

Agora que você já se aprofundou no entendimento sobre o comportamento de busca, é hora de entender melhor como escrever páginas que prendem o leitor e aumentam o tempo visitado por página.

Para isso, comece estudando os conceitos de Escaneabilidade e Webwriting, duas partes importantes da Redação SEO.

Professor
Dúvidas
Fórum de dúvidas disponível apenas para assinantes.

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Mirago a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.