Estratégias de Marketing no Instagram

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Nessa aula você verá algumas ferramentas muito interessantes que irão lhe ajudar muito no gerenciamento de sua conta no Instagram.

Entender como aplicar estratégias de Marketing no Instagram é essencial para que seu uso da rede social seja o melhor possível. Por isso é interessante se aprofundar mais em como a teoria do marketing digital se aplica especificamente a esta mídia social.

Este artigo faz parte do Curso Instagram Marketing. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

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Vamos conversar sobre o passo a passo para traçar a sua estratégia de marketing no Instagram e fazer seu perfil mais eficiente.

1. Obtendo informações e traçando diretrizes

O primeiro passo de traçar as estratégias de marketing no Instagram é conseguir dados e informações que ajudem a tomar decisões. Portanto, você pode começar realizando análises como:

  • Análise da concorrência;
  • Benchmarking;
  • Análise SWOT;
  • Matriz BCG;
  • Pesquisa de mercado.

Além disso, é importante começar a traçar diretrizes que ajudem a direcionar seu conteúdo em uma direção mais interessante. Em primeiro lugar, é muito importante saber qual será seu público-alvo. Isso pode ser determinado a partir dos dados que citamos acima.

Além do público-alvo, é interessante determinar algumas buyer personas. Elas auxiliam a criar uma comunicação mais pessoal e empática para sua audiência.

Em segundo lugar, é importante determinar quais assuntos serão tratados no canal de comunicação. Para isso, você pode começar com um território de marca que ajude a determinar o que é interessante falar em seus canais de comunicação.

Por fim, não esqueça de determinar uma voz própria para a comunicação. Isso pode ser feito ao se decidir e criar uma brand persona, um assunto muito importante do branding.

2. Trace seus objetivos para o Instagram

O seu Instagram com certeza cumpre uma função específica no seu marketing digital. Esta funcionalidade pode ser a de ser um canal aberto de comunicação, pode ser a de atrair leads ou qualquer outra função que o planejamento exija.

Portanto, é importante que o seu Instagram tenha um papel a cumprir entre as estratégias de marketing digital. A partir dessas metas traçadas fica muito mais fácil determinar o que precisa ser feito e criar planos de ação para cumprir estas tarefas.

3. Crie conteúdo exclusivo para o Instagram

Criar conteúdo para o Instagram que seja exclusivo e adequado ao canal de comunicação é muito importante. Você pode pensar que produzir conteúdo que seja mais genérico e publicá-lo em todos os seus canais para facilitar sua vida, mas esse é um caminho que você deve evitar a todo custo.

O ideal é que seu conteúdo para Instagram seja específico para a mídia social. Isso permite a criação de conteúdo mais específico que aproveite este canal ao seu máximo.

4. Práticas das estratégias de marketing no Instagram

Existem alguns hábitos necessários para as estratégias de marketing no Instagram que você pode adquirir. São as chamadas “boas práticas”, que ajudam a melhorar o desempenho do seu perfil.

Por exemplo: ter um calendário de postagens. Desta forma fica mais fácil que o seus seguidores saibam quando esperar por determinados tipos de conteúdo, o que ajuda a atrair engajamento.

Também é importante seguir outras contas no Instagram e interagir com elas. Isto ajuda a atrair mais seguidores, o que é recomendado.

Por fim, é interessante promover o perfil através de anúncios e concursos. Este é um passo essencial para atrair o maior número possível de seguidores.

O próximo passo…

Agora que você começou a entender a importância do assunto, que tal se aprofundar em como funciona o planejamento em marketing digital?

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
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