Etapas de um projeto de SEO

Etapas de um projeto de SEO

Todo trabalho de otimização requer um processo para torná-lo mais produtivo e organizado. Saiba como organizar seu processo de otimização de sites.
etapas de um projeto de seo

Neste artigo vamos explorar quais são as etapas de um projeto de SEO e como você pode explorar cada uma delas para obter o máximo de eficiência em cada etapa dentro de sua estratégia de marketing digital. Vamos lá?

Todo projeto de SEO (ou ao menos, os projetos sérios de SEO) deveriam seguir algumas etapas para maximizar as chances de obter bons resultados no Google. A primeira etapa de um projeto de SEO é a Pesquisa de Palavras-chave.

Pesquisa de Palavras Chave

Por que uma pesquisa de palavra-chave é a primeira etapa de um projeto de SEO? Isso porque precisamos entender o comportamento de busca de nossa(s) persona(s). Nós com certeza levantamos algumas hipóteses de quais são as palavras-chave mais utilizadas pelos nossos clientes ao buscarem sobre o temas relacionados ao nosso negócio, no entanto, não temos como garantir que essas hipóteses estão 100% corretas.

É aí que o Google consegue nos ajudar. Como sabemos o Google se tornou um gigantesco banco de dados de intenções dos usuários. Diariamente são feitas milhões e milhões de buscas na plataforma que, por sua vez, armazena esses dados e nos permite consultá-los.

Por meio da ferramenta Planejador de Palavras-Chave do Google Ads, conseguimos explorar quais palavras-chave apresentam maior volume de buscas e conseguimos ter novas ideias de palavras-chave relacionadas ao nosso negócio que possivelmente não tenhamos cogitado anteriormente em nossas hipóteses iniciais. Essa ferramenta é poderosa e é a partir dela que iniciamos a primeira etapa de um projeto de SEO.

pesquisa de palavras chave

SEO On Page

A segunda etapa de um projeto de SEO é a Otimização On Page. Como o próprio nome em inglês já diz trata-se de uma otimização realizada “dentro” do site e de suas páginas. Confira quais são os principais itens a serem otimizados nesse etapa:

SEO on page
  • Título (ou meta title): O título principal daquela página. Recomenda-se utilizar a palavra-chave principal no título
  • Meta Description: Insira uma descrição resumida do que o usuário irá encontrar naquela página. Pode ou não ser usada pelo Google para a exibição na SERP (Search Engine Results Page – ou Página de Resultados de Busca).
  • URL amigável: Uma URL fácil de se entender. Em vez de: meusite.com.br/?p=474 a URL amigável seria: meusite.com.br/etapas-projeto-seo
  • Heading Tags (ou Hierarquia de conteúdo): Prioriza e traz hierarquia para os títulos e subtítulos de determinada página. Facilita a legibilidade do texto, e, por consequência, a leitura do usuário.
  • Título das Imagens: As imagens do seu site devem estar todas nomeadas (mesma lógica que URLs amigáveis – para facilitar o encontro do usuário numa pesquisa por imagens, por exemplo). Em vez de subir uma imagem chamada DSC00023354.jpg, suba uma imagem como resultados-google.jpg. Procure, sempre que possível, utilizar as palavras-chave nas imagens também.
  • Tag ALT nas Imagens: A tag alt é responsável por exibir um texto para deficientes visuais (com leitores de tela), além de exibir o texto em caso de imagem quebrada no site. Procure utilizar a descrição daquela imagem e inserir a palavra-chave.
  • Tamanho das imagens: Imagens muito pesadas podem impactar negativamente o carregamento de seu site, tornando-o mais lento, prejudicando, portanto, o SEO. Procure deixar as imagens mais leves possíveis (com poucos Kbytes).
  • Linkagem interna: Fazer links entre páginas internas do seu site também é uma maneira de realizar uma otimização On Page no SEO. Sempre que possível, crie links internos.
  • Velocidade de Carregamento: Quanto mais rápido seu site carregar, melhor. Lembre-se: O Google tem por objetivo oferecer o melhor serviço e experiência de busca ao usuário. Portanto, ter um conteúdo incrível mas um site lento fará com que seu site seja penalizado no ranking orgânico.
  • Design Responsivo: O mundo é cada vez mais mobile. Não faz sentido ter um site que não seja otimizado para os dispositivos móveis. Desde 2015 as buscas móveis são maiores que as buscas em desktop.

Conteúdo

A terceira etapa de um projeto de SEO é o conteúdo e aqui falamos sobretudo da qualidade do conteúdo produzido. O Google está cada vez melhor em trazer resultados de busca relevantes. Portanto, quanto mais qualidade seu conteúdo tiver, maiores as chances do algoritmo considerar suas páginas para determinados termos.

E o que é qualidade de conteúdo quando estamos falando de um projeto de SEO?

Um conteúdo de qualidade e relevante é aquele que insere a persona como peça central na estratégia de produção de conteúdo. É entender de fato e profundamente suas principais necessidades e dores, seus desejos e aspirações para que, a partir daí, possa criar conteúdo que seja relevante.

E quando falamos de conteúdo estamos falando de seus diversos formatos: Texto, Vídeo, Áudio, Imagens, Infográficos, etc, etc.

Se o seu conteúdo for relevante e gere valor para o seu usuário é provável que ele passe mais tempo no seu site, indique a amigos a leitura, compartilhe algum link e retorne mais vezes para consumir novos conteúdos. Ao conseguir isso, você com certeza estará conseguindo bons resultados nessa etapa do projeto de SEO.

Distribuição

Essa etapa de um projeto de SEO é fundamental para o sucesso da estratégia mas muitas vezes é subutilizada ou mesmo deixada de lado. Veja: De nada adiantará produzir um conteúdo incrível se você não tiver um estratégia para distribuir esse conteúdo a seu público de interesse.

Algumas formas de divulgar e distribuir o seu conteúdo:

  • E-mail Marketing para sua base de clientes/assinantes
  • Mídias Sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube são algumas das principais).
  • Blog
  • Podcasts
  • Sites de Terceiros (Portais, Parceiros, etc)
  • Materiais Gratuitos para download (ebooks, webinars, entrevistas, pesquisas, etc)
  • App
  • Investimento em Tráfego Pago
  • Etc

Sem uma estratégia de distribuição eficiente dificilmente você conseguirá obter resultados efetivos com o SEO.

De forma bem resumida, em seu início, o Google criou o Page Rank, um mecanismo que dava relevância a uma página com base nos outros sites em que linkavam pra ele. O algoritmo do Google avaliava tanto a quantidade como a qualidade desses links (e, a partir disso, montava um ranking dos melhores resultados). Portanto, quanto mais e melhores links apontarem para o seu site, mais relevante ele se tornará. E quando falamos em qualidade de links estamos falando de sites que sejam relevantes e relacionados ao seu negócio apontando para o seu site (você terá mais relevância com sites com autoridade em seu mercado do que outros sites que possuem pouca relevância com o assunto que você trata).

E como conseguimos links para nosso site? Existem várias estratégias possíveis, mas a maior parte delas vai passar por um bom conteúdo. Pense bem: Por que um site iria apontar um link para o seu? Provavelmente porque encontrou um conteúdo interessante para referenciar. Algumas estratégias: Postar conteúdos em portais de conteúdo inserindo um link para o seu site, trocar links com outros sites, matérias na imprensa, compartilhamento em mídias sociais, respostas em fóruns, entre várias outras.

Ter uma estratégia eficiente de link building é essencial para qualquer projeto de SEO sério e uma etapa fundamental.

Análise e Monitoramento

Como toda estratégia bem sucedida, essa etapa de um projeto de SEO visa tirar insights estratégicos dos dados obtidos após rodar o plano durante algum período. É importante notar que essas etapas de um projeto de SEO não tem fim e sempre são retroalimentadas, portanto, a etapa de análise dos dados é essencial para fazer ajustes e visualizar oportunidades. Hoje existem várias ferramentas que ajudam os profissionais de SEO a analisarem e monitorarem os resultados de suas ações.

Algumas delas são:

SEM Rush

SEO Moz

Ahrefs 

Dentre muitas outras.

Conclusão

Para ter resultados efetivos é essencial contar com cada uma dessas etapas de um projeto de SEO. Não olhar para qualquer uma delas fará com que você subaproveite todo o potencial de resultado que o SEO poderá lhe trazer no médio a longo prazo. Sendo assim, tenha sempre isso em mente antes de iniciar qualquer planejamento de um trabalho de SEO.

O próximo passo…

Este artigo faz parte do curso de SEO Básico online e gratuito da Mirago. Se você quiser se aprofundar nos estudos sobre otimização para mecanismos de buscas, o curso é um bom lugar para começar.

Você pode se interessar também em entender melhor como usar o Yoast SEO, um plugin muito popular do WordPress que ajuda com a execução do seu planejamento de SEO.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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