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Extensões de Anúncios no Google Ads: como usar?

Extensões de Anúncios no Google Ads: como usar?

As extensões de anúncio melhoram a experiência dos usuários e são um importante recurso a utilizar no Google Ads. Saiba tudo sobre eles.

A extensões de anúncios são um importante recurso do Google Ads que podem ajudar a melhorar a performance de suas campanhas. Entretanto, por serem muitas, é fundamental saber qual é o melhor momento para utilizar cada uma delas em sua estratégia.

Confira quais são as opções de extensões de anúncios, suas características e como usar cada uma delas. Vamos lá! 

O que são as extensões de anúncios?

As extensões de anúncios são uma forma que o Google Ads disponibiliza para que você possa fornecer informações adicionais ao seu público em suas campanhas. Ou seja, são trechos de dados que você pode inserir para tornar a campanha mais segmentada. 

Existem diversos tipos de extensões de anúncios, sendo que cada um possui suas características e vantagens, a fim de gerar mais eficiência e sucesso nas campanhas. 

Como os anúncios do Google possuem caracteres limitados, as extensões tem como principal objetivo aumentar esse espaço, adicionando mais informações para personalizar a sua estratégia. 

Por exemplo: digamos que você esteja anunciando um serviço de massagem com um equipamento em seu estabelecimento. Com certeza o seu público precisa ir até você, certo? Então basta usar uma extensão de local e conseguir que o público saiba onde ir para ter acesso ao serviço!

Com isso, é possível ter mais chances de conversões, alcance e engajamento nos seus anúncios. Isso porque, usando as extensões de anúncios adequadas para o seu público e segmento, você terá mais assertividade na campanha, tornando a experiência com seus anúncios mais rica e eficaz. 

Fizemos um vídeo dando mais detalhes sobre este assunto, confira:

Por que usar as extensões de anúncios?

As extensões de anúncios são mais do que apenas uma ferramenta para chamar a atenção do público e passar mais informação, elas ajudam a melhorar o desempenho do anúncio.

Elas contribuem para o aumento da visibilidade, pois ocupam um espaço maior em sua exibição na tela e passam informações que podem ser relevantes ao usuário sem que você precise pagar a mais por isso.

Além disso, as extensões de anúncios tornam seus criativos mais atraentes, normalmente a um custo mais baixo por clique adicional do que o custo de subir uma posição. 

Conheça as principais vantagens de usar as extensões de anúncio na sua campanha:

Melhoria do CTR

Está comprovado que as extensões melhoram os CTRs nas campanhas. Isso porque o destaque que elas dão ao seu anúncio ajuda a atrair os olhares do público. 

Segundo o Google, uma extensão rápida, conhecida como site link, pode aumentar a CTR em até 15%.

Sendo assim, quando você aumenta suas taxas de CTR é possível inferir que a qualidade dos seus anúncios está melhorando, podendo investir ainda mais em informações que tornarão o seu anúncio ainda mais relevante. 

Aumento da visibilidade

Se o destaque aumenta os cliques, contribui também para a visibilidade da marca. Por isso, é recomendado que as extensões sejam usadas por marcas que buscam serem mais reconhecidas.

O aumento na visibilidade contribui não só para a maior taxa de conversões (leads / vendas), mas também para compreender o reconhecimento do público. Ou seja, quanto maior forem as suas taxas de cliques e conversões, mais interessante está sendo os seus anúncios e, ainda, o quanto as extensões de anúncios estão sendo eficientes para a sua campanha. 

Atinge o público que realmente quer comprar

Cada vez que você adicionar uma nova extensão de anúncio dentro da sua campanha, ela ficará ainda mais personalizada e segmentada para o público ideal. 

Esse público ideal é aquele que já possui interesse pelo seu produto ou serviço, basta um empurrãozinho para efetuar a ação desejada. O motivador será o seu anúncio, que terá informações suficientes para atrair e fazer com que essa pessoa vire um consumidor da sua marca. 

Controlar os CPCs com os lances sem remover as extensões de anúncios

De acordo com o próprio Google, os anúncios exibidos em posições mais altas têm mais destaque e são mais valiosos para os anunciantes. Como consequência, posições elevadas normalmente têm um CPC real maior. 

As extensões também dão mais destaque aos anúncios e os valorizam, então, é uma forma de você conseguir posicionamentos mais relevantes, sem necessariamente, ter um CPC real mais elevado.

Tipos de extensões de anúncios — conheça as características

A melhor forma de escolher as extensões a serem usadas no seu anúncio é seguindo um caminho básico em dois passos.

Primeiro, você precisa saber qual o seu objetivo com o anúncio. A partir dele, poderemos pensar nas extensões que auxiliam com esta meta para seguir ao próximo passo.

Em segundo lugar, você precisa analisar as extensões de anúncio que contribuem para alcançar este objetivo e selecionar as que possuem maior probabilidade de apresentar melhores resultados para o seu anúncio específico.

A seguir, vamos pensar nos objetivos dos seus anúncios e mostrar o momento certo de escolher cada uma delas.

Objetivo: fazer o cliente entrar em contato com a sua empresa

Existem basicamente duas extensões de anúncio que podem te ajudar a atingir esses objetivos:

Extensão de chamadas

Ideal para quando você deseja fazer o seu anúncio gerar ligações para a sua empresa. Portanto, se você trabalha com um processo de Inside Sales, este é um caminho excelente a ser usado.

É possível definir um horário de funcionamento para que a extensão apareça apenas quando a empresa pode atender aos telefonemas. O custo do clique em chamada é o mesmo de um para site.

Nos computadores, esta extensão aparecerá apenas como um número de telefone que os usuários poderão ligar; já no celular, esse número é realmente clicável e, com apenas dois toques, alguém pode ligar para a sua empresa diretamente a partir de um anúncio.

Extensão de mensagens

Assim como na extensão de chamadas, esta extensão permite a inclusão de um botão que irá fazer o cliente entrar em contato. No caso, por meio de mensagens, que podem ser enviadas para as mensagens do seu celular ou para um e-mail.

Uma excelente opção é enviar um texto padrão da mensagem, que pode ser entregue ao cliente diretamente após o clique. Desta forma, você reduz o atrito do envio da mensagem e maximiza o uso do botão.

Objetivo: conseguir mais conversões

Existem diversas extensões que ajudam a melhorar as conversões no seu site. Entretanto, é importante que você configure corretamente as conversões e metas no seu Google Ads para que o serviço saiba direcionar o anúncio para um público otimizado.

Você já deve ter visto anúncios que contam com uma série de outros links do mesmo site abaixo, certo? Esta é a extensão de anúncio de sitelinks.

Basicamente, você pode preencher este espaço com páginas que são interessantes comercialmente para o seu negócio, como “horário de funcionamento” ou “peça um orçamento”.

Esta extensão é adequada para ser usada em anúncios genéricos, como “salão de cabeleireiro” ou “oficina mecânica”.

Além disso, ela permite que você adicione pequenos trechos de informações que atuam essencialmente como CTAs que, quando clicadas, levarão os usuários às principais páginas do site da empresa.

Extensão de frase de destaque

Esta é uma extensão de anúncio que permite acrescentar um pouco de texto abaixo da sua descrição. Por isso, ela é ideal para destacar um benefício do seu produto ou serviço em meio a todos os anúncios, principalmente dos seus concorrentes diretos.

Por exemplo: você pode usar esta extensão para acrescentar um texto como “aberto 24 horas” no fim do anúncio. Desta forma, não restarão dúvidas ao público para quem ligar caso precisem do serviço no meio da madrugada. 

Extensão de snippets estruturados

Apesar de muito semelhantes à frase de destaque, os snippets estruturados tem uma outra função, eles servem para listar opções.

Por exemplo: se você anuncia uma agência de viagem, pode estruturar um snippet com cabeçalho “destinos” e seguir com uma lista de locais para onde viajar, como Cancún, Orlando, Havaí, entre outros.

A diferença entre criar um snippet ou simplesmente fazer uma frase de destaque neste formato é o algoritmo do Google Ads. O serviço irá fazer uso do aprendizado de máquina para determinar quais cabeçalhos e valores internos a eles estão apresentando mais resultados, maximizando as conversões.

Extensão de preços

Se os preços dos seus produtos são um diferencial que pode ajudar na hora de convencer o cliente a optar por você, esta é sua extensão principal. Este também é um excelente caminho para favorecer a venda de um produto ou serviço sobre outros quando você precisar.

Inclusive, essa é uma ótima opção para tornar os seus anúncios mais competitivos, oferecendo informações extremamente relevantes, antes mesmo do público entrar em contato com a sua marca.

Principalmente, se o seu preço for mais interessante para os clientes em comparação com os seus concorrentes. Assim, você terá mais cliques, aumentando a relevância do anúncio e as chances de conversão. 

Objetivo: trazer o cliente para o estabelecimento

Estas extensões são focadas em ajudar seu público a encontrar seu estabelecimento comercial quando for preciso. Para os negócios que dependem de visitas à locação para lucrar, este é o melhor caminho.

Portanto, estas são as extensões para dominar se você tem um restaurante, salão de beleza, mecânica ou outros estabelecimentos deste tipo.

Extensão de local

Esta extensão é recomendada para atrair pessoas. Além de contribuir para que o cliente chegue até você, ela também serve para impactar os públicos mais próximos. Afinal, se o seu estabelecimento estiver nas proximidades e o dos concorrentes distantes, provavelmente você se tornará uma opção principal.

As pessoas podem clicar ou tocar na extensão para ver mais detalhes na página do seu local, que inclui as informações mais relevantes sobre a empresa em um só lugar. 

Além disso, é possível incluir um número de telefone ou um botão “ligar” nas extensões de local. Assim, os usuários podem ligar para sua empresa com facilidade.

Extensão de local de afiliados

Se a sua empresa conta com a ajuda de afiliados para venda, esta é sua extensão. Com as extensões de local de afiliados, as pessoas encontram lojas próximas que vendem seus produtos.

Por exemplo: digamos que você anuncia uma marca de suco que está disponível em algumas mercearias e mercados. Com esta extensão, o anúncio levará o cliente até os pontos de venda, ao invés de até o seu estabelecimento.

Objetivo: aumentar downloads de aplicativo

Extensão de aplicativos

Não existem várias extensões de anúncios para este objetivo, apenas uma. A extensão de aplicativos é completamente focada em ajudar a fazer as pessoas baixarem um app em dispositivos Android e iOS, inclusive tablets.

Com isso, as pessoas clicam no título do seu anúncio para acessar seu site ou no link que as direciona para o seu aplicativo. As extensões de aplicativo são uma ótima maneira de oferecer acesso ao seu website e seu aplicativo a partir de um único anúncio.

Esta é uma ferramenta útil tanto para empresas que o aplicativo em si é o produto quanto para aquelas que usam apps como ferramenta de fidelização.

Objetivo: aumentar a captação de lead

Extensões de formulário de lead

A extensão de formulário de lead, é ideal para que você queira que o seu público interaja diretamente com o seu anúncio, ou seja, que elas enviem informações em um formulário que estará anexado no seu anúncio. 

Com a extensão de formulário de lead, será mais fácil o preenchimento dos seus dados por meio do celular, sem a necessidade do usuário ter que acessar seu site ou landing page.

Por isso, a integração da extensão de formulário de lead pode ser fundamental para o usuário decidir ou não entrar em contato com a sua marca, aumentando ainda mais as chances de conversões. 

Extensões de imagem

As extensões de imagens são ideais para os anúncios que desejam atrair o seu público por meio de recursos visuais. 

As imagens são fundamentais para impactar clientes, principalmente se você possui produtos ou serviços que possuam um bom apelo visual. Ao inserir imagens nos anúncios, a tendência é que você consiga trazer ainda mais destaque para a peça e, possivelmente, consiga aumentar a CTR e, consequentemente, seus resultados.

Então, quando o anúncio aparecer para o público, ele aparecerá da seguinte forma:

  • título;
  • descrições;
  • URL;
  • sua imagem.

Depois de conhecer as extensões de anúncios…

Agora que você sabe como usar extensões de anúncio, precisa conhecer as Políticas do Google Ads. Desta forma você evita montar um anúncio apenas para depois descobrir que ele não será aprovado.

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Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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