Extensões de Anúncio no Google Ads

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As extensões de anúncio do Google Ads são uma importante ferramenta para conseguir melhorar o desempenho do produto.

As extensões de anúncio do Google Ads são uma importante ferramenta na hora de melhorar o desempenho de suas campanhas. Entretanto, elas são muitas e é preciso saber quando é o melhor momento para cada uma.

Este artigo faz parte do Curso Google Ads – Rede de Pesquisa. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Confira com a gente quais são as opções de extensões e como usar cada uma delas. Vamos lá?

O que são as extensões de anúncio?

As extensões de anúncios são uma forma que o Google Ads disponibiliza para que você possa fornecer informações adicionais ao seu público.

Por exemplo: digamos que você esteja anunciando um serviço de massagem com um equipamento em seu estabelecimento. Com certeza o seu público precisa ir até você, certo? Então basta usar uma extensão de local e conseguir que o público saiba onde ir para conseguir o serviço!

Por que usar as extensões de anúncio?

As extensões são mais do que apenas uma ferramenta para chamar a atenção e passar informação: elas ajudam a melhorar o desempenho do anúncio.

Basicamente, existem dois grandes motivos para fazer uso das extensões de anúncio:

  1. Melhoria do CTR – está comprovado que as extensões melhoram os CTRs nas campanhas. Isso porque o destaque que elas dão ao seu anúncio ajuda a atrair os olhares do público;
  2. Aumento de visibilidade – se o destaque aumenta os cliques, aumenta também a visibilidade da marca. Por isso é recomendado que as extensões sejam usadas por marcas que buscam serem mais reconhecidas.

Escolhendo a extensão de anúncio a ser usada

A melhor forma de escolher as extensões a serem usadas no seu anúncio é seguindo um caminho básico em dois passos.

Em primeiro lugar, você precisa saber qual o seu objetivo com o anúncio. A partir dele, poderemos pensar nas extensões que auxiliam com esta meta para seguir ao próximo passo.

Em segundo lugar, você precisa analisar as extensões de anúncio que auxiliam neste objetivo e selecionar a que possui mais probabilidade de apresentar resultados para o seu anúncio específico.

A seguir, vamos pensar nos objetivos do seu anúncio e mostrar o momento certo de escolher cada uma delas.

Objetivo: Fazer o cliente entrar em contato

Existem basicamente duas extensões de anúncio que podem ajudar com isto.

Extensão de Chamadas

Perfeita para quando você deseja fazer o seu anúncio gerar ligações para a sua empresa. Portanto, se você trabalha com um processo de Inside Sales, este é um caminho excelente a ser usado.

É possível definir um horário de funcionamento para que a extensão apareça apenas quando a empresa pode atender aos telefonemas. O custo do clique em chamada é o mesmo que o de um clique para o site.

Extensão de Mensagem

Assim como na de Chamadas, esta extensão permite a inclusão de um botão que irá fazer o cliente entrar em contato. No caso, através de mensagens, que podem ser enviadas para as mensagens do seu celular ou para um e-mail.

Uma excelente opção é dar um texto padrão da mensagem, que pode ser enviado pelo cliente diretamente após o clique. Desta forma, você reduz o atrito do envio da mensagem e maximiza o uso do botão.

Objetivo: conseguir mais conversões

Existem diversas extensões que ajudam a melhorar as conversões no seu site. Entretanto, é importante que você configure corretamente as conversões e metas no seu Google Ads para que o serviço saiba direcionar o anúncio para um público otimizado.

Extensão de Sitelinks

Você já deve ter visto anúncios que contam com uma série de outros links do mesmo site abaixo. Esta é a extensão de anúncio de Sitelinks.

Basicamente, você pode preencher este espaço com páginas que são interessantes comercialmente para o seu negócio, como “Horário de Funcionamento” ou “Peça um Orçamento”.

Esta extensão é perfeita para ser usada em anúncios genéricos, como “salão de cabeleireiro” ou “oficina mecânica”.

Extensão de Frase de Destaque

Esta é uma extensão de anúncio que permite acrescentar um pouco de texto abaixo da sua descrição. Por isso é perfeita para destacar um benefício do seu produto ou serviço em meio a todos os anúncios.

Por exemplo: você pode usar esta extensão para acrescentar um texto como “Aberto 24 horas” no fim do anúncio. Desta forma, não restarão dúvidas ao público para quem ligar caso precisem do serviço no meio da madrugada!

Extensão de Snippets Estruturados

Apesar de muitos semelhantes à Frase de Destaque, os Snippets Estruturados tem uma outra função. Eles servem para listar opções.

Por exemplo: se você anuncia uma agência de viagem, pode estruturar um snippet com cabeçalho “Destinos” e seguir com uma lista de locais para onde viajar, como Cancún, Orlando, Havaí, etc…

A diferença entre criar um snippet ou simplesmente fazer uma frase de destaque neste formato é o algoritmo do Google Ads. O serviço irá fazer uso do aprendizado de máquina para determinar quais cabeçalhos e valores internos a eles estão apresentando mais resultados, maximizando as conversões.

Extensão de Preços

Se os preços dos seus produtos são um diferencial que pode ajudar na hora de convencer o cliente a optar por você, esta é sua extensão. Este também é um excelente caminho para favorecer a venda de um produto ou serviço sobre outros quando você precisar.

Objetivo: trazer o cliente para o estabelecimento

Estas extensões são focadas em ajudar seu público a encontrar seu estabelecimento comercial quando for preciso. Para negócios que dependem de visitas à locação para lucrar, este é o caminho.

Portanto, estas são as extensões para dominar se você tem um restaurante, salão de beleza, mecânica ou outros estabelecimentos do tipo.

Extensão de local

Esta extensão é perfeita para atrair pessoas. Além de favorecer com que o cliente chegue até você, ela também serve para atrair clientes próximos. Afinal, se o seu estabelecimento estiver nas proximidades e o dos concorrentes distante, provavelmente você se tornará uma opção principal.

Extensão de Local de Afiliados

Se a sua empresa conta com a ajuda de afiliados para venda, esta é sua extensão.

Por exemplo: digamos que você anuncia uma marca de suco que está disponível em algumas mercearias e mercados. Com esta extensão, o anúncio levará o cliente até os pontos de venda, ao invés de até o seu estabelecimento.

Objetivo: aumentar downloads de aplicativo

Não existem várias extensões de anúncios para este objetivo, apenas uma. A extensão de aplicativos é completamente focada em ajudar a fazer as pessoas baixarem um app em dispositivos Android e iOS, inclusive tablets.

Esta é uma ferramenta útil tanto para empresas que o aplicativo em si é o produto quanto para aquelas que usam apps como ferramenta de fidelização.

Depois de conhecer as extensões de anúncio…

Agora que você sabe como usar extensões de anúncio, precisa conhecer as Políticas do Google Ads. Desta forma você evita montar um anúncio apenas para depois descobrir que ele não será aprovado.

Além disso, aprenda a integrar o Google Ads e o Google Analytics para conseguir métricas eficientes sobre os resultados de campanhas.

Professor

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco. Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL. Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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