Biblioteca de Anúncios do Facebook: o que é e como usar?

Biblioteca de Anúncios do Facebook: o que é e como usar?

Conheça a Biblioteca de Anúncios do Facebook e descubra como utilizá-la como benchmarking. Entenda o que seus concorrentes estão veiculando neste momento.

Você sabe o que é e para que serve a Biblioteca de anúncios do Facebook? Esta incrível ferramenta (também conhecida como Facebook Ad Library) poderá trazer muitos insights de melhorias para suas campanhas. Vamos entender tudo sobre ela neste artigo!

Você já imaginou se pudesse entrar no departamento de marketing ou mesmo na agência de seus principais concorrentes para entender quais campanhas e anúncios eles estão veiculando no Facebook Ads e Instagram Ads? Se você acredita que isso pode ser interessante, então vai gostar de saber que isso é totalmente possível com a biblioteca de anúncios do facebook.

Daniel Galvão
Curso Facebook Ads e Instagram Ads
Aula: Biblioteca de Anúncios do Facebook: o que é e como usar?
09:03

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?

A Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma ferramenta em que é possível consultar anúncios que estão em veiculação nos aplicativos da plataforma (Facebook, Instagram, Messenger, Audience Network).

O Facebook disponibiliza esta ferramenta como forma de dar maior transparência para anunciantes e a sociedade como um todo. 

biblioteca de anúncios do facebook

Nela é possível pesquisar sobre qualquer marca, página ou pessoa que possua algum perfil junto às redes sociais do Facebook. Sim! Toda e qualquer marca, incluindo seus concorrentes. Interessante, não?

Quem pode pesquisar na Biblioteca de Anúncios?

Toda e qualquer pessoa poderá fazer pesquisas na Biblioteca de Anúncios, independentemente se possui ou não uma conta no Facebook. Basta uma conexão com a internet e voilà: você terá acesso a basicamente todos os anúncios em veiculação atualmente na plataforma.

No entanto, para denunciar algum tipo de conteúdo na plataforma o usuário deverá ter uma conta na plataforma. 

Categorias de Pesquisa na Biblioteca de Anúncios

A biblioteca de anúncios do Facebook basicamente é subdivida em duas macro categorias:

  • Geral (todos os anúncios)
  • Temas Sociais, Eleições e Política

O que muda entre elas é o nível de informação. No segundo caso será possível ter mais informações sobre os anúncios, sobre a página e até sobre os investimentos realizados naquela conta. Além disso, nesta segunda categoria é possível visualizar os anúncios inativos por um período de até 7 anos de histórico (o que não ocorre na categoria geral).

Quanto tempo leva para um anúncio aparecer na Biblioteca de Anúncios do Facebook?

Segundo a própria empresa, a partir de 24 horas a partir da primeira impressão do anúncio ele será inserido na Biblioteca de Anúncios. Além disso, toda e qualquer alteração realizada nas peças também serão refletidas em 24 horas na ferramenta.  

Que informações consigo visualizar na Biblioteca de Anúncios?

Ao realizar uma pesquisa sobre qualquer página, marca ou nome, você visualizará os anúncios relacionados àquela busca. Neles, você terá acesso: 

  • Criativo (imagens, vídeos, carrosel, etc)
  • Textos dos Anúncios (títulos e descrições)
  • Links (para onde os anúncios redirecionam)
  • Informações sobre a Página (anunciante)
  • Canais em que o anúncio está veiculando
  • Seção Sobre (quando a página foi criada)
  • Se houve alteração de nome da Página (e quantas vezes isso ocorreu)

Caso a página seja ligada a temas sociais, política e eleições também será possível visualizar os gastos daquela página com anúncios e saber quem pagou por aqueles anúncios. Estas informações não estão disponíveis para empresas que se enquadram na categoria “geral”, já que a plataforma não poderia tornar estes dados públicos (são confidenciais).

Quais as vantagens em consultar a Biblioteca e Anúncios?

Depois de entender o que é e como funciona a Biblioteca de Anúncios do Facebook, porque então você deveria utilizá-la? Vamos entender as principais vantagens:

Benchmarking

A principal vantagem que esta ferramenta traz é seu poder de benchmarking com os demais concorrentes de seu mercado. Ter acesso a sua comunicação e ações de marketing digital nestas redes poderá te ajudar a traçar estratégias competitivas de acordo com os movimentos de seus competidores. 

Mais do que isso: muito além de focar apenas no seu mercado, você poderá usar referências de marcas que não são necessariamente concorrentes diretos, mas que você admira. Por exemplo: se você trabalha fazendo anúncios para uma pequena rede de restaurantes, que tal pesquisar o que uma marca como a Starbucks, está fazendo? E assim por diante. 

Ter este poder em mãos pode ser valioso e muitas vezes os empreendedores e profissionais de marketing não utilizam isso. E é incrível pensar que isso seria absolutamente impossível de imaginar há poucos anos atrás, quando nem sonhávamos em que nossos concorrentes estavam trabalhando. 

Planejamento de Mídia e Criação mais refinados

Ao realizar um trabalho de pesquisa na Biblioteca de Anúncios do Facebook você terá melhores condições de propor um planejamento de mídia e até uma criação de peças mais bem pensada e desenvolvida. 

O efeito colateral de ter bons competidores em seu mercado é que a “régua sobe” à medida que você e os demais players tem mais acesso à informação e conseguem executar bem suas ações de marketing. 

É claro, estamos falando aqui de planejamento de mídia e criação como vantagens em utilizar este método de pesquisa de anúncios, mas não podemos nos esquecer que tudo parte dos objetivos de marketing da empresa e do completo entendimento de seu público para que as ações possam ter êxito. 

Como ter acesso e pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook?

Para acessar a biblioteca de anúncios, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse esta URL da Biblioteca de Anúncios
  2. Selecione o país desejado
selecione o país
  1. Selecione a categoria desejada (todos os anúncios ou Temas Sociais, Eleições e Política)
escolha a categoria desejada
  1. Digite a palavra-chave ou nome da página/perfil que você deseja buscar
digite a palavra-chave
  1. Pronto! Agora é só analisar os anúncios e tirar insights!
resultados da biblioteca de anúncios do facebook

Você também poderá ter acesso à Biblioteca de Anúncios do Facebook diretamente pela página do Facebook da empresa ou pessoa que você está pesquisando. Fizemos um vídeo sobre isso e insiro para você aqui abaixo. 

No Instagram a lógica é a mesma: 

  1. No app mobile, acesse o perfil que você deseja consultar
  2. Clique nos três pontinhos do lado superior direito
  3. Acesse a opção “Sobre esta Conta”
  4. Acesse a opção Anúncios Ativos

Concluindo

Utilizar a biblioteca de anúncios do Facebook pode ser um recurso interessante em sua estratégia de mídia e posicionamento de mercado. Use com sabedoria e de forma moderada, afinal, no final do dia o que mais trará resultados ao seu negócio é olhar para o seu consumidor e entender a fundo suas demandas. 

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Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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