Facebook Ads e as mudanças no iOS 14

Facebook Ads e as mudanças no iOS 14

Aprenda nesta aula a preparar o seu gerenciador de anúncios e suas campanhas para as atualizações do iOS 14 da Apple.

Recentemente, a Apple anunciou mudanças na forma como os aplicativos terão acesso aos dados de usuários a partir do iOS 14. Mudanças que afetam diretamente os negócios de publicidade de empresas como Facebook e Google. Toda empresa que atua com marketing digital e anuncia nestas plataformas deverão se adequar.

O que muda no iOS14?

Muitas mudanças vão passar a valer, tanto do lado da Apple quanto do lado do Facebook. Veja o que vai mudar.

AppTracking Transparency (ATT)

A partir desta mudança no iOS 14, a Apple introduz um novo framework para os desenvolvedores mobile, chamado AppTrackingTransparency.

Assim que ele entrar em vigor, novos aplicativos e novas versões de aplicativos da App Store (que fazem o rastreamento de dados) terão de informar aos usuários quais dados são coletados, como esses dados são vinculados a ele e como são utilizados.

Além disso, esses apps terão de pedir o consentimento do usuário para rastrear seus dados. Caso o usuário negue o rastreamento, os dados não serão fornecidos ao aplicativo.

Espera-se que muitos usuários vão aderir ao bloqueio do rastreamento. Por isso mesmo, as empresas de publicidade resolveram não esperar e tomaram medidas para tentar amenizar os efeitos colaterais dessa mudança.

Quando as alterações passam a ter efeito?

Neste momento em que escrevo este conteúdo (03/03/21), a versão mais recente é o iOS14.4. As mudanças passam a valer a partir das versões iOS 14.5, iPadOS 14.5 e tvOS 14.5. Estas versões devem ser lançadas muito em breve.

Por que a Apple resolveu mudar?

Esse é um dos esforços da Apple para se posicionar no mercado como uma empresa orientada à privacidade dos usuários.

Quais impactos podemos esperar nas campanhas do Facebook?

O Facebook já anunciou que essas mudanças do iOS 14 vão afetar o desempenho e a forma como o Facebook Ads e Instagram Ads funciona. Alguns dos itens que serão impactados:

  • Campanhas de instalação de app
  • Novos status de veiculação
  • Atraso na geração de relatórios
  • Resultados estimados
  • Sem suporte para detalhamentos
  • Janela de atribuição
  • Públicos personalizados menores

Como adaptar suas campanhas para o iOS 14?

1. Verifique seus domínios

Acesse seu Business Manager e faça a verificação de seu domínio.

Importante: um domínio só pode ser verificado por um único BM, portanto faça a verificação a partir do BM que detém a propriedade e os direitos sobre o domínio.

2. Limite o número de conversões

O número de eventos e conversões associados a um domínio será limitado a 8. Você deve escolher os seus 8 principais eventos/conversões que ficarão associados ao domínio e poderão continuar sendo usados.

3. Implemente a API de Conversões

A API de conversões foi criada com o objetivo de obter uma conexão direta entre os dados de marketing do servidor de sua empresa com a Meta (ex-Facebook). Existem algumas formas de fazer esta implementação, seja via Google Tag Manager ou algum plugin. No vídeo abaixo deixamos um exemplo passo a passo de como fazer esta implementação num site WordPress. Confira!

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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