O Facebook Pixel Helper é uma ferramenta muito útil para todos que atuam com o gerenciamento de campanhas no Facebook e Instagram Ads

Para o bom funcionamento e a correta avaliação dos resultados de uma campanha é essencial contar com um pixel do Facebook corretamente instalado, caso contrário, não será possível avaliar o retorno do investimento realizado. E é justamente aqui que o Facebook Pixel Helper nos ajuda. 

Reproduzir vídeo
4.3
4.3/5

(10 avaliações)

Você vai aprender a gerar tráfego qualificado, aumentar a visibilidade de sua marca e vender muito mais usando o todo o poder do Facebook Ads e Instagram Ads.

O que é o Facebook Pixel Helper?

Trata-se de uma extensão do Google Chrome que ajuda a descobrir se um pixel do facebook está instalado corretamente ou se existem possíveis erros em suas configurações que precisam ser corrigidos. 

facebook pixel helper

Como você sabe, existe um script (código em linguagem de programação) que é instalado no cabeçalho de seu site (ou das páginas que deseja rastrear) e este código precisa ser corretamente instalado e configurado para que o Facebook consiga capturar estes dados.

A instalação e utilização do Facebook Pixel Helper são muito simples como veremos, por isso esta ferramenta se tornou muito popular e de grande utilidade para profissionais de tráfego pago que atuam com o Facebook e Instagram Ads.

Vantagens do Facebook Pixel Helper

A maior vantagem do Facebook Pixel Helper é que a ferramenta permite encontrar diversos erros em configurações do Pixel que podem estar impactando os resultados de suas campanhas. 

Sem a ajuda desta ferramenta, provavelmente teríamos que contar com a ajuda de programadores para identificar os erros e principais problemas. Mesmo que você não saiba exatamente como resolver, a ferramenta te trará uma visão clara de onde está o erro e, com isso, torna-se mais fácil a busca por uma solução.

Como instalar o Facebook Pixel Helper

Antes de tudo, certifique-se que você está utilizando o navegador Google Chrome. Caso não tenha ele instalado, baixe o navegador neste endereço.

Depois disso, siga as instruções:

  1. Acesse este link de acesso ao Facebook Pixel Helper na Chrome Store;
  2. Clique em “Usar no Chrome”;
  3. Clique em Adicionar extensão na janela pop-up (obs: se você tiver algum bloqueador de pop ups, autorize sua abertura na barra de endereços);
  4. Para confirmar a instalação do Facebook Pixel Helper, acesse seu site e posteriormente clique no ícone na barra de endereços;
  5. Verifique o pop-up para ver os pixels do Facebook encontrados na página e saber se eles foram configurados corretamente. 

Certique-se que o evento PageView (que é automaticamente incluído como parte do código base do pixel) foi carregado em todas as páginas e todos os eventos padrão foram carregados com sucesso (somente nas páginas desejadas). Depois disso, você poderá utilizar corretamente o pixel do Facebook em seus anúncios.

Solucione erros comuns com a ajuda do Facebook Pixel Helper

Nem sempre conseguimos acertar de primeira todas as configurações do Pixel do Facebook, mas não se preocupe: isso não é motivo para desespero. Listamos aqui alguns dos erros mais comuns e como solucioná-los. 

O pixel não carregou

Este erro “O pixel não carregou” significa que o Facebook Pixel Helper encontrou um código de pixel do Facebook em seu site, mas a chamada HTTP não foi feita de fato. As causas mais comuns para este caso são: 

  • Um erro no código. Certifique-se de ter copiado e colado corretamente todo o script do Pixel.
  • Caso o pixel dispare somente com um evento dinâmico, como, por exemplo, um clique num botão. O erro desaparecerá se o usuário clicar no botão.

Não é um evento padrão

Este erro “Não é um evento padrão” quer dizer que o Facebook Pixel Helper registrou um evento que não é um dos eventos padrão do Facebook. Por exemplo, o nome do evento é “Purchased” em vez de “Purchase”.

O pixel demorou muito para carregar

Este erro dizendo que “O pixel demorou muito para carregar” sugere que a ativação do pixel levou muito tempo. Isso pode ter ocorrido devido à localização da instalação do código do pixel em seu site. Revise a instalação e certifique-se de inserir o script antes da tag de fechamento </head> no HTML.

Esta correção é muito importante, pois poderá impactar muito a rastreabilidade dos eventos. Por exemplo: Se o usuário sair do seu site, clicar em um link ou navegar até outra página antes da ativação do evento de pixel, a ação não será rastreada. 

Estes são somente alguns dos erros mais comuns: para ver todos, acesse esta área de ajuda do Facebook Pixel Helper.

Para saber mais sobre o Facebook Pixel Helper e sobre anúncios no Facebook e Instagram, assista ao nosso Curso de Facebook Ads e Instagram Ads.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.