Facebook

Tópicos
Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
Entenda mais sobre o crescimento do Facebook e como ele dominou o mercado das mídias sociais.

O Facebook é a mídia social mais popular no mundo. Mesmo com pouca penetração na China, um dos maiores mercados do mundo, ele se coloca como o segundo ou terceiro site mais acessado do mundo, competindo pelo posto com o YouTube. Apenas o Google supera os acessos destes sites.

Este artigo faz parte do Curso Mídias Sociais. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Para entender o Facebook e como ele alcançou o nível em que chegou, é preciso entender sua história. Vamos lá?

O que é o Facebook?

O Facebook é a mídia social mais popular no mundo. Foi criada por Mark Zuckerberg e amigos de Harvard em 4 de fevereiro de 2004. Inicialmente limitada a estudantes desta universidade, ela se expandiu para outras instituições de ensino superior e eventualmente para todo o público.

Em 27 de junho de 2012, o site atingiu 2 bilhões de usuários ativos. Também em 2012, se tornou a mídia social mais popular do Brasil, ultrapassando o Orkut, o Twitter e o Tumblr.

O Facebook como empresa

É preciso diferenciar a empresa Facebook de sua mídia social. Apesar de ter começado com esta empresa como seu único negócio, hoje ela conta com diversos braços.

empresas facebook

Um dos mais conhecidos é o Instagram, mídia social com muito enfoque em imagens, fotos e vídeos. O Instagram foi comprado em 2012 por 1 bilhão de dólares. Desde então, foi integrado ao Gerenciador de Anúncios do Facebook.

O WhatsApp também começou independente, mas foi comprado pelo Facebook em 2014 por 19 bilhões de dólares. Com mais de um bilhão e meio de usuários pelo mundo, o WhatsApp é o maior aplicativo de conversas do mundo.

O segundo maior aplicativo de conversas do mundo também é propriedade da empresa. O Facebook Messenger é o principal concorrente do WhatsApp. Existem planos por parte da empresa para permitir comunicação entre os dois aplicativos.

A empresa também é dona da Oculus VR, uma empresa de realidade virtual. Ela foi comprada em 2014 por 2,3 bilhões de dólares. As mídias sociais da empresa já começam a contar com alternativas que permitem o uso do VR.

Outras propriedades inclusas no pacote da empresa são o Facebook Portal e o Facebook Watch. O primeiro é um aparelho eletrônico que pode ser usado para navegação e conversas por vídeo. O segundo é uma plataforma de vídeos por demanda.

O crescimento

A história de fundação do Facebook tem uma grande polêmica envolvida. O filme A Rede Social, baseado no livro Bilionários por Acaso, contribuiu com a popularização da polêmica.

O site foi criado em 2003 por Mark Zuckerberg com apoio financeiro de seu amigo Eduardo Saverin, um brasileiro estudante de Harvard. Com a ajuda de alguns outros colegas de universidade, Zuckerberg rapidamente propagou a mídia social pelo campus.

A entrada de Dustin Moskovitz, Andrew McCollum e Chris Hughes como co-fundadores permitiu que o Facebook se expandisse para outras universidades. Os primeiros focos foram para Columbia, Stanford e Yales. Em seguida, o restante da Ivy League.

O time foi completado com Sean Parker em meados de 2004. Inicialmente um conselheiro para Zuckerberg, Parker havia criado o Napster. Ele entrou para a empresa já como presidente, comandando as operações.

Depois de se expandir por universidades de todo o mundo, o Facebook passou a permitir o acesso por qualquer pessoa com mais de 13 anos de idade. Essa mudança aconteceu em 26 de setembro de 2006.

Eventualmente, Zuckerberg se movimentou para tirar Saverin da empresa. Essa movimentação resultou em um processo. Sean Parker foi retirado da presidência da empresa por pressão de investidores em 2005.

O primeiro investidor externo do Facebook foi Peter Thiel, famoso como um dos fundadores do PayPal. Ele faz parte do conselho diretor da empresa até hoje.

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
O curso

Curso Mídias Sociais

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!
Dúvidas
milenarimprensa
Milena Rezende PRO9 meses atrás

Mesma Dúvida

Estou com a mesma dúvida da Amanada....e gostaria de saber se exite idade p cada plataforma(face/ Intagram)...onde usam mais pela idade...exite uma métrica?

Avatar
Amanda Brito PRO10 meses atrás

Como saber avaliar qual plataforma de mídia social devo escolher para o meu cliente?

Queria entender mais a fundo como consigo avaliar, qual plataforma ideal, que irá trazer
mais resultados para o meu cliente, porque cada cliente tem uma categoria, um perfil
e onde eu consigo saber se o Instagram é o ideal ou Facebook, ou Likedin...

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.