Curso Mídias Sociais > Entendendo as plataformas de Mídias Sociais

Facebook

Facebook

Entenda mais sobre o crescimento do Facebook e como ele dominou o mercado das mídias sociais.

O Facebook é a mídia social mais popular no mundo. Mesmo com pouca penetração na China, um dos maiores mercados do mundo, ele se coloca como o segundo ou terceiro site mais acessado do mundo, competindo pelo posto com o YouTube. Apenas o Google supera os acessos destes sites.

Para entender o Facebook e como ele alcançou o nível em que chegou, é preciso entender sua história. Vamos lá?

O que é o Facebook?

O Facebook é a mídia social mais popular no mundo. Foi criada por Mark Zuckerberg e amigos de Harvard em 4 de fevereiro de 2004. Inicialmente limitada a estudantes desta universidade, ela se expandiu para outras instituições de ensino superior e eventualmente para todo o público.

Em 27 de junho de 2012, o site atingiu 2 bilhões de usuários ativos. Também em 2012, se tornou a mídia social mais popular do Brasil, ultrapassando o Orkut, o Twitter e o Tumblr.

O Facebook como empresa

É preciso diferenciar a empresa Facebook de sua mídia social. Apesar de ter começado com esta empresa como seu único negócio, hoje ela conta com diversos braços.

empresas facebook

Um dos mais conhecidos é o Instagram, mídia social com muito enfoque em imagens, fotos e vídeos. O Instagram foi comprado em 2012 por 1 bilhão de dólares. Desde então, foi integrado ao Gerenciador de Anúncios do Facebook.

O WhatsApp também começou independente, mas foi comprado pelo Facebook em 2014 por 19 bilhões de dólares. Com mais de um bilhão e meio de usuários pelo mundo, o WhatsApp é o maior aplicativo de conversas do mundo.

O segundo maior aplicativo de conversas do mundo também é propriedade da empresa. O Facebook Messenger é o principal concorrente do WhatsApp. Existem planos por parte da empresa para permitir comunicação entre os dois aplicativos.

A empresa também é dona da Oculus VR, uma empresa de realidade virtual. Ela foi comprada em 2014 por 2,3 bilhões de dólares. As mídias sociais da empresa já começam a contar com alternativas que permitem o uso do VR.

Outras propriedades inclusas no pacote da empresa são o Facebook Portal e o Facebook Watch. O primeiro é um aparelho eletrônico que pode ser usado para navegação e conversas por vídeo. O segundo é uma plataforma de vídeos por demanda.

O crescimento

A história de fundação do Facebook tem uma grande polêmica envolvida. O filme A Rede Social, baseado no livro Bilionários por Acaso, contribuiu com a popularização da polêmica.

O site foi criado em 2003 por Mark Zuckerberg com apoio financeiro de seu amigo Eduardo Saverin, um brasileiro estudante de Harvard. Com a ajuda de alguns outros colegas de universidade, Zuckerberg rapidamente propagou a mídia social pelo campus.

A entrada de Dustin Moskovitz, Andrew McCollum e Chris Hughes como co-fundadores permitiu que o Facebook se expandisse para outras universidades. Os primeiros focos foram para Columbia, Stanford e Yales. Em seguida, o restante da Ivy League.

O time foi completado com Sean Parker em meados de 2004. Inicialmente um conselheiro para Zuckerberg, Parker havia criado o Napster. Ele entrou para a empresa já como presidente, comandando as operações.

Depois de se expandir por universidades de todo o mundo, o Facebook passou a permitir o acesso por qualquer pessoa com mais de 13 anos de idade. Essa mudança aconteceu em 26 de setembro de 2006.

Eventualmente, Zuckerberg se movimentou para tirar Saverin da empresa. Essa movimentação resultou em um processo. Sean Parker foi retirado da presidência da empresa por pressão de investidores em 2005.

O primeiro investidor externo do Facebook foi Peter Thiel, famoso como um dos fundadores do PayPal. Ele faz parte do conselho diretor da empresa até hoje.

Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.7
4.7/5
(19 avaliações)

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!

Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago. Comece agora!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática