Curso Instagram Marketing > Estratégias de Conteúdo no Instagram

Feed do Instagram: Dicas para arrebentar e crescer sua conta

Feed do Instagram: Dicas para arrebentar e crescer sua conta

Explore as diversas possibilidades no Feed do Instagram. Veja dicas práticas e ferramentas para trazer novas possibilidades para publicar em seu Feed.

Você sabia que o feed do Instagram é uma das maiores preocupações das marcas atualmente? Ter uma página na rede social e publicar imagens e vídeos que tornam o feed visualmente desorganizado é um “terror” para os especialistas e influenciadores digitais. 

Essa característica se tornou realmente um ponto de atenção quando a identidade visual e a maneira como aquela empresa se comunica pelas mídias sociais passou a ser um tema muito abordado no mundo do marketing digital

Quer saber como ter um feed do Instagram incrível e que atenda as expectativas e surpreenda os seus seguidores? Continue lendo este artigo!

O que é o feed do Instagram?

O feed do Instagram é um dos principais recursos oferecidos pela plataforma. Também conhecido como timeline, ele possibilita que você publique imagens e vídeos para divulgar a sua marca, produto ou serviço. 

Em resumo, o termo feed quer dizer alimentação, só que ao invés de comida, estamos falando de posts. Ou seja, esse recurso permite que sejam publicados diferentes conteúdos, com o objetivo de atingir o seu público, sejam eles seguidores comuns ou consumidores da sua marca.

O feed do Instagram é considerado uma porta de entrada para os usuários. Em uma apresentação realizada no Fórum E-commerce 2019, Silvia Ramazzoti, gerente de Marketing de Produto do Instagram, afirma que o feed funciona como uma vitrine. 

“O Feed do Instagram funciona como uma vitrine.”

Silvia Ramazzoti, gerente de Marketing de Produto do Instagram

Um dos principais objetivos do feed é encantar o usuário e mostrar de maneira clara a personalidade daquele perfil.

Qual a importância de um bom feed do Instagram?

Já percebeu que ao entrar em uma página de uma marca que você consome ou tem algum interesse, a primeira atitude é observar o feed do Instagram? Seja para pesquisar produtos ou para verificar se aquela timeline está de fato coincidindo com a qualidade dos itens oferecidos por aquela marca. 

Ter um feed visualmente atraente é o primeiro passo para criar uma boa impressão para quem está tendo contato com a sua marca. Além disso, ele transmite a preocupação daquela empresa em demonstrar a sua personalidade e identidade visual por meio da página do Instagram.

Passar uma sensação de desleixo ou falta de domínio da plataforma, poderá ser decisivo no momento do usuário seguir ou não a sua página e também ao adquirir um produto oferecido pela sua marca. 

Ao criar um feed do Instagram padronizado e que passe para o usuário a personalidade e estilo do negócio, faz com que a percepção das pessoas que tiverem contato com sua marca seja impactada positivamente, gerando um ciclo virtuoso. Ou seja, se aquela “vitrine” inicial chamou a atenção, a pessoa poderá começar a seguir sua página, acompanhar seus conteúdos e, eventualmente, se tornar cliente.

Cuidado com a obsessão pelo feed

Não dá pra negar que um feed atraente é capaz de gerar uma percepção positiva, quase que instantânea da sua marca. Isso é especialmente importante para os novos usuários que visitam seu perfil decidirem se vão te seguir ou não.

Investir em Instagram Ads também pode aumentar o número de pessoas visitando o seu perfil, aumentando assim a importância de causar uma boa impressão.

Por outro lado, as pessoas que já seguem seu Instagram não ficam visitando seu perfil toda hora. Dessa forma, não faz sentido se preocupar mais com o visual do feed do que com a qualidade do conteúdo que você está entregando.

A obsessão pela estética do feed pode te levar a uma preocupação excessiva com aquilo que não importa tanto para quem já segue sua marca. Você pode abrir mão de ter um feed lindo para entregar um conteúdo relevante e autêntico.

Se puder equilibrar as duas coisas, conteúdo de qualidade com um feed harmonioso, melhor ainda.

Dicas práticas de como ter um feed do Instagram atrativo

Quem aí não fica encantando quando acessa o Instagram de uma empresa — influenciadores ou pessoas adeptas a plataforma a ponto de tornar aquele local uma ferramenta de trabalho — e perceber que aquela página é incrivelmente inspiradora? 

Aliás, quem não deseja transmitir esse sentimento para os seus clientes e possíveis compradores dos seus produtos? Possivelmente todos nós, não é mesmo? 

Então, se você se enquadra nesse grupo e sonha em ter um feed do Instagram referência para muitas empresas e, principalmente, atrair e fidelizar os consumidores, confira algumas dicas práticas para tornar a sua página mais atrativa. 

1. Faça um planejamento de publicações

Planejar a sequência de posts é essencial para manter a ordem no feed sem criar uma confusão na cabeça dos usuários.

Deixe aquelas imagens mais casuais para os stories do instagram e escolha com cuidado o que vai no feed. Se possível, sempre produza suas fotos e artes especialmente para isso. Isso fará com que você tenha conteúdos exclusivos, evitando que outras empresas também tenham as mesmas imagens no feed.

Outra coisa que facilita muito nessa hora é juntar tudo em um só lugar. Você pode fazer uploads de suas imagens, editá-las e criar seus próprios modelos de layout.

Além disso, você poderá criar um calendário editorial com as publicações, datas, horários e sequências que farão parte do seu feed. Com isso, você terá mais controle dos posts e mais organização, evitando que aconteçam imprevistos que impeçam de fazer as postagens nos dias que você imaginou. 

Veja este exemplo da marca Reserva para o Dia do Homem e perceba que houve um planejamento prévio para esta data.

feed do instagram da reserva

Existem alguns aplicativos que podem auxiliar nessa tarefa, além de manter o seu feed organizado e bonito. Veja alguns exemplos:

  • VSCO: é um editor de imagens avançado que traz uma variedade de recursos para personalização das fotos;
  • Afterlight: o editor de imagens permite a criação de filtros e adição de bordas previamente criadas (disponível no iOS);
  • UNUM – Perfect Design for Instagram: ideal para prever como o perfil ficará antes de publicar as imagens e vídeos;
  • Preview: planejar as ações do Instagram antes de efetivamente publicar os posts.

2. Tenha um feed organizado

Ter um feed organizado é um dos principais requisitos para ser considerado “bonito e profissional”. 

Além de transmitir mais clareza das informações presentes, seja por meio de imagens ou de vídeos, a organização proporciona mais fluidez no conteúdo, evitando aquela sensação de excesso de itens visuais. 

É uma boa maneira de definir e usar uma identidade visual para sua marca (ou para si mesmo) e fazer branding digital. Ou seja, transmitir para os seus seguidores o valor da sua marca. 

Além disso, também pode funcionar como um portfólio em certas situações, chamando atenção por sua coesão e beleza. Essa exposição dos produtos e serviços de maneira organizada torna a sua marca mais atrativa e desperta o interesse em saber mais sobre o conteúdo em si ou algum item que esteja sendo vendido. 

3. Publique fotos e vídeos em alta qualidade e resolução

É extremamente desagradável quando você acessa o perfil do Instagram de uma marca e se depara com imagens de baixa qualidade e resolução. 

Esse tipo de situação pode fazer com que novos usuários não tenham interesse em consumir os seus conteúdos, e pior: fazer com que pessoas que já te sigam, deixem de seguir a sua página por conta disso. Não é isso que você deseja, não é mesmo? 

Então, se você deseja impressionar o seu público e fazer com que ele tenha interesse nos itens que você oferece, é fundamental que seu feed transmita a sensação de “quero mais”. Ou seja, por serem conteúdos relevantes, atrativos e encantadores, os seus seguidores e possíveis clientes sempre estarão esperando o que mais você tenha a oferecer para eles. 

Inclusive, ter boas imagens e vídeos em alta resolução faz com que os usuários executem ações de interação com a marca, como curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo salvarem a sua publicação. 

Para isso, é importante estar atento a alguns aspectos que podem ser úteis no momento de decidir qual imagem ou vídeo publicar. São eles:

  • evite a câmera frontal (menor qualidade);
  • use sua câmera de trás (maior qualidade);
  • utilize editor de fotos para realçar as cores;
  • adicione contraste e nitidez; 
  • opte por locais com maior claridade para fazer as fotos;
  • escolha os produtos mais “bonitos” para fotografar;
  • utilize filtros (sempre os mesmos, de preferência);
  • caso seja viável, invista em iluminação para dar mais qualidade às imagens e vídeos.

4. Escolha uma paleta de cores

Outra dica importante é escolher uma paleta de cores que represente a sua marca e torne o seu feed do Instagram mais harmônico. 

No entanto, para não tornar o seu perfil preso a somente uma cor, pensar em uma diversidade de tonalidades fará com que você tenha mais liberdade para postar diferentes artes. 

Para escolher as cores para o feed do Instagram, é importante definir os tons que são tendência no momento, que estão presentes na sua logomarca ou até mesmo aqueles que refletem a sua personalidade artística.

Além disso, ter na sua paleta de cores tons mais neutros é fundamental para trazer aspectos mais casuais e simples sempre que for necessário. Quando esse tom não está presente, pode acontecer do seu feed do Instagram ficar pesado e poluído com muitas informações. 

Um exemplo bem simples é o Instagram da Nubank, o roxo aparece como destaque, criando um perfil marcante e cheio de personalidade.

feed do instagram do nubank

5. Utilize fotos de respiro

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar de fotos de respiro, não é mesmo? Esse é um termo muito utilizado por criadores de conteúdo, profissionais da área de Marketing Digital e influenciadores. 

A foto de respiro é aquela que você publica para dar um descanso nos olhares dos usuários. Ou seja, ela não deve trazer informações importantes, muito menos dados ou datas de um lançamento de produtos, por exemplo. 

Esse recurso é muito usado entre as digitais influencers para não deixar pesada a organização do feed com conteúdo atrás de conteúdo. Fazendo assim,  você terá uma grande diferença na harmonização no seu Instagram.

Pode ser foto de alimento, de paisagem, banners com frases ou qualquer conteúdo que quebre as sequências das fotos de looks, selfies e imagens repetitivas.

6. Crie blocos de imagens

Criar blocos de imagens semelhantes entre si no feed do Instagram é uma maneira simples e fácil de tornar a sua página mais organizada. 

No Instagram, as imagens podem ser visualizadas individualmente, mas quando observadas no álbum é fácil perceber alguns blocos interessantes que podem ser aproveitados para formar uma “grande imagem”. 

Os blocos podem ser criados com três, seis, nove ou mais fotos. Tudo dependerá da composição que está sendo feita e da sua criatividade. 

No entanto, é importante ter em mente que um bloco maior, se combinados com imagens que não se relacionam entre si, pode causar uma confusão mental para quem está visualizando. Portanto, entenda se faz sentido para seu negócio e use com moderação esta técnica.

7. Faça limpezas no seu feed do Instagram

Fazer uma limpeza no seu feed, de vez em quando, não faz mal para ninguém, não é mesmo? Não tenha pena de deletar posts antigos e que não combinam mais com o conceito que você vai adotar no feed de agora em diante. 

Entenda qual o novo estilo que você vai adotar nos próximos posts e verifique se aqueles posts ainda fazem sentido estar no seu feed do Instagram. Se a conclusão for que eles ainda podem ser utilizados, eles podem ser mantidos no perfil. 

Já aquelas publicações que ficaram para trás, que tenham sido baseadas em uma tendência que já se tornou ultrapassada ou até mesmo faz parte de uma identidade visual antiga da sua marca, é fundamental que você delete ou arquive ela do seu feed. 

Concluindo

O feed do Instagram deve ser tratado com muita responsabilidade e atenção, pois, como vimos, ele é a grande vitrine e porta de entrada de potenciais novos seguidores e consumidores da marca.

Apenas um lembrete importante: antes da ferramenta em si vem o conhecimento de sua persona. Você precisa ter clareza para entender com quem está se comunicando e que tipos de conteúdo vão atrair a atenção desta pessoa, caso contrário, um feed atraente, por si só, não faz milagre, ok?

Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira nosso Curso de Instagram Marketing. Um conteúdo completo para posicionar sua marca nesta incrível mídia social. Conheça!

Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
Índice
Reproduzir vídeo
essa aula faz parte do
4.8
4.8/5
(16 avaliações)

Utilize o Instagram para contar a história da sua Marca. Entenda como é possível criar uma Estratégia que une Branding e Performance. Inscreva-se!

Revolucione sua carreira com os cursos da Mirago. Comece agora!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
automática
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.

Aprenda Marketing Digital
no único curso do mercado
em que você aplica o que
aprende numa empresa real
aqui você aprende na prática