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Ferramentas do Google

Todo bom trabalho de SEO começa com uma boa pesquisa de palavras-chave. Entender a forma como as pessoas buscam por informações é muito importante para definir que tipos de conteúdo devem ser criados.

Existem algumas ferramentas do Google que são fundamentais para todo profissional de SEO.

Este artigo faz parte do Curso SEO Básico – Gratuito Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Conheça o curso

Nessa aula falamos sobre algumas delas:

  • Google Analytics
  • Google Search Console
  • Planejador de Palavras-chave
  • Google Trends

Google Analytics

Se você nunca teve um site, talvez não conheça essa ferramenta do Google e não consiga aproveitá-la para suas estratégias de SEO (ainda).

O Google Analytics talvez seja uma das mais conhecidas ferramentas do Google. Se você tem um site (ou já teve), provavelmente usava o Google Analytics para obter as métricas e principais indicadores de seu site.

Informações como:

  • Número de visitantes
  • Principais Estados e Cidades que trouxeram visitas
  • Idade, Faixa Etária e Sexo
  • Principais Origens de Tráfego
  • Páginas mais acessadas

E por aí vai. Existem muitos e muitos dados que o Google Analytics te dá. O interessante dessa ferramenta é que você pode utilizar suas informações para otimizar sua estratégia de SEO.

Ora, se você vê, por exemplo, que uma página sua recebe um bom tráfego para determinada palavra-chave, você poderia trabalhar para otimizar ainda mais esse conteúdo.

Da mesma forma, se entender que existem páginas que recebem pouco tráfego hoje, mas que são palavras relevantes para o seu negócio, poderia atuar para melhorar essas páginas e torná-las mais relevantes.

Monitore as caixas de buscas de seu site no Google Analytics

Em sites construídos em WordPress e Joomla é comum ter caixas de busca para pesquisas de usuários. Com o Google Analytics bem configurado você conseguirá monitorar quais buscas estão sendo realizadas em seu site e poderá utilizar essas informações para melhorar páginas já existentes ou mesmo criar novas páginas ou categorias dentro de seu site (e otimizá-las!)

Search Console

O Google Search Console é outra excelente ferramenta do Google e aliada dos profissionais de SEO. É possível integrá-la ao Google Analytics e visualizar suas informações dentro do próprio Analytics.

A vantagem do Search Console é que ele mostra quais foram as palavras-chave mais buscadas (organicamente) e que levaram tráfego para o seu site.

Essa pesquisa e entendimento pode fazer toda a diferença no momento de decidir priorizar quais páginas e palavras-chave devem ser otimizadas em seu site.

Planejador de Palavras-Chave

Um ferramenta do Google Ads que mostra um verdadeiro mapa com dados de volumes de buscas mensal, por regiões ou países. Além disso, a ferramenta traz dados sobre concorrência (alta, média ou baixa) de determinada palavra-chave.

Trata-se de uma ferramenta que é utilizada, obviamente, para quem faz campanhas no Google Ads, mas também pode e deve ser utilizada por profissionais de SEO para entender o volume de buscas e sua concorrência.

É essa ferramenta que utilizamos quando vamos realizar a famosa “pesquisa de palavras-chave”, algo essencial na atividade de SEO (otimização de sites).

Nessa aula o Ludy Amano abre o Planejador de Palavras-chave e detalha suas principais funcionalidades e como você pode extrair o melhor dela em suas estratégias de SEO.

Google Trends

Por fim, a última ferramenta do Google apresentada nessa aula foi o Google Trends, que é uma ferramenta de estudo de tendências e sazonalidades de mercado.

Também muito utilizada por profissionais de marketing digital e SEO para entendimento dos caminhos que determinado mercado ou intenção de busca está tomando.

Entender tendências e sazonalidades pode fazer a diferença quando você atua em SEO, já que permite você se antecipar e trabalhar estrategicamente para aproveitar esses momentos e focar em ganhar posicionamento orgânico num mercado em alta. O contrário também é verdadeiro: você pode entender que é o momento de “tirar o pé” ou buscar um novo segmento/produto para otimização ao entender que o mercado está em baixa.

Conclusão

Essas foram algumas ferramentas do Google que podem ser utilizadas para ajudar você na sua caminhada em Otimização de Sites (SEO). Faça uso delas na prática, use, teste e erre. Só assim você conseguirá avançar no entendimento de cada uma delas.

Professor
Dúvidas
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Ingrid Silveira Marques3 dias atrás

Problema para Responder o Exercício

Olá, não consigo responder o exercício dessa etapa, não aparece o botão de concluir a resposta, só de fazer novamente.

Erika Dal Carobo Viana
Erika Viana9 meses atrás

SOBRE AS PALAVRAS-CHAVE

É interessante colocar palavras escritas de formas diferentes, as vezes gramaticalemente erradas? Falo isso porque muitos consumidores não sabem escrever palavras mais complexas ou em inglês e jogam no Google da forma que falam
Como o google corrige essas palavras?

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William Brandão9 meses atrás

Sobre o novo planejador de palavras-chave

Olá Ludy, parabéns pelo curso! Material excelente.

Apenas esclarecendo sobre o que alguns comentários já apresentaram, de fato, o planejador de palavras chave foi alterado.

Eu já possuía campanha ativa e mesmo assim não conseguia as mesmas informações que você. Entrei em contato com o Google e eles disseram que contas recentes já estão no modelo de planejador novo, alterando em relação ao que você ensina, duas coisas:

1º) O limite para buscar novas ideias agora é de 10 palavras por vez. Neste caso, ficou bem mais trabalhoso o processo para exportação na ferramenta.

2º) A busca média mensal será apresentada por faixas de volume de busca, independente, de ter ou não alguma campanha ativa.

Espero ter ajudado:)

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Kaisa A Pereira10 meses atrás

Valor exato de média de pesquisa mensal

Boa tarde, Ludy!
Tb?
Comecei a usar o keyword planner. Gerei o boleto, mas ainda não paguei, gostaria de saber se é por isso que qdo faço a pesquisa de ideias de palavras-chave ele me da apenas um valor tipo de 100 a 1000 pesquisas por mês, e não um valor exato como no seu vídeo, pq? Obrigada pelo retorno.

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Fernanda Lopes11 meses atrás

Keyword Planner

Oi Ludy,

Eu to struggling com o Keyword Planner. Talvez o layout/navegacao tenha mudado um pouco apos o seu video, mas quando eu jogo as minhas sugestões de palavras chaves para analisar o volume de pesquisas, ele me retorna uma pagina sem os gráficos como no seu.

Ele me mostra previsões e dados para Google Ad, como por exemplo, CPC, cliques e impressões....

Estou achando a interface e a navegabilidade um tanto quanto complicada e nada intuitiva. Ou seja, não visualizo e nao consigo baixar a planilha com as ideias de palavras chaves com seu volume para criar a minha própria planilha final consolidada.

Help! :/

Muito obrigada, excelente suas aulas by the way!

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ERIGLEYSON WANDERLEY11 meses atrás

keyword planner free

Não encontrei o keyword planner - conta gratuita... solicita preencher informações para nova campanha...
É possível colar a imagem com link??

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Luan Henrique1 ano atrás

Usar números

A aconselhável a utilização de números? por exemplo 2019, 2020?? isso traz algum benefício.

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Milena Santos1 ano atrás

Palavras-Chave e Blog

Olá! Estou na parte do vídeo do estudo de caso prático da arquitetura. E no Ubersuggest tem diversas palavras ligadas à informação sobre a arquitetura, como a classica, moderna, antiga etc. Essas você não selecionou porque não vai de encontro ao objetivo que seria de vender o serviço, certo? Mas imagina que eu tenho um Blog ligado ao meu site, e no meu blog eu falo sobre essas áreas da arquitetura, algo mais informativo, ai já seria interessante adicionar essas palavras chave também não é?

Daniella Morais Lopes
Daniella Morais Lopes2 anos atrás

Palavras-chave vs hashtags

Olá!

Posso considerar as palavras-chaves como hashtags para utilizar em redes sociais?
E é uma boa utilizar o nome da minha marca/negócio como uma palavra-chave/hashtag? Isso trás algum benefício?

Obrigada!

Manuela Brandao Borges
Manuela Brandao Borges2 anos atrás

Busca de palavras

Para entrar no planejador de palavras chaves, ele pede para criar um anuncio no ads. Você pode sugerir outro caminho? Obrigada!

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elaine lima2 anos atrás

Não consigo avançar a aula Estudo de palavras-chave – Parte 2

Boa noite!, não consegui concluir o curso em 1 dia, gostaria de continuar até concluir, porém não consigo avançar para o Quiz.
após a aula Estudo de palavras - chave parte 2 o botão próximo Quiz não direciona, e o tique vermelhinho da aula concluída não aparece.

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Cynthia May Richard3 anos atrás

Planejador de palavras-chave

Olá, não consigo entrar nessa pág. do planejador. Acessei o link que vc. passou
https://adwords.google.com.br/keywordplanner
e mesmo fazendo login, ele é direcionado para outra pág. https://adwords.google.com/express/plus/Plus?__u=6372007144&__c=1378942075&authuser=0&__b=2505323230&orinoco=true#signup.pid=2510916988&ret=manage.ssag

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Polianna Nogueira3 anos atrás

Não consigo concluir o curso

Bom dia, não consegui concluir o curso em um único dia. Gostaria de terminar hoje, porém diz que o vídeo não está disponível.

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DANIEL F. PIGNATELLI4 anos atrás

Google Adwords

Para utilizar o planejador de palavras chaves do google adwords é necessário cadastro e pagamento?

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