Existem algumas ferramentas do Google que são fundamentais para todo profissional de SEO.

Nessa aula falamos sobre algumas delas:

  • Google Analytics
  • Google Search Console
  • Planejador de Palavras-chave
  • Google Trends
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Google Analytics

Se você nunca teve um site, talvez não conheça essa ferramenta do Google e não consiga aproveitá-la para suas estratégias de SEO (ainda).

O Google Analytics talvez seja uma das mais conhecidas ferramentas do Google. Se você tem um site (ou já teve), provavelmente usava o Google Analytics para obter as métricas e principais indicadores de seu site.

Informações como:

  • Número de visitantes
  • Principais Estados e Cidades que trouxeram visitas
  • Idade, Faixa Etária e Sexo
  • Principais Origens de Tráfego
  • Páginas mais acessadas

E por aí vai. Existem muitos e muitos dados que o Google Analytics te dá. O interessante dessa ferramenta é que você pode utilizar suas informações para otimizar sua estratégia de SEO.

Ora, se você vê, por exemplo, que uma página sua recebe um bom tráfego para determinada palavra-chave, você poderia trabalhar para otimizar ainda mais esse conteúdo.

Da mesma forma, se entender que existem páginas que recebem pouco tráfego hoje, mas que são palavras relevantes para o seu negócio, poderia atuar para melhorar essas páginas e torná-las mais relevantes.

Monitore as caixas de buscas de seu site no Google Analytics

Em sites construídos em WordPress e Joomla é comum ter caixas de busca para pesquisas de usuários. Com o Google Analytics bem configurado você conseguirá monitorar quais buscas estão sendo realizadas em seu site e poderá utilizar essas informações para melhorar páginas já existentes ou mesmo criar novas páginas ou categorias dentro de seu site (e otimizá-las!)

Search Console

O Google Search Console é outra excelente ferramenta do Google e aliada dos profissionais de SEO. É possível integrá-la ao Google Analytics e visualizar suas informações dentro do próprio Analytics.

A vantagem do Search Console é que ele mostra quais foram as palavras-chave mais buscadas (organicamente) e que levaram tráfego para o seu site.

Essa pesquisa e entendimento pode fazer toda a diferença no momento de decidir priorizar quais páginas e palavras-chave devem ser otimizadas em seu site.

Planejador de Palavras-Chave

Um ferramenta do Google Ads que mostra um verdadeiro mapa com dados de volumes de buscas mensal, por regiões ou países. Além disso, a ferramenta traz dados sobre concorrência (alta, média ou baixa) de determinada palavra-chave.

Trata-se de uma ferramenta que é utilizada, obviamente, para quem faz campanhas no Google Ads, mas também pode e deve ser utilizada por profissionais de SEO para entender o volume de buscas e sua concorrência.

É essa ferramenta que utilizamos quando vamos realizar a famosa “pesquisa de palavras-chave”, algo essencial na atividade de SEO (otimização de sites).

Nessa aula o Ludy Amano abre o Planejador de Palavras-chave e detalha suas principais funcionalidades e como você pode extrair o melhor dela em suas estratégias de SEO.

Por fim, a última ferramenta do Google apresentada nessa aula foi o Google Trends, que é uma ferramenta de estudo de tendências e sazonalidades de mercado.

Também muito utilizada por profissionais de marketing digital e SEO para entendimento dos caminhos que determinado mercado ou intenção de busca está tomando.

Entender tendências e sazonalidades pode fazer a diferença quando você atua em SEO, já que permite você se antecipar e trabalhar estrategicamente para aproveitar esses momentos e focar em ganhar posicionamento orgânico num mercado em alta. O contrário também é verdadeiro: você pode entender que é o momento de “tirar o pé” ou buscar um novo segmento/produto para otimização ao entender que o mercado está em baixa.

Conclusão

Essas foram algumas ferramentas do Google que podem ser utilizadas para ajudar você na sua caminhada em Otimização de Sites (SEO). Faça uso delas na prática, use, teste e erre. Só assim você conseguirá avançar no entendimento de cada uma delas.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.