Ferramentas de Gestão de Projetos

Conheça algumas ferramentas de gestão de projetos que irão ajudar a organizar seus processos.

Ferramentas de gestão de projetos podem ajudar a criar um fluxo de trabalho mais dinâmico e organizado. Além de ajudar a coordenar os projetos, são excelentes ferramentas para acompanhar e otimizar os processos.

Este artigo faz parte do Curso Planejamento de Marketing Digital. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Conheça o curso

Neste texto você vai encontrar diversas opções de ferramentas de gestão de projetos que podem ajudar sua equipe a se desenvolver. Confere com a gente!

Para que usar Ferramentas de Gestão de Projetos?

Existem muitos benefícios para o uso de ferramentas de gestão de projetos. Por mais organizada e comunicativa que sua equipe seja sem elas, essas características ficam ainda mais eficientes usando os aplicativos aqui listados.

Entre os principais benefícios do uso das ferramentas de gestão de projeto estão uma colaboração mais prática, facilidade para delegar tarefas, acompanhamento dos processos realizados e centralização da comunicação.

12 ferramentas de gestão de projetos

Abaixo, listamos algumas ferramentas de gestão de projetos gratuitas ou pagas. Enquanto cada uma delas tem suas próprias vantagens e desvantagens, com certeza existe uma mais adequada para você.

1. Trello

O Trello é uma das ferramentas de gestão de projetos mais conhecidas. É também uma das mais fáceis de usar. Fácil de usar, mesmo que você nunca tenha usado nenhuma ferramenta do tipo.

O Trello se parece com um kanban, com listas, cartões e quadros. Por isso é uma ferramenta de uso intuitivo: é só pensar em cada cartão como um post-it num quadro.

2. Jira

O Jira é uma ferramenta muito eficiente para ser usada em processos que sigam a metodologia Scrum ou a metodologia ágil. Apesar do seu foco ser o desenvolvimento de softwares, ela pode ser facilmente adaptada para outros usos.

O Jira é uma ferramenta bem completa e que permite criar um fluxo de trabalho bem dinâmico. Entretanto, é importante ter algum responsável que conhece as metodologias de trabalho que se beneficiam desta ferramenta.

Você pode aprender mais sobre a metodologia ágil no nosso Curso de Agile Marketing.

3. Todoist

O Todoist é uma ferramenta que se entrega muito facilmente a vários outros aplicativos. Além disso, ela conta com uma plataforma simples e limpa que permite uma visualização rápida do que precisa ser feito.

O Todoist conta com uma versão básica gratuita. Além disso existem duas versões pagas. A primeira é o Premium, com foco em projetos pessoais de grande porte. A segunda é o Business, que foi criado para ajudar empresas a se organizarem.

4. Asana

Asana é uma das ferramentas de gestão de projetos mais usadas internacionalmente. Isso porque ela é também uma das mais completas.

Entre os principais diferenciais da Asana estão seu calendário, que permite criar conexões entre as tarefas de forma a entender quais dependem umas das outras.

Asana também conta com versões gratuitas e pagas.

5. Microsoft Project

O Microsoft Project é uma ferramenta que está a muito tempo no mercado. Além de ter um layout muito familiar para quem está acostumado a fazer uso de ferramentas do Microsoft Office, o Project é totalmente integrado com as outras soluções da empresa.

O Microsoft Project usa uma visualização por gráfico de Gantt que ajuda a entender melhor a organização do projeto.

6. Teamwork Projects

O Teamwork Projects é uma solução de gestão muito utilizada mundo afora. Ele conta com muitas das mesmas ferramentas que seus concorrentes, com a vantagem de poder ser associado ao CRM da mesma empresa para melhorar a visão do marketing e comercial.

Com um período de 30 dias grátis para teste, o Teamwork Projects é uma ferramenta que vale à pena ser testada.

7. Slack

O Slack funciona como um canal de comunicação geral da empresa. Ele funciona como uma espécie de mídia social interna da empresa, com canais de chat e grupos para projetos.

Por ser tão diferente, o Slack não concorre com a Asana, o Trello ou outros semelhantes. Pelo contrário: ele incentiva o uso conjunto de todas essas ferramentas. Por exemplo: você pode organizar o projeto na Asana e se comunicar sobre ele no Slack, tudo de forma integrada.

8. Facebook Workplace

O Facebook Workplace é uma alternativa ao Slack. Ambos contam com as mesmas funções e ferramentas. Entretanto, o diferencial do Workplace é ter um layout muito semelhante ao Facebook, tornando fácil a adaptação para seu uso.

9. Podio

O Podio é uma solução versátil e praticamente completa, possibilitando listar projetos enormes em todos os seus níveis de organização.

Ele dá a possibilidade de conexão a ferramentas de distribuição de documentos para se tornar ainda mais completo. Além disso permite acompanhar em tempo real o andamento.

10. Runrun.it

O Runrun.it conta com muitas ferramentas que o tornam ligeiramente mais eficiente para empresas e setores focadas em serviços. Seja na criação de aplicativos ou no marketing, essa ferramenta é versátil e completa.

Além de contar com a gestão de projetos, o Runrun.it tem também a possibilidade de se obter informações sobre a eficiência da equipe de forma muito mais simples que alguns dos concorrentes.

11. Wrike

O Wrike é uma ferramenta com muitas opções. Além do clássico Kanban para visualizar os projetos, ele ajuda a transformar estratégia em ação.

Se você trabalha com clientes que gostam de estar sempre informados sobre o andamento do projeto, o Wrike é uma ferramenta que ajuda a entregar relatórios mais precisos.

12. Monday.com

Poucas ferramentas oferecem tudo que o Monday.com oferece. Em suma, a maior vantagem é seu layout personalizável. Além disso, a personalização é simples, feita arrastando ferramentas pelas tela.

O Monday.com conta com visualizações em mapa, calendário e timeline. Além disso oferece uma opção de pesquisa que permite encontrar qualquer tarefa em meio às demais.

Como escolher a ferramenta de gestão de projetos

É provável que algumas ferramentas de gestão de projetos que sejam melhores ou piores para o seu time. Por isso escolher bem entre elas é muito importante. Entretanto, tenha sempre em mente que não existe um encaixe perfeito e é importante sempre buscar adaptação.

Em primeiro lugar, acesse o site da ferramenta que te interessou para saber mais e faça uso dos períodos de teste ou das versões grátis. Desse modo você pode ter uma melhor visão sobre o funcionamento de cada uma.

Em segundo lugar, procure a opinião dos membros da equipe. Afinal, não adianta forçar uma ferramenta se ela não está agradando as pessoas que vão utilizá-la.

Em terceiro lugar, procure entender como cada uma das ferramentas se relaciona com seu fluxo de trabalho. Por exemplo: se a empresa usa a metodologia ágil, é melhor escolher uma ferramenta que seja mais adaptada ao método.

Mais ferramentas de marketing digital…

Além de usar as ferramentas de gestão de projetos, você pode se interessar por mais algumas ferramentas que ajudam no marketing digital.

Se você quiser tornar seu marketing mais eficiente, pode ver na nossa lista de ferramentas de marketing digital um apanhado de algumas que nós recomendamos.

Professor
Dúvidas
marcelo-0532
Marcelo Oliveira PRO8 meses atrás

run run

Pensando em todo desenvolvimento do curso até o momento.A ferramenta é utilizada em qual parte do projeto?

Envie sua dúvida

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Mirago a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.