Ferramentas de Instagram

Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
Os aplicativos e ferramentas externos ajudam a “turbinar” nossa presença no Instagram. Nessa aula apresentamos vários apps e ferramentas que irão lhe ajudar muito a atualização de sua conta.

Existem tantas ferramentas de Instagram quanto existem tarefas a serem feitas na rede social. Por isso é importante conhecer a função de cada uma e identificar quais podem ajudar a melhorar seu desempenho neste canal de comunicação.

Este artigo faz parte do Curso Instagram Marketing. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

A seguir, vamos apresentar as principais ferramentas de Instagram e como elas podem te ajudar a conseguir mais audiência, converter mais negócios e atrair leads.

Ferramentas de Edição de Imagens para Instagram

O uso mais pedido para ferramentas de Instagram são aquelas que ajudam na edição de imagens. Afinal, nem todos nós somos designers profissionais, apesar de toda postagem na rede social precisa de um embelezamento estético.

A seguir, listamos nossas favoritas entre as ferramentas de edição de imagens.

Layout from Instagram

Uma ferramenta feita pelo próprio Instagram que ajuda a criar colagens. Mesmo que não sirva para substituir um Photoshop, o Layout from Instagram é uma ferramenta que auxilia na adequação do formato da imagem e em criar conteúdos mais variados. Disponível para Android e iOS.

Afterlight

O Afterlight é uma ferramenta completa na hora de tratar imagens para postagem. Afinal, ele permite alterar todos os aspectos básicos da fotografia, como saturação, contraste e nitidez. Além de tudo, ele conta com uma quantidade muito interessante de filtros. Disponível para Android e iOS.

VSCO

Outra ferramenta famosa para postagens no Instagram, o VSCO conta com vários filtros pré-determinados e também dá a opção de alterar cada pequeno detalhe da publicação.

Sem dúvida uma das ferramentas mais fáceis de usar, o VSCO também tem a vantagem de ser gratuito para uso, lucrando com a venda de filtros a mais para o aplicativo.

Ferramentas de Instagram para Edição de Vídeo

Nem só de imagens é feito o Instagram. Afinal, você já deve estar cansado de ouvir falar da importância dos conteúdos em vídeo e da forma como eles são mais consumidos atualmente.

A seguir, listamos as melhores ferramentas para editar vídeos.

Magisto

O Magisto é uma ferramenta de edição de vídeo básica e funcional. Além de ajudar a cortar e editar os vídeos, ele permite acrescentar imagens e trilha sonora.

Com a grande vantagem de ser gratuito, o custo-benefício desta ferramenta é enorme.

Inshot

Uma das ferramentas mais completas para edição de vídeos. O Inshot é essencial para quem quer produzir vídeos para Stories que sejam mais interessante e atraiam a atenção do público.

Além de contar com várias opções de transição de vídeo e auxiliar com a aplicação de trilha sonora e imagens na edição, o Inshot também serve para editar imagens e fazer colagens. Disponível para Android e iOS.

Ferramentas para gerenciamento do Instagram

Apesar de oferecer muitos auxílios, o Instagram pode ser pouco amigável na hora de gerenciar a publicação de conteúdo e acompanhar os resultados. Por isso muitas ferramentas de gerenciamento fazem sucesso no mercado.

A seguir, vamos apresentar as melhores delas.

mLabs

Uma ferramenta de gerenciamento que permite a associação de diversas redes sociais a um mesmo dashboard. O mLabs conta também com diversos relatórios de evolução da conta e oferece um acompanhamento dos concorrentes.

Sem dúvidas uma das melhores ferramentas para agendamento de postagens, o mLabs permite ainda que se responda o Direct diretamente através dele e cria fluxos de trabalho automatizados.

Etus

Outra excelente ferramenta de gestão de publicações, a Etus conta com relatórios completos que podem ser exportados em .pdf. Por conta disso, é excelente para agências e departamentos de marketing que precisam prestar contas a superiores.

A Etus permite uma planejamento completo do calendário de publicações e conta inclusive com ferramentas para repostar conteúdos antigos.

Agregador de Links: Linktree

Usar o link da bio é muito importante, mas o que fazer quando você tem mais de uma página de interesse e o direito de postar uma única publicação ali?

A saída é usar um agregador de links. Existem muitos disponíveis, mas nossa recomendação é o Linktr.ee, que tem uma interface limpa e que evita distrações no meio do caminho.

Ferramentas para identificar hashtags

Usar hashtags é muito importante e exige uma certa pesquisa. Para auxiliar com esta pesquisa, muitas ferramentas usam inteligência artificial e criam um pacote de tags que pode ser copiado e colado na legenda do post.

Nossa indicação entre as ferramentas deste tipo é o Magnify, que tem uma interface simples e ajuda a encontrar aquelas com maior número de visualizações.

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
O curso

Curso Instagram Marketing

Utilize o Instagram para contar a história da sua Marca. Entenda como é possível criar uma Estratégia que une Branding e Performance. Inscreva-se!
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.