Gerenciador de Anúncios do Facebook: O que é e como criar?

Gerenciador de Anúncios do Facebook: O que é e como criar?

Nesta aula conheça o gerenciador de anúncios do Facebook passo a passo. Conheça a estrutura de uma conta de anúncios.

Você sabe o que é gerenciador de anúncios? É uma ferramenta capaz de criar, gerenciar e acompanhar o desempenho das campanhas no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network. 

Essa ferramenta está localizada dentro do próprio gerenciador de negócios do Facebook e permite que você administre diversas contas de anúncios, seja da sua empresa ou de clientes. 

gerenciador de negócios do facebook

Continue lendo este artigo para saber mais!

Daniel Galvão
Curso Facebook Ads e Instagram Ads
Aula: Gerenciador de Anúncios do Facebook: O que é e como criar?
09:03

O que é o gerenciador de anúncios?

O Gerenciador de anúncios é ferramenta que permite anunciantes criarem e administrarem suas campanhas de mídia paga nas plataformas do Facebook.

Se você atua com marketing digital e planeja investir em Facebook Ads ou Instagram Ads, inevitavelmente terá de usar o Gerenciador de Anúncios.

A ferramenta possibilita que você crie e administre campanhas, com o objetivo de trazer mais visibilidade, tráfego ou conversões para a marca. Além disso, é possível segmentar a audiência que irá visualizar o anúncio, agendar campanhas, estipular os prazos de duração e o investimento que será feito para veicular os anúncios. 

Você também poderá analisar o desempenho das suas campanhas, monitorar as métricas, emitir relatórios a fim de otimizar cada uma delas.

Quais os recursos do gerenciador de anúncios?

Utilizando o gerenciador de anúncios, você poderá ter diversos recursos a seu favor, que oferecem praticidade e facilidade na criação e implementação de campanhas, fazendo com que tenha maior desempenho e alcance um grande número de pessoas com interesse na sua marca. 

Entre os recursos estão:

Escolher o público

Entre os principais e mais importantes recursos disponibilizados pelo gerenciador de anúncios está a possibilidade de escolher o público que você deseja atingir. 

Definir o público ideal para fazer parte da sua campanha é fundamental para ter mais assertividade e entregar os conteúdos de interesses para essas pessoas. Ou seja, ter em mente qual o seu público e quais as suas necessidades, facilita no momento de personalizar os anúncios e atingir diretamente as suas dores. 

Veicular anúncios em diferentes aplicativos

A possibilidade de veicular anúncios não só no Facebook, como no Instagram, Messenger, Audience Network e, possivelmente, no WhatsApp, quando estiver disponível. 

Com esse recurso, você terá maior flexibilidade para atingir mais pessoas de acordo com a experiência dos usuários em cada um dos aplicativos. Utilizando essa função, você poderá selecionar a configuração de posicionamento automática, para que o sistema de veiculação consiga aproveitar ao máximo o orçamento.

Configurar e gerenciar os orçamentos dos anúncios

No gerenciador de anúncios também é possível controlar os gastos com as suas campanhas. Quando você determina o orçamento que deseja investir naquela publicação, você saberá quanto ainda resta e quais valores ainda podem ser distribuídos para cada anúncio. 

Com essa ferramenta, você poderá fazer orçamentos de campanhas como um todo, chamado de CBO (Otimização de Orçamento de Campanhas) ou definir orçamentos individuais para conjuntos de anúncios. Conheça as características:

  • orçamento de campanhas: neste caso, você poderá definir um orçamento da campanha no geral, sendo distribuído em tempo real e de maneira contínua para os conjuntos de anúncios, aproveitando as melhores oportunidades. Com essa configuração, é possível obter o máximo de resultados possíveis da campanha com o menor custo;
  • orçamento de conjunto de anúncios: esta opção é ideal para quem deseja ter mais controle sobre a veiculação dos conjuntos de anúncios. Ou seja, é extremamente útil para quem possui segmentações personalizadas ou públicos de tamanhos distintos na sua campanha, podendo acompanhar mais de perto os valores que estão gastos com cada anúncio. 
orçamento a nível de campanha

Dentro de cada tipo de orçamento você também poderá definir se eles serão diários ou totais, tendo como objetivo limitar ou não os valores a serem gastos ou para manter uma média na quantia a ser investida.

Testar quais anúncios funcionam melhor

Você sabia que é possível testar os anúncios antes de serem veiculados para saber qual possui o melhor desempenho e atinge com mais eficiência o seu público? Com o gerenciador de anúncios isso é possível. 

Crie um teste A/B para determinar o melhor público-alvo, posicionamento, criativos ou o produto ideal para cada campanha. Assim, você terá certeza se os anúncios estão sendo direcionados para as pessoas certas e que possuem real interesse no que sua marca ou do seu cliente tem para oferecer. 

Utilizar criativos dinâmicos

O criativo dinâmico permite que você utilize diversas funções para compor os seus anúncios, como imagens, vídeos, textos e CTA (chamada para ação). 

Com isso, você poderá criar anúncios personalizados e variar de acordo com o perfil do seu público-alvo. 

O criativo dinâmico é ideal para quem não tem conhecimento sobre qual anúncio tem maior relevância para os diferentes estilos e interesses do seu público. Assim, existe a possibilidade de fazer otimizações e testar as variações. 

Mensurar os resultados

Entre todos os recursos do gerenciador de anúncios a mensuração de resultados está entre os mais importantes para a sua campanha. Com essa função, você poderá extrair relatórios com base no desempenho de cada campanha e anúncio e ter vários insights para trazer melhorias.  

Mensurar os resultados pela ferramenta do Facebook Ads traz uma análise mais ampla da performance, tendo a possibilidade de monitorar os acessos de diferentes dispositivos, por exemplo. 

Como utilizar o gerenciador de anúncios do Facebook Ads?

Primeiramente, é fundamental que você tenha acesso ao Facebook que administra as páginas que você deseja divulgar os anúncios. Após isso, é necessário que você crie uma estrutura de contas de anúncios para ter maior controle do que será veiculado e evitar que possíveis erros aconteçam.

Estrutura de contas de anúncio

Para criar uma estrutura de contas de anúncios, é preciso que você faça uma divisão por níveis, sendo eles:

  • nível de campanhas: onde estará presente todos os conjuntos de anúncios e os anúncios individuais;
  • nível de conjunto de anúncios: onde terá um os mais anúncios a serem veiculados;
  • nível de anúncio: onde estão os anúncios individuais da campanha.

Uma maneira fácil de entender como funciona a estrutura de contas de anúncios é pensar em caixas, aquelas de papelão mesmo, que você coloca uma dentro da outra para economizar espaço. É assim que fica a aparência da sua sua campanha dentro do gerenciador de anúncios. 

Além de servir como um organizador, juntando todos os anúncios e otimizando os espaços, evitando que alguns deles se percam, a estrutura de contas é fundamental para ter controle das demandas e do orçamento investido em cada campanha. 

Escolha o objetivo da sua campanha

O segundo passo para usar o gerenciador de anúncios é escolher o objetivo da sua campanha, ou seja, onde você quer chegar com esses anúncios e qual o resultado esperado. 

Entre os principais objetivos estão: reconhecimento, consideração e conversão. Conheça as suas especificidades a seguir:

  • reconhecimento: neste caso, é necessário veicular anúncios para chamar a atenção dos seu público para a marca, exibindo o criativo para o máximo número de pessoas possível;
  • consideração: este objetivo é para levar o usuário a uma ação, seja no Facebook ou na página do site, você precisará desenvolver ações que façam com que a pessoa “clique no link” que deseja. Com isso, você terá um maior envolvimento do seu público, tendo maior visualização de vídeos, curtidas em fotos, geração de cadastro, etc;
  • conversão: se você deseja que o usuário converta, seja no download de um conteúdo, na compra do seu produto ou no preenchimento do formulário é importante que o seu anúncio seja criado com base na audiência, direcionados aos interesses e hábitos de consumo dos consumidores.  
objetivos de campanhas no gerenciador de anúncios do facebook

Faça uma segmentação

Além do objetivo da campanha, uma etapa essencial para você utilizar o gerenciador de anúncios é fazer uma segmentação

Dentro dessa função, você poderá definir as informações relevantes, como a localização do público, a faixa etária, gênero e interesses. Além disso, é possível determinar o orçamento diário ou vitalício para os seus anúncios. 

A ferramenta disponibiliza diversos tipos de interesses e dados comportamentais que podem ajudar no momento de veicular o criativo certo para aquele perfil de público.  

segmentação do gerenciador de anúncios

Pensando nisso, você poderá criar públicos personalizados ou audiências semelhantes para segmentar ainda mais a sua campanha.  

O público personalizado é criado com base em dados de usuário que você já possui, podendo ser utilizados números de celular, e-mail, atividades dentro do aplicativo ou engajamento nas redes sociais para entender os interesses desses usuários. 

Já o público semelhante pode ser feita a partir da comparação de um público que já possua, ou seja, criar do zero, mas tendo como base usuários que já façam parte dos seus clientes. 

Defina o posicionamento

O penúltimo passo é definir o posicionamento que o seu anúncio será veiculado. Existem duas opções que você poderá escolher: posicionamento automático e posicionamento manual. 

No posicionamento automático, o próprio Facebook definirá onde será veiculado o seu anúncio, pensando naquele que irá atingir da melhor forma o seu objetivo. 

Já no posicionamento manual, você poderá escolher qual o será o dispositivo acesso e em quais plataformas ele será veiculado, como somente no Instagram para pessoas que acessam via mobile, por exemplo. 

posicionamentos em campanhas no facebook, instagram e messenger

Orçamento e programação

Como já dito anteriormente, o orçamento e a programação do anúncio também podem ser feitas na ferramenta de gerenciamento, sendo o último passo para utilizá-lo. 

Entre as opções estão: orçamento diário ou vitalício, sendo duas funcionalidades diferentes. 

Na primeira, você define o valor máximo que quer gastar por dia, onde o Facebook ficará responsável por entregar o seu conteúdo somente até o valor que você estipulou. Sendo assim, após a sua verba acabar, o seu anúncio sairá do ar automaticamente. 

Esta é uma boa opção para quem quer ter mais controle dos gastos com anúncios. Se você faz a veiculação com um valor estipulado, não correrá o risco de gastar mais do que pretendia e não ter mais verba para as outras campanhas. 

No orçamento vitalício, o gerenciador de anúncio entregará os conteúdos conforme a performance do dia, ou seja, poderá variar, mas no final da campanha, ele terá entregado o valor definido no início.

Neste caso, a cobrança pode ser feita de três maneiras, sempre de acordo com o objetivo da sua campanha, sendo:

  • CPA (Custo Por Ação): cobra com base na ação do usuário;
  • CPC (Custo Por Clique): cobra por clique no seu CTA;
  • CPM (Custo Por Mil): cobra a cada mil exibições do seu anúncio.

Quais os benefícios de usar o gerenciador de anúncios?

Ao longo do texto já foram citadas diversas funcionalidades que tornam o gerenciador de anúncios uma ferramenta de extrema importância para o seu dia a dia. 

No entanto, existem benefícios que comprovam a sua eficiência e fazem com que você tenha motivos para usá-la. Veja a seguir:

  1. permite que você tenha uma visão dos seus resultados e crie ações de melhorias;
  2. possibilita a organização e otimização de campanhas para evitar erros;
  3. economiza o seu tempo com funções que eram feitas manualmente;
  4. precisão na segmentação do público;
  5. permite a criação de diferentes formatos de anúncios. 

Para saber mais sobre esse assunto, assista à aula completa sobre Gerenciador de Anúncios em nosso Curso de Facebook e Instagram Ads

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
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