Você sabia que o Gerenciador de Negócios do Facebook é uma excelente ferramenta para otimizar o fluxo de trabalho, trazendo mais praticidade e produtividade para a sua empresa? 

Também conhecido como Facebook Business Manager, o Gerenciador de Negócios é um recurso disponibilizado pela própria rede social, que permite organizar e administrar todos os ativos de uma empresa junto ao Facebook. Ele é a representação da sua empresa perante ao Facebook.

gerenciador de negócios do facebook

Se você acha esse assunto muito confuso, não se preocupe. Pode parecer confuso no início, mas acompanhe este artigo que você vai entender tudo sobre o famoso Gerenciador de Negócios, ou BM (pronuncia-se bê-eme) para os mais íntimos.

Vamos simplificar a explicação. Quando você cria um perfil no Facebook, você concorda comigo que o seu perfil é a representação da sua pessoa física perante o Facebook? Certo? Sim, acho que você concorda comigo.

Pois bem, com o passar do tempo, as pessoas foram criando Páginas do Facebook e aí a coisa começou a ficar complexa. Por que? Bem, as pessoas criam Páginas pelos mais variados motivos. Tem página de fã clube, página de meme, página de diversas coisas que não necessariamente são empresas.

Antes do Gerenciador de Negócios existir, a forma mais consistente de mostrar ao Facebook que sua empresa existia era criando uma Página do Facebook e uma conta de anúncios.

Mas agora tudo ficou melhor e mais transparente. Ao criar um Gerenciador de Negócios, você está informando o Facebook que sua empresa existe. Em outras palavras, o Gerenciador de Negócios é a representação da sua empresa perante o Facebook.

Analogia: o CPF é a representação da sua pessoa física perante a Receita Federal. Já o CNPJ é a representação da sua pessoa jurídica junto à Receita Federal. O seu perfil está para o Facebook, assim como o CPF está para a Receita Federal. E seu Gerenciador de Negócios está para o Facebook, assim como o CNPJ está para a Receita Federal. Entendeu?

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Você vai aprender a gerar tráfego qualificado, aumentar a visibilidade de sua marca e vender muito mais usando o todo o poder do Facebook Ads e Instagram Ads.

Organização de ativos do Facebook

Se você possui uma empresa e já usa os recursos do Facebook, como Página e anúncios, mas ainda não utiliza o Gerenciador de Negócios, pode estar perdendo tempo. Ele é especialmente útil para organizar seus ativos junto ao Facebook e deixar muito claro para o Facebook, o que pertence a sua pessoa e o que pertence a sua empresa.

Imagina que eu tenho uma banda de pagode. Bem, eu realmente gosto de pagode e sou descendente de japonês. A banda poderia se chamar Japagode, ou Sorriso Naruto, enfim…você entendeu. Vamos de Sorriso Naruto (se você entendeu a piada é porque faz parte do seleto grupo de pessoas que entende de pagode e de anime simultaneamente).

E então decidi criar uma Página do Facebook para minha banda. Note que a banda é apenas um hobby, não um negócio. Ao mesmo tempo, também tenho a Página da Mirago no Facebook, que é uma empresa (escola de marketing digital).

Olha que cenário interessante! O ideal seria que a Página Sorriso Naruto fosse uma propriedade do meu Perfil (pessoa), enquanto a Página da Mirago fosse uma propriedade do meu Gerenciador de Negócios (empresa).

Dessa forma, ficaria muito claro para o Facebook o que pertence à minha pessoa e o que pertence à minha empresa.

A falta de organização e acesso administrativo aos recursos é uma das principais reclamações que recebo dos nossos alunos. Muitos começam a trabalhar em empresas e chegam a demorar dias, semanas ou até meses só para conseguir acessar a Página ou a Conta de anúncios da empresa.

Trabalhar com o Facebook Ads e Instagram Ads é muito mais fácil quando está tudo devidamente organizado.

Continue lendo este artigo para organizar seus ativos e evitar dor de cabeça no futuro.

O que é o Gerenciador de Negócios do Facebook?

O Gerenciador de Negócios do Facebook é uma ferramenta destinada a empresas, que ajuda na organização de ativos e recursos do Facebook. E o que são ativos do Facebook?

São considerados ativos do Facebook:

  • Páginas do Facebook
  • Contas de anúncio
  • Catálogos de Produtos
  • Aplicativos
  • Pixels
  • Contas do Instagram

Recursos disponíveis no Gerenciador de Negócios:

Gerenciar Negócios

  • Biblioteca de Mídia
  • Cobrança
  • Configurações do Negócio
  • Gerenciador de Eventos
  • Localizações de estabelecimento
  • Qualidade da Conta
  • Segurança da Marca

Anunciar

  • Central de criativos
  • Configurações da conta de anúncios
  • Gerenciador de anúncios
  • Limites de anúncio por página
  • Planejador de campanhas
  • Públicos
  • Regras automatizadas

Análise e relatórios

  • Audience Insights
  • Experimentos
  • Gerenciador de Colaboradores
  • Insights
  • Relatório de análise de tráfego
  • Relatórios de anúncios
  • Relatórios de criação

Engajar os clientes

  • Publicações da Página

Vender produtos e serviços

  • Gerenciador de Comércio

O Gerenciador de Negócios pode ser utilizado individualmente (para sua empresa) mas também facilita o relacionamento entre empresas. Por exemplo entre um agência e seu cliente. Neste cenário cada uma teria o seu próprio Gerenciador de Negócios.

Esse recurso tem como objetivo facilitar o dia a dia de profissionais dessa área que necessitam gerenciar campanhas e os recursos do Facebook, seja para sua empresa ou para clientes. 

Essa ferramenta já passou por diversas funcionalidades e todos os anos são implementados novidades para serem usufruídas da melhor maneira possível, de acordo com a sua empresa e a necessidade do seu cliente. 

O Gerenciador de Negócios do Facebook também permite integrações de outros parceiros, para facilitar a visualização dos anúncios e análise de resultados. 

Gerenciador de Negócios x Gerenciador de Anúncios

Existe uma certa confusão entre estes termos, vamos entender as diferenças entre eles, já que eles não são a mesma coisa.

O gerenciador de anúncios do Facebook é a ferramenta padrão para criar e gerenciar campanhas na plataforma. É no gerenciador de anúncios que você decidirá os objetivos de campanha no Facebook, segmentação, datas, orçamento, criação dos anúncios em si.

Já o Gerenciador de Negócios é um gerenciador de contas. Dentro dele você poderá dar acesso a outros usuários, administrar páginas e contas de anúncios, configurar métodos de cobrança, gerenciar eventos no pixel do facebook e muito mais. Portanto, o gerenciador de negócios engloba o gerenciador de anúncios.

Quais são as funções do gerenciador de negócios do Facebook?

O gerenciador de negócios do Facebook possui diversas funcionalidades. Atualmente, ele está dividido de acordo com o processo de produção de campanhas. Entre elas estão:

  • planejamento;
  • criar e gerenciar;
  • mensurar e relatar resultados;
  • administração de ativos;
  • configurações de pagamento. 

Dentro de cada função existem recursos capazes de integrar todos os seus esforços para administrar suas campanhas em uma única ferramenta.

Algumas das possibilidades e configurações do Gerenciador de Negócios do Facebook

Conheça as características de algumas das principais funções do Gerenciador de Negócios:

Central de criativos

Sabe aquele momento que você não tem mais ideias para produzir os criativos em suas campanhas no Facebook e Instagram? Com o recurso de central de criativos você poderá encontrar a inspiração que você deseja, ver a prévia de suas melhores ideias na plataforma móvel, compartilhar e testar anúncios. 

Com isso, você poderá colaborar com os seus colegas de trabalho ou parceiros que foram integrados na plataforma com modelos de criativos, além de transformar suas ideias em projetos concretos de forma fácil, segura e rápida. 

Gerenciador de anúncios

O Gerenciador de Anúncios do Facebook é um dos recursos do gerenciador de negócios do Facebook que permite o gerenciamento e acompanhamento do desempenho das campanhas no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.

A ferramenta possibilita que você crie publicações orgânicas e pagas, com o objetivo de trazer mais tráfego e conversões para a marca. 

Com o gerenciador de anúncios é possível segmentar a audiência que irá visualizar o anúncio, agendar as postagens, estipular os prazos de duração e o investimento que será feito para veicular os anúncios.

Regras automatizadas

No gerenciador de negócios do Facebook você poderá criar regras automatizadas que verificam automaticamente suas campanhas e conjuntos de anúncios, enviando notificações sobre as atualizações ou qualquer tipo de alteração que tenha ocorrido. 

Além de fazer as análises e enviar as notificações, a ferramenta também realiza as ações necessárias para resolver algum tipo de erro no sistema, por exemplo. 

As regras automatizadas podem reduzir o tempo necessário para o gerenciamento dos seus anúncios. Porém, é fundamental que você continue acompanhando o desempenho das campanhas para ter certeza de que elas estão cumprindo com os objetivos. 

Audience Insights

O Audience Insights é uma ferramenta que permite descobrir informações gerais sobre os públicos. Nela você pode conhecer um pouco mais sobre os usuários do Facebook com base nos seus interesses, dados demográficos e o que mais você considerar relevante.

audience insights do facebook

Assim como outras ferramentas, o Audience Insights só fica disponível para quem se cadastra no Gerenciador de Negócios. Vale a pena investir algum tempo explorando os interesses do seu público e também de realidades demográficas.

Publicações das páginas

Você é dono de uma agência com uma carteira vasta de clientes e precisa adicionar mais uma página no gerenciador de negócios do Facebook? Essa ação é possível! 

Entre todas as funcionalidades da ferramenta, essa é uma das mais importantes. Isso porque, é possível gerenciar uma grande quantidade de páginas em um só lugar, evitando o desperdício de tempo e tornando o fluxo de trabalho mais produtivo. 

Para ter publicações das páginas através do gerenciador de negócios, é necessário ser administrador por mais de sete dias. 

Relatórios de anúncios

Os relatórios de anúncios servem para você obter informações de extrema relevância para medir o desempenho das campanhas e entender quais são os pontos de melhorias e o que pode ser implementado nos demais anúncios. 

Você pode usar os relatórios de anúncios para personalizar os públicos e as métricas de anúncios que gostaria de visualizar. Além disso, é possível criar relatórios recorrentes e programá-los para serem enviados semanalmente, por exemplo.  

Gerenciador de eventos

O Gerenciador de Eventos mostra todos os aplicativos associados à sua conta e permite comparar as atividades entre aplicativos ao longo do tempo.

Você pode analisar o número e os tipos de eventos recebidos, avaliar a atividade recente do evento ou criar públicos personalizados ou públicos semelhantes no Facebook com base nos eventos do aplicativo.

Além disso, o gerenciador de eventos mostra o número total de eventos disparados no seu aplicativo, incluindo o tráfego de outras plataformas e excluindo aqueles que estão duplicados. 

Adicionar pixels

Cada gerenciador de negócio pode criar até cinco pixels do Facebook, que podem ser compartilhados com os parceiros. 

pixel do facebook

Se outra pessoa estiver gerenciando seus anúncios em seu nome, você poderá atribuir a essa pessoa parceira no pixel, selecionando “atribuir parceiro” e inserindo a identificação da empresa.

Administração de Ativos

São várias opções de ativos que podem ser administrados através do Gerenciador de Negócios. Um dos mais importantes são os públicos, já que você pode querer melhorar aqueles que deram pouco resultado em campanhas ou reutilizar os que foram bem.

Além de Públicos, você pode usar o Gerenciador para acompanhar as imagens que já foram usadas em anúncios anteriormente e também os Catálogos de produtos que anuncia no Facebook e Instagram. 

Também é preciso ter um cadastro no Gerenciador de Negócios para poder cadastrar e administrar a localização de estabelecimentos. Isso é feito na aba Gerenciador de Comércio. É obrigatório o cadastramento da localização para uso em anúncios de Tráfego no Estabelecimento. 

Por fim, é possível também lidar com a Segurança de Marca. Isso significa listar páginas e posicionamentos em que você deseja que seus anúncios não apareçam. Por exemplo: se você lida com produtos vegetarianos, talvez não queira que o anúncio do seu hambúrguer vegano apareça em uma página de churrasco tradicional.

Qual a importância do gerenciador de negócios do Facebook?

O gerenciador de negócios do Facebook é um grande aliado para empreendedores, profissionais de agências e profissionais de Marketing. Além de possibilitar ter uma visão profunda de todas as atividades das páginas, ele permite que você gerencie diversas contas de anúncios. 

Para um social media ou um empreendedor, o gerenciador de negócios do Facebook, será a melhor ferramenta de organização e análise, permitindo que a sua agência tenha maior controle de todos os aspectos das marcas que você está gerenciando. 

Além disso, se você precisa atribuir permissões a muitas pessoas que trabalham juntas, com o gerenciador de negócios do Facebook, você poderá conceder um acesso específico e baseado em função de contas de anúncios, páginas e diversos ativos gerenciados por sua empresa. 

Por fim, também é possível verificar o desempenho dos anúncios em diferentes contas de anúncios e obter relatórios dos ativos e das pessoas pelas quais sua empresa é responsável.

Benefícios do Gerenciador de Negócios do Facebook

Existem diversos benefícios em utilizar o gerenciador de negócios do Facebook. Além de todos que foram citados ao longo deste artigo, ainda contém aqueles mais específicos que precisam ser levados em consideração. São eles:

  • facilita a prestação de contas para os clientes;
  • ter objetivos e relatórios diferentes;
  • acesso a dados avançados sobre o seu público;
  • integração de todo o time envolvido com a página;
  • oferece mais possibilidades de segmentação na criação de campanhas;
  • melhor fluxo de trabalho e produtividade da equipe.

Como criar um Gerenciador de Negócios do Facebook?

Você pode criar um gerenciador de negócios no Facebook de maneira simples e fácil. 

O primeiro passo é criar uma conta no gerenciador de negócios da rede social. Ao acessar o site, você irá notar que é possível fazer login e associar o seu perfil a uma conta do Business Manager. É imprescindível que você tenha uma conta no Facebook. 

A segunda etapa é associar uma página ao gerenciador de negócios. Neste momento você poderá:

  • criar uma nova página (se ainda não possui);
  • solicitar acesso a uma página já existente (caso seja uma agência solicitando acesso a um cliente) ou
  • adicionar uma página que você já administra.  

No terceiro passo você poderá incluir as contas de anúncios, que podem ser feitas de acordo com as seguintes opções:

  • adicionar uma conta de anúncios já existentes;
  • inserir uma conta de anúncios de outra pessoa;
  • criar uma conta de anúncios do zero.

Por fim, a última fase é determinar as responsabilidades. Você pode criar funções como: administrador, editor, analista financeiro e editor financeiro. Cada uma delas tem acesso a diferentes funcionalidades e informações da ferramenta. Para saber tudo sobre elas, veja aqui.

Além disso, é possível enviar os convites pelo próprio Facebook, obrigando que as pessoas que farão parte desse gerenciador também possuam contas na rede social.

Como adicionar os ativos e atribuir permissões no gerenciador de negócios do Facebook?

Para adicionar os ativos e atribuir permissões no gerenciador de negócios do Facebook, é necessário ter em mente que existem dois processos diferentes para empresas e agências. Veja no passo a passo a seguir:

Empresas

  1. acesse configurações > pessoas e ativos > pessoas;
  2. atribua agentes autorizados às contas de anúncios e páginas, com as permissões de função adequadas.
  3. acesse configurações do negócio > contas do Instagram para conectar qualquer conta comercial do Instagram;
  4. adicione pelo menos duas pessoas como administradores do gerenciador de negócios e adicione as outras pessoas como funcionários;
  5. acesse páginas > adicionar novas páginas > reivindicar uma página para conectar sua página do Facebook. Se você for um administrador da página, sua reivindicação será aprovada instantaneamente. Caso contrário, uma notificação para aprovar a solicitação de reivindicação será enviada para o atual administrador da página;
  6. acesse conta de anúncios > adicionar nova conta de anúncios. Você terá acesso para adicionar uma conta de sua propriedade fornecendo a identificação da conta de anúncios ou poderá solicitar acesso para usar outra conta de anúncios do gerenciador de negócios. A conta de anúncios deve ser de propriedade da entidade que paga as faturas.

Agências

  1. acesse configurações > pessoas e ativos > pessoas;
  2. adicione pelo menos duas pessoas como administradores do gerenciador de negócios e adicione as outras pessoas como funcionários;
  3. acesse páginas > adicionar novas páginas > solicitar acesso a uma página;
  4. selecione o nível adequado de acesso de administrador da página para seus funcionários.
  5. acesse conta de anúncios > adicionar nova conta de anúncios. você terá acesso para adicionar uma conta de sua propriedade fornecendo a identificação da conta de anúncios ou poderá solicitar acesso para usar outra conta de anúncios do gerenciador de negócios. a conta de anúncios deve ser de propriedade da entidade que paga as faturas;
  6. adicione qualquer conta comercial do Instagram usando as credenciais de login do próprio Instagram.

Concluindo

Deu para perceber a importância que o Gerenciador de Negócios do Facebook tem para qualquer pessoa ou empresa que pretende levar seus resultados a sério. Dominar esta incrível ferramenta vai te trazer muito mais resultados em seu dia a dia.

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Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.