Não há como falar em publicidade online e não falar em Google Ads. A plataforma de anúncios do Google foi uma das primeiras a surgir como opção para anunciantes ainda em meados dos anos 2000.

Os anúncios de Google Ads são a primeira coisa a aparecer em qualquer pesquisa realizada no Google. Antes de qualquer resultado de pesquisa orgânico, você verá anúncios de negócios que estão pagando por cada clique em seus links.

Saber como anunciar no Google Ads é essencial para os negócios que desejam utilizar este canal para crescer e prosperar. Neste artigo, vamos explicar como fazer uso dessa alternativa no marketing digital.

Neste artigo:

O que é o Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de publicidade self-service, criada pelo Google. Através dele, você cria e gerencia campanhas, que podem ser veiculadas em duas redes distintas: Rede de Pesquisa e Rede de Display.

Por meio dele você poderá divulgar seus produtos e serviços de forma rápida e eficiente e aparecer para potenciais clientes no momento exato em que estão procurando por soluções que sua empresa oferece.

Aqui no Brasil o Google representa mais de 95% das buscas, portanto, anunciar na plataforma passa a ser uma estratégia de marketing digital bastante relevante para grande parte das empresas.

participação de mercado do Google no Brasil

O tamanho e a força do Google Ads

Sabemos que há alguns anos o investimento em publicidade online vem aumentando ano após ano em todo o mundo e, obviamente, os maiores players deste setor se beneficiam muito deste movimento.

Veja o caso do Google Ads: Em 2020 a divisão de publicidade foi responsável por mais de 145 bilhões de dólares de faturamento em todo o mundo.

Investimentos em Anúncios Digitais no Brasil

Só para se ter uma ideia do tamanho dos investimentos em anúncios online no Brasil, uma pesquisa da HootSuite e We are Social aponta que foram investidos mais de 2.3 bilhões de dólares apenas em anúncios em mecanismos de busca no Brasil em 2020.

investimentos em anúncios digitais no Brasil

Como o Google Ads praticamente “nada sozinho” neste mercado, podemos dizer que quase a totalidade destes investimentos foram direcionados à plataforma. Além disso, perceba que mais de 455 milhões de dólares foram investidos em anúncios de vídeo (em que o Youtube é o maior player – também pertencente ao Google). Sim, são cifras realmente impressionantes.

Vantagens em anunciar no Google Ads

Este crescimento gigantesco do Google Ads não foi à toa. Os anunciantes tem muitas vantagens em anunciar na plataforma, vamos conhecer as principais.

Resultados Imediatos

Assim como qualquer outra ferramenta de tráfego pago, o Google Ads possibilita que seu negócio comece a ter resultados imediatos ao anunciar na plataforma.

Ou seja, a partir do momento em que você configurou suas campanhas e fez um pagamento, os anúncios começarão a ser exibidos geralmente poucos minutos ou horas depois, o que trará seus primeiros resultados.

Aparecer no momento certo para a pessoa certa

Esta é, possivelmente, uma das grandes vantagens do Google Ads e o que fez se tornar a potência que é. Afinal, para um anunciante, não há nada melhor do que ter sua marca exibida no exato momento em que um potencial cliente está buscando por uma solução que ele oferece.

Na plataforma do Google Ads você tem condições de ter diferentes tipos de segmentação, de acordo com o tipo de objetivo e campanha desejada, o que ajuda a obter melhores resultados que outras opções de publicidade online disponíveis.

Impactar o usuário em diferentes pontos da jornada de compra

Veremos mais à frente que o Google Ads é um enorme ecossistema que envolve diferentes possibilidades de anúncios online, para diferentes objetivos. Isto significa dizer que a plataforma ajuda os anunciantes a impactarem potenciais clientes (e clientes) em diferentes momentos de sua jornada de compra.

Para isso é preciso compreender bem a ferramenta e traçar estratégias para que seus objetivos de marketing possam ser atingidos com a ajuda do Google Ads.

Métricas e controle total sobre o ROAS e ROI

Uma das belezas dos anúncios online é que basicamente tudo pode ser mensurado e no Google Ads isso não é diferente. É possível entender exatamente qual o ROAS (Retorno sobre o Investimento em Mídia) e o ROI (Retorno sobre o Investimento) deste canal.

Para isso, é claro, será necessário configurar corretamente a plataforma, implementando as conversões que você deseja acompanhar (veremos isso mais à frente).

Controle de Custos

Outra vantagem de anunciar no Google Ads é que você consegue controlar muito bem seus custos. De maneira geral, um orçamento estabelecido mensalmente tende a ser cumprido (sem muitos sustos no final do mês).

Apesar de os orçamentos diários não serem precisos (isto é, o Google pode gastar mais verba do que o estipulado), os orçamentos em períodos de tempo maiores (como mensalmente, por exemplo), tendem a ficar dentro do planejado.

Por exemplo: Se você estabeleceu um orçamento de 100,00 por dia em suas campanhas de Google Ads, isto significa que em alguns dias o Google poderá gastar R$ 150,00, outros R$ 120,00 e outros R$ 80,00. No entanto, no final do mês, seu gasto mensal tende a ficar próximo de 3.000,00.

Como funciona o Google Ads?

Antes de falarmos propriamente sobre como anunciar no Google, vamos entender alguns elementos-chave do Google Ads (a plataforma de anúncios do Google). 

Primeira coisa que é muito importante você saber: Existem dois tipos de Redes para anunciar no Google Ads: A Rede de Pesquisa e a Rede de Display.

Rede de Pesquisa

São os anúncios que aparecem no próprio buscador (Google) ou em parceiros de pesquisa. Veja um exemplo abaixo:

exemplo de anúncios na rede de pesquisa do google

Além do próprio site do Google, as buscas realizadas na rede de pesquisa podem aparecer:

  • na “Guia Shopping” da busca do Google
  • no Google Imagens
  • no Google Maps
  • na Google Play
  • em Sites parceiros de Pesquisa

Rede de Display

São os anúncios que aparecem em sites parceiros que disponibilizam espaço para anúncios da Rede do Google (blogs, portais), Youtube (anúncios em vídeos), Google Shopping (anúncios para e-commerce) e anúncios em Apps.

Estes sites parceiros do Google alcançam mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo. Sim, é uma rede imensa!

Alguns exemplos de sites que possuem anúncios do Google aqui no Brasil são UOL, Terra e Exame. 

Vamos entender brevemente sobre cada tipo de anúncio na Rede de Display do Google Ads.

Anúncios na rede de display

Estes anúncios serão veiculados na rede de sites de parceiros do Google, de acordo com a segmentação desejada. Existem várias opções de segmentação para campanhas, que incluem:

  • Público-Alvo: Aqui você pode segmentar pessoas por opções demográficas (gênero, localização, idade) ou ação (se já acessou seu site ou procurou por algum produto específico)
  • Palavras-chave: Exiba seus anúncios na Rede de Display para pessoas que procuraram por determinadas palavras-chave que fazem sentido para seu negócio
  • Canais: Escolha sites específicos para anunciar, por exemplo, portais de notícias que tenham relação com seu ambiente de negócios.
  • Contexto: Exiba seus anúncios para pessoa que estejam navegando em certos tipos de sites (ex. relacionados à natureza).

Anúncios no Youtube

Você pode inserir seus anúncios em vídeo no Youtube e buscar resultados no maior buscador de vídeos do planeta. E a plataforma não para de crescer: para se ter uma ideia, a cada minuto 300 horas de conteúdo em vídeo são enviados nela.

Confira os principais formatos de anúncios:

Formato do Anúncio em vídeoDescriçãoPlataformaEspecificações
Anúncios em vídeo puláveisOs usuários podem fechar o anúncio após 5 segundos.
Computador, dispositivos móveis, TV e consoles de jogos
Exibidos no player com a opção de pular após 5 segundos.

Anúncios em vídeo não puláveisO usuário deverá assistir a publicidade para que o vídeo seja exibido.  
Computador, dispositivos móveis, TV e consoles de jogos

Têm 15 segundos de duração.
Anúncios BumperAnúncios curtos e não puláveis de até 6 segundos. A pessoa deverá assistir a publicidade para que o vídeo seja exibido.  
Computador, dispositivos móveis, TV e consoles de jogos
Até 6 segundos de duração.

Anúncios OverlayAnúncios de imagem ou texto podem ser exibidos nos 20% da parte inferior de um vídeo.
Apenas no computador
Tamanho: 468 x 60 ou 728 x 90 pixels

Anúncios no GMAIL

Você pode exibir seus anúncios no GMAIL por meio das campanhas de Discovery do Google Ads. Há algum tempo atrás existia a possibilidade de anunciar exclusivamente para os posicionamentos do e-mail do Google, no entanto, atualmente você só consegue isso por meio das campanhas de discovery (que incluem outros canais).

De qualquer forma, faz sentido utilizá-las quando você possui alguns objetivos, como:

  • gerar conversões em grande escala
  • alcançar novos clientes com seus anúncios
  • Se reconectar com seus clientes mais valiosos
anúncios no gmail
exemplos de anúncios do Plano PRO da Mirago no GMAIL

Anúncios para Aplicativos

A Rede de Display do Google Ads também conta com campanhas para apps, voltados a empresas que possuam aplicativos. Atualmente existem milhões de aplicativos em todo o mundo e, portanto, é necessário encontrar canais relevantes para anunciar (e o Google Ads é um deles).

Existem três tipos de campanhas para apps que você pode criar atualmente:

  • Instalações de Aplicativos

Exiba anúncios que incentivem as pessoas a baixar e instalar seu app em seus dispositivos móveis.

O Google Ads te ajuda a otimizar sua segmentação e encontrar usuários valiosos com base em ações relevantes, como conversões no app, por exemplo.

  • Engajamento

Atraia a atenção dos usuários que possuem seu app instalado e direcione-os a uma página de destino desejada, fazendo-os engajar novamente com ele.

  • Pré-registro (somente para Android)

Exiba anúncios que geram entusiasmo e reconhecimento para seus apps e jogos antes do lançamento no Google Play. As pessoas que clicarem no anúncio poderão fazer o pré-registro na Play Store.

Ao criar uma campanha de apps, seus anúncios podem ser exibidos na:

  • Rede de Pesquisa do Google
  • Google Play
  • Youtube
  • Rede de Display do Google
  • Discover na Pesquisa do Google

Anúncios Google Shopping

O Google Shopping ajuda varejistas a promoverem seus produtos, aumentarem o tráfego em suas lojas e vender mais. Para anunciar na plataforma será necessário enviar os dados de seus produtos no Merchant Center e criar uma campanha específica de Google Shopping no Google Ads.

anúncios do Google Shopping
exemplo de anúncios do Google Shopping

A maioria das plataformas de e-commerce da atualidade oferecem a opção de exportar seu feed de produtos para que você possa realizar o upload no Merchant Center.

Uma das grandes vantagens deste tipo de campanha é a facilidade de gerenciamento, sobretudo para comerciantes que possuam um volume alto de produtos, além do aspecto visual de destaque nas pesquisas.

Caso queira saber tudo sobre campanhas deste tipo, dê uma olhada em nosso Curso de Google Shopping, que mostra todos os detalhes de como construir uma campanha deste tipo na prática, do zero.

O Leilão do Google Ads

O Google Ads define a exibição ou não de anúncios com base num sistema de leilão. Muita gente que deseja saber como anunciar no Google fica curiosa com essa questão. 

O leilão do Google Ads difere de um leilão convencional onde “o maior lance leva”. No Google Ads, outros critérios são levados em consideração, sobretudo a qualidade do anúncio e a página de destino. E ainda bem que é assim, caso contrário, infelizmente somente as empresas com maior poder financeiro apareceriam nas primeiras colocações na plataforma.  

O Índice de Qualidade e o Leilão do Google Ads

Para entender o leilão do Google Ads, temos que entender o conceito de Índice de Qualidade. O Índice de Qualidade é uma nota de 0 a 10 atribuída pelo Google a uma determinada palavra-chave com base em alguns critérios. Os principais critérios utilizados para definir a nota do Índice de Qualidade são:

  • CTR (Taxa de cliques): O quanto um anúncio é considerado relevante para determinada busca (quanto maior, melhor)
  • Relevância do Anúncio: O anúncio está de acordo com a palavra-chave que o ativou?
  • Página de Destino: A página que o usuário será direcionado tem qualidade? Tem boas informações? É rápida? Segura? Responsiva?

Para entender melhor como funciona o posicionamento de anúncios no Google Ads, veja o exemplo abaixo:

Na segunda coluna estão os lances de CPC Máximo, ou seja, o valor máximo que cada anunciante está disposto a pagar por clique. Este valor é multiplicado pelo Índice de Qualidade e como resultado temos o ad rank (ranking dos anúncios na plataforma).

Portanto, perceba que o anunciante 2 (nosso querido Shrek), mesmo tendo o menor lance de CPC (Custo por clique), ainda assim, garantiu o primeiro lugar no leilão do Google Ads. Isso por conta de seu Índice de Qualidade, que estava maior que os demais.

Agora ficou mais claro a importância do Índice de Qualidade, certo?

Criando sua conta e primeira campanha no Google Ads

Para ter qualquer tipo de anúncio no Google, você vai precisar criar uma conta na plataforma e realizar as configurações iniciais. 

Importante: Nesse post falaremos de duas maneiras de criar campanhas: 

  • uma mais simples (modo express)
  • outra mais avançada (modo especialista)

Nós recomendamos a segunda opção que é mais completa e com mais recursos.

Bora lá? 

Modo 1: Como anunciar no Google com campanhas simplificadas

Esse trecho é pra quem não possui nenhuma conta já ativa no Google Ads, caso você já possua pode pular para o próximo tópico (modo 2).

É importante mencionar que o processo que vou mostrar abaixo é para pessoas iniciantes, que irão utilizar uma versão do Google Ads mais simplificada.

  1. Acesse o site do Google Ads, clique em “começar agora”.
  2. Depois disso, você poderá escolher 3 opções, conforme a imagem abaixo:
tipos de conversões

Escolha a que mais faz sentido para o seu negócio. 

3. Nessa etapa é hora de inserir o nome de sua empresa e seu site

descreva sua empresa google ads

4. Depois disso defina a segmentação geográfica de onde deseja anunciar. Ex. se o seu negócio está localizado em SP e atende somente a cidade de SP, escolha essa opção, no entanto, se atende todo o Estado ou Brasil, escolha essas opções.

segmentação geográfica no google ads

5. Agora é hora de escolher quais palavras-chave você vai utilizar na sua campanha. Digite algumas opções e o próprio Google irá lhe sugerir algumas outras. Adicione se fizer sentido pra você.

escolha de palavras-chave google ads

6. Agora vamos criar o anúncio: Nele você pode ter até 3 títulos com 30 caracteres cada e duas descrições de até 90 caracteres cada.

criação de anúncios

7. Chegou a hora de definir seu orçamento, ou seja, o quanto você irá investir nessa campanha (pense em termos de orçamento diário e mensal). Ex. se meu orçamento para uma campanha específica é de 1.000,00/mês, então meu orçamento diário deve ser de aproximadamente 33,00/dia.

defina o orçamento

8. Uma das últimas etapas é a revisão da campanha e suas configurações. Cheque pra ver se está tudo ok com a campanha. Nessa etapa na parte inferior o Google perguntará sobre a forma de pagamento (se manual ou automático). Escolha a opção que faz mais sentido pra você.

revisão de campanhas

Aqui escolha os pagamentos manuais /automáticos

pagamentos google ads

9. Por fim, é hora de inserir suas informações de pagamento (dados cadastrais de sua empresa como CNPJ, endereço, etc) e os meios de pagamento.

Ótimo, agora você tem sua conta no Google Ads criada e configurada e uma primeira campanha pronta!

Modo 2: Como anunciar no Google com campanhas com mais recursos

Até aqui mostramos o passo a passo para criação de sua conta e criamos uma campanha inicial básica. Nessa etapa vamos entender como anunciar no Google de fato, com a criação de campanhas utilizando mais recursos. 

Uma primeira forma de fazer isso ainda na configuração de uma nova conta é clicar numa opção chamada “Alternar para o modo Especialista” que fica na parte inferior da primeira tela de configuração: 

modo especialista google ads

A partir desse ponto, fizemos um vídeo tutorial passo a passo que você pode acompanhar abaixo: 

É importante dizer que o passo a passo utilizado no vídeo acima é o recomendado para todos que desejam ter mais resultados em anunciar no Google. 

Dicas importantes de como anunciar no Google Ads

No vídeo tutorial acima falamos de alguns pontos que são essenciais para ter um bom desempenho com os anúncios no Google. Veja quais são e por que você deve prestar atenção nisso:

Faça uma Pesquisa de Palavras-chave

Utilizar a ferramenta Planejador de Palavras-chave do Google Ads é essencial para você que deseja mapear todas as oportunidades de palavras-chave que seu público. 

É comum já termos uma noção inicial de algumas palavras-chave relevantes para nosso negócio, no entanto, ao utilizar a ferramenta, você provavelmente vai se surpreender com outras palavras-chave relacionadas e variações. 

planejador de palavras-chave
planejador de palavras-chave

Utilizar uma gama maior de palavras-chave (desde que faça sentido para o seu negócio), vai te ajudar a obter mais cliques relevantes e possivelmente mais conversões, pois deve incluir palavras-chave que chamamos de “cauda longa”, ou seja, pesquisas de usuários que estejam mais próximas de uma conversão. 

Use as correspondências de palavras-chave

Ao selecionar suas palavras-chave para anunciar no Google é fundamental que você entenda as correspondências de palavras-chave e como elas funcionam para que você atinja as pessoas corretas e evite desperdiçar dinheiro com cliques que possuam baixa qualidade.

As correspondências de palavras-chave mais utilizadas são:

Correspondência ampla

A correspondência ampla é o padrão. Quando você digita sua palavra-chave, ela é considerada ampla. Nesse caso, seus anúncios podem ser exibidos em pesquisas que incluem erros ortográficos, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes. Um exemplo: se a sua palavra-chave for “bonés masculinos”, o usuário que pesquisar “comprar bonés para homens” poderá ver o anúncio. 

Palavras-chave negativas

Essa correspondência de palavra-chave evita que seus anúncios sejam exibidos em pesquisas com determinado termo. No exemplo anterior, se você tem uma empresa de bonés que não vende chapéus, pode adicionar uma palavra-chave negativa, identificada por um sinal de subtração (-chapéus). 

palavra chave negativada

Ampla Modificada

É similar à correspondência ampla, no entanto exibe anúncios apenas nas pesquisas que incluem as palavras designadas com um sinal de adição (+bonés masculinos) ou variações aproximadas.

Correspondência de frase

Os anúncios serão exibidos em buscas que correspondam a uma frase ou que possuam variações aproximadas dela, com outras palavras antes ou depois. Identificamos esse tipo de correspondência por aspas (“bonés masculinos”). Então se um usuário digitar, por exemplo, bonés masculinos Nike ou bonés masculinos baratos, meu anúncio irá aparecer. 

Correspondência exata

Os anúncios serão exibidos em buscas que correspondam ao termo exato ou que sejam variações muito próximas dele. Esse tipo de correspondência é identificado com colchetes: os resultados da palavra-chave [bonés masculinos] poderão ser exibidos quando um usuário pesquisar “bonés para homens” por exemplo.

Use extensões de anúncios

As extensões de anúncios são muito importantes para quem deseja aprender a como anunciar no Google pois elas são responsáveis por aumentar a qualidade dos anúncios, e, portanto, ajudam o anunciante a pagar menos no leilão. 

As extensões de anúncios são informações adicionais tais como número de telefone, endereço, links extras do site ou classificação da loja, por exemplo. 

Sempre que criar uma nova campanha no Google Ads nunca deixe de utilizá-las pois isso fará grande diferença nos seus resultados. 

É importante mencionar que o Google seleciona quais extensões exibir em cada busca na ferramenta, dessa forma, é recomendável usar todas as extensões relevantes para aumentar a qualidade de seus anúncios. 

As principais extensões de anúncios do Google Ads

As extensões de anúncios no Google Ads desempenham papel fundamental na qualidade de suas campanhas e devem ser utilizadas sempre que possível.

As extensões oferecem mais informações sobre seus anúncios, ajudando os anunciantes a divulgarem melhor seus produtos e serviços e a obter melhores resultados de CTR (taxa de cliques). Vamos ver as principais extensões de anúncio disponíveis:

Extensões de local

Essa extensão de anúncio exibe seu endereço, um botão de chamada e um link para uma página com mais detalhes sobre sua empresa como horário de funcionamento, fotos e rotas para chegar até você. 

exemplo de extensão de local em anúncio

Extensões de frase de destaque

Utilize as frases de destaque para complementar seu anúncio com mais texto que seja relevante. Alguns exemplos comuns podem incluir: “entrega grátis” ou “atendimento 24 horas”. 

extensão de frase de destaque
exemplos de frases de destaque numa campanha da Mirago

Extensões de chamada

É uma das mais comuns e mais importantes: adicione seu número de telefone numa extensão de chamada e incentive os usuários a ligar para a sua empresa.

extensão de chamada no google ads

Extensões de sitelinks

Você pode incluir links para páginas específicas do seu site e que possam ser complementares ao anúncio. Ex. no caso da Mirago, que oferecemos cursos de marketing digital, poderíamos inserir cursos complementares ao curso principal “curso de mídias sociais” e “curso de facebook ads“.

extensão de sitelinks no google ads
exemplo de uso de extensão de sitelinks em campanhas da Mirago

Extensões de snippets estruturados

Exiba informações importantes para seus clientes em potencial. Ex. se você é uma agência de viagens, pode inserir um título, por exemplo “ Principais Destinos” e listar vários itens por exemplo: Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra e por aí vai. Em nosso caso, inserimos os tipos de cursos oferecidos:

Extensões de preço

Se você tem um site que vende produtos ou serviços, pode exibir as categorias com os preços correspondentes.  Assim, quando a pessoa buscar algo relacionado ao seu produto/serviço poderá ver o preço na extensão de anúncio.

extensão de preço

Extensões de aplicativo

Se você possui um app pode incentivar o download quando as pessoas buscarem por palavras-chave relacionadas ao seu anúncio. Essa extensão está disponível para dispositivos móveis Android e iOS. 

extensão de aplicativo google ads

Extensões de formulário de lead

Com esta extensão você poderá obter leads diretamente a partir de seus anúncios (o usuário não precisa visitar seu site para se inscrever e deixar suas informações). Esta opção está disponível apenas para dispositivos móveis e tablets.

extensão de formulário de leads

Extensões de imagens

Mais recentemente o Google Ads disponibilizou este recurso que permite que os anunciantes realizem o upload de imagens para complementar seus anúncios de texto. As imagens poderão aparecer na SERP (página de resultados de pesquisa) do Google e podem ajudar a melhorar o desempenho dos anúncios.

extensão de imagem no google ads

Para ser elegível à essa extensão de anúncios específica, a conta deve cumprir alguns requisitos, dentre eles:

  • Uma conta do Google Ads criada há mais de 90 dias e com bom histórico de conformidade com as políticas.
  • Uma conta do Google Ads em uma indústria qualificada (alguns setores não estão qualificados, como, por exemplo, bebidas alcoólicas, jogos de azar e saúde).

Para entender todos os detalhes sobre as extensões de imagens, acesse este link.

Tutorial sobre extensões de anúncios

Para facilitar o entendimento sobre como utilizar as extensões de anúncios do Google Ads na prática em suas campanhas, fizemos um tutorial passo a passo que você pode acompanhar neste vídeo abaixo:

Configure as conversões corretamente

Para entender se você está tendo resultados efetivos ao anunciar no Google, é necessário mensurar isso. Dessa forma, se você é um prestador de serviços e deseja saber quantos formulários de contatos recebidos vieram de campanhas do Google, será necessário monitorar essa informação. 

Você pode fazer isso inserindo um código do Google Ads em seu site. 

Para isso você deve ir em Ferramentas e Configurações > Medição > Conversões

Clique no sinal de + e você verá uma tela como essa: 

tipos de conversão google ads

Escolha a conversão que deseja acompanhar. As mais comuns são as conversões de site e ligações telefônicas. Se escolher a opção “site”, verá uma tela semelhante a essa:

conversão de site google ads

Para preencher corretamente, você pode seguir essas orientações da Central de ajuda do Google. Caso queira ver todos os tipos de conversão, clique aqui.

Ao final, será gerado um código que você de incluir em seu site. Se você não tem familiaridade com essa parte, recomendo que fale com o(a) desenvolvedor(a) que criou seu site para inserir essa informação. Feito isso, você estar acompanhando as conversões do Google Ads corretamente. 

Os 10 erros mais comuns de iniciantes ao anunciar no Google Ads

Se você se certificar que não estará cometendo esses erros abaixo ao anunciar no Google você terá saído à frente de muita gente que também está iniciando essa jornada.

#1 Utilizar apenas a versão simplificada do Google Ads

A versão inicial do Google Ads (como mostramos acima) é uma boa porta de entrada para anunciantes que desejam entender como anunciar no Google e não tem tempo e experiência, porém a ferramenta é um pouco limitada e pode não trazer os resultados esperados dependendo da forma como é utilizada. Ela elimina toda a interface do Google Ads cheia de opções e simplifica o processo de criar uma campanha.

Essa solução foi criada tendo como alvo os negócios locais, ou seja, empresas que não necessariamente precisam de visitas em seus sites e sim em seus estabelecimentos, ex: salão de cabeleireiro, sorveteria, restaurantes, etc.

Alguns anunciantes não compreendem muito bem esse conceito e acabam criando suas contas no modo simplificado sem saber que existem diversas outras possibilidades se estivesse utilizando o Google Ads.

#2 Não ter clareza dos objetivos

Antes de qualquer ação em sua estratégia de marketing digital, é de extrema importância que você tenha clareza dos objetivos que você busca alcançar. Com o Ads não é diferente. É comum encontrar pessoas analisando os resultados do Google Ads sem saber ao certo se os dados que estão analisando são bons ou ruins.

Primeiro ponto: para saber se sua campanha está boa ou ruim é importante fazer essa análise com base no objetivo que você estipulou para ela. Se o que você precisa é de mais ligações na sua empresa, você precisa analisar primordialmente quais campanhas geraram mais ligações e não necessariamente mais cliques. Esse ponto nos leva adiante: ao item #3.

#3 Otimizar para cliques e não para resultados

Quando se fala em otimizar as suas campanhas, basicamente falamos de potencializar aquilo que está funcionando e melhorar o que está com o desempenho ruim. Para isso, lembre-se do item #2. Com base no que você definiu como obejtivo (ligações, leads, formulários preenchido, inscrições, etc) você deve fazer a otimização da sua campanha.

Decidir se você deve investir mais ou menos em uma campanha depende do resultado que ela está lhe trazendo. É comum que anunciantes sem experiência fiquem aumentando o orçamento de campanhas que trazem mais cliques e não necessariamente mais resultados.

Pense da seguinte forma: se o que você busca são pessoas interessadas no seu serviço ligando para a sua empresa, de que adianta ter 5.000 cliques de pessoas que não tem interesse no que você oferece. Foque seus esforços naquilo que te traz resultados.

#4 Não cadastrar a conversão em seu site

Ok. Eu sei quais são meus objetivos e sei que devo otimizar minhas campanhas em função deles, mas como posso saber que alguém que clicou no meu anúncio resolveu ligar para a minha empresa, ou que ela preencheu um formulário de interesse em meu site?

Não se desespere. Pensando nisso o Google criou formas de cadastrar conversões no seu site ou então no seu Google Analytics. Uma das grandes vantagens do marketing digital é que tudo é facilmente mensurável. Pretendo escrever um outro artigo mostrando como fazer isso em seu site, pode me cobrar nos comentários ;).

#5 Misturar rede de pesquisa com display

Outro grande vilão dos anunciantes é o tipo de campanha. Existem alguns tipos de campanhas e uma delas é a que mistura Rede de Pesquisa com Rede de Display. Evite usar esse tipo específico de campanha, pois ela costuma não trazer os resultados esperados uma vez que Display pode consumir grande parte do seu orçamento e as duas redes possuem formas diferentes de serem otimizadas.

Procure criar campanhas separadas apenas para Rede de Pesquisa e outra separada para Display (caso queira trabalhar com ela).

#6 Não entender a mecânica do Google Ads

Muitos ouvem dizer que anunciar no Google Ads acontece em forma de um leilão. O que a maioria dos anunciantes que estão iniciando não entendem é que ele não é um leilão como aqueles que vemos em filmes, onde quem se dá bem é sempre quem paga mais.

Precisamos entender o seguinte: o Google criou todo um “ecossistema” onde todos devem sair ganhando. Quem faz parte desse “todos”? São 3 as partes: o Google, o anunciante e o usuário (pessoa que está usando o Google para encontrar algo).

Para que seu sistema de publicidade fosse um sucesso (e é), ele deveria satisfazer as necessidades de cada uma dessas partes. Dessa maneira:

  1. O anunciante deveria conseguir atingir de maneira eficaz o seu público por um preço justo
  2. O usuário deveria encontrar aquilo que ele busca utilizando o Google
  3. O Google deveria ganhar dinheiro com tudo isso

Se o leilão do Google favorecesse apenas quem paga mais, como já vimos, teríamos um monte de anúncios sem relevância (de empresas com muita verba) aparecendo para qualquer busca que fizéssemos. Com o tempo as pessoas passariam a utilizar menos o Google, uma vez que os resultados exibidos não seriam tão relevantes.

A grande chave do sucesso aqui é a relevância. O Google facilita a vida dos bons anunciantes, permitindo que eles paguem menos no clique e apareçam melhor posicionados.

#7 Não testar: palavras-chave, anúncios e landing pages

É comum encontrar pessoas que não tem o hábito de testar elementos da conta Ads. Essas pessoas geralmente criam a estrutura da conta e deixam ela exatamente da mesma forma por meses (até anos). Isso não significa que você deve ficar trocando palavras, landing pages, lances, configurações e etc a cada hora. Alterar muitas coisas com alta frequência também pode ser ruim, visto que alterações rápidas não nos permitem análises sólidas.

De tempos em tempos (essa frequência pode variar de acordo com o segmento), é importante que você otimize sua conta melhorando a seleção de palavras-chave:

  • testando correspondências
  • negativando palavras
  • ajustando lances
  • incluindo mais palavras
  • criando mais grupos de anúncios (mais específicos)

Para melhorar seus anúncios, você pode:

  • pausar anúncios com baixa performance
  • criar mais anúncios
  • rotacionar anúncios uniformemente durante um período e avaliar o desempenho

Para suas landing pages:

  • realizar testes A/B em suas landing pages
  • experimentar a utilização de vídeos

#8 Errar na hora de escolher a correspondência de palavras-chave

Um dos maiores erros dos iniciantes no Google Ads é não entender a diferença entre as correspondências de palavra-chave como vimos acima (às vezes nem saber que elas existem). 

Estude e aplique corretamente as correspondências de palavras-chave para que seus resultados no Google Ads sejam muito melhores!

#9 Não otimizar as campanhas ao longo do tempo

Depois de publicar suas campanhas no Google Ads é essencial realizar o monitoramento dos resultados ao longo do tempo para entender se elas estão cumprindo os objetivos propostos.

Mesmo que você tenha seguido todas as boas práticas na criação das campanhas é fundamental acompanhar seus resultados ao longo de sua duração. É bem comum que, sobretudo no início das veiculações, você tenha que realizar um bom trabalho de otimização. Alguns exemplos comuns envolvem:

  • Inserção de Palavras-chave negativas (não previstas no momento inicial)
  • Monitoramento do Índice de Qualidade das palavras-chave
  • Acompanhamento do desempenho dos anúncios
  • Ajustes nos orçamentos ou estratégias de lances
  • Inclusão ou alteração de Extensões de Anúncios
  • E assim por diante

Portanto, monitorar e otimizar suas campanhas é um trabalho contínuo: enquanto houverem campanhas ativas, você deve otimizá-las. A periodicidade deste acompanhamento vai depender muito de sua estratégia e orçamento, mas no início é aconselhável acompanhar mais de perto (em alguns casos, diariamente, em outros, semanalmente).

#10 Não integrar o Google Ads com o Google Analytics

Para que você possa ter mais informações sobre o desempenho de suas campanhas é essencial realizar a integração entre o Google Ads e o Google Analytics.

Ao concluir esta integração você passará a visualizar os dados de suas campanhas no Google Ads dentro do Google Analytics e terá condições de fazer análises mais aprofundadas. Por exemplo, você poderá realizar a importação de metas e transações do comércio eletrônico do Analytics para sua conta do Google Ads.

Para realizar esta integração, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse sua conta no Google Analytics.
  2. Clique em Administrador e navegue até a propriedade que você quer associar.
  3. Na coluna Propriedade, clique em Vinculação do Google Ads.
vinculação google ads e google analytics
  1. Clique em + Novo grupo de contas vinculadas.
novo grupo de contas vinculadas google ads
  1. Selecione as contas do Google Ads que você quer vincular e clique em Continuar.
contas vinculadas google ads e google analytics
  1. Dê um nome para o grupo de contas vinculadas.
  2. Ative a vinculação para cada vista na propriedade em que você quer dados do Google Ads.
configuração da vinculação - vista de propriedade do Google Analytics
  1. Clique em Vincular contas.

Quanto investir em Google Ads?

Depois de ter entendido mais sobre a ferramenta e suas principais características é possível que você esteja se perguntando: “Legal, mas e quanto eu devo investir em Google Ads?”

Bem, apesar de não existir um valor exato (é possível anunciar na plataforma a partir de 1 real por dia), podemos oferecer alguns caminhos, com base em duas possibilidades:

  1. Já anuncio no Google Ads

Neste caso, você deve responder algumas perguntas, por exemplo:

  • Quanto quero faturar por mês?
  • Qual meu ticket médio?
  • Qual é a minha taxa de conversão média neste canal?
  • Qual o custo médio de uma conversão (lead, venda)?

A partir deste histórico de informações – e com base no objetivo de faturamento – será possível fazer uma engenharia reversa e saber qual é o valor estimado para investimento em Google Ads.

Ex. Imagine que seu objetivo é faturar R$ 30.000,00 por mês e seu ticket médio é de R$ 1.000,00 por venda. Analisando os dados históricos do Google Ads você vê que sua taxa de conversão média é de 10% e seu custo por lead é R$ 5,00.

Neste caso, para atingir o objetivo de faturamento estipulado você deverá gerar 300 leads/mês.

  • 300 leads x 10% de conversão = 30 vendas.
  • 30 vendas x ticket médio de R$ 1.000,00 = R$ 30.000,00

Como o custo médio por lead é de R$ 5,00, então, para gerar 300 leads, seu investimento deverá ser em torno de R$ 1.500,00/mês.

Explicamos melhor esta lógica neste vídeo:

  • 2. Nunca anunciei no Google Ads

Neste caso você terá que fazer alguns testes para descobrir algumas métricas, como vimos acima. Sem dados históricos fica muito difícil estimar o quanto investir em mídia, portanto, nossa recomendação é que você comece pequeno e consiga obter o quanto antes estas métricas.

Cursos de Google Ads

Aprender a anunciar no Google Ads e explorar suas melhores práticas exige tempo e muita prática. Uma das coisas que você pode fazer para ganhar tempo e acelerar seu aprendizado é fazer alguns cursos de Google Ads que irão te ajudar a chegar nos seus objetivos mais rapidamente.

Aqui você encontra uma lista com os principais cursos de Google Ads da plataforma:

Todos estes cursos tem a proposta de serem “mão na massa” para que você aprenda na prática a criar, gerenciar e otimizar suas próprias campanhas no Google Ads.

Concluindo

Conforme falamos no início, aprender como anunciar no Google Ads não é tão difícil, a própria ferramenta te guia nos primeiros passos. O desafio é utilizar todos os recursos da plataforma (e não apenas os básicos) de modo a obter o melhor retorno possível. 

Espero que esse artigo possa te ajudar a dar os primeiros passos e conseguir seus primeiros resultados no Google Ads. Agora é sua vez e colocar o que aprendeu em prática!

Lembre-se que o Google Ads é muito mais do que apenas anunciar na Rede de Pesquisa e, com isso, faça um bom mapeamento da jornada de seu consumidor para impactá-lo em diferentes momentos e ser relevante do início ao fim com a ajuda das ferramentas do Google.

Caso tenha interesse em aprender mais sobre Marketing Digital e Google Ads, não deixe de conferir nossos cursos gratuitos e nossos Planos que contam com dezenas de cursos online de marketing digital e e-commerce a partir de 79,90/mês.

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.