Google Ads: o que é e como fazer anúncios

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Os anúncios de Google Ads são a primeira coisa a aparecer em qualquer pesquisa feita no Google. Antes de qualquer link orgânico, você conta com os negócios que estão pagando por cada clique em seus links.

Este artigo faz parte do Curso Google Ads – Rede de Pesquisa. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

O que é o Google Ads?

Saber fazer uso dos anúncios em pesquisas é essencial para os negócios que querem crescer. Neste artigo, vamos explicar como fazer uso dessa alternativa no marketing digital.

O Google Ads é uma plataforma de publicidade self-service (ads.google.com), criada pelo Google. Através dele, você cria e gerencia campanhas, que podem ser veciuladas em duas redes distintas: Rede de Pesquisa e Rede de Display.

Anunciar na Rede de Pesquisa do Google significa anunciar nos resultados de busca. Ou seja, seus anúncios vão aparecer no Google no momento em que alguém buscar umas das palavras-chave para qual você está anunciando.

Por outro lado, anunciar na Rede de Display faz com que seus anúncios sejam exibidos em sites parceiros do Google (Terra, Uol, Exame, etc), Aplicativos parceiros (diversos apps que exibem anúncios) e também nos próprios sites do Google (YouTube e Gmail).

A diferença da Rede de Pesquisa para a Rede de Display consiste basicamente no momento e contexto do usuário. Enquanto a Rede de Pesquisa permite que o anunciante alcance pessoas que estão ativamente buscando algo, a Rede de Display permite atingir usuários que estão apenas consumidos algum tipo de conteúdo.

Juntos, as duas redes do Google Ads são responsáveis pela maior parte do faturamento da empresa.

Porque devo incluir o Google Ads no meu planejamento?

O Google já revelou que mais de 100 bilhões de pesquisas são feitos todos os dias em sua plataforma. É praticamente impossível falar sobre internet sem falar de mecanismos de busca, e o Google é líder disparado nessa categoria.

O hábito de pesquisa das pessoas inclui diversas oportunidades de negócio. Quando alguém deseja tomar um café e não tem uma cafeteria favorita, provavelmente vai procurar por uma, seja na pesquisa comum ou no Maps. O mesmo vale para praticamente qualquer tipo de problema: comprar pneus, contratar encanador, aprender a fazer macarrão, descobrir mais sobre um programa de televisão.

Existem infinitas possibilidades para atrair pessoas para seu site através do Google Ads e ter uma chance de fechar negócio. E existem muitos potenciais clientes realizando pesquisas. Se você não estiver competindo para converter essas oportunidades, seu concorrente vai ter espaço aberto para se posicionar melhor no mercado.

Como funciona um anúncio?

Um anúncio do Google Ads funciona através da vinculação da sua campanha a uma palavra-chave. Digamos, por exemplo, que você quer atrair para seu site pessoas que pesquisam sobre “calças jeans”. Pronto, você já sabe seu primeiro foco.

O próximo passo é decidir o quão relacionada à sua palavra-chave exata a pesquisa precisa estar para que o seu negócio apareça. Seguindo no nosso exemplo anterior, se você selecionar a opção “exata”, apenas pesquisas com “calças jeans” escrito dessa maneira irão direcionar para você. As opções para isso são:

  • Ampla: relaciona a sinônimos e diferenças organizações da frase escolhida como palavra-chave;
  • Modificador de correspondência ampla: apenas organizações diferentes da frase, sem sinônimos;
  • Correspondência de frase: apenas variações da frase de forma próxima, como por exemplo “comprar jeans usado” e “comprar calça jeans usado”;
  • Correspondência exata: apenas pesquisas com o exato termo escolhido;
  • Correspondência negativa: use para colocar termos de pesquisa para os quais você não deseja que seu anúncio apareça de forma alguma.

Extensões para anúncios

Além de colocar uma página de destino para o seu anúncio, existe a opção de criar extensões que são atraentes para os potenciais clientes. Isso significa incluir informações e tornar mais fácil o processo do seu cliente acessar o que interessa.

Uma das extensões, por exemplo, é a extensão de local. Ela permite que negócios que dependem de um marketplace para negociar sejam facilmente achadas através de seus anúncios no Google Ads. Digamos que você pesquise “cafeteria”. Se um dos anúncios te atrair e tiver essa extensão, basta um clique para saber como chegar ao local!

Existem muitos tipos de extensões, cada uma mais recomendável para um tipo de negócio. Se você não lida com vendas em um marketplace, por exemplo, não vai querer usar a extensão de localização. Se o seu negócio lida mais com vendas por telefone, você pode usar a extensão de ligação para ter um botão de linha direta no anúncio!

Outros tipos de extensão lidam com a inclusão de mais links no seu resultado de busca, com o download direto do seu aplicativo, com a inclusão de comentários positivos sobre seu negócio feito por terceiros e até com desconto para uma segmentação de remarketing!

Ainda está achando um pouco confuso? Nós preparamos um checklist, que serve de guia para você fazer a campanha na plataforma de buscas do jeito correto. Baixe agora mesmo no formulário abaixo!

Dicas para melhorar o desempenho do seu anúncio no Google Ads

Se você quiser ter um desempenho ainda melhor com seu anúncio, nós temos algumas dicas de como otimizar a sua produção. Confere com a gente:

1. Equilibre orgânico e anúncios

Manter os anúncios como única forma de atração de novos clientes pode ser caro, já que todos seus cliques serão pagos. Mas uma boa campanha orgânica só vai te levar até certo ponto, além de demorar para começar a trazer resultados. Isso significa que você precisa incluir ambas as possibilidades no seu planejamento.

2. Capriche nas palavras-chave

As palavras-chave são o caminho das pedras no Google Ads. Por isso invista tempo em escolher bem quais delas serão alvos dos seus anúncios, tendo certeza de que as escolhidas são aquelas que te trazem maiores oportunidades de fechar negócio.

Não esqueça também de incluí-las no título e no texto do anúncio para que o potencial cliente note a relevância do seu link para a pesquisa.

3. Use Calls to Action para converter

Quando falo de converter, neste caso, não estamos falando de vendas. Aqui, a ideia é fazer um potencial cliente clicar no seu link ou botão associado não importando a função. Para isso, a melhor opção é usar Calls to Action no seu anúncio de Google Ads.

O Call to Action é uma forma de atrair a atenção da pessoa. A forma certa de fazer um é usando um verbo no imperativo, mas sem soar seco demais. Alguns exemplos possíveis são:

  • Clique agora.
  • Compre agora mesmo.
  • Aproveite essa oportunidade!
  • Baixe o e-book.

4. Teste sempre

Falar que você precisa testar variações quando seu anúncio do Google Ads não está funcionando é lugar comum. Acontece que você também tem que testar variações quando as coisas estão indo bem.

Nada de pensar que em time que está ganhando não se mexe. Todo anúncio tem potencial para melhorar e existem diversas possibilidades de teste com pequenas alterações no Google Ads.

5. Não entre em um leilão por palavras-chave

Se a palavra-chave é cara demais pra você, não brigue por ela. Fazer um leilão com o concorrente pela chance de anunciar em primeiro pode parecer positivo, mas muitas vezes pagar bem abaixo e aparecer em segundo vai trazer um custo benefício melhor.

Não se preocupe tanto com o topo, mas foque na primeira página. O Google Ads não tem vencedores ou perdedores, apenas retornos que compensam ou não.

6. Não esqueça de seguir as métricas

As métricas são a única forma de saber como sua campanha está indo. Seguir as métricas que o Google Ads fornece para cada anúncio é importante para não perder dinheiro. Procure sempre aumentar o seu retorno sobre o investimento.

Se quiser entender um pouco melhor a diferença entre pay per click e SEO e como ambas influenciam seus resultados, nós temos um artigo preparado para te ajudar. Confere aqui nossas dicas!

O próximo passo…

Agora que você começou a entender um pouco melhoro Google Ads, é hora de se aprofundar em assuntos importantes para um anúncio melhor, como por exemplo:

Professor

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco. Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL. Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
O curso

Curso Google Ads – Rede de Pesquisa

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Dúvidas
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Amanda Brito PRO7 meses atrás

O áudio do professor está MUITO baixo, quase não dá pra ouvir

Estou assistindo a video aula com certa dificuldade de entender
porque o professor fala baixo e seu áudio esta baixo também.
Meu som está no limite :(

Michele Pereira
Michele Pereira11 meses atrás

Google Ads tradicional x Google Express

Boa tarde,

Tenho 3 empresas localizadas em Curitiba, no geral, atendemos apenas os clientes da região, por conta do frete as vezes não compensar.
Atualmente temos uma empresa que trabalha com a parte do Ads para nós, porém, compramos o curso para um de nossos funcionários, para que seja centralizado na empresa essa parte. A dúvida que temos é:

- O google express, no nosso caso, substitui o tradicional google ads?
Vale a pena manter os dois, ou investir mais no express, vai me ajudar mais?

Fico no aguardo,
Obrigada.

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