Google Plus

Aula Exclusiva para Assinantes Conheça os Planos Já é assinante?
O Google Plus foi uma das principais tentativas do Google para entrar no mercado de mídias sociais. Entenda mais sobre ele.

O Google Plus foi uma mídia social criada pelo Google. Apesar de um imenso interesse inicial, ela acabou sendo considerada um fracasso pelo desinteresse dos usuários.

Este artigo faz parte do Curso Mídias Sociais. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Atualmente, o Google Plus se converteu em uma ferramenta chamada Google Currents. Como parte do G Suite, ele serve como ferramenta de comunicação empresarial.

História do Google Plus

O Google Plus foi a quarta tentativa da empresa de criar uma mídia social. Anteriormente, ela havia criado o Buzz, o Friend Connect e o Orkut.

O sucesso inicial foi grande. O lançamento, feito em Junho de 2011, chamou a atenção da mídia. Pouco mais de duas semanas depois, o site já contava com 10 milhões de usuários. Esse número subiu para 25 milhões em um mês de lançamento.

Muitos atribuem esse sucesso inicial à integração do G+ a várias outras ferramentas do Google de sucesso, como o GMail e o YouTube. Alguns dos elementos novos inaugurados pela plataforma foram o Hangouts (chat por texto e vídeo), o Hangouts on Air (transmissão de conversas pelo YouTube) e os Círculos, uma nova forma de organizar contatos.

Google Currents

Atualmente, o Google Plus foi descontinuado. Muitos dos seus elementos foram transportados para o Currents, uma ferramenta de comunicação empresarial que faz parte do G Suite.

Outras das criações associadas ao G+ ganharam novo fôlego por conta própria ou ligadas a outras propriedades da empresa. O Hangouts, por exemplo, ganhou seu próprio espaço como um produto separado de comunicação.

Enquanto isso, o Hangouts on Air virou parte do You Tube, passando a ser mais associado ao nome YouTube ao Vivo.

Nova mídia social do Google

Após fracassar com o Orkut e o Google Plus, que tinha como principal objetivo ocupar o mesmo espaço que o Facebook, o Google mudou de direção.

O último lançamento de mídias sociais do Google se chama Shoelace. A empresa preferiu seguir com uma abordagem mais local ao invés de competir por espaço com Facebook.

O Google Shoelace busca unificar pessoas que moram próximas e tem interesses em comum. Ao fazer um perfil, você lista seus interesses. É possível criar eventos relacionados aos interesses, que irão aparecer para outros interessados próprios.

Diferente do que fez com o Google Plus, a empresa preferiu testar o Shoelace com um lançamento limitado inicialmente antes de se decidir se a mídia social ficará disponível a todos.

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
O curso

Curso Mídias Sociais

No Curso de Mídias Sociais Online da Mirago você vai entender como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias de Social Media. Inscreva-se agora!
Dúvidas

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Já possui conta? Faça o login.