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Grupos no WhatsApp: entenda o uso no marketing

Grupos no WhatsApp: entenda o uso no marketing

Conheça como transformar os Grupos de WhatsApp numa ferramenta importante do seu negócio.

Trabalhar com grupos no WhatsApp pode ser uma excelente forma de se comunicar com os clientes. Entretanto, é preciso conhecer algumas práticas que evitam que o grupo estrague sua relação com os clientes.

Neste artigo, vamos conversar sobre o uso mais como usar os grupos do WhatsApp no marketing digital de uma forma prática. Além disso, vamos explicar as práticas que ajudam a fazer uso deles sem sujar a imagem do seu negócio.

Quando usar grupos no WhatsApp?

Grupos de WhatsApp são bons para negócios que oferecem serviços que exigem uma comunicação constante. Por exemplo: cursos com vagas limitadas, grupos que farão uma viagem juntos através de uma agência e muitas outras práticas.

Portanto, os grupos podem ser usados tanto para venda e geração de demanda como para a etapa pós-venda. Assim sendo, é recomendado que você entenda bem a função de um grupo em relação a qual momento da Jornada de Compra os clientes se encontram.

Isso porque é preciso evitar misturar clientes em estágios de compra diferentes. Alguns grupos serão uma reunião de clientes que já estão próximos de uma compra, enquanto outros serão um repositório de clientes que querem mais informações sobre o produto mas não estão ainda próximos de fechar.

Misturar essas comunicações gera ruído e atrapalha na composição do trabalho.

Trabalhando os grupos no WhatsApp

A seguir, vamos descrever algumas práticas importantes dos grupos. Elas são importantes para que o seu grupo não atrapalhe a sua imagem.

Afinal, um grupo cheio de Spam e pessoas discutindo assuntos externos pode acabar criando um ruído que irá atrapalhar sua comunicação com os clientes que realmente querem comprar.

Confira abaixo algumas dicas.

Quem pode enviar mensagem

Uma questão importante é saber quando fechar e quando abrir as mensagens para os usuários comuns nos grupos de WhatsApp. Isso irá te ajudar a evitar grupos cheios de ruído na comunicação e que afastem clientes interessados.

Por conta destas questões, nossa recomendação é que o grupo seja criado e imediatamente seja acionada a opção de que apenas administradores podem enviar mensagens.

Desta forma, as pessoas que forem entrando no grupo não irão se sentir compelidas a fugir do assunto do grupo. Caso não saiba como colocar

Uma vez que as pessoas estejam no grupo, pode-se apresentar as regras do grupo e os tópicos aceitos.

Com estas questões bem explicadas, você pode posteriormente abrir o grupo para mensagens de todos ou deixar como está. Tudo depende, é claro, da função do grupo na comunicação do seu negócio.

Não esqueça também de ativar nas configurações a opção de quem apenas administradores podem mudar as informações do grupo.

Estabelecendo regras

As regras dos grupos de WhatsApp precisam estar estabelecidas desde o primeiro momento. Isto quer dizer que você precisa ter um rascunho delas antes de criar o grupo ou antes de começar a permitir que outros entrem no grupo.

As regras podem ser colocadas na descrição do grupo, o que ajuda no acesso constante a elas. Entretanto, muitas vezes as pessoas interagem sem ter lido a descrição em primeiro lugar.

Por isso, indicamos que você mantenha o grupo fechado para mensagens de usuários comuns até que uma boa parcela das pessoas tenha entrado. Depois disso, basta publicar as regras como uma mensagem, reforçando a importância dela e as consequência de descumpri-las. Por fim, você pode abrir a conversa para que todos enviem mensagens.

Convidando pessoas para o grupo

Um erro comum que pode fazer você perder o controle dos seus grupos de WhatsApp é deixar o convite aberto para qualquer um. Antes de começar a colocar clientes ou prospectos, é importante mudar esta permissão nas configurações do grupo.

Permita que apenas administradores possam enviar convites. Desta forma você evita que os usuários coloquem pessoas que não conhecem seu negócio ou a função do grupo, o que pode causar confusão.

Além disso, é importante que você também não inclua pessoas através do aplicativo. Ao invés disso, é melhor que você use a opção Convidar Via Link. Isto passa aos clientes ou prospectos o poder de escolher participar, o que torna a experiência dentro do grupo menos negativa.

O próximo passo…

Agora que você entendeu melhor a importância de trabalhar bem seus grupos no WhatsApp, é hora de entender um pouco melhor como o aplicativo de conversas pode ser usado no seu marketing.

O primeiro passo é conhecer as vantagens do WhatsApp Business, que acrescenta opções interessantes no aplicativo sem custos adicionais.

Além disso, é importante conhecer as Listas de Transmissão e como elas funcionam.

Por fim, aprenda a organizar seus contatos do WhatsApp da forma mais prática para não se perder no seu negócio.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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