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Hashtags para Instagram: Vantagens, como escolher e ferramentas úteis

Hashtags para Instagram: Vantagens, como escolher e ferramentas úteis

As hashtags para Instagram continuam sendo superimportantes na plataforma. Veja algumas dicas e recomendações importantes para obter melhores resultados.

Você sabe qual a importância das hashtags para Instagram? Com certeza, você já deve ter acessado a rede social e se deparado com publicações repletas dessas tags, certo? 

Isso se tornou uma prática muito comum, mas muitas empresas ainda não reconhecem as vantagens de usar as hashtags para Instagram e usam de forma aleatória, sem ter uma estratégia por trás dessa ação.   

Neste artigo, você vai descobrir o real significado, para que servem e algumas dicas de como utilizá-las da maneira correta. Continue lendo e saiba mais!

Fernando Souza
Curso Instagram Marketing
Aula: Hashtags para Instagram: Vantagens, como escolher e ferramentas úteis
09:03

O que são as hashtags para Instagram?

As hashtags para Instagram são muito mais do que um link clicável, elas possuem muita representatividade dentro de um post, capazes de gerar tráfego e muito reconhecimento para sua marca. 

O termo hashtag, representado pelo símbolo “#”, possui um significado bastante interessante, sendo que “hash” está relacionado a “jogo da velha” e “tag” quer dizer “etiqueta”. Ou seja, a principal função da hashtag para Instagram é etiquetar (separar por categorias) conteúdos da web. 

O uso das hashtags teve início no Twitter, onde até hoje são muito usadas, principalmente para levantar assuntos até o Trending topic (tópico de tendência), mas, depois de um certo tempo, passou a ser utilizada também nas demais mídias sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e TikTok. 

Elas são facilmente indexáveis pelos mecanismos de buscas destas mídias sociais, fazendo com que a procura por conteúdos específicos seja bem mais fácil sendo necessário apenas clicar na hashtag para encontrar novos conteúdos.

Sendo assim, porque não utilizar as hashtags para Instagram nas suas publicações? #ficadica.

Para que servem as hashtags para Instagram?

O principal objetivo da hashtag para Instagram é tornar aquela determinada publicação mais visível para os usuários, aumentando o seu alcance e, consequentemente, o engajamento. 

Se você está iniciando a sua página agora, pois criou uma marca de roupas femininas, por exemplo, uma das primeiras etapas a se fazer é publicar imagens de seus produtos usando hashtags específicas, como #modafeminina #fashion #roupasfemininas. 

Essa é só uma das inúmeras possibilidades de aumentar o seu número de seguidores e apresentar a sua marca para mais pessoas. 

Além disso, as hashtags para Instagram também servem para reunir usuários que possuem interesse em um determinado tema, com atualizações em tempo real no Instagram, por meio da pesquisa de publicações recentes.

Diante disso, você poderá fazer posts personalizados para esse tipo de usuário, a fim de atingi-los com mais assertividade, entregando o seu conteúdo e/ou produto para pessoas que realmente possuem interesse. 

Outro exemplo: a ferramenta Explorar do Instagram é um local que possui muita visualização e você pode utilizar as hashtags ideais da maneira certa para que sua marca também possa aparecer nessa aba, que é muito competitiva. 

Dicas de como usar as hashtags para Instagram

Agora que você já sabe o que é e para que servem as hashtags para Instagram, chegou o momento de entender quais são as melhores práticas para tornar as tags uma aliada para sua marca e não uma inimiga, que acabará fazendo com que menos pessoas se interessem pelo seu produto. 

Para isso, existem diversas dicas que poderão te ajudar a usar da maneira mais adequada as hashtags e fazer com que sua publicação e a sua página por completo tenha mais alcance e visualização. Veja a seguir:

Não polua sua legenda com hashtags

Por mais que as hashtags para Instagram sejam uma boa estratégia para alavancar a sua marca, como dito anteriormente, se usadas da maneira errada podem acabar causando uma má impressão nos seus seguidores. 

Poluir a legenda com muitas “#” pode ser uma maneira de espantar os usuários da sua página. Isso porque, ninguém quer ler uma legenda interessante e se deparar com um monte de hashtags aleatórias, que nem possuem relação com o que o post está se referindo. 

Por isso, é fundamental que você pense quais são as tags que mais se adequam àquele post e use-as de maneira sucinta, sem poluir a publicação. 

Além disso, um feed do Instagram harmônico e atrativo também está relacionado com as legendas e o conteúdo por trás daquela imagem. 

Tenha coerência com o conteúdo

Uma dica muito importante para ter sucesso usando as hashtags para Instagram é analisando quais delas possuem relação com o tema que você está abordando naquela postagem. 

De nada adianta inserir as hashtags mais usadas no Instagram se ela não tem nada a ver com a finalidade que você está dando para o seu post. 

Imagine que você é uma marca que oferece produtos automotivos, as hashtags a serem utilizadas na sua publicação, teoricamente, teriam que ser sobre carros e motos, certo? 

Sendo assim, investir em hashtags populares que falam sobre moda, por exemplo, não faria o menor sentido nessa publicação. 

Crie sua própria hashtag

Ter uma hashtag própria também é uma excelente estratégia para tornar a sua publicação ainda mais “única”, possibilitando que usuários pesquisem especificamente a sua tag para encontrar a sua marca ou produto. 

Você se lembra de que uma das funções das hashtags é organizar e catalogar conteúdo? Então, criar a sua própria hashtag e espalhar ela por todo Instagram, fará com que os usuários te encontrem de maneira mais fácil e torne a sua tag ainda mais conhecida por aí. 

Com certeza, você já deve ter visto grandes marcas e, principalmente, influencers usando hashtags próprias para divulgar um trabalho específico, certo? Então, você não vai perder essa oportunidade, não é mesmo? 

Olhe o que a concorrência está usando

Quem aí nunca deu uma espiada no que a concorrência está fazendo, que atire a primeira pedra! É muito comum dar uma olhadinha no que as empresas que “competem” de alguma maneira com a sua estão fazendo para crescer a marca. 

Por isso, para entender o que está em alta no mercado e as hashtags que estão mais usando nas publicações, analise as publicações das marcas que estão ao seu redor, principalmente aquelas que vendem o mesmo produto que o seu. 

No entanto, é muito importante tomar muito cuidado com alguns termos, nem sempre eles serão interessantes de se usar. Não é porque muitas pessoas estão usando que ele será bacana para sua marca, ok? Pense nisso e tenha melhores resultados.

Use hashtag nos stories

Além das publicações no feed, é importante usar hashtag nos stories do Instagram também. Isso porque você poderá ter bastante visibilidade para os seus stories, fazendo com que ele pareça para mais pessoas. 

Para adicionar sua hashtag é bem simples, basta colocar o Sticker de #hashtag e digitar a que deseja.

sticker hashtags para instagram

Se você não quiser encher os seus stories de hashtags e tornar a publicação “feia”, você poderá camuflá-la por trás do vídeo ou foto que você irá postar. 

Tome cuidado com os erros ortográficos

Quem aí já clicou em uma hashtag e ela não te levou para as publicações que você desejava ou simplesmente deu algum tipo de erro? Isso é muito comum acontecer, por conta de erros ortográficos nas publicações. 

Claro, todos nós estamos passíveis a erros, mas é fundamental que você evite ao máximo para que isso não aconteça, já que poderá diminuir a visibilidade de seu post ou stories. Uma boa dica é revisar bem antes de postar.  

Além de passar uma imagem negativa da marca, os erros de ortografia em hashtags pode fazer com que você perca seguidores ou não tenha o alcance esperado das suas publicações. 

Utilize hashtags de localização

Você possui uma marca especializada em imóveis, por exemplo, a hashtag de localização é essencial para focar em um público específico, como aqueles que moram em São Paulo ou até em alguns bairros específicos que sua empresa atua. 

Dessa forma, clientes que procuram uma aquisição nessa localidade têm muito mais chances de encontrar o seu perfil.

Uma outra dica importante é para você que irá realizar um evento em um determinado lugar do país e deseja atingir o público de toda aquela região, a utilização de hashtags de localização será ideal neste momento. 

Ferramentas úteis para encontrar as hashtags para Instagram

Agora que você já sabe quais são as melhores práticas para usar as hashtags no Instagram, é fundamental que você descubra quais são as tags ideais para o seu negócio, a fim de atingir o seu objetivo de maneira mais rápida e com maior assertividade. 

Para isso, é indispensável o uso de ferramentas especializadas e úteis na busca pelas hashtags mais adequadas. Conheça a seguir as características de cada uma delas e escolha a que mais atenda às suas necessidades e expectativas. 

Hashtag Suggestion

A Hashtag Suggestion, da plataforma Later, recomenda termos mais utilizados de acordo com uma hashtag sobre o conteúdo postado no Instagram.

A ferramenta funciona como um buscador automático de hashtags relevantes para suas postagens com base em outras hashtags que você utiliza. Para utilizá-la, é necessário pagar pela ferramenta. 

Sprout Social

A plataforma Sprout Social monitora o volume de utilização das hashtags cadastradas pelo usuário e relacionadas ao principal tema das postagens.

Além disso, ela possibilita entender o seu público-alvo, tendências e informações práticas a partir dos dados sociais para direcionar sua estratégia de marketing e negócios. Estes recursos são pagos e você pode fazer um teste grátis por 30 dias.

Hootsuite

A Hootsuite também é uma plataforma especializada em gerenciamento de redes sociais, que permite produzir conteúdos de qualidade que impressione seu público e atinja mais pessoas.

No caso das hashtags para Instagram, a Hootsuite permite buscar por diversos termos de uma única vez. Antes de assiná-la, os usuários podem experimentá-la gratuitamente por 30 dias.

Hashtags para Instagram mais utilizadas em 2021

Mesmo que não seja uma boa prática utilizar sempre as hashtags que todos estão usando com frequência, pois acaba sendo mais um conteúdo em meio a vários, pode ser interessante saber quais são aquelas que estão em alta para ter opções para usar de vez em quando.

Para te ajudar, listamos as principais hashtags usadas em 2021, de acordo com o site Neilpatel. Veja a seguir:

  • #love;
  • #instagood;
  • #photooftheday;
  • #fashion;
  • #Beautiful;
  • #like4like;
  • #picoftheday;
  • #art;
  • #happy;
  • #photography;
  • #instagram;
  • #followme;
  • #style;
  • #follow;
  • #instadaily;
  • #travel;
  • #life;
  • #cute;
  • #fitness;
  • #nature;
  • #beauty;
  • #girl;
  • #fun;
  • #photo;
  • #amazing;
  • #likeforlike;
  • #instalike;
  • #Selfie;
  • #smile;
  • #me.

Já no Brasil, as mais populares em 2021 são:

  • #tbt;
  • #love;
  • #brasil;
  • #amor;
  • #instagood.

Vantagens de usar as hashtags para Instagram

Você ainda tem dúvidas se irá usar ou não as hashtags nas suas publicações no Instagram? Para finalizar este artigo, iremos listar os principais motivos para você ter essas tags nas suas postagens e tornar o seu perfil ainda mais reconhecido. 

Veja a seguir:

  • acompanhar os assuntos que estão em alta;
  • transmitir informalidade e um ar descontraído para a página;
  • aumentar o alcance das publicações;
  • melhora na interatividade e no engajamento com os seguidores;
  • contribui para uma possível pesquisa de opinião sobre sua marca. 

Quer saber mais sobre esse assunto e ter acesso a muito mais estratégias para aumentar a visibilidade, alcance e engajamento de sua marca no Instagram? Então confira nosso Curso de Instagram Marketing, um curso completo com várias estratégias para seu crescimento na plataforma.

Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
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