Índice de Qualidade do Google Ads: o que é?

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Vamos entender melhor como funciona o Índice de Qualidade que influencia o leilão de anúncios no Google Ads.

O Índice de Qualidade é um dos fatores mais importantes do leilão do Google Ads. Afinal, ele influencia não só a posição final do anúncio mas também o CPC pago.

Este artigo faz parte do Curso Google Ads – Rede de Pesquisa. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Vamos entender como o Google Ads determina a qualidade e tentar entender o que pode ser feito para melhorar seu valor.

O que é o Índice de Qualidade?

O Índice de Qualidade (ou Quality Score) é um valor de 1 a 10 atribuído pelo Google a todos os anúncios, tendo como base a relevância e a experiência do usuário na página de destino.

Portanto, o IQ é um número de suma importância para o posicionamento do seu anúncio e também o gasto que você terá com clique feito nele.

Isso porque o Google considera mais interessante posicionar anúncios mais relevantes do que simplesmente entregar a melhor posição a quem paga mais.

O que é considerado no IQ dos anúncios?

Como é costume, o Google não revela a fórmula exata que influencia o IQ. Porém, muitos dos fatores que contribuem já foram descobertos através de tentativa e erro ou estudos de profissionais da área.

Existem vários fatores que são considerados na hora de determinar qual o Índice de Qualidade dos seus anúncios. Abaixo, vamos conversar em detalhe sobre alguns dos mais relevantes.

Click Through Rate (CTR)

O CTR é um fator muito importante na hora de determinar o IQ. Afinal, se o seu anúncio não gerar cliques o Google não terá pelo que cobrar. Isso faz com que este seja o fator de maior peso.

Além do fator comercial, o CTR também é importante como referência sobre a relação entre o que você está anunciando e a intenção de busca de quem pesquisa uma palavra-chave. Portanto, acertar em quais palavras-chave anunciar é essencial para melhorar este valor.

Relevância

A inteligência artificial do Google faz uma verdadeira análise sobrea relevância do seu link. Isso é feito verificando o conteúdo para onde ele direciona e o texto do anúncio.

Por fim, se isto tiver uma forte conexão com o que o Google entende ser mais importante para quem pesquisa uma palavra-chave, então o seu Índice de Qualidade irá subir.

Páginas de Destino

Por fim, o Google Ads também analisa a página de destino na hora de decidir o valor do IQ. Isso é feito contando com três fatores:

  • Conteúdo – depende da qualidade e originalidade do texto contido na página de destino;
  • Transparência – o Google favorece páginas que são mais seguras e menos perigosas para os usuários;
  • Navegabilidade – o quão fácil é para o usuário se localizar na página?

Melhorando o Índice de Qualidade

Existem vários fatores que podem ajudar a melhorar o seu IQ. Por exemplo:

  • Investir na Pesquisa de Palavras-Chave do Google Ads – saber exatamente o que o público está buscando ao realizar as buscas é essencial. Para melhorar seu desempenho, invista em acertar nas palavras-chave;
  • Melhorar o texto do anúncio – usando técnicas de Copywriting, é possível melhorar o desempenho do anúncio com relação ao CTR;
  • Otimizando as páginas de destino – criar Landing Pages mais eficientes ajuda a trazer mais resultados e qualidade;
  • Adicionando Correspondência Negativa – as chamadas palavras-chave negativas do anúncio são uma boa forma de melhorar o CTR. Isso porque esta é uma forma de aparecer apenas para quem realmente quer ver o anúncio.

O proximo passo…

Agora que você já começou a entender melhor como o Índice de Qualidade funciona, que tal aprender alguns fatores que podem ajudar a trazer melhores resultados no Google Ads?

Por exemplo: entenda melhor como fazer pesquisa de Palavras-Chave no Google Ads e como funcionam as Extensões de Anúncio.

Professor

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco. Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL. Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
O curso

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