Curso Google Ads – Rede de Pesquisa > Fundamentos do Google Ads

Índice de Qualidade do Google Ads: o que é?

Vamos entender melhor como funciona o Índice de Qualidade que influencia o leilão de anúncios no Google Ads.

O Índice de Qualidade é um dos fatores mais importantes do leilão do Google Ads. Afinal, ele influencia não só a posição final do anúncio mas também o CPC pago.

Este artigo faz parte do Curso Google Ads – Rede de Pesquisa. Entenda neste Curso de Google Ads como utilizar a Rede de Pesquisa para gerar mais tráfego, conversões e vendas. Melhore a performance das suas campanhas. Conheça o curso

Vamos entender como o Google Ads determina a qualidade e tentar entender o que pode ser feito para melhorar seu valor.

O que é o Índice de Qualidade?

O Índice de Qualidade (ou Quality Score) é um valor de 1 a 10 atribuído pelo Google a todos os anúncios, tendo como base a relevância e a experiência do usuário na página de destino.

Portanto, o IQ é um número de suma importância para o posicionamento do seu anúncio e também o gasto que você terá com clique feito nele.

Isso porque o Google considera mais interessante posicionar anúncios mais relevantes do que simplesmente entregar a melhor posição a quem paga mais.

O que é considerado no IQ dos anúncios?

Como é costume, o Google não revela a fórmula exata que influencia o IQ. Porém, muitos dos fatores que contribuem já foram descobertos através de tentativa e erro ou estudos de profissionais da área.

Existem vários fatores que são considerados na hora de determinar qual o Índice de Qualidade dos seus anúncios. Abaixo, vamos conversar em detalhe sobre alguns dos mais relevantes.

Click Through Rate (CTR)

O CTR é um fator muito importante na hora de determinar o IQ. Afinal, se o seu anúncio não gerar cliques o Google não terá pelo que cobrar. Isso faz com que este seja o fator de maior peso.

Além do fator comercial, o CTR também é importante como referência sobre a relação entre o que você está anunciando e a intenção de busca de quem pesquisa uma palavra-chave. Portanto, acertar em quais palavras-chave anunciar é essencial para melhorar este valor.

Relevância

A inteligência artificial do Google faz uma verdadeira análise sobrea relevância do seu link. Isso é feito verificando o conteúdo para onde ele direciona e o texto do anúncio.

Por fim, se isto tiver uma forte conexão com o que o Google entende ser mais importante para quem pesquisa uma palavra-chave, então o seu Índice de Qualidade irá subir.

Páginas de Destino

Por fim, o Google Ads também analisa a página de destino na hora de decidir o valor do IQ. Isso é feito contando com três fatores:

  • Conteúdo – depende da qualidade e originalidade do texto contido na página de destino;
  • Transparência – o Google favorece páginas que são mais seguras e menos perigosas para os usuários;
  • Navegabilidade – o quão fácil é para o usuário se localizar na página?

Melhorando o Índice de Qualidade

Existem vários fatores que podem ajudar a melhorar o seu IQ. Por exemplo:

  • Investir na Pesquisa de Palavras-Chave do Google Ads – saber exatamente o que o público está buscando ao realizar as buscas é essencial. Para melhorar seu desempenho, invista em acertar nas palavras-chave;
  • Melhorar o texto do anúncio – usando técnicas de Copywriting, é possível melhorar o desempenho do anúncio com relação ao CTR;
  • Otimizando as páginas de destino – criar Landing Pages mais eficientes ajuda a trazer mais resultados e qualidade;
  • Adicionando Correspondência Negativa – as chamadas palavras-chave negativas do anúncio são uma boa forma de melhorar o CTR. Isso porque esta é uma forma de aparecer apenas para quem realmente quer ver o anúncio.

O proximo passo…

Agora que você já começou a entender melhor como o Índice de Qualidade funciona, que tal aprender alguns fatores que podem ajudar a trazer melhores resultados no Google Ads?

Por exemplo: entenda melhor como fazer pesquisa de Palavras-Chave no Google Ads e como funcionam as Extensões de Anúncio.

bgranzotto26
Bruno Granzotto1 semana atrás

Quando o professor usa o termo "impressões" ele se refere ao que exatamente ?

Bom dia !
Quando o professor está fazendo a fórmula do CTR ele coloca: total de cliques/total de impressões*100. Minha dúvida é sobre o termo "IMPRESSÕES", o que exatamente são essas impressões dentro do CTR e do GOOGLE ADS ?

Avatar
Gabriel Costa1 ano atrás

SEO e Google Ads

Se minha página estiver otimizada, vou pagar mais barato no clique?

Envie sua dúvida

Daniel Galvão

Consultor de marketing digital, fundador da CRP Mango. Publicitário pós graduado em marketing e graduando em Marketing Digital na Universidade de Urbana Illinois, palestrante, professor de Pós Graduação SENAC e FEI e Empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 12 anos, especialista em comunicação e mídias digitais. Atende clientes como: Under Armour, Rai, AO5, Molotov, Aquatro, Prós, Informamidia, Swarovski, Dow Química, Sodexo, Ticket, Governo Espirito Santo, Detran, Setur e UOL.Foco profissional e objetos de estudo: Marketing Digital, Comunicação, Mídias Digitais e Redes Sociais, Publicidade Online e Comportamento.
Reproduzir vídeo

Curso Google Ads – Rede de Pesquisa

4.9
4.9/5

(9 avaliações)

Entenda neste Curso de Google Ads como utilizar a Rede de Pesquisa para gerar mais tráfego, conversões e vendas. Melhore a performance das suas campanhas.

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados, fóruns de dúvidas e muito mais.