O Instagram Ads é a ferramenta de publicidade que permite criar anúncios no Feed, no Stories e na aba Explorar. A ferramenta pode ser usada por qualquer empresa ou pessoa. Também permite criar campanhas para obter mais cliques, conversões, engajamento, visualizações de vídeo, compras e muito mais.

O Instagram é uma das principais redes sociais do mundo. Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, a rede social é um enorme sucesso no Brasil. Anunciar no Instagram se tornou uma opção importante para muitas empresas.

Com um apelo altamente visual, o Instagram se destaca de outras redes sociais pois não permite que links sejam publicados no feed dos usuários. Dessa maneira, usuários e marcas apostam em fotos e vídeos como principal formato de conteúdo.

O que é o Instagram Ads?

O Instagram Ads permite que qualquer pessoa ou empresa anuncie dentro da rede social. É uma ferramenta muito completa e ao mesmo tempo acessível. Até mesmo pequenos anunciantes conseguem anunciar e obter resultados.

Assim como o WhatsApp, o Instagram pertence ao Facebook. Inegavelmente, esse trio de aplicativos faz parte da vida de grande parte dos brasileiros. De acordo com o Panorama Mobile Time | Opinion Box – Uso de Apps no Brasil, o trio de apps faz parte dos 3 aplicativos mais presentes na tela inicial dos smartphones brasileiros.

Por que você deveria considerar anunciar no Instagram?

E por que anunciar no Instagram pode ser algo tão eficiente? Certamente a forma como o Facebook coleta dados dos usuários faz de suas plataformas, profundas conhecedoras dos interesses dos usuários.

Facebook, WhatsApp e Instagram são fontes inesgotáveis de dados sobre os interesses dos usuários.

Cada foto e vídeo que você assiste, curte, comenta, arrasta pro lado, clica, compartilha ou salva acaba se tornando um dado para o Facebook. Sem dúvida, muitas pessoas nem imaginam a quantidade de dados que é capaz de produzir ao usar o Instagram por alguns minutos.

“A publicidade funciona de forma mais eficaz quando está alinhada com o que as pessoas já estão tentando fazer.”

Mark Zuckerberg

Essa frase deixa claro a visão de Zuckerberg. Conhecer os interesses das pessoas é peça-chave para a eficácia das suas ferramentas de publicidade.

O que diferencia um anúncio de uma postagem comum?

Enquanto empresa, você pode ter um perfil comercial no Instagram e fazer publicações normalmente. 

Enquanto usuário, você consome conteúdo ao ver os Stories, Feed e a aba Explorar do Instagram. Ao fazer isso, você verá conteúdo publicado por contas que você segue, mas também vai se deparar com anúncios.

E como o Instagram diferencia o que é um conteúdo do que é publicidade? Veja a seguir os elementos que ajudam a identificar um anúncio.

Exemplo de um anúncio no Feed do Instagram
Exemplo de um anúncio no Feed do Instagram
Exemplo de um anúncio no Stories do Instagram
Exemplo de um anúncio no Stories do Instagram

Como pode ver nos dois exemplos acima, os itens que identificam uma publicação como anúncio são:

  • Identificação publicitária: logo abaixo do usuário é possível ver o texto “Patrocinado”. Ele ajuda a distinguir o que é conteúdo do que é propaganda.
  • Call to action: logo abaixo da imagem é possível encontrar um botão “Reservar agora”. O texto deste botão pode ser escolhido pelo anunciante e ele estimula o usuário a executar algum tipo de ação.

Em resumo, estes são os dois itens que claramente distinguem um anúncio de uma publicação comum.

Exemplos de anúncios

Você pode conferir diversos exemplos de anúncios e todas suas especificações no próprio Guia de Anúncios do Facebook ou na Biblioteca de anúncios, caso queira ver os anúncios que os concorrentes ou outras empresas estão veiculando no Instagram e Facebook.

Vantagens de anunciar no Instagram

Anunciar no Instagram pode ser muito vantajoso. Quando utilizado da maneira correta, o Instagram Ads pode ser uma alternativa muito eficiente para ajudar sua marca a alcançar os objetivos dela.

Sejam campanhas de branding ou de performance, a ferramenta disponibiliza muitos recursos interessantes.

Vamos entender então quais são os principais benefícios de anunciar no Instagram:

  • Alcance: são mais de 110 milhões de brasileiros no Instagram, segundo a Statisa. O Brasil é o terceiro país com mais usuários na rede social. O número de pessoas que podem ser alcançadas é realmente incrível.
  • Segmentação: já sabemos da importância que esse fator tem para o Instagram. Sabe-se também que muito dos comportamentos dos usuários geram dados que ajudam os anunciantes a serem mais precisos. E isso acontece não só no Instagram, mas também no Facebook e no WhatsApp. Dessa forma, o anunciante, além de alcance, tem mais facilidade em direcionar seus anúncios para as pessoas certas.
  • Ecossistema: num primeiro olhar o Instagram parece ser uma rede social como outra qualquer. Não se engane. A plataforma oferece um ecossistema muito complexo, com muitas camadas e diferentes formas de interação. Dentro do Instagram, você pode interagir com outra conta por meio das publicações no Feed, no Stories, no IGTV, no Reels, nos comentários e nas DM´s (Direct Messages). Cada um desses formatos oferece recursos e níveis de intimidade diferentes.
  • Jornada de compra: com o Instagram Ads é possível anunciar para pessoas em momentos distintos da jornada de compra. Recursos como o Pixel do Facebook, Eventos, Conversões Personalizadas e Públicos do Facebook permitem que os anunciantes direcionem melhor seus anúncios de acordo com o objetivo de cada campanha.
  • Acessível: você não precisa de um super investimento para começar a anunciar no Instagram. Mesmo os pequenos anunciantes podem começar investindo pouco e aumentar gradativamente os investimentos a medida em que os resultados vão aparecendo.
  • Curto prazo: é possível gerar resultados mais imediatos ao anunciar no Instagram. Algumas estratégias, como o SEO (search engine optimization) por exemplo, oferecem resultados no médio e no longo prazo. No entanto, com o Instagram Ads os resultados podem aparecer bem rapidamente.

Quem verá os meus anúncios?

As opções de segmentação disponíveis no Instagram Ads podem variar de acordo com a forma de anunciar.

Hoje é possível anunciar de duas maneiras diferentes: diretamente pelo aplicativo do Instagram ou pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Anunciar pelo aplicativo é mais rápido e fácil. No entanto, as opções são muito limitadas.

Por outro lado, ao fazer sua segmentação pelo Facebook, você vai encontrar muito mais opções.

Uma das grandes vantagens de criar seus anúncios do Instagram pelo Gerenciador de Anúncios é poder utilizar todo o poder dos públicos básicos, personalizados e semelhantes. Após criar um público, você pode anunciar somente para ele ou até mesmo combiná-lo com outras segmentações.

Entenda como funciona cada um desses públicos.

Públicos básicos (Core Audiences)

Os públicos básicos oferecem diversas opções de segmentação baseados nos dados que o Facebook coleta dos usuários em suas plataformas, como:

  • Localização: segmente baseado no local (país, estado, cidade ou raio) onde a pessoa mora ou que visitou recentemente.
  • Dados demográficos: anuncie para pessoas de acordo com a faixa etária, gênero, escolaridade, cargo e diversas outras opções.
  • Interesses: direcione seus anúncios de acordo com os interesses e hobbies das pessoas.
  • Comportamento: destine seus anúncios a pessoas com determinados comportamentos, hábitos de compra e determinados dispositivos móveis.
  • Conexões: escolha se deseja anunciar ou não para pessoas que já estão conectadas à sua Página ou Evento do Facebook.

Públicos personalizados (Custom Audiences)

Os públicos personalizados podem ser criados com base nos dados que sua empresa tem a respeito de seus clientes ou leads.

Públicos personalizados que podem ser criados com base nos dados da sua empresa:

  • Lista de contatos: faça upload de uma lista de clientes e crie um público somente com essas pessoas. Você pode criar um público dos seus melhores clientes ou clientes que não compram há mais de x meses, por exemplo.
  • Visitantes do site: após instalar o Pixel do Facebook em seu site, você já pode criar públicos baseados em pessoas que visitaram ou executaram ações específicas em seu site.
  • Usuários do aplicativo: se sua empresa possui um aplicativo, você pode instalar o SDK do Facebook. Logo após será possível criar públicos baseado em pessoas que utilizaram ou executaram ações específicas em seu app.

Não só os dados da sua empresa podem ser usados, mas também dados do Facebook a respeito da sua audiência. Por exemplo: é possível criar públicos de pessoas que interagiram com o Instagram da sua marca ou com a Página do Facebook.

Públicos personalizados que podem ser criados com dados do Facebook:

  • Conta do Instagram: anuncie para pessoas que já interagiram com a conta comercial de Instagram da sua empresa.
  • Vídeo: crie públicos de pessoas que já assistiram vídeos do seu Instagram ou Página do Facebook.
  • Formulário de Cadastro: se estiver veiculando campanhas de cadastro, você pode criar públicos de pessoas que interagiram com seu formulário de cadastro.
  • Experiência Instantânea: usar a experiência instantânea em seus anúncios, posteriormente te permite criar públicos de pessoas que interagiram com ela.
  • Compras: crie públicos de pessoas que interagiram com seus produtos no Instagram ou no Facebook.
  • Página do Facebook: com esse tipo de público é possível anunciar para pessoas que interagiram com sua página no Facebook.
  • Eventos do Facebook: crie públicos de pessoas que interagiram com seus eventos do Facebook.

Públicos semelhantes (Lookalike Audiences)

O público semelhante é um dos recursos mais interessantes na segmentação do Facebook e Instagram Ads. Também conhecido como público Lookalike no Facebook, ele utiliza todo o valor dos públicos personalizados aliado à inteligência de dados do Facebook.

Funciona assim: você seleciona um público personalizado e solicita ao Facebook um público semelhante a ele. Em outras palavras, você pede para o Facebook procurar na base de dados dele, as pessoas mais parecidas com o seu público personalizado.

Por que esse recurso é tão importante? Imagina pegar um público de 500 clientes (público personalizado) e, com base nele, dar origem a um público de 1,5 milhões de brasileiros muito parecidos com seus clientes (público semelhante). Consegue imaginar o potencial disso?

O que é preciso para anunciar no Instagram?

Antes de começar a criar seus anúncios é fundamental saber se você atende a todos os requisitos para anunciar no Instagram Ads. São eles:

  • Conta comercial: você não pode anunciar uma conta pessoal. Para anunciar, você deve ter uma conta comercial do Instagram ou conta de criador de conteúdo.
  • Página do Facebook: para anunciar no Instagram, você deve possuir uma Página do Facebook e ter acesso administrativo.
  • Meio de pagamento: você precisará configurar um meio de pagamento. Atualmente são aceitos boleto, cartão de crédito, débito e PayPal.
  • Políticas de publicidade: para que seus anúncios sejam veiculados você deve respeitar as Políticas de Publicidade do Facebook.

Pronto. Se você atende a esses critérios, já pode começar a anunciar no Instagram Ads.

Quanto investir no Instagram Ads?

O investimento nos anúncios do Instagram são bem acessíveis e flexíveis. Da micro empresa à multinacional que investe milhões em publicidade, você encontra muitas delas anunciando na rede social.

Uma das perguntas que mais escuto é: “Existe um valor mínimo que devo investir para ter resultados?”.

E a resposta é: depende.

Sim, depende dos objetivos que está buscando e das estratégias que está utilizando. Para fazer esse cálculo, você precisa conhecer muito bem os números e métricas do seu negócio.

Imagine que você é dona(o) de um time de futebol e pergunta: “Quanto devo investir em contratações para vencer o campeonato de várzea aqui da minha cidade?”. A resposta pode ser bem diferente se o seu objetivo for vencer a Copa do Mundo, por exemplo.

Sendo pragmático, se está começando a investir agora em marketing digital, talvez o caminho mais fácil seja mudar a pergunta para: “Quanto consigo investir agora?”. E com base no valor disponível, você definir qual a melhor forma de usá-lo.

A partir do momento em que tiver um pouco mais de conhecimento dos seus números (investimento vs retorno), fica mais fácil projetar o investimento necessário.

Como anunciar no Instagram?

Antes de mais nada é preciso deixar claro que existem duas formas distintas de se anunciar no Instagram:

  • Anunciar pelo app do Instagram
  • Anunciar pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook

Anunciar no App vs Gerenciador de Anúncios

Inegavelmente, existem muitas diferenças ao fazer de um jeito ou de outro. Confira a seguir as principais diferenças.

AppGerenciador de Anúncios
ComplexidadeBaixaMédia/Alta
SegmentaçãoSegmentação automática
Segmentação manual (Básica)
Segmentação manual (Básica à Avançada)
Onde o anúncio pode ser exibidoInstagramInstagram
Facebook
Messenger
Audience Network
WhatsApp (em breve)
Objetivos de campanhaVisitas ao perfil
Visitas ao site
Mensagens
Reconhecimento de Marca
Alcance
Tráfego
Engajamento
Instalação de aplicativo
Visualizações do vídeo
Geração de cadastros
Mensagens
Conversões
Vendas do catálogo
Tráfego para o estabelecimento
Recursos de campanhaTipo de compra
Teste A/B
Otimização de orçamento
Estratégias de lance
Recursos do conjunto de anúnciosOrçamento
Duração
Criativo dinâmico
Tipo de orçamento
Data de início/término
Programação de anúncios
Diversos anúncios dentro do mesmo conjunto
Recursos do anúncioUsar publicação existenteUsar publicação existente
Dark post
Coleção
Multimídia
Parâmetros de URL
Experiência instantânea
Análise e métricasMétricas básicasMétricas básicas e avançadas

Esclarecidas as principais diferenças, vamos entender como criar os anúncios de ambas as formas.

Como anunciar no Instagram pelo Gerenciador de Anúncios

Agora que você já cumpre os pré-requisitos para anunciar no Instagram, você pode seguir os passos abaixo para criar suas campanhas. Esse é um tutorial resumido, mais direto ao ponto. Se preferir, você pode ver este tutorial detalhado de como criar sua campanha no Facebook.

1. Acesse o Gerenciador de Anúncios

O primeiro passo é acessar o Gerenciador de Anúncios em facebook.com/ads/manager, mas antes, recomendo que você crie o Gerenciador de Negócios da sua empresa (caso ainda não tenha criado).

Embora o Gerenciador de Negócios seja altamente recomendado para todas as empresas, ele é opcional. Isso significa que você pode continuar com os próximos passos sem tê-lo criado.

2. Crie a campanha

Em seguida, cria sua campanha clicando no botão “Criar“.

Agora você deve escolher qual objetivo de campanha utilizar. Lembre-se de escolher o objetivo mais adequado para o tipo de campanha que deseja criar.

Nem todas as campanhas tem o objetivo de gerar vendas. Obviamente que o resultado final esperado sempre é vender mais, no entanto cada campanha colabora para isso de maneiras diferentes.

Vale lembrar do quão importante é trabalhar a jornada de compra em suas campanhas do Facebook/Instagram Ads.

Crie campanhas diferentes para cada momento da jornada de compra e ajude desconhecidos a se tornarem clientes.

Analogia: todos os jogadores de um time de futebol querem vencer a partida, mas para que isso aconteça, cada um colabora de maneira diferente. O goleiro colabora defendendo, o atacante, fazendo gols e assim por diante. O mesmo acontece com suas campanhas. No final, todas querem gerar vendas, mas contribuem para isso de maneiras diferentes.

Logo após definir o objetivo, podem aparecer opções secundárias dependendo do objetivo que escolher. Se isso acontecer, basta escolher a opção que mais se adequa à sua necessidade.

Posteriormente, defina um nome para sua campanha e clique em Continuar.

Revise as configurações da sua campanha e clique em Avançar.

3. Orçamento e programação

Agora você deve preencher o nome do conjunto de anúncios e em seguida, configurar seu conjunto de anúncios.

Dependendo do objetivo de campanha escolhido, podem aparecer algumas opções logo no início. Se este for o seu caso, escolha aquela que melhor te atende.

O primeiro passo aqui é definir o Orçamento e programação do seu conjunto de anúncios.

Comece pelo orçamento, que pode ser diário ou total. A diferença entre eles é que:

  • Orçamento diário: é média diária que seu conjunto de anúncios poderá gastar enquanto for veiculado.
  • Orçamento total (vitalício): é o valor total que seu conjunto poderá gastar enquanto durar a veiculação do seu conjunto de anúncios.

O próximo passo é definir o valor. O menor valor aceito pelo Facebook é de U$1/dia. Em reais, esse valor pode oscilar de acordo com a cotação, mas vamos arredondar para R$6/dia.

Atenção: ao utilizar o orçamento diário, seu conjunto pode gastar até 25% a mais do orçamento diário, mas dentro do período de uma semana ele não ultrapassará mais do que 7X o valor do orçamento diário. Portanto, entenda o orçamento diário como um valor médio por dia que seu conjunto poderá gastar.

Mesmo que não tenha escolhido o orçamento diário e sim o total, ao dividir o valor total pela quantidade de dias, esse valor não pode ser inferior a U$1. Por exemplo: você escolheu um orçamento total de R$20 durante 5 dias, o Facebook não vai permitir pois ao dividir R$20 por 5 dias, temos R$4/dia. Esse valor é inferior a U$1/dia.

Além de definir o orçamento, você também pode escolher a data de início e término, bem como definir a programação de anúncios (dias da semana e horários) em que seu dados compartilhados. Para definir a programação, clique no link Mostrar mais opções.

4. Defina o público

Nesta seção você pode definir para quem o Instagram Ads deve mostrar seus anúncios. Para fazer isso você pode usar os públicos básicos, personalizados, semelhantes ou uma combinação de públicos.

Para utilizar os públicos personalizados ou semelhantes basta clicar na caixa Públicos personalizados e selecionar seu público.

Caso queira direcionar para um público básico, basta utilizar as opções de Localização, Idade, Gênero, Direcionamento detalhado e Idioma.

No meu exemplo vou criar um anúncio para um salão de beleza no bairro de Moema, em São Paulo. Na Localização, selecionei um raio de 2km ao redor do bairro e restringi o público somente para moradores da região. O quadro Definição de público (ponteiro do lado direito) me mostra que tenho um público razoavelmente amplo com potencial de alcance de 150.000 pessoas.

Segmentação de localização
Segmentação de localização

Na sequência, restringi a idade para 30-55 anos, o gênero para mulheres e não adicionei nenhum direcionamento detalhado. Neste caso não coloquei, pois estou trabalhando com um raio bem pequeno (2km) e meu público poderia ficar muito pequeno e específico.

Definição de público no Facebook Ads
Definição de público no Facebook Ads

Note no print acima que a opção Expansão do direcionamento detalhado está ativada por padrão e impossibilitada de ser desmarcada. Isso acontece sempre que se cria uma campanha de Mensagens que direciona para o WhatsApp.

5. Escolha o posicionamento

Escolher o posicionamento significa escolher onde você deseja que seus anúncios sejam exibidos. Eles podem ser exibidos em diversas plataformas como: Facebook, Instagram, Messenger, Audience Network e WhatsApp (em breve).

Existem duas formas de fazer essa escolha: automático e manual.

Nos posicionamentos automáticos, o Facebook se encarrega de escolher em quais lugares valem mais a pena.

Já nos posicionamentos manuais, você deve escolher por conta própria onde deseja exibir seus anúncios. Veja a lista completa de posicionamentos abaixo.

Posicionamentos de anúncio no Facebook Ads
Posicionamentos de anúncio no Facebook Ads

Se quiser exibir seus anúncios apenas no Instagram, deixe selecionados somente os posicionamentos que relacionados.

Posicionamentos do Instagram:

  • Feed do Instagram
  • Explorar do Instagram
  • Instagram Stories
  • Instagram Reels
  • IGTV do Instagram

Após escolher os posicionamentos, clique em Avançar.

6. Crie o anúncio

Chegou a hora de criar seu anúncio. Aqui você deve investir na sua criatividade e usar todo o conhecimento da sua persona. Invista em um anúncio cativante, que chame a atenção e desperte o interesse do seu público.

Aqui vou explicar de maneira mais resumida e direta ao ponto, mas se preferir, neste outro artigo, mostro como criar um anúncio no Instagram passo a passo.

Criação de anúncio no Instagram pelo Gerenciador de Anúncios
Criação de anúncio no Instagram pelo Gerenciador de Anúncios

Vamos entender o que compõe um anúncio no Instagram. Bem, ele possui elementos:

  • Mídia: pode ser uma imagem, um vídeo ou um carrossel (sequência de imagens/vídeos). O importante aqui é caprichar na qualidade e na criatividade. Dê preferências para fotos próprias à fotos de banco de imagens (principalmente gratuitos).
  • Textos: título e descrição que podem ser adicionados aos seus anúncios. Ambos vão aparecer logo abaixo da mídia. Seu texto deve ser claro e direto ao ponto. Se possível, invista num bom copywriting para seus anúncios.
  • CTA (Call To Action): é texto que incentiva uma ação do usuário. Ele aparece logo abaixo da mídia e pode não ser exibido dependendo do objetivo de campanha que utiliza e se deseja inserir um link ou não em seu anúncio.
  • Link: é URL para onde deseja encaminhar o usuário quando ele clica em seu anúncio.

Depois de preencher todos os campos, basta clicar em Publicar.

Pronto. Agora é só aguardar a análise do Facebook e assim que ele for aprovado começará a ser veiculado na data escolhida por você.

Teste os formatos de anúncio

Você pode ter experiência com anúncios no Instagram, mas a verdade é que nunca sabemos qual formato vai ter o melhor desempenho.

Por isso, uma boa estratégia é sempre criar diversos anúncios dentro do seu conjunto. Diversifique. Teste vários formatos diferentes.

Veja o exemplo abaixo:

Testar formatos de anúncio no Facebook Ads
A importância de testar formatos de anúncio no Facebook Ads

Percebe a diferença nos resultados que cada um dos anúncios trouxe. Testamos o formato de imagem, carrossel e multimídia. Veja que o custo por resultado do formato multimídia foi quase a metade dos demais.

Isso significa que se você testar os mesmos 3 formatos, o multimídia também será o melhor? Não. Isso significa que você também deve testar formatos diferentes e deixar que os números te mostrem qual é o melhor.

Como anunciar diretamente pelo aplicativo do Instagram

Já vimos como anunciar pelo Gerenciador de Anúncios. Ficou claro que é muito mais vantajoso, mas ao mesmo tempo mais complexo e demorado fazer pelo Gerenciador.

Se você precisa de algo mais simples e rápido, você também pode anunciar diretamente pelo aplicativo do Instagram em seu smartphone. A facilidade e agilidade é incrivelmente maior, por outro lado é muito mais limitado.

Vamos ver como fazer seu anúncio pelo aplicativo do Instagram passo a passo.

1. Escolha a publicação

Abra o aplicativo do Instagram em seu smartphone, vá até seu perfil e escolha uma publicação que deseja promover.

2. Promova a publicação

Escolha uma publicação para promover no Instagram
Escolha uma publicação para promover no Instagram e clique em Promover

Acesse a publicação escolhida e clique no botão Promover.

3. Escolha uma meta

Você pode optar por umas das seguintes metas:

  • Mais visitas ao perfil: gere mais pessoas visitando o perfil da sua marca.
  • Mais acessos ao site: gere mais pessoas acessando alguma URL que você definiu. Pode ser uma página do seu site, uma landing page ou o link do seu WhatsApp.
  • Mais mensagens: gere mais pessoas enviando DM (Direct Message) para sua empresa.
Defina a meta do seu anúncio no Instagram
Defina a meta do seu anúncio no Instagram

Em seguida, clique na seta para a direita (→) no canto superior direito.

4. Público

Agora defina quem deve ver o seu anúncio. Você pode optar por:

  • Automático: o Instagram Ads se encarrega de escolher quem deve ver os seus anúncios baseado nas características dos seus seguidores. Se quiser, você pode restringir a localização.
  • Criar o seu: você pode criar um novo público selecionando as características de idade, gênero, interesses e localização. No fim, você deve dar um nome ao seu público e ele ficará salvo para utilização futura em outros anúncios.
  • Escolher um público: todos os públicos que você já criou anteriormente devem aparecer aqui também. Você pode escolher um deles, caso queira utilizá-lo novamente.
Defina o público que deve ver seu anúncio no Instagram
Defina o público que deve ver seu anúncio no Instagram

Em seguida, clique na seta para a direita (→) no canto superior direito.

5. Orçamento e duração

Escolha o orçamento diário e por quantos dias seu anúncio será veiculado.

Defina o orçamento do seu anúncio no Instagram
Defina o orçamento do seu anúncio no Instagram

No meu exemplo acima, vou veicular por 5 dias, investindo R$10 por dia. Vou gastar o total de R$50 e a estimativa é que meu anúncio alcance de 830 a 2.200 pessoas.

Em seguida, clique na seta para a direita (→) no canto superior direito.

6. Confira e publique

Revise todas as configurações do seu anúncio e clique em Criar promoção.

Revise seu anúncio e crie sua promoção no Instagram
Revise seu anúncio e crie sua promoção no Instagram

Pronto. Seu anúncio foi enviado para análise e será veiculado conforme suas configurações.

Posso pausar ou alterar meu anúncio no Instagram?

E seu eu quiser pausar o anúncio no Instagram Ads? E seu eu me arrepender? E seu eu fiz algo errado? Posso pausar ou alterar alguma configuração?

Sim, você pode.

Não importa se criou pelo Gerenciador de Anúncios ou se fez diretamente pelo app do Instagram. O fato é que basta localizar seu anúncio (no Gerenciador de Anúncios ou no App) e editar suas configurações ou pausar.

Conclusão

Anunciar no Instagram pode ajudar a alavancar os resultados da sua marca. Sem dúvidas, a plataforma tem um alcance incrível e um alto poder de segmentação.

Por outro lado, não adianta ter todos esses recursos disponíveis se você não sabe criar uma estratégia que trabalhe toda a jornada de compra no Instagram e que ajude a transformar desconhecidos em clientes.

Se quer se aprofundar nos anúncios, recomendo conhecer o Curso de Facebook e Instagram Ads. Com ele, você será capaz de explorar ao máximo os recursos oferecidos pela plataforma e criar uma estratégia completa para sua marca.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.