O MAMP é um software que permite você rodar um servidor local com suporte a PHP e MySQL. Por isso, instalar o MAMP no Windows é uma excelente opção para quem deseja desenvolver sites em WordPress em seu próprio computador.
Este artigo faz parte do Curso WordPress Básico – Gratuito e Online. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.
Conheça o cursoDessa forma, não há a necessidade de contratar uma hospedagem durante o período de desenvolvimento do site. Assim que seu site estiver pronto para ser publicado, você precisará contratar uma empresa de hospedagem.
Para instalar o WordPress você precisará de uma hospedagem que atenda alguns requisitos:
- Servidor baseado em UNIX/Linux
- PHP versão 7 ou superior
- MySQL versão 5.6 ou superior OU MariaDB versão 10.0 ou superior
- Memória para o PHP de pelo menos 64 MB (Somente para o software WordPress, sem plugins adicionais)
Você pode conferir a página oficial de requisitos do WordPress aqui.
O que o MAMP faz é criar um ambiente igual ao da hospedagem, porém no seu computador.

Criando um servidor local com o MAMP
Para podermos instalar o WordPress localmente vamos utilizar o MAMP.
1. Acesse a página de download do site do MAMP e realize o download.
Acesse a página de download do MAMP e faça download da versão para Windows.
2. Abra o arquivo de instalação
Durante a instalação você vai perceber que a opção para instalar o MAMP Pro vem marcada por padrão, mas você pode optar desmarcá-la. Dessa forma você instala apenas a versão gratuita.
A versão Pro não é necessária para criar seu site WordPress. Ela oferece recursos adicionais como visualizar seu site local em seu celular ou disponibilizar acesso remoto a um projeto que está em seu PC.
3. Conclua a instalação
Conclua a instalação e caso esteja utilizando o Windows, você verá uma janela solicitando permissões. Clique em Permitir.
4. Ligue os serviços
Em seguida, após concluir a instalação basta abrir o MAMP e ligar o servidor (as duas luzes devem ficar acesas na cor verde).
Aumentando os limites no MAMP
Por padrão o MAMP configura alguns limites do seu servidor com números bem baixos. Em outras palavras, você pode ter problemas para fazer upload de arquivos um pouco maiores, como temas, plugins ou fotos.
Veja como resolver isso.
Como aumentar os limites do MAMP no Windows?
- Abra o MAMP e vá até as configurações, na aba PHP. Veja qual versão do PHP está selecionada e anote.
- Acesse a pasta C: > MAMP > conf > Procure a pasta com o nome da versão do PHP que está usando (passo anterior)
- Após acessa a pasta da versão, abra o arquivo php.ini (pode abrir com o Bloco de Notas ou um editor de código, caso tenha)
- Na tabela abaixo você vai encontrar as configurações (em vermelho) e os valores (valor após o sinal de =). Procure essas configurações, uma por uma, e altere seus respectivos valores. Para procurar pressioner CTRL + F e em seguida digite o nome da configuração.
- Em seguida, salve o arquivo. Desligue o MAMP e ligue de novo. Pronto.
Instalação do MAMP
Olá Ludy,
Instalei o MAMP, e quando vou startar o serviço, aparece uma notificação informando a seguinte mensagem com quatro botões:
'MYSQL' needs open port '3306' which is already used by mysql.
1- Use next free port 2- Setup new port 3- Use anyway 4- Cancel
Eu já tenho o MySQL instalado na máquina e o gerencio por meio do Navicat e, inclusive tudo funciona perfeitamente. Só não estou conseguindo iniciar o serviço do MAMP.
O que vc me sugere para resolver esta situação?
Sistema operacional Ubuntu 20.04, como proceder na instalação ?
Tenho a seguinte duvida, eu possuo o sistema operacional Ubunto 20.04 e estou confuso quanto a instalação, pois só foi ensinado como se instala em Windows e Mac, mas nem uma distribuição Linux, se pude ajudar, serei muito grato.
Como aumentar os limites do MAMP no Windows?
1.Abra o MAMP e vá até as configurações, na aba PHP. Veja qual versão do PHP está selecionada e anote.
2.Acesse a pasta C: > MAMP > conf > Procure a pasta com o nome da versão do PHP que está usando (passo anterior)
3.Após acessa a pasta da versão, abra o arquivo php.ini (pode abrir com o Bloco de Notas ou um editor de código, caso tenha)
4.Na tabela abaixo você vai encontrar as configurações (em vermelho) e os valores (valor após o sinal de =). Procure essas configurações, uma por uma, e altere seus respectivos valores. Para procurar pressioner CTRL + F e em seguida digite o nome da configuração.
5.Em seguida, salve o arquivo. Desligue o MAMP e ligue de novo. Pronto.
Não entendi o item 4. Abri o arquivo PHP.INI, mas não entendi onde fica a tabela mencionada no item 4 e quais valores devo informar e onde devo informar esses valores.
manp e namo
toda vez que vou baixar o mamp aparece a opção baixar namo, devo baixar ou não á nescessidade ?
o que é esse namo que aparece quando clico no download?
Estou baixando o Mamp para montar o meu site e depois migrá-lo para outra hospedagem. Ao clicar em download, aparece outra coisa para baixa. Chama-se Namo. O que é isso? preciso baixar?
INSTALAÇÃO DO MAMP
SAUDAÇÕES LUDY,
O SISTEMA É O WINDOWS, REALIZEI A PROCEDIMENTO DE BAIXAR O MAMP PELO SITE. TENTEI EXECUTA-LO, NO ENTANTO, APARECE UMA CAIXA DE DIALOGO INFORMANDO QUE PRECISO TER O FRAMEWORK 4.0 . BAIXEI O FRAMEWORK 4.0 MAMP, E O MEU PC INFORMA QUE JA TENHO UMA VERSÃO IQUAL OU SUPERIOR DO FRAMEWORK 4.0.
NÃO ESTOU CONSEGUINDO EXECUTAR O MAMP
OBRIGADO
Já tenho um site WP
Olá. Eu já tenho um site com hospedagem e domínio, tenho acesso aqui pelo navegador com senha e login do WP para desenvolver o site, preciso instalar o MAMP da mesma forma? Pelo que entendi ele serve apenas para quem não tem isso que já tenho, certo? Agradeço de antemão.
Problema Xampp
Eu já tinha instalado o xampp .Acessei uma unica vez pra confirmar se abria o wordpress e deu tudo certo.Mas agora não abre mais.Aparece na tela que a conexão com localhost foi recusada.Verificar o proxy e o firewall
Mamp
Bom dia,
Olá Ludy,
Instalei o mamp porém só fica ascendendo a mysql. Já tentei fazer várias coisas e mesmo assim não funciona. O WAMP e o XAMPP tem que ser feito alguma configuração também?
Não consigo encontrar.
Parece não fazer sentido isto. Porque não encontro nada que me remeta a esta informação. Pode me auxiliar por favor. Obrigado.
Na tabela abaixo você vai encontrar as configurações (em vermelho) e os valores (valor após o sinal de =). Procure essas configurações, uma por uma, e altere seus respectivos valores. Para procurar pressioner CTRL + F e em seguida digite o nome da configuração.
Nao consigo concluir essa aula (Como instalar o MAMP no Windows), pois não aparece o botão de "Concluir Aula", e também nem fazer o referido exercício, pois nenhuma das alternativas dá certo.
Criar um site para terceiros postarem documentos
Ola, parabéns pelo trabalho, gostaria de uma ajuda, vou criar um site de reclamações,onde a pessoa irá criar uma conta, irá descrever o problema e postar fotos ou PDF e afins.
Terá também conta que ao abrir será paga , terá o cliente conta grátis e o profissional conta paga.
Tem uma dica boa por eu começo ?
Grato
APACHE NÃO ATIVA, APENAS MYSQL
Instalação foi feita com sucesso, mas a única luz ativa é a o MysQL. O apache acende e em seguida apaga. Como resolver?
MySQL não liga
Já desliguei e liguei de novo, já reinstalei e fiz tudo o possível, mas não funciona. Antes funcionava, então não sei o que pode ser. Como faço para substituir pelo Xampp sem perder o projeto?
Quando o MAMP não liga completamente, o que fazer?
Olá Ludy,
Amigo eu já passei dessa aula e já tinha feito a instalação do MAMP, e do Wordpress, com tudo hoje ele não está ligando completamente, pois acende a luz do Apache Server, mas não acende a luz do MySQL Server. Você consegue me dar uma orientação para que eu resolva essa situação?
Xamp e Mamp. Tem conflito estarem na mesma máquina?
Tenho o Xamp instalado no Windows 10. O Wordpress funciona bem? Se eu instalar o Mamp para Windows pode prejudicar meu Xamp?
MySQL Server parou
Estava indicando funcionamento correto mas, de repente, não está mais acendendo. Pode ser algo relacionado ao firewall ou questões de segurança? Há algo que evite a reinstalação do programa?
mamp meu servidor mysql nao inicia oque faço
mamp meu servidor mysql nao inicia no windows 10
Boa Noite Ludy o MAMP ficou com três ícones na àrea de Trabalho
o MAMP ficou com três ícones na àrea de Trabalho
1.MAMP MAPM PRO 4.01 Setup
2.MAMP (C:/MAMP)
3.MAMP PRO
Quais desses tres é valido?
Abraços
Domingos
Wordpress versão gratuita
Quero desenvolver um site com uma pág sendo blog, eu consigo fazer dentro da versão gratuita do Wordpress e desenvolvê-lo na web?
Mamp + Word Press
Estou fazendo o curso Basico WordPress, instalei o MAMP, mas quando clico em Open Start Page, sou direcionada para http://localhost/MAMP/, vi que minha porta é 3306, mesmo assim quando coloco localhost:3306 aparece pagina inváilida. Com certeza estou fazendo algo errado. Podem me ajudar para dar continuidade ao curso?
MIGRAÇÃO DE HOSPEDAGEM
olá tudo bem, estou com um projeto um pouco complexo em mãos. A dona do site não quer ver o ex-web designer dela nem pintado de ouro... Mas o cara não abre onde o site está hospedado, muito provável que eu tenha que transferir, na verdade estou bem perdida. Me ajuda?
Mamp
Tive problema n o meu computador e tenho que reinstalar o MAMP, mas somente aparece o MAMP Pro. Não existe mais a versão grátis?
XAMPP X MAMP no mac
Qualquer um dos dois serve o propósito, a versão gratuita do mamp é suficiente para criar uma loja virtual? Valeu!
curso
Pessoal, o vídeo do curso, na parte Instalando o MAMP não esta funcionando aparece a seguinte mensagem:
Oh! Este vídeo não pode ser reproduzido com sua configuração atual.
faço o que?
Instalando o WOrdPRess
Não consegui habilitar o MAMP. Está dando o seguinte erro:
MAMp could not start servers as configuration is not valid. Please check logs for more details and after editing configuration restart MAMP.
Utilização do MAMP - Habilitar MySQL Server
O Mamp não aceita habilitar o MySQL Server
Problema para usar o MAMP
'APACHE' needs open port '80' which is already being used by another
service or application. Please reconfigure 'APACHE' to use free port.
Como resolver isso?
Me ajudem por favor
mamp
pra quem esta com problemas no mamp no windows baixem o wamp server
Download Manp com defeito
versão do windows não baixa
da erro 404
Download Manp com defeito
https://www.mamp.info/en/downloads/
esta dando uma falha:
"Flaha nenhum arquivo"
Envie sua dúvida