O MAMP é um software que permite você rodar um servidor local com suporte a PHP e MySQL. Por isso, instalar o MAMP no Windows é uma excelente opção para quem deseja desenvolver sites em WordPress em seu próprio computador.

Dessa forma, não há a necessidade de contratar uma hospedagem durante o período de desenvolvimento do site. Assim que seu site estiver pronto para ser publicado, você precisará contratar uma empresa de hospedagem.

Para instalar o WordPress você precisará de uma hospedagem que atenda alguns requisitos:

  • Servidor baseado em UNIX/Linux
  • PHP versão 7 ou superior
  • MySQL versão 5.6 ou superior OU MariaDB versão 10.0 ou superior
  • Memória para o PHP de pelo menos 64 MB (Somente para o software WordPress, sem plugins adicionais)

Você pode conferir a página oficial de requisitos do WordPress aqui.

O que o MAMP faz é criar um ambiente igual ao da hospedagem, porém no seu computador.

Instalação do MAMP no Windows
MAMP para Windows
Reproduzir vídeo
5.0
5/5

(447 avaliações)

Crie seu site com o poderoso WordPress. Aprenda a instalar, configurar e administrar seu site com todos os recursos nativos do WP. Curso 100% gratuito e online!

Criando um servidor local com o MAMP

Para podermos instalar o WordPress localmente vamos utilizar o MAMP.

1. Acesse a página de download do site do MAMP e realize o download.

Acesse a página de download do MAMP e faça download da versão para Windows.

2. Abra o arquivo de instalação

Durante a instalação você vai perceber que a opção para instalar o MAMP Pro vem marcada por padrão, mas você pode optar desmarcá-la. Dessa forma você instala apenas a versão gratuita.

A versão Pro não é necessária para criar seu site WordPress. Ela oferece recursos adicionais como visualizar seu site local em seu celular ou disponibilizar acesso remoto a um projeto que está em seu PC.

3. Conclua a instalação

Conclua a instalação e caso esteja utilizando o Windows, você verá uma janela solicitando permissões. Clique em Permitir.

4. Ligue os serviços

Em seguida, após concluir a instalação basta abrir o MAMP e ligar o servidor (as duas luzes devem ficar acesas na cor verde).

Aumentando os limites no MAMP

Por padrão o MAMP configura alguns limites do seu servidor com números bem baixos. Em outras palavras, você pode ter problemas para fazer upload de arquivos um pouco maiores, como temas, plugins ou fotos.

Veja como resolver isso.

Como aumentar os limites do MAMP no Windows?

  1. Abra o MAMP e vá até as configurações, na aba PHP. Veja qual versão do PHP está selecionada e anote.
  2. Acesse a pasta C: > MAMP > conf > Procure a pasta com o nome da versão do PHP que está usando (passo anterior)
  3. Após acessa a pasta da versão, abra o arquivo php.ini (pode abrir com o Bloco de Notas ou um editor de código, caso tenha)
  4. Na tabela abaixo você vai encontrar as configurações (em vermelho) e os valores (valor após o sinal de =). Procure essas configurações, uma por uma, e altere seus respectivos valores. Para procurar pressioner CTRL + F e em seguida digite o nome da configuração.
  5. Em seguida, salve o arquivo. Desligue o MAMP e ligue de novo. Pronto.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.